O Blog do Google Brasil
Novidades sobre os produtos e a tecnologia do Google no Brasil e no mundo
Como a Inteligência Artificial está deixando a informação cada vez mais útil
29 setembro, 2021
Hoje em dia, as pessoas têm mais informações a seu alcance, na palma da mão, do que em qualquer outro momento da história. Avanços na área de inteligência artificial vão causar uma transformação radical no nosso jeito de usar a informação, trazendo a capacidade de descobrir novas ideias e sacadas que nos ajudem tanto no cotidiano quanto no enfrentamento a desafios globais complexos.
No evento ao vivo Search On, realizado hoje, mostramos como estamos trazendo para os produtos do Google o que há de mais avançado em inteligência artificial, para oferecer às pessoas novas formas de pesquisar e explorar as informações de um jeito natural e intuitivo.
MUM: a porta para a busca multimodal
No início deste ano, durante o evento I/O, anunciamos um marco fundamental para compreender a informação com o
MUM
(sigla em inglês para Modelo Multitarefa Unificado).
Estamos fazendo testes de uso das capacidades do MUM com o objetivo de deixar nossos produtos mais úteis e permitir formas totalmente novas de pesquisar. É um prazer compartilhar as primeiras notícias sobre o que será possível fazer com o MUM.
Ao longo dos próximos meses, vamos apresentar uma nova maneira de fazer pesquisas visuais com o Google Lens, que permitirá fazer perguntas sobre aquilo que o usuário vê. Confira alguns exemplos do que o MUM vai permitir.
Esse novo recurso permite clicar no ícone do Lens quando você está olhando, por exemplo, para a foto de uma camisa, e pedir que o Google encontre a mesma estampa em outra peça de roupa – como um par de meias. Isso ajuda a procurar algo que seria difícil descrever com precisão usando apenas palavras. A pessoa até poderia digitar “meias com estampa floral em estilo vitoriano”, mas talvez não fosse possível achar a exata estampa que vê na imagem. Ao combinar imagem e texto numa única busca, fica mais fácil fazer pesquisas visuais e expressar suas perguntas de um jeito natural.
Outras perguntas são ainda mais capciosas: pode ser que a rebimboca da parafuseta da sua bicicleta quebre, e você queira instruções sobre como consertá-la. Em vez de encarar catálogos de peças e depois procurar um tutorial, o modo aponte-e-pergunte da busca vai facilitar na hora de encontrar o minuto exato num vídeo que pode ajudar a resolver o problema.
Página redesenhada da Busca ajuda o usuário a explorar
Estamos anunciando hoje o uso de avanços na inteligência artificial – como o MUM – para redesenhar a Busca do Google. Os novos recursos são os passos mais recentes que tomamos para que a pesquisa fique ainda mais natural e intuitiva.
Em primeiro lugar, vai ficar mais fácil explorar e entender temas novos, com o recurso “Things to know”. Digamos que a pessoa queira decorar o próprio apartamento e esteja procurando dicas sobre pintura com tinta acrílica.
Página de resultados da busca para a pesquisa sobre “pintura com tinta acrílica”; ao rolar para baixo, é possível ver um novo recurso chamado “Things to know”, que lista diversos aspectos sobre o assunto, tais como “passo a passo”, “estilos” e “uso de objetos domésticos”.
Se você pesquisar “pintura com tinta acrílica”, o Google entende isso da maneira com que os usuários costumam explorar esse tema, e mostra as informações que as pessoas provavelmente procuram primeiro. Conseguimos identificar, por exemplo, mais de 350 temas relacionados a pintura com tinta acrílica, e ajudar cada pessoa a encontrar o melhor caminho para sua pesquisa.
Esse recurso será lançado nos próximos meses. No futuro, o MUM vai oferecer sacadas ainda mais profundas, que os usuários nem sabiam que poderiam pesquisar – por exemplo, “como fazer pintura com tinta acrílica em peças para o lar”. Será possível ainda conectar os usuários a conteúdos da internet que eles não seriam capazes de encontrar sem esse avanço.
Duas telas de celular lado a lado mostram um conjunto de pesquisas e recursos “clicáveis”, que permite refinar a busca sobre tinta acrílica e deixá-la mas específica – ou ampliá-la para outros assuntos relacionados, como pintores famosos.
Para ajudar as pessoas a explorar mais e novas ideias, vamos facilitar o processo de entrar em mais ou menos detalhes sobre determinado assunto, com novos recursos para refinar e ampliar buscas.
Nesse caso, é possível saber mais sobre técnicas específicas, como manchas coloridas, ou sobre aulas de arte disponíveis para o público. Também é possível ampliar o escopo da busca e ver temas relacionados, como outros métodos de pintura ou pintores famosos. Esses recursos serão lançados nos próximos meses.
Página de resultados rolada para baixo, com a pesquisa “pintura com manchas coloridas”, mostra resultados com imagens ousadas e miniaturas de vídeos.
Além disso, vai ficar mais fácil encontrar inspiração visual com uma página de resultados redesenhada e navegável. Se a técnica de manchas coloridas de tinta te atraiu, basta pesquisar “ideias de pintura com manchas” para ver uma página visualmente rica e cheia de ideias vindas da internet – com artigos, imagens, vídeos e muitas outras coisas apresentadas de um jeito simples e fácil de navegar.
A nova página visual de resultados foi projetada para pesquisas de pessoas que estão em busca de inspiração, como por exemplo “decoração para o Halloween” ou “jardins internos verticais”. Esse recurso já está disponível.
