Você já se perguntou como seria se J. S. Bach fosse um rockstar? Você pode descobrir isso no Doodle de hoje, o primeiro a ser desenvolvido com inteligência artificial e que celebra o aniversário do músico e seu legado como um dos maiores compositores de todos os tempos. Durante o período do Barroco no século XVIII, Bach produziu centenas de composições, incluindo cantatas, concertos, suítes e corais.

Hoje, durante essa homenagem, você pode criar facilmente sua melodia e, graças à mágica proporcionada pelo aprendizado de máquina, o Doodle vai harmonizá-la ao estilo do Bach. Com isso, é possível até ver como as músicas de Bach podem soar no ritmo de rock.



O Doodle de hoje é resultado de uma colaboração entre as equipes Magenta, Doodle e PAIR do Google. Para desenvolver a ferramenta, o primeiro passo foi encontrar um modelo de aprendizado de máquina para potencializá-la. O aprendizado de máquina é o processo de ensinar um computador a criar as próprias respostas a partir de exemplos, ao invés de fornecer um conjunto de regras para seguir, como é feito na programação tradicional. Anna Huang, uma residente de IA na Magenta, desenvolveu o Coconet, um modelo versátil que pode ser usado em vários tipos de tarefas musicais, como gerar canções sem receber nenhum fragmento musical, harmonizar uma melodia ou criar suaves transições entre fragmentos desconectados de música (confira mais detalhes técnicos no Blog Post do Magenta).

O próximo passo do processo foi personalizar o modelo para Bach. Para isso, treinamos o Coconet em 306 das harmonizações de coral de Bach. Essas peças sempre têm quatro vozes, cada uma carregando a própria linha melódica enquanto criam uma rica progressão harmônica quando tocadas juntas. Essa estrutura concisa as tornam bons dados de treinamento para um modelo de aprendizado de máquina. Então, quando você cria uma melodia no modelo do Doodle, ela a harmoniza em um específico estilo de Bach.


Além dos elementos artísticos e de aprendizado de máquina do Doodle, precisávamos de MUITOS computadores (ou servidores) para garantir que as pessoas ao redor do mundo pudessem usar o Doodle! Felizmente, todos que usam um laptop, telefone ou tablet também têm seu computador, e os engenheiros da PAIR criaram o TensorFlow.js. O TensorFlow.js permite que o aprendizado de máquina ocorra no navegador usando a Unidade de Processamento Gráfico (UPG) do dispositivo. Além disso, nos casos em que o dispositivo de um usuário pode não ser rápido o suficiente para executá-lo usando TensorFlow.js, o Doodle aparece com as novas Unidades de Processamento Tensor do Google, tornando-se assim o primeiro Doodle a usar UPTs.

A missão de cada uma dessas três equipes também pode ser vista no produto final. Um dos objetivos da PAIR é tornar o aprendizado de máquina agradável. A Magenta quer ajudar os usuários a fazer música e arte usando aprendizado de máquina. A equipe do Doodle cria experiências agradáveis para os nossos usuários. 

O nosso Doodle permite ao usuário aprender e jogar com o aprendizado de máquina para criar música e aproveitar a experiência. Então, siga-o e descubra como poderia ser sua colaboração à obra do famoso compositor!

Lauren Hannah-Murphy, Gerente de Programa, Google IA