As pessoas confiam no Google quando estão buscando informações, e trabalhamos para garantir que eles também confiem nos anúncios que exibimos na plataforma. Este compromisso é particularmente importante em momentos de incerteza, como os últimos meses em que o mundo vem enfrentando a COVID-19.
As pessoas confiam no Google quando estão buscando informações, e trabalhamos para garantir que eles também confiem nos anúncios que exibimos na plataforma. Este compromisso é particularmente importante em momentos de incerteza, como os últimos meses em que o mundo vem enfrentando a COVID-19.

Como estamos respondendo à COVID-19
Desde o início do surto da COVID-19 estamos monitorando de perto o comportamento dos anunciantes para proteger nossos usuários de propagandas que buscam tirar vantagem da atual crise. Esse tipo de publicidade costuma ser sofisticado, feito por pessoas que tentam driblar nossos sistemas de vigilância usando táticas avançadas. Por exemplo, com o avanço da doença, observamos um aumento significativo nos anúncios fraudulentos de produtos muito procurados, como máscaras de proteção. Essas propagandas trazem produtos com preço bem acima da média do mercado, são enganosas em relação à qualidade oferecida para atrair mais compradores ou anunciadas por pessoas que não entregam os pedidos.

O Google conta com uma força-tarefa exclusiva para a COVID-19, que trabalha sem cessar. Eles criaram uma nova tecnologia de detecção de golpes e melhoraram os sistemas já existentes para impedir as ações de agentes mal-intencionados. Esse esforço concentrado está funcionando. Ao longo dos últimos meses, bloqueamos e retiramos no ar dezenas de milhões de anúncios relacionados ao novo coronavírus por violar nossas políticas, como preços abusivos, tirar proveito da escassez global de equipamentos médicos, fazer afirmações enganosas sobre supostas curas e oferecer seguro-desemprego inexistente.

Além disso, a COVID-19 transformou-se em um tema importante e constante das conversas do cotidiano – e, por isso, trabalhamos também para permitir que anunciantes confiáveis de diferentes setores compartilhem novidades relevantes com suas audiências. Nas últimas semanas, por exemplo, ajudamos ONGs, governos, hospitais e planos de saúde a fazerem comunicados de interesse público. Seguimos adotando uma abordagem cuidadosa, ajustando a aplicação das nossas políticas de modo a garantir a proteção dos usuários e priorizando informações importantes vindas de anunciantes confiáveis.

Preservando a integridade do ecossistema
Preservar a integridade dos anúncios exibidos em nossas plataformas durante o surto de COVID-19 é uma continuação do trabalho que fazemos todos os dias para minimizar conteúdos que violam nossas políticas e impedir a ação de pessoas mal-intencionadas. Temos milhares de pessoas trabalhando em diferentes equipes do Google para proteger os usuários e criar um ecossistema seguro para anunciantes e publishers. Todos os anos publicamos um resumo do nosso trabalho nessa área.

Em 2019, bloqueamos e retiramos do ar 2,7 bilhões de anúncios de má qualidade – o equivalente a mais de 5 mil anúncios ruins por minuto. Também suspendemos quase um milhão de contas de anunciantes por violação de nossas políticas. Do lado dos publishers, encerramos mais de 1,2 milhão de contas e retiramos anúncios de mais de 21 milhões de páginas que fazem parte da nossa rede de publishers por violação de políticas. O encerramento de uma conta – e não apenas a retirada do ar de uma página ou anúncio específico – é uma medida particularmente eficaz que tomamos nos casos em que o anunciante ou o publisher comete violações graves ou tem um histórico de repetidos descumprimentos de políticas.


Melhorias no combate a anúncios enganosos ou que contenham phishing
Se descobrimos categorias específicas de anúncios tendem a atrair mais violações, priorizamos recursos para evitar que pessoas mal-intencionadas tentem enganar os usuários. Uma área na qual já temos amplos conhecimentos é a prática de phishing, que costuma ser usado por criminosos para obter informações pessoais dos usuários, sob falsos pretextos. Em 2019, por exemplo, observamos mais pessoas interessadas em enganar cidadãos em busca de renovar o passaporte. Essas tentativas aconteciam na forma de anúncios que imitavam sites reais de renovação de passaporte – mas, no fundo, a verdadeira intenção era obter informações pessoais, como número de CPF ou de cartão de crédito. Outra área comum de violações são os chamados anúncios “trick-to-click”, criados para atrair as pessoas a interagirem – eles trazem frases como “clique aqui” – e cujo visual com frequência imita alertas enviados por computadores e celulares.