Aproveite ainda mais os vídeos
Atualmente, nós já usamos sistemas avançados de inteligência artificial para identificar os principais momentos de vídeos, como a cesta decisiva numa partida de basquete ou cada etapa no preparo de uma receita. Agora, vamos além: apresentaremos uma nova experiência que identifica, dentro do vídeo, temas relacionados à busca do usuário, e oferece links para mergulhar fundo e aprender mais sobre o assunto.
Página de resultados da busca mostra pesquisa sobre “pinguim-macaroni” com um vídeo e uma lista de assuntos relacionados, com base nas informações contidas no vídeo.
Graças ao MUM, podemos até mostrar temas relacionados que nem sejam citados de forma explícita no vídeo, com base na compreensão avançada que nossa tecnologia tem das informações contidas no vídeo. Neste exemplo, o vídeo não contém as palavras “história da vida do pinguim-macaroni”, mas mesmo assim o sistema do Google entende que alguns assuntos contidos no vídeo têm relação com esse tema – como famílias de pinguins dessa espécie e sua capacidade de escapar de predadores. A primeira versão desse recurso será lançada nas próximas semanas, e nos meses seguintes vamos acrescentar outras melhorias visuais.
Em todas essas experiências possibilitadas pelo MUM, queremos ajudar as pessoas a descobrir mais blogs, vídeos, imagens e ideias que talvez não teriam encontrado de outra maneira – ou que não teriam nem mesmo pesquisado.
O Google cada vez mais útil
As atualizações e novidades que estamos anunciando hoje não se restringem ao MUM. Também estamos facilitando a experiência de compras em uma ampla gama de empresas, grandes ou pequenas, não importa o que o usuário procura. Estamos ainda ajudando as pessoas a avaliar com mais precisão a credibilidade das informações que encontram na internet. E, para os momentos mais importantes, estamos encontrando novas formas de ajudar as pessoas a ter acesso a informações e ideias.
Todo esse trabalho ajuda não apenas usuários de todo o mundo como também apoia criadores, publicadores e empresas. Todos os dias o Google manda os visitantes para mais de 100 milhões de sites diferentes. A cada mês, conectamos as pessoas a mais de 120 milhões de empresas que não têm sites – oferecendo chamadas telefônicas ou instruções sobre como chegar até o local de carro ou a pé.
Seguimos construindo produtos mais úteis e ampliando as fronteiras da Busca. Estamos animados para ajudar as pessoas encontrar as respostas que procuram – e a inspirar novas perguntas.
Postado por: Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google
Inteligência Artificial no Maps: novas formas de manter as pessoas seguras e bem-informadas
29 setembro, 2021
A tecnologia de inteligência artificial e mapeamento do Google permite que pessoas de todo o mundo tenham acesso às informações úteis e confiáveis necessárias para avançar no enfrentamento a desafios globais, como as mudanças climáticas. No Search On de hoje, contamos um pouco mais sobre novos recursos de mapeamento que ajudam a manter a população segura, de uma forma mais sustentável e fácil de encontrar – não importa onde você esteja no mundo.
Google apresenta nova camada do Maps com informações sobre queimadas
Como resultado das mudanças climáticas, as queimadas têm se tornado cada vez mais frequentes em diversas regiões. No ano passado, lançamos um mapa mostrando os
limites de queimadas
, baseado em dados de satélite. Essa ferramenta ajudou cidadãos americanos a compreender, de forma simples, o tamanho e a localização aproximados desses incêndios, usando apenas o celular.
Dando prosseguimento a esse trabalho, estamos reunindo agora todas as informações do Google sobre queimadas e lançando esse recurso mundialmente, com uma nova camada no Google Maps. Graças a ela, é possível obter detalhes atualizados sobre vários incêndios florestais de uma só vez, o que ajuda a tomar decisões ágeis e bem-fundamentadas em situações de emergência. Basta clicar na área de uma queimada para visualizar links que levam a autoridades locais, sites de emergência, números de telefones para pedir ajuda e obter informações, bem como formas de evacuar o local. Também é possível ver, caso estejam disponíveis, informações importantes sobre o incêndio florestal – como a contenção do fogo, quantos acres foram consumidos e qual a data e hora da última atualização.
A camada sobre queimadas começará a ser lançada esta semana em todo o mundo para Android, e em outubro chega ao sistema iOS e a computadores desktop. Ela vai mostrar os incêndios mais importantes, que levam muitas pessoas a evacuar a área. Nos Estados Unidos, essa camada será ampliada para incluir mais focos, graças a dados fornecidos pelo National Interagency Fire Center (NIFC). Nosso plano é oferecer esse tipo de informação detalhada também em outros países, começando com a Austrália nos próximos meses.
Nova camada do Google Maps sobre incêndios florestais traz informações importantes e atualizadas
Tree Canopy Insights vai chegar a 100 novas cidades
Cidades de todo o planeta vêm nos dizendo que estabelecer metas climáticas concretas pode ser difícil quando não existe acesso a informações confiáveis e precisas. Por isso, em 2022 vamos ampliar a ferramenta
Environmental Insights Explorer (EIE) Tree Canopy
de 15 municípios americanos para mais de 100 novas cidades do mundo, como Guadalajara, Londres, Sydney e Toronto.
