Uma rede de sensores nos rios da Amazônia, uma plataforma de crowdfunding para doações, aplicativos para conectar cidadãos e governos ou também para apoiar mulheres vulneráveis a violência doméstica. Estes são alguns dos 10 projetos finalistas do Desafio de Impacto Social Google Brasil, selecionados entre 751 propostas que recebemos para melhorar a vida dos brasileiros.



Uma rede de sensores nos rios da Amazônia, uma plataforma de crowdfunding para doações, aplicativos para conectar cidadãos e governos ou também para apoiar mulheres vulneráveis a violência doméstica. Estes são alguns dos 10 projetos finalistas do Desafio de Impacto Social Google Brasil, selecionados entre 751 propostas que recebemos para melhorar a vida dos brasileiros.

Agora é a sua vez de participar para escolher qual destas ideias ganhará R$ 1 milhão para implementar seu projeto e mudar a vida de muitos brasileiros. Convidamos você a votar até 7 de maio no projeto mais inovador na categoria voto popular no site do Desafio de Impacto Social Google Brasil, onde você encontrará vídeos sobre os dez projetos finalistas.

Outros três vencedores também serão escolhidos pelos jurados Luciano Huck, Viviane Senna, MV Bill, Josué Gomes e Jacquelline Fuller, diretora do Google.org. No dia 8 de maio, todos os quatro vencedores serão anunciados em um evento no Google de São Paulo.

Os finalistas são Associação Juntos com Você, Associação O Eco, Conservation International do Brasil, Geledés Instituto da Mulher Negra, Instituto Igarapé, Instituto Mamirauá, Instituto Socioambiental, Instituto Zero a Seis, Open Knowledge Foundation Brazil e Meu Rio.

A grande repercussão que o Desafio teve entre as ONGs brasileiras nos deixa sem palavras. As organizações brasileiras que participaram demonstraram toda sua criatividade em projetos ousados que endereçam problemas sociais e ambientais do País.

O poder agora está na sua mão. Você tem até 7 de maio para entrar no site e escolher as ideias mais relevantes para você. Ajude essa ideia a sair do papel!



Em novembro de 2013 anunciamos o lançamento do YouTube EDU, uma página exclusiva com canais de educação, construída em parceria com a Fundação Lemann. Agora entramos em uma nova etapa e três mil novos vídeos vêm somar aos oito mil que já entraram no lançamento.


Em novembro de 2013 anunciamos o lançamento do YouTube EDU, uma página exclusiva com canais de educação, construída em parceria com a Fundação Lemann. Agora entramos em uma nova etapa e três mil novos vídeos vêm somar aos oito mil que já entraram no lançamento.

Além das aulas nas disciplinas de Matemática, Biologia, Física, Química e Língua Portuguesa voltadas para o conteúdo do ensino médio, teremos outras disciplinas também com conteúdo para ensino fundamental.

A nova etapa abre também uma grande oportunidade para que professores do Brasil todo possam entrar no mundo das vídeo-aulas. Queremos trazer para esta iniciativa talentosos professores que já produzem conteúdos para o YouTube e que devem submetê-los à plataforma e também abrir o desafio para que educadores que ainda não estão no mundo digital se aventurem como novos autores.

“A plataforma já se mostrou, desde sua implantação, uma ferramenta poderosa e com capacidade para ajudar a elevar a educação em todo o Brasil. Nesta nova etapa, estamos confiantes que atingiremos um público ainda maior e um conteúdo ainda mais rico” explica Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann.

Todos os vídeos na plataforma passaram por uma rigorosa curadoria coordenada pela Fundação Lemann para garantir a precisão e relevância das informações ensinadas por eles. Por isso, pode confiar e mergulhar no estudo divertido do YouTube Edu.



Se você ainda tem dúvidas sobre computação em nuvem, leia o e-book que lançamos esta semana. Escrito em parceria com a Endeavor, “Cloud Computing na prática – como levar sua empresa para as nuvens” traz de maneira bastante didática informações sobre o serviço que está revolucionando o mundo corporativo.