Uma vez percebida a recorrência dos golpes de phishing e “trick-to-click”, conseguimos combatê-los de forma mais eficiente. Em 2019, montamos uma equipe internacional para rastrear padrões e indícios desse tipo de propaganda fraudulenta, para que a identificação e retirada destes anúncios nocivos fosse ainda mais rápida. O resultado desse esforço foi uma queda de quase 50% nas propagandas prejudiciais contendo phishing e “trick-to-click”, em comparação com os números do ano anterior. Ao todo, bloqueamos mais de 35 milhões de anúncios com phishing e 19 milhões de “tricks-to-clicks” só em 2019.


Ajustes em tempo real a nossas políticas e tecnologias
Alguns setores são especialmente suscetíveis a comportamentos mal-intencionados. À medida que mais gente recorre a serviços bancários pela internet em detrimento de ir às agências físicas, notamos um aumento em anúncios oferecendo empréstimo pessoal e contendo informações enganosas sobre as condições da proposta de crédito. Para combater esse tipo de golpe, ampliamos nossa política para apenas permitir anúncios relacionados com empréstimos se o anunciante explicar claramente, no site ou no app, todas as taxas cobradas, os riscos e benefícios da oferta. Desse modo, o consumidor pode tomar decisões com base em informações claras. O ajuste nessa política permitiu ao Google derrubar 9,6 milhões de anúncios como esses em 2019 – duas vezes mais do que em 2018.

No final do ano passado, lançamos um programa de certificação para anunciantes de produtos de gestão de dívidas em alguns países, que traz propostas para negociar os valores devidos junto aos credores. Sabemos que alguém que busca por serviços como esse costuma estar em situação extremamente frágil, e queremos criar uma experiência segura para esses usuários. O novo programa de certificação garante que apenas anunciantes registrados junto às autoridades regulatórias locais exibam anúncios com esse tipo de serviço. Continuamos estudando formas de ampliar esse programa para mais países e estar sempre em acordo com as leis financeiras de cada região.

Olhando para frente
Preservar a confiança no ambiente de publicidade digital é uma das prioridades do Google. Neste momento em que questões de saúde ocupam grande parte da nossa vida, é ainda mais importante do que nunca estar preparado e responder a tentativas de enganar os usuários. Sabemos que as estratégias de agentes mal intencionados não param de mudar e evoluir e temos consciência de que a sociedade terá de enfrentar novos problemas no futuro. Vamos sempre trabalhar para garantir a proteção de usuários, anunciantes e publishers contra aqueles que tentam agir em nossas plataformas de publicidade.

Por Scott Spencer, vice-presidente de Privacidade e Segurança de Anúncios

Estamos todos vivendo um momento sem precedentes. O impacto do novo coronavírus (COVID-19) criou vários desafios novos e, para muitos de nós, exigiu que adotássemos novas formas de trabalho.

Pela América Latina e em todo o mundo, empresas e usuários dependem do Google Cloud para ajudá-los a se manterem conectados e conseguirem fazer seu trabalho. E nós levamos esta responsabilidade muito a sério.
Estamos todos vivendo um momento sem precedentes. O impacto do novo coronavírus (COVID-19) criou vários desafios novos e, para muitos de nós, exigiu que adotássemos novas formas de trabalho.

Pela América Latina e em todo o mundo, empresas e usuários dependem do Google Cloud para ajudá-los a se manterem conectados e conseguirem fazer seu trabalho. E nós levamos esta responsabilidade muito a sério.

No início da última semana, vimos mais de 2 milhões de novos usuários se conectarem ao Google Meet diariamente, ultrapassando 2 bilhões de minutos juntos - o que equivale a mais de 3.800 anos de reuniões seguras em apenas um dia. O G Suite também atingiu outro importante marco no início deste ano, passando a marca de 6 milhões de empresas e organizações pagantes.

Em termos de saúde, os profissionais da linha de frente e a indústria estão vivenciando uma grande mudança. Nós estamos aqui para possibilitar que eles reajam à crise e continuem oferecendo cuidados médicos.