O Tree Canopy Insights usa imagens aéreas e tecnologia avançada de inteligência artificial para identificar regiões urbanas que correm mais risco de ver um aumento acelerado na temperatura. Esses locais, conhecidos como ilhas de calor, causam um impacto desproporcional sobre populações de baixa renda, e estão relacionados a várias preocupações na área de saúde pública – desde baixa qualidade do ar até desidratação. Os dados do Tree Canopy (“copa de árvore”, em inglês) dão a governos acesso gratuito a informações sobre regiões onde o plantio de árvores pode aumentar a sombra, reduzir o calor e mitigar os efeitos adversos da falta de vegetação.
O Tree Canopy teve seu primeiro piloto em Los Angeles, e os dados da ferramenta se tornaram peça fundamental na
meta de longo prazo
da cidade: aumentar o sombreamento por árvores em no mínimo 50% até 2028.
Clique aqui
para ver mais informações sobre os projetos de outros governos para usar os dados do Tree Canopy Lab este ano.
Cobertura de copas de árvore (ou “tree canopy”, em inglês) na cidade de Los Angeles
Novo aplicativo Address Maker permite designar endereços em larga escala
Além de ajudar municípios com iniciativas ambientais, também estamos apoiando o trabalho de governos e ONGs para oferecer endereços oficiais para domicílios e empresas de todo o mundo. Bilhões de pessoas ao redor do planeta ainda não têm um endereço oficial. Isso complica muito a vida na hora de fazer coisas aparentemente simples, como votar em eleições, abrir uma conta bancária, se candidatar a um emprego ou simplesmente receber uma entrega em casa. O novo aplicativo gratuito Address Maker permite que essas entidades usem o sistema open-source do Google, chamado
Plus Codes
, e criem endereços únicos e exclusivos para cada casa, que funcionam na prática - usando apenas o app Android e com capacidade para atingir grande escala.
Criação de endereços Plus Codes usando o Address Maker
Antigamente, criar endereços para uma cidade inteira podia levar anos. Graças ao Address Maker, endereços Plus Code podem ser criados de forma simples e fácil, em grande escala, reduzindo esse prazo para poucas semanas. Isso ajuda populações que ainda não têm endereços oficiais a entrarem no mapa, sem espera – e ainda reduz os custos do processo. O Address Maker permite que os órgãos responsáveis designem endereços e coloquem no mapa ruas que até então não apareciam, de forma rápida, num esquema que funciona muito bem no Google Maps e nas APIs do Maps. Governos e ONGs de Gâmbia, do Quênia, da
Índia
, da África do Sul e dos
Estados Unidos
já estão usando o Address Maker, e outros locais vão aderir em breve. Caso você trabalhe para uma ONG ou administração pública e acredite que o Address Maker pode ajudar a sua comunidade, fale conosco aqui:
g.co/maps/addressmaker
.
Uma das principais missões do Google é oferecer acesso a informações úteis, que tenham impactos práticos na vida das pessoas e possam levar a transformações reais. Para saber mais sobre como usamos a tecnologia para ajudar a resolver problemas, confira o que mais anunciamos durante o
Search On
.
Postado por: Rebecca Moore, diretora do Google Earth & Earth Engine
Construindo um Android mais acessível
23 setembro, 2021
Todos os dias, as pessoas usam comandos de voz, como “Ok Google”, ou as mãos para navegar em seus smartphones para realizar as mais diversas atividades e acessar informações. No entanto, isso nem sempre é possível para pessoas com deficiências físicas ou que utilizam tecnologia assistiva. Pensando nelas e em todas as pessoas usuárias de Android que precisam de suporte de mobilidade, áudio ou visão para navegar, estamos lançando uma nova ferramenta que torna mais fácil controlar o smartphone e se comunicar usando o movimento dos olhos e os gestos faciais: os Interruptores de Câmera.
Criado a partir de feedbacks de pessoas que usam tecnologias assistivas e em parceria com uma comunidade de especialistas de acessibilidade, a ferramenta usa a câmera frontal do smartphone e a tecnologia de aprendizado de máquina para detectar a movimentação dos olhos e os gestos faciais, associando a comandos, como ouvir música, assistir vídeos ou acessar emails. A partir de hoje, o novo recurso estará disponível globalmente em 80 idiomas diferentes, incluindo o português. Também expandimos os recursos de uma das nossas ferramentas de acessibilidade já existente, o
Lookout
, para que pessoas cegas ou com baixa visão possam realizar mais tarefas de forma rápida e fácil.
Navegando com movimentos dos olhos e gestos faciais
Em 2015, lançamos o
acesso com interruptor para Android
, para pessoas que não conseguem interagir diretamente com o dispositivo poderem navegar com mais facilidade usando botões adaptáveis chamados interruptores físicos, como teclados e computadores.
Com o novo recurso de acesso
anunciado hoje, a câmera de cada celular Android pode ser transformada em um botão personalizado que detecta gestos faciais e movimentação dos olhos, permitindo que qualquer pessoa utilize o dispositivo sem o uso das mãos ou da voz.
A pessoa usuária pode escolher um dos seis gestos - olhar para a direita, olhar para a esquerda, olhar para cima, sorrir, levantar sobrancelhas ou abrir a boca - para digitalizar e selecionar no celular. Também é possível atribuir gestos para abrir notificações, voltar para a tela inicial ou pausar a detecção de gestos. Os interruptores de câmera podem ser usados em conjunto com os interruptores físicos.