Se você ainda tem dúvidas sobre computação em nuvem, leia o e-book que lançamos esta semana. Escrito em parceria com a Endeavor, “Cloud Computing na prática – como levar sua empresa para as nuvens” traz de maneira bastante didática informações sobre o serviço que está revolucionando o mundo corporativo.

Quase uma década depois da sua criação, a computação em nuvem tem se firmado como um instrumento poderoso para o desenvolvimento de empresas de todos os portes e setores, ao garantir agilidade no compartilhamento de informações. Este é o caso de duas empresas citadas no e-book: a Sul América Seguros, com cerca de 4 mil funcionários, e a Aja Consultoria em Gestão (PE), com apenas 5 funcionários. Ambos os casos demonstram como democratizamos o acesso a recursos avançados de tecnologia de informação ao oferecer a todos soluções antes restritas às grandes corporações.

O cloud computing redefiniu a cultura do trabalho. Antes os profissionais eram dependentes do espaço físico das empresas e o compartilhamento de informações era mais lento. Agora, é possível trabalhar de qualquer lugar do mundo, em conjunto e com ferramentas confiáveis.

O e-book também esclarece alguns mitos sobre a segurança da computação em nuvem. Além disso, é possível obter orientações e informações detalhadas sobre todas as ferramentas disponíveis, como e-mail, videoconferências, agenda, serviço de armazenamento de arquivos e muitos outros.

Faça o download do e-book neste link.


Se você já sonhou em ser um viajante do tempo como Doc Brown, esta é a sua chance. A partir de hoje, você pode voltar ao passado e ver como um lugar mudou com o passar dos anos nas imagens do Street View no ...

Se você já sonhou em ser um viajante do tempo como Doc Brown, esta é a sua chance. A partir de hoje, você pode voltar ao passado e ver como um lugar mudou com o passar dos anos nas imagens do Street View no Google Maps (versão para computador). Juntamos imagens históricas de coleções do Street View desde 2007 para criar esta cápsula do tempo digital do mundo.

Se aparecer um ícone de relógio no canto superior esquerdo de uma imagem do Street View, clique nele e mova o controle para selecionar uma miniatura do mesmo lugar em anos anteriores.

Agora, com o Street View, é possível ver a construção de um marco importante como a Freedom Tower, em Nova York, ou o Castelão, estádio que sediará jogos da Copa do Mundo em Fortaleza. Este novo recurso ainda pode servir como linha do tempo digital da história, ao mostrar a reconstrução de Onagawa, no Japão, depois do terremoto e tsunami de 2011. Você ainda pode experimentar diferentes estações do ano e saber como seria passear pelas estradas italianas, tanto no verão quanto no inverno.

Construção da Freedom Tower, em Nova York


Destruição em Onagawa, no Japão, após o terremoto de 2001


Não é preciso acelerar um DeLorean a 88 milhas por hora: você pode ficar onde está e usar o Google Maps para explorar virtualmente o mundo como é hoje... e como era no passado. Boa viagem... no tempo!



O Brasil se prepara para receber cerca de 600 mil turistas estrangeiros durante os eventos esportivos de 2014. Mais de 3 milhões de brasileiros devem viajar pelo país para assistir aos jogos. Além de ir aos estádios, esses torcedores certamente aproveitarão a visita para conhecer lugares turísticos das cidades em que se hospedarão. A boa notícia é que agora todos podem contar com a ajuda do ...


O Brasil se prepara para receber cerca de 600 mil turistas estrangeiros durante os eventos esportivos de 2014. Mais de 3 milhões de brasileiros devem viajar pelo país para assistir aos jogos. Além de ir aos estádios, esses torcedores certamente aproveitarão a visita para conhecer lugares turísticos das cidades em que se hospedarão. A boa notícia é que agora todos podem contar com a ajuda do Google Transit para encontrar a melhor maneira de usar o transporte público, desfrutando o que há de melhor em todas as 12 cidades que irão sediar jogos.

Disponível no Google Maps, o recurso foi lançado hoje em mais seis cidades brasileiras: Salvador, Brasília, Manaus, Recife, Natal e Cuiabá. Elas se somam às outras seis cidades-sede que já contavam com o serviço (São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre). No total, o Google Transit já está presente em 22 cidades no Brasil.