Hoje, queremos compartilhar muitas das maneiras pelas quais estamos ajudando nossos clientes e parceiros pela América Latina, a se guiarem diante do impacto da COVID-19 -- e se prepararem para a normalidade.

Continuidade e confiabilidade nos negócios

À medida em que cada vez mais funcionários trabalham de casa, estamos ajudando negócios e organizações a se adaptarem rapidamente para situações de trabalho remoto por meio de uma variedade de ferramentas e programas.

Antes que o governo incentivasse o trabalho remoto em todo o país, uma das maiores companhias de seguros do México, o Grupo Nacional Provincial (GNP), implementou uma política rigorosa para trabalhos em casa. Utilizando o G Suite, a empresa desenvolveu uma série de novos procedimentos e práticas pelas quais 6.700 funcionários utilizam o Google Meet para videoconferências e estão conectados a todos os recursos de colaboração do G Suite.

No Peru, o setor Judiciário está usando o Google Meet para continuar operando durante a quarentena nacional. Por meio de videoconferências, eles estão realizando tanto reuniões internas, quanto audiências. Ao fazer isso, advogados, procuradores e funcionários jurídicos não precisam comparecer fisicamente ao tribunal, minimizando o risco da propagação do vírus, enquanto garantem que a justiça continue sendo administrada em todo o país.

Quando o âncora de seu telejornal se colocou em quarentena voluntariamente, depois de suspeitar que esteve em contato com a COVID-19, a Milenio Televisión, no México, teve que encontrar uma maneira de continuar com o programa no ar, incluindo as entrevistas, sem ter que enviar membros da equipe para a casa do âncora. Eles escolheram o Google Meet para continuar transmitindo as notícias, devido à alta qualidade de imagem e áudio, por ser a maneira mais segura de alcançar a audiência e não exigir o download de nenhum programa ou aplicativo.

Depois do sucesso deste programa, a Milenio Televisión começou a transmitir mais dois programas por meio do Google Meet, somando um total de 36 videoconferências até o momento. Além disso, eles estão usando a ferramenta para falar com correspondentes em outros países, já que a latência é de menos de um segundo.

Aprimorando os serviços de saúde

Estamos fornecendo tecnologia para ajudar hospitais, governos e outras empresas diretamente impactadas pela COVID-19 a aliviar o fardo de suas equipes, cadeias de suprimento e sistemas de TI.

Momentos extraordinários levam organizações a criarem iniciativas extraordinárias. A RedSalud, que atende milhares de pacientes diariamente no Chile por meio de suas 9 clínicas e 40 centros médicos e odontológicos, acelerou um projeto no qual estava trabalhando há meses: o redirecionamento de consultas de pacientes para a telemedicina.

A telemedicina permite que aqueles que não possam comparecer pessoalmente às consultas, seja por dificuldades pessoais ou eventualidades, tenham acesso ao serviço de saúde. Atualmente, a técnica ajuda a reduzir a exposição à COVID-19 e a reservar elementos de proteção pessoal, como luvas e máscaras, à equipe médica, colaborando diretamente com o achatamento da curva de contágio. O mesmo sistema está sendo utilizado para ter uma comunicação mais personalizada e segura com os pacientes.

A RedSalud trabalhou com o Google Cloud e a KochaSoft para desenvolver a tecnologia necessária para que o projeto saísse do papel em menos de uma semana. As equipes trabalharam juntas para integrar os sistemas de agendamento e pagamento já existentes com o Google Meet e outras ferramentas do G Suite. O Google Calendar se tornou a ferramenta para os médicos acessarem a agenda de suas consultas virtuais; o Google Meet foi escolhido como o mecanismo seguro para realizá-las; e o Google Cloud Platform está  dando suporte à integração. Um dos principais aspectos deste projeto foi assegurar que a privacidade dos pacientes estivesse garantida durante o processo, tendo em mente também que a telemedicina é um canal de saúde que veio para ficar.

Para o CTO, Guillermo Wilson, “o propósito da RedSalud é entregar um serviço de saúde de qualidade, acessível e humanizado. Para garantir que isso fosse possível nessa nova modalidade, a telemedicina, precisávamos de uma tecnologia que fosse robusta, escalável e, acima de tudo, segura. Encontramos isso no Google Cloud”, diz.