Desde o início, desenvolvemos com a acessibilidade em mente. Ouvimos de pessoas com diversas deficiências físicas ou com alguma impossibilidade de usar a tela sensível ao toque ou controlar o smartphone com a voz, que as opções de personalização seriam fundamentais para viabilizar mais autonomia no uso dos dispositivos. Com as opções de câmera, a pessoa usuária ou cuidadora pode selecionar por quanto tempo manter um gesto e o tamanho que ele deve ter para ser detectado, bem como, usar a tela de teste para confirmar o que funciona melhor.
Para começar a usar o novo recurso, basta acessar as configurações de acessibilidade do Android e procurar por Interruptor de Acesso ou
baixar o aplicativo.
Para obter mais informações, acesse
g.co/cameraswitches
.
Lookout: tornando o texto escrito à mão acessível para pessoas com deficiência visual
Estamos sempre atualizando nossos recursos e ferramentas de acessibilidade para que mais pessoas possam ter autonomia e explorar seu potencial. Em 2019,
lançamos o Lookout
, aplicativo que usa a inteligência artificial para tornar o mundo físico mais acessível para pessoas cegas ou com baixa visão. Por meio da visão computacional, o Lookout reconhece objetos, imagens e textos no mundo físico e os anuncia em voz alta - desde a identificação de embalagens de produtos alimentícios até a descrição de objetos e pessoas ao redor.
No ano passado, introduzimos o
modo Documentos
para capturar texto em uma página. A partir de hoje, o modo Documentos pode ler textos escritos à mão, incluindo notas adesivas e cartões de aniversário de amigos e familiares. Basta apontar a câmera do smartphone para o texto escrito à mão, que o aplicativo faz a digitalização.
Acreditamos na criação de produtos realmente úteis e inclusivos para pessoas com deficiência, trabalhamos juntos para entender como usamos os dispositivos, quais obstáculos podemos encontrar e como é o dia a dia das pessoas com deficiências. O resultado é mais do que um novo aplicativo ou dispositivo. É uma forma mais inclusiva para que todos possam explorar o mundo. A seguir, conheça todos os nossos recursos de acessibilidade do Android e suas últimas novidades:
Action Blocks
Lançado em 2019, o
Action Blocks,
ou “Blocos de Ação”, está disponível desde o último mês em português, e tem a função de facilitar o acesso e a realização de tarefas nos smartphones através de atalhos, melhorando a experiência digital para pessoas com deficiências intelectuais. O aplicativo reúne ícones personalizáveis na tela inicial, possibilitando a realização de uma ação em apenas uma etapa, como por exemplo, enviar uma mensagem pré-definida para um familiar, iniciar uma chamada de vídeo com um amigo, tocar música, ler as notícias do dia, procurar o episódio de uma série no YouTube - basta tocar em um bloco para acionar a ação correspondente.
Transcrição instantânea
Lançado em 2019, o
Transcrição instantânea
é um aplicativo de Android disponível em mais de 80 idiomas, que oferece legendas de voz em tempo real, possibilitando com que pessoas surdas ou com deficiência auditiva alfabetizadas possam traduzir conteúdo em áudio em diversas situações, como palestras, aulas, eventos ou até mesmo conversas cotidianas. O aplicativo também pode ser utilizado por qualquer pessoa que deseja transcrever em tempo real o conteúdo de aulas, entrevistas e outros formatos de áudio.
Notificações de sons
Criado em 2020,
Notificações de sons
é um aplicativo adicional que pode ser baixado com o pacote do Transcrição instantânea. Ele fornece notificações para sons importantes e críticos ao redor, que funcionam completamente off-line e utiliza o microfone do celular para reconhecer 10 ruídos diferentes - incluindo sons de bebês, água correndo, alarmes de fumaça e incêndio, aparelhos apitando e portas batendo. Essa tecnologia se baseia no trabalho de detecção de som no Transcrição instantânea, que mostra mais de 30 tipos de som junto com legendas em tempo real, para fornecer uma melhor percepção geral do som.
Amplificador de som
O
Amplificador de som
filtra, aumenta e amplifica o som ao redor para melhorar a clareza da audição. Para utilizar o aplicativo, é necessário apenas um aparelho com sistema Android e com fones de ouvido.
Acesso por voz
Lançado em 2018, o Acesso por voz é um aplicativo Android projetado para permitir que qualquer pessoa controle o celular usando a voz, é particularmente útil para pessoas com deficiência que não conseguem tocar na tela. Com a ferramenta é possível utilizar aplicativos, navegar entre telas, digitar mensagens e até mesmo editar texto.
TalkBack
O TalkBack é o leitor de tela incluído nos dispositivos Android. Ele permite o controle do celular sem usar os olhos, especialmente útil para pessoas com deficiência visual.
Para conhecer mais sobre nossos recursos de suporte de áudio, visão e mobilidade, acesse a
página de acessibilidade do Android
, com vários conteúdos e soluções que trazem mais autonomia para pessoas usuárias com deficiência, e caso tenha alguma dúvida sobre o uso dessas ferramentas, entre em contato com
nossa equipe de suporte à acessibilidade
.
Postado por: Lisie Lillianfeld, Gerente de produto, Google Research e Allen Nikka, Gerente de produto no time de Acessibilidade
Uma nova experiência para te ajudar a controlar sua segurança e privacidade na internet
22 setembro, 2021
Garantir sua segurança e privacidade on-line é um compromisso para o Google. Nossas equipes trabalham continuamente para garantir que você esteja mais seguro e protegido, todos os dias. Protegemos suas informações pessoais com tecnologia de ponta, seguindo rigorosas e responsáveis práticas no tratamento dos seus dados e mantendo você no controle de sua privacidade.