Chegou ao aeroporto e precisa ir para o hotel? Está no hotel e vai ao estádio para assistir a uma partida inesquecível? Quer visitar pontos turísticos? Você pode planejar todos esses deslocamentos usando as informações de transporte público do Google Transit, acessíveis tanto no Google Maps para desktop quanto em smartphones com sistema Android ou iOS. Para visitantes que não falam português, é só acessar o Google Maps em sua língua de origem para aproveitar o serviço.

Trajeto do Teatro Amazonas até a Arena da Amazônia, em Manaus, com transporte público


Mas não se trata apenas de uma ferramenta para turistas. As informações disponíveis no Google Transit beneficiam acima de tudo residentes em seus deslocamentos diários. O usuário pode fazer consultas de acordo com sua localização e destino, e conferir dados sobre linhas, rotas, horários de partida e chegada, quantidade de paradas, distâncias e até mesmo valores das tarifas.

O Google Transit foi lançado no final de 2005, em uma cidade dos Estados Unidos, e hoje já está presente em mais de 2.800 cidades no mundo todo. Traz informações sobre horários de transporte público de mais de um milhão de pontos de parada de ônibus, metrô, trem, bonde, balsa, entre outros, cobrindo mais de 1 bilhão de quilômetros ao redor do mundo todos os dias.

O lançamento de hoje faz parte de nossos esforços para tornar o Google Maps cada vez mais abrangente, preciso e útil para os milhões de pessoas que usam transporte público. Esperamos que todos aproveitem!

Pense em maneiras para manter sua casa segura. Você começa com uma base forte - fundação em solo firme, trancas, janelas, portas e portões resistentes. Em seguida, você pode adicionar camadas extras de segurança, como alarmes e câmeras de vídeo. Essas ferramentas podem contar com um time de suporte trabalhando nos bastidores para torná-las ainda mais poderosas. Todos esses recursos permanecem invisíveis até o momento em que você precisa deles.

Nós adotamos uma abordagem similar no modo como implementamos as melhorias de segurança no Android. Como parte da fundação, construímos salvaguardas como o recurso sandboxing, que confina o app em uma área isolada dentro do sistema operacional minimizando sua capacidade de danificar outras partes do seu celular. Assim como em sua casa, o Google também oferece uma “camada extra de serviços de segurança” (algo equivalente aos alarmes residenciais que enviam alertas para proprietários) na maioria dos celulares e tablets Android. Esta camada é reforçada e aperfeiçoada constantemente para proteger ainda mais seus dispositivos Android e isto acontece sem qualquer custo adicional.

A Verificação de Aplicativos, que já protege as pessoas quando elas instalam aplicativos fora da loja Google Play, foi ampliada. Agora, a ferramenta também irá checar os dispositivos a todo momento para assegurar que os aplicativos estejam se comportando de uma maneira segura, mesmo após a instalação. No ano passado, a Verificação de Aplicativos foi utilizada mais de 4 bilhões de vezes para checar apps no momento da instalação. A nova versão do recurso vai ampliar ainda mais a proteção, usando um poderoso software de scaneamento Android, desenvolvido pelos times de segurança do Android e do Safe Browsing.

Como aplicativos potencialmente perigosos são muito raros, a maioria das pessoas nunca receberá um alerta ou qualquer outra indicação de que conta com uma camada adicional de proteção. É possível, entretanto, que um pequeno número de pessoas receba os avisos (que serão similares aos alertas de verificação de apps já existentes) como resultado desta nova funcionalidade. Na verdade, pouquíssimas pessoas recebem mensagens de alerta. Além disso, observamos que menos de 0,18% das instalações no ano passado aconteceram após alguém ter recebido um aviso de que o app era potencialmente perigoso.

Ainda que o risco seja mínimo, estamos comprometidos em assegurar que as melhores proteções de segurança existentes estejam disponíveis para todos os usuários Android. Isto inclui proteções baseadas em serviços, como a Verificação de Aplicativos, e os recursos de segurança que compõem a própria plataforma.


Daniel Borges, Gerente de Atração de Talentos do Google Brasil


Daniel Borges, Gerente de Atração de Talentos do Google Brasil