No Brasil, a Prefeitura de Recife e o Governo de Pernambuco estão trabalhando para reduzir o número de visitas desnecessárias ao hospital com o projeto Atende em Casa, um aplicativo de rastreamento da COVID-19. Com a ajuda da solução Firebase do Google Cloud Platform, a ferramenta pode ser acessada em um smartphone ou computador para que pacientes com sintomas de gripe possam ser orientados sobre os melhores passos a seguir. Atualmente, o aplicativo atende à cidade de Recife e está no processo de lançamento em todo o Estado de Pernambuco.

Em São Paulo, o Hospital das Clínicas fechou uma parceria com o Google e o Loud Voice Services para desenvolver um assistente de voz que gerencia o fluxo de agendamentos de consultas, exames e retirada de medicamentos com o uso de soluções do Google Cloud, como Dialogflow e Speech API.

O assistente liga para os pacientes agendados para a semana seguinte, para perguntar se é possível ou não adiar uma visita física - um processo que, hoje, está sendo feito manualmente pelos profissionais de saúde. Se o paciente não quiser adiar a consulta, o sistema avisa o médico responsável para fazer uma teleorientação por telefone.

Atualmente, circulam pelo hospital cerca de 45.000 pessoas diariamente. Com este processo automatizado, será possível reduzir esse número e, consequentemente, aumentar o distanciamento social e focar os recursos no combate à pandemia.

De acordo com o diretor de Tecnologia Corporativa do HC, Vilson Cobello Junior, “o grande motivador deste projeto foi o desafio de garantir a segurança aos nossos pacientes e profissionais. Ao mesmo tempo, podemos otimizar a alocação dos recursos assistenciais no combate à COVID-19 por meio do uso de tecnologia. Esse projeto permitirá a priorização dos pacientes de maior criticidade que precisarem ser avaliados presencialmente”.

Encontrando soluções de alta tecnologia

Embora seja uma medida essencial para retardar a disseminação do vírus, o distanciamento social pode ser também um fator prejudicial à saúde mental de muitas pessoas. Pensando nisso, a Vidalink, uma WellTech do Brasil que oferece planos de bem-estar corporativos, utilizou as ferramentas do Google Cloud Platform para criar a VIDA, um robô virtual que está sendo disponibilizado de forma totalmente gratuita às empresas de todo o Brasil, e aos seus respectivos colaboradores. A VIDA oferece um conteúdo especial sobre a COVID-19 e trilhas de desenvolvimento comportamental elaboradas para ajudar as pessoas com as incertezas e restrições deste novo cenário.

A expectativa é de que milhões de trabalhadores possam acessar a VIDA para conferir desde dicas para a adoção de uma rotina saudável, até apoio psicológico para o cuidado com a saúde mental, além de aproveitar descontos especiais para comprar alimentos saudáveis e medicamentos.

Avançando juntos

Estamos todos diante de uma mudança extraordinária, e nossos usuários confiam em nós para permanecerem conectados. Em todos os setores, estamos presentes para apoiar nossos clientes e comunidades - e preparados para continuar trabalhando.


Publicado por Eduardo López, presidente de Google Cloud para a América Latina e Milton Larsen Burgese, diretor de vendas para o setor público de Google Cloud na América Latina

Neste momento em que todos temos que ficar fisicamente distantes, precisamos contar com tecnologias capazes de nos manter conectados, que garantam nossa segurança e produtividade. Nos últimas dias, percebemos que as reuniões por vídeo podem nos aproximar – colaborando com colegas de trabalho, conversando com profissionais de saúde, falando com quem a gente gosta ou estudando em casa.
Neste momento em que todos temos que ficar fisicamente distantes, precisamos contar com tecnologias capazes de nos manter conectados, que garantam nossa segurança e produtividade. Nos últimas dias, percebemos que as reuniões por vídeo podem nos aproximar – colaborando com colegas de trabalho, conversando com profissionais de saúde, falando com quem a gente gosta ou estudando em casa.