Hoje, anunciamos a nova e expandida
Central de Segurança
, em português, que reúne em um só lugar ferramentas, dicas para a família e informações sobre controles de privacidade e segurança nos diversos produtos do Google. Por meio do novo site, você tem acesso a recursos como a
Verificação de Segurança
, que oferece um modo fácil e personalizado para proteger sua conta no Google.
Ajudar as pessoas a gerenciar sua privacidade e segurança é parte essencial de tudo o que fazemos. Ao longo dos anos, criamos ferramentas e as aprimoramos para que você esteja no controle: a
Conta do Google
oferece acesso a todas as configurações para proteger seus dados pessoais e a sua privacidade, incluindo
opções de exclusão automática
; o
Check-up de Privacidade
ajuda você a revisar e ajustar rapidamente quais dados o Google usa para personalizar sua experiência; e a página
Minha Atividade
te auxilia a revisar os dados sobre a sua atividade conectados à sua conta.
Privacidade e segurança para todos
O Google não vende suas fotos, vídeos, ou suas informações pessoais a ninguém. Quando você usa nossos produtos e serviços, temos a responsabilidade de proteger suas informações pessoais e manter sua privacidade. Por isso, criamos nossos produtos com foco em segurança e privacidade desde o início, colocando você no controle de seus dados.
A Central de Segurança agora inclui detalhes sobre como protegemos seus dados e reforçamos a sua segurança nos diversos produtos Google, como Maps, Busca e Fotos.
No Google Maps, basta tocar na sua foto de perfil e ativar o
modo de navegação anônima
e, pronto, sua atividade não fica mais salva no dispositivo. Para ter uma experiência mais personalizada e voltar a receber recomendações de restaurantes e outros locais, é só desativar.
Já na Busca, quando você faz uma pesquisa, nossos sistemas
examinam centenas de bilhões de páginas da web
para ajudar você a encontrar resultados úteis e relevantes. Para evitar que você encontre resultados indesejados ou inadequados, oferecemos uma camada de proteção adicional com o
SafeSearch
, que ajuda a filtrar, por exemplo, resultados sexualmente explícitos.
No Google Fotos, nós usamos criptografia para proteger o backup de suas fotos e garantir que elas sejam vistas apenas por quem você escolher. Com o novo recurso de
Pasta Trancada
(disponível apenas em celulares Pixel 3 ou mais recentes), que anunciamos no
Google I/O este ano
, é possível salvar fotos e vídeos em uma pasta protegida por senha, garantindo que elas não estarão visíveis na biblioteca do app.
Além disso, incluímos uma seção especial para a segurança e privacidade de toda família no ambiente on-line. Nela, os pais e responsáveis podem encontrar informações sobre recursos em diferentes produtos Google, incluindo o
Family Link
, uma ferramenta de controle parental gratuita que permite, entre outras coisas, gerenciar o tempo de uso de dispositivos ou o conteúdo que pode ser acessado neles. A Central dá acesso ainda ao
Seja Incrível na Internet
, um programa que ajuda as famílias a praticar a segurança on-line, aprender a aprofundar conversas com os mais jovens, estabelecer limites e ensinar como navegar com segurança e confiança, além de aprender brincando com o
Interland
.
Elevando o padrão de privacidade e segurança
O Google trabalha para criar e compartilhar recursos de privacidade e segurança que defendam nossos usuários e promovam avanços para promover uma Internet mais segura para todos.
A
privacidade diferencial
é um desses casos. Trata-se de uma tecnologia avançada de anonimização que impossibilita a identificação ou individualização de uma pessoa específica e garante que serviços oferecidos com base no tratamento de dados pessoais continuem funcionando e sendo úteis para os usuários. No Google Maps, a privacidade diferencial nos permite dizer a você quando um restaurante ou supermercado está mais ou menos cheio, sem identificar quem exatamente passou por ali e protegendo os dados pessoais. Foi também essa tecnologia que nos permitiu criar os
Relatórios de Mobilidade da Comunidade
e auxiliar autoridades e pesquisadores a entender as dinâmicas de mobilidade da população durante a pandemia de COVID-19 a partir de dados agregados e anonimizados.
O Google levou mais de dez anos para criar a maior
biblioteca de algoritmos de privacidade diferencial
do mundo, que desde 2019 tem código aberto e pode ser usada por pesquisadores e organizações para oferecer serviços eficientes e seguros ao redor do mundo.
Saiba mais sobre essas e outras tecnologias do Google para fortalecer a sua segurança on-line:
A nova Central de Segurança do Google é parte de nosso compromisso contínuo de fornecer ferramentas e informações sobre como seus dados são protegidos e usados em nossos produtos. Como a tecnologia continua mudando a maneira como vivemos e trabalhamos, você pode esperar que nossas ferramentas continuem evoluindo para atender às suas necessidades.
Postado por Equipe de comunicação do Google Brasil
Por que precisamos falar sobre saúde mental agora e sempre
20 setembro, 2021
Desde seu início, em março de 2020, a pandemia do coronavírus vem causando um impacto profundo na saúde mental de bilhões de pessoas em todo o mundo. Há pesquisas que apontam o crescimento de casos de depressão, ansiedade e estresse depois de longos períodos de isolamento social, principalmente entre jovens. Segundo estudo recente publicado no periódico científico
Jama Pediatrics
, os sintomas de ansiedade e depressão entre adolescentes chegaram a dobrar após o início da pandemia.
No Brasil, as pessoas também nunca pesquisaram tanto por saúde mental quanto em 2021. Segundo dados do Google Trends, este é o ano em que os brasileiros mais procuraram por temas como depressão, ansiedade e estresse, buscando se informar melhor sobre essas questões. Entre as perguntas mais digitadas na caixa da Busca do Google estão "como tratar a ansiedade?”, “o que é depressão?” ou “como ajudar uma pessoa com depressão?”.
Setembro é marcado pela campanha nacional de prevenção do suicídio – o Setembro Amarelo. Embora o estigma em torno da saúde mental tenha diminuído nos últimos anos, muitas pessoas acham difícil procurar ajuda ou não sabem onde buscá-la nos momentos mais difíceis. Por isso, nunca foi tão necessário e urgente falar sobre saúde mental e elucidar a importância do debate sobre prevenção do suicídio.
Temos no Google o compromisso e o esforço contínuo de conectar as pessoas, de forma fácil e rápida, a conteúdos oriundos de autoridades públicas e fontes confiáveis sobre saúde mental. Na Busca e no YouTube, trabalhamos ativamente para refinar nossos sistemas e dar visibilidade às informações de qualidade relativas à prevenção do suicídio, oferecendo resultados que direcionam para serviços de ajuda especializada.
Em nossas redes sociais, estamos promovendo também uma campanha para estimular conversas sobre este tema com a hashtag #setembroamarelo, destacando conteúdos preparados com a colaboração de instituições parceiras como Instituto Vita Alere, Centro de Valorização da Vida (CVV) e Hospital Israelita Albert Einstein. Convidamos ainda influencers digitais para criar uma série de conteúdos nos nossos canais para refletir sobre a importância de um ambiente seguro nas redes sociais e do combate ao cyberbullying.
A seguir, conheça mais sobre as nossas ferramentas e iniciativas para promover informações de qualidade sobre saúde mental no Brasil:
Conectando a conteúdo de qualidade e suporte profissional
Na Busca e no YouTube, trabalhamos para refinar nossos sistemas e dar visibilidade às informações de qualidade relativas à prevenção do suicídio, oferecendo resultados que direcionam para serviços de ajuda especializada.
Quando alguém pesquisa especificamente por termos como ansiedade ou depressão, mostramos informações sobre sintomas e recursos de tratamento de autoridades de saúde e fontes relevantes na área. E para pesquisas que podem indicar alguém em crise, temos o compromisso de conectá-lo com recursos de suporte gratuito 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Painéis informativos:
Quando as pessoas pesquisam por conteúdo relacionado a termos como depressão e ansiedade, elas têm acesso ao nosso painel sobre saúde, com informações de fontes confiáveis, como o Hospital Israelita Albert Einstein, que detalham sintomas, tratamentos, etc.
Canal direto para o suporte gratuito do CVV:
Em parceria com o Centro de Valorização à Vida (CVV), lançamos recentemente um painel na Busca e também no YouTube com o contato direto, via chat ou telefone, dos profissionais da instituição, reconhecida por seu trabalho de prevenção ao suicídio. Ao pesquisar por termos sobre o assunto, as pessoas terão acesso a essas informações e suporte gratuito 24 horas por dia e 7 dias por semana, no topo dos resultados.
Saúde mental no mapa
Com o apoio do Google, o
Instituto Vita Alere
, que atua na promoção da saúde mental e na prevenção e posvenção do suicídio, lançou em 2020 o
Mapa da Saúde Mental
, que se propõe a ser um guia que mostra uma série de informações úteis, seja para quem procura atendimento online ou para quem prefere atendimento presencial.
No mapa, é possível encontrar profissionais e grupos de apoio disponíveis virtualmente ou presencialmente mais próximos de você por meio do Google Maps, como Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Ambulatórios Médicos e de Especialidades. Desde sua criação, o mapa teve aproximadamente 500 mil acessos.
Também apoiamos, desde 2019, o
Movimento Saber Lidar
, liderado pela ASEC Brasil, que busca promover o diálogo sobre saúde mental e emocional nas escolas, nos ambientes de trabalho e nas famílias. A organização sem fins lucrativos promove diálogos e formações a partir de metodologias e ferramentas próprias para ajudar jovens, adultos e idosos a enfrentarem os diversos desafios da vida, desmistificando o tema da saúde mental. Em 202o1, o movimento lançou um programa focado no fortalecimento sócio-emocional de adolescentes com encontros e rodas de conversas entre jovens.
Ao fornecer acesso a recursos, serviços e informações de saúde mental em nossos produtos, esperamos tornar mais fácil para as pessoas buscarem ajuda em poucos cliques e receberem o cuidado adequado. O acesso à informação certa e de qualidade, no momento certo, pode salvar vidas, agora e no futuro.
Postado por: Flávia Annenberg, gerente de relações governamentais do Google no Brasil
Cresça com o Google para mulheres que querem retornar ao mercado de trabalho
14 setembro, 2021
Com os grandes impactos que a economia do Brasil e do mundo vêm sofrendo durante o período de pandemia de Covid-19, a participação das mulheres no mercado de trabalho diminuiu consideravelmente, ficando em 45,8%, nível mais baixo em 30 anos, quando a taxa era de 44,2%, segundo dados mais recentes do
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
. Muitas tiveram que lidar com a instabilidade de seus negócios e empregos, além de ter que assumir grande parte das tarefas domésticas e dos cuidados com filhos e familiares.