Hoje, estamos anunciando que o Google Meet – nosso produto de videoconferências premium – será gratuito para todos, e passará a estar disponível ao longo das próximas semanas. Há anos, o Google investe nessa ferramenta, para que ela seja a solução segura e confiável de reuniões por vídeo que é hoje. O Meet já é usado por escolas, governos e empresas de todo o mundo – e, nos últimos meses, aceleramos o lançamento de recursos que vinham sendo muito solicitados pelos usuários. Por isso, o Meet está mais prático e útil do que nunca. A partir da próxima semana, qualquer pessoa que tenha um endereço de e-mail poderá se inscrever no Meet e aproveitar os vários recursos que até então estavam disponíveis apenas para usuários empresariais e do setor de educação: agendamento simples de reuniões, compartilhamento de tela, legendas em tempo real e visualizações de tela que se ajustam à preferência do usuário – entre eles a possibilidade de exibição dos participantes em mosaico.

Sabemos que é fundamental garantir a todos uma experiência segura e confiável, desde o início. Por isso, a partir de 4 de maio vamos ampliar aos poucos a disponibilidade do Meet, aumentando semanalmente o número de usuários da plataforma. Isso significa que talvez, no seu caso, ainda não seja possível criar reuniões no site meet.google.com a partir de amanhã. De todo modo, você pode se inscrever para receber um alerta assim que o recurso estiver disponível na sua região.

O Google Meet permite criar reuniões por vídeo entre pacientes e profissionais de saúde, de forma segura e confiável 
Uma base sólida para videoconferências

O Meet foi projetado, construído e é operado para garantir a segurança de todos, mesmo em larga escala. Sabemos que essa taxa de crescimento representa uma grande responsabilidade. Para nós, privacidade e segurança são fundamentais – não importa se a conversa é entre um médico que compartilha informações confidenciais com um paciente, entre um gestor de investimentos que conversa com seus clientes ou entre pessoas que se reúnem para celebrar uma formatura, um feriado ou fazer um happy hour.

A estratégia de segurança do Google é simples: todos os produtos têm de incluir a segurança como item “de fábrica”. O Meet é um excelente exemplo dessa filosofia. Ele foi projetado para operar sobre uma base sólida e segura, que traz as proteções necessárias para garantir a segurança do usuário, de seus dados e informações. Confira abaixo algumas medidas de segurança que o Google Meet adota como padrão:

  • Um sólido conjunto de controles para o anfitrião das reuniões, como a capacidade de permitir ou negar a entrada de pessoas na conferência ou de silenciar e retirar participantes, se necessário
  • O Meet não permite que pessoas anônimas (ou seja, sem uma conta Google) participem de reuniões criadas por contas de pessoas físicas
  • Os códigos das reuniões do Meet são complexos por definição; isso significa mais segurança contra tentativas de “driblar” esse código
  • As videoconferências do Meet são criptografadas quando em trânsito, e todas as gravações armazenadas no Google Drive também são criptografadas em trânsito e quando não são utilizadas
  • O Google não exige plug-ins para usar o Meet na internet. Ele funciona integralmente no Chrome e em outros navegadores conhecidos, e por isso é menos vulnerável a ameaças
  • Para aparelhos móveis, oferecemos aplicativos exclusivos do Google Meet na App Store e na Google Play Store
  • Usuários do Meet podem inscrever suas contas no Programa de Proteção Avançada – a mais forte camada de proteção do Google contra tentativas de phishing e hackeamento de contas
  • O Google Cloud passa por frequentes e rigorosas auditorias de segurança e privacidade, que verificam todos os serviços. As certificações globais de conformidade do Google ajudam a garantir o cumprimento de exigências regulatórias, como GDPR e HIPAA, bem como as regulações COPPA e FERPA da área de educação
  • O Google Cloud não processa dados de usuários do Meet para fins de publicidade, e não vende para terceiros as informações de seus clientes
Temos orgulho da nossa rede privada, segura e de alta resistência, que atende o mundo inteiro e conecta nossos centros de dados entre si – garantindo, em última análise, a segurança dos dados do usuário final. Para conquistar a confiança das pessoas, sabemos que temos de ser transparentes. Por isso, publicamos a localização de nossos centros de dados – assim você sabe por onde passam suas informações, e onde elas são armazenadas. Para saber mais sobre a segurança das reuniões em vídeo no Meet, confira este texto.