Pensando nisso, anunciamos a quarta edição do
Cresça com o Google para Mulheres
, para aquelas que querem retornar ao mercado de trabalho. O programa, que é uma parceria do Google Brasil com a Rede Mulher Empreendedora - a primeira e maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino do país - é dedicado especialmente ao desenvolvimento de carreira e incentiva o crescimento de habilidades pessoais e profissionais, seja para encontrar novas oportunidades de emprego, mudar de área ou abrir seu próprio negócio.
As inscritas têm acesso gratuito ao conteúdo do treinamento oferecido pelo programa, que contém ferramentas importantes para a reinserção no mercado e para se adaptar ao futuro do trabalho, englobando a importância do aprendizado contínuo, visão de inovação e como trabalhar aspectos mais práticos de retomada de confiança para lidar com os desafios futuros após a retomada profissional.
Acreditamos que investir na formação de mulheres é incentivá-las a acreditarem em si mesmas, para que encontrem novas oportunidades de trabalho e desenvolvam seus próprios negócios. Além disso, com mais diversidade de profissionais, estaremos cada vez mais perto de um futuro mais inclusivo e socialmente mais justo.
Esse nosso compromisso não é de hoje: desde 2017, o programa Cresça com o Google para Mulheres (globalmente conhecido como
Women Will
) já treinou mais de 200 mil mulheres e é animador ver o impacto multiplicador promovido por elas na sociedade.
Essa edição é em formato totalmente on-line, levando o que há de melhor da experiência do Cresça com o Google para Mulheres que querem retornar ao mercado de trabalho para todo o Brasil.
Teremos como convidada especial, Carol Azevedo, Diretora de RH do Google para América Latina, que conta sobre sua experiência de passar um tempo fora do mercado e os desafios do retorno, além de especialistas da Rede Mulher Empreendedora, que compartilham conhecimento e histórias inspiradoras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site:
g.co/TreinamentosCresca
.
Postado por Susana Ayarza, Diretora de Marketing do Google Brasil
Doze projetos para promover justiça racial no Brasil
10 setembro, 2021
No ano passado, o Google.org, nosso braço filantrópico, anunciou um fundo de apoio de R$ 2,5 milhões para instituições sem fins lucrativos que trabalham na promoção da justiça racial no Brasil. Parte desses recursos foi repassada ao Fundo Baobá para Equidade Racial, o primeiro do tipo no país, e usada em maio deste ano para o lançamento do edital Vidas Negras: Dignidade e Justiça, com o objetivo de financiar e viabilizar projetos de dez Organizações Não Governamentais (ONGs) negras voltados ao tema do concurso.
Hoje, o Fundo Baobá
divulgou a lista
com o nome e as propostas das entidades escolhidas. Cada organização receberá R$ 100 mil, suporte técnico para o fortalecimento institucional e uma sequência de jornadas formativas. Os projetos apresentados tratam de questões emergenciais para a população negra do país dentro dos eixos temáticos previstos pelo edital: Enfrentamento à Violência Racial Sistêmica; Proteção Comunitária e Promoção da Equidade Racial; e Enfrentamento ao Encarceramento em Massa entre Adultos e Jovens e Redução da Idade Penal para Adolescente.
“A população negra deseja viver de forma justa e digna e não apenas lutar todos os dias para sobreviver às inúmeras injustiças e falta de oportunidades que, por vezes, podem resultar infelizmente na extinção inclusive da vida. Eu desejo que toda a sociedade brasileira pactue intencionalmente para a construção de estratégias de transformação sistêmica em prol de uma sociedade mais justa e digna. O edital Vidas Negras: Dignidade e Justiça busca dialogar com organizações sociais de todo território brasileiro com propostas para o enfrentamento das violências que assolam desproporcionalmente a população negra no Brasil. Desejamos que esta iniciativa seja um exemplo para outras organizações e lideranças empresariais e sociais na constituição de soluções para uma sociedade mais justa e equânime para todas as pessoas”, segundo Selma Moreira, diretora-executiva do Fundo Baobá para Equidade Racial.
Sabemos que precisamos investir esforços em diferentes frentes para poder continuar avançando na redução de desigualdades estruturais para comunidades historicamente marginalizadas que ainda vivenciam atos de racismo, desigualdade e falta de acesso. Investir em organizações que lutam contra a injustiça racial faz parte do nosso
comprometimento global
em avançar continuamente em equidade racial e sustentabilidade social, a partir de iniciativas que tragam mudanças significativas e duradouras para a comunidade negra.
Conheça as entidades e projetos selecionados:
EIXO I - ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA RACIAL SISTÊMICA
Associação De Mães E Familiares De Vítimas De Violência Do Estado Do Espírito Santo (Vitória/ES)
- Rede De Familiares Em Luta Contra a Violência De Estado e o Racismo
Criola (Rio de Janeiro/RJ)
- Justiça Para Mulheres Negras: Enfrentando a Violência Racial e de Gênero e Ampliando Direitos
EIXO II - PROTEÇÃO COMUNITÁRIA E PROMOÇÃO DA EQUIDADE RACIAL
Associação De Jovens Moradores E Produtores Rurais De Santa Luzia Do Maranum I - Ajomprom (Macapá/AP)
- Povos Quilombolas Do Amapá: A Luta Pela Garantia e Efetivação de Direitos
Associação Do Jongo Dito Ribeiro (Campinas/SP)
- Associação Do Jongo Dito Ribeiro
Associação Dos Moradores Amigos E Amigas Da Fazenda Santa Justina (Mangaratiba/RJ)
- Um Grito de Liberdade
Tenda De Umbanda E Caridade Caboclo Flecheiro D'Araroba (Olinda/PE)
- Racismo Religioso: Respeita A Minha Fé!
EIXO III - ENFRENTAMENTO AO ENCARCERAMENTO EM MASSA ENTRE ADULTOS E JOVENS E REDUÇÃO DA IDADE PENAL PARA ADOLESCENTE
Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade (Belo Horizonte/MG)
- Canta Liberdade!
Elas Existem - Mulheres Encarceradas (Rio de Janeiro/RJ)
- O Acre Existe: Mulheres Negras Resistem e Se Fortalecem – Pelo Desencarceramento Feminino
I
nstituto Negra Do Ceará (Fortaleza/CE)
- Levante Pretas: Resistências Coletivas
EIXO IV - REPARAÇÃO PARA VÍTIMAS E SOBREVIVENTES DE INJUSTIÇAS CRIMINAIS
COM VIÉS RACIAL
Centro De Articulação De Populações Marginalizadas (Rio de Janeiro/RJ)
- Observatório Da Liberdade Religiosa
Iniciativa Negra Por Uma Nova Política De Drogas (São Paulo/SP)
- Iniciativa Negra Por Direitos, Reparação E Justiça
MSTC - Movimento Sem Teto Do Centro (São Paulo/SP)
- Minha Carne
Postado por Flavia Garcia, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão do Google para América Latina e Canadá
Categorias
#carnaval
#copabr
#DáUmGoogle #YearinSearch #YearinSearchBrasil
#gddbr
#gonegoogle
#GoogleArts&Culture #Vermeer
#googleatrio20
#GoogleforBrazil
#hangoutsdenatal
#hangoutSPFW
#MaesCriadoras
#marcocivil
#ViladoPapaiNoel
+1
10 anos de Chrome; Chrome; Novo Chrome
10 anos de Google
20 anos de Google
20 anos do Google; Google 20 anos; Google; Aniversário do Google
admin
AdMob
adsense
adwords
AI
ajuda
Amazon
amazonas
Amazônia
America Latina
América Latina
Android
Android Go
aniversário
aplicativo
apps
art project
arte urbana
arte urbana contemporânea
artificial intelligence
artistas
Bach
blogger
bolsa
brazil elections
busca
busca 2017
busca do ano
buzz
caffeine
Campus São Paulo
Carnaval
celular
ceu
Change the Game
China
chrome
chromebook
chuvas
Cidadania Digital
cinejoia
cloud computing
colorpluscity
compartilhamento
comunidades
conecte
Conta do Google
conversas agrupadas
copa do mundo
COVID19
Creators for Change
Cresça com o Google
CriandoOrgulho
Cultural Institute
cultural institute; berlim; muro
currents
curso
dados móveis
data center
datally
desenvolvedores
design
detona ralph
Developer Bus
developer day
Dia da Internet Segura
dia da privacidade de dados; privacidade
Dia Internacional da Mulher
doação
docs
Doodle
doodle4google
drive
Earth
Ecad
educação
elections
eleições
email
empreendedor
férias
fifa
Files
filmes
FLIP
Frida Kahlo Google Arts & Culture
gdd
geo
gmail
GNI
Google
Google Allo
google apps
Google Apps para empresas
Google Arts & Culture
Google Assistente
Google Business Internship
Google Cloud
Google Docs
google earth
google earth solidário
Google Earth Timelapse
google for education
google green
google io
google mapas
google maps
Google news
google notícias
google pay
Google Play
Google Press Summit
Google Science Fair
Google translator
Google Trends; Eleições; Eleições 2018
google trips
google.org
Google+
gps
graffiti
Grand Canyon
hackathon
hangouts
hiroshima
histórico
horário de pico
IA
IE8
impacto econômico
índice
inteligência artificial
International Women's Day
internet
internet aberta
iphone
jardim zoológico
jornalismo
labs
LARA
LARA 2019
Latin America Research Awards
Latitude
leilão
lemann
liberdade
liberdade de expressão
livros
localização
machine learning
mãe
mapas
maps
marimoon
musica
My Account
nagasaki
natal
navegador
NBU
negócio
neutralidade de rede
next billion users
NextUp
notícia
nova escola
novo
oceano
offline
onebox
orkut
orquestra sinfônica
pagamento
painel do conhecimento
pesquisa
pesquisa 2017
pesquisa de lugar
pesquisa do ano
pesquisa por voz
places
Playtime
pré-visualizações
Primer
privacidade
produtividade
Programa Proteção Avançada
rafael cortez
retrospectiva
revista veja
Rewind
rio
Safer Internet Day
Search
segurança
serviços geoespaciais
Sketchup
street view
surui
tecnologia na escola
termos de serviço
thinkinfinite
Timelapse
traductor
tradutor
Transparency Report
treinamentos
trips
tv
universidades
viagem
Video
voice search
voz
wallace and gromit
WAN-IFRA
WAP
waze
web analytics
web store
webmaster
webmasters
windows
year in search
YouTube
YouTube Coachella
YouTube Go
YouTube Kids
YouTube NextUp
YouTube Space
YouTube Space Rio
YouTube symphony
zeca baleiro
zeitgeist 2011
zeitgeist 2012
Arquivo
2022
fev.
jan.
2021
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2020
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2019
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2018
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2017
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2016
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2015
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2014
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2013
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2012
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2011
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2010
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2009
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
2008
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2007
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2006
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
Feed
Follow @googlebrasil