C
ontas Google Meet grátis para pessoas físicas

Você pode usar o Meet para agendar, participar ou iniciar reuniões por vídeo com qualquer pessoa, em segurança – seja uma aula de ioga online, um clube de leitura, uma reunião da associação de moradores do bairro ou um bate-papo com amigos. Até hoje, o Meet estava disponível apenas para usuários do G Suite – a solução de colaboração e produtividade que oferecemos para empresas, organizações e escolas. A partir de agora, ele estará disponível para qualquer pessoa, de graça, pelo site meet.google.com e também no aplicativo para aparelhos móveis, nas versões iOS e Android. Caso você seja usuário da Agenda Google, também é possível iniciar ou entrar numa reunião a partir de lá, sem complicações.


Se você já tem uma Conta Google (um Gmail, por exemplo), basta se registrar no site meet.google.com e começar o processo. Caso ainda não tenha uma Conta Google gratuita, é só criá-la – leva um minuto e você precisa apenas de um e-mail pessoal ou profissional (pedimos isso como medida de segurança, e esta etapa tem de ser feita uma única vez).

No produto gratuito, as reuniões podem ter no máximo 60 minutos de duração – mas essa restrição só começa a valer em 30 de setembro deste ano. Para planos de escolas e instituições de ensino, veja mais informações na Central de Ajuda. É extremamente importante garantir que esse ambiente virtual seja confiável, por isso pedimos também aos usuários que sejam cuidadosos e conscientes antes de compartilhar publicamente links para reuniões. Na Central de Ajuda você encontra uma porção de dicas sobre como usar o Meet de forma segura e eficaz.

Google Meet para grupos e equipes
Numa empresa, é possível criar reuniões com o Meet para grupos específicos. Desde Janeiro, temos visto o uso de Meet aumentar mais de 30 vezes. Este mês, vimos que estão acontecendo 3 bilhões de videochamadas e adicionando 3 milhões de novos usuários por dia. Na semana passada, Google Meet atingiu mais de 100 milhões de usuários diários que participam em reuniões todos os dias. Isso ajuda os funcionários a ter conversas individuais, a colaborar em equipe e realizar muitas outras atividades. 

Se a sua empresa ainda não é usuário do G Suite, estamos anunciando hoje uma nova edição batizada de G Suite Essentials. Ela é perfeita para equipes que precisam de acesso aos recursos mais avançados do Meet – como números de telefone para chamadas dial-in, grandes reuniões, gravação e moderação dos encontros. O G Suite Essentials também inclui o Google Drive, o que significa acesso simples e seguro a todo o conteúdo necessário para a equipe – e mais Google Documentos, Planilhas e Slides, para criar conteúdo e colaboração em tempo real.
O G Suite Essentials e todos esses recursos avançados estarão disponíveis gratuitamente até o dia 30 de setembro. Caso você tenha interesse no novo pacote, preencha este formulário para entrar em contato com a nossa equipe de vendas.

Google Meet para empresas e organizações
Um hospital atendendo pacientes via telemedicina, um banco que dá assistência a um cliente solicitando crédito, uma loja que oferece ajuda remota a um comprador ou uma fábrica interagindo se forma segura com um técnico que está no depósito: empresas de todos esses setores, e muitos outros, usam o Meet para se manter conectadas. Caso você faça parte de uma das 6 milhões de empresas e organizações que usam o G Suite para permitir a produtividade dos funcionários, mesmo num contexto de trabalho remoto, então você já tem acesso ao Meet. Para habilitar esse recurso, basta que o administrador da conta siga as instruções descritas na Central de Ajuda. Mas o Google quer ajudar todos neste momento de especial complexidade. Por isso estamos oferecendo três formas de acessar o Meet até o dia 30 de setembro, para clientes corporativos novos e existentes:
 
  • Acesso gratuito aos recursos avançados do Meet para todos os clientes G Suite – como transmissões ao vivo para até cem mil pessoas
  • Licenças adicionais e gratuitas para o Meet, no caso de clientes já existentes do G Suite que não tenham nenhuma alteração ao contrato atual
  • G Suite Essentials gratuito para novos clientes corporativos
Para mais informações, as empresas interessadas devem entrar em contato com a nossa equipe de vendas.

Graças à tecnologia de reconhecimento de fala do Google, o Meet oferece legendagem em tempo real

Google Meet para escolas e instituições de ensino superior
Muitas escolas e universidades já estão usando o Meet para dar aulas virtuais, fazer reuniões de pais, conferências com professores, monitoria individualizada e até encontros sociais da comunidade escolar, de forma segura e confiável. O Meet já vem incluído no G Suite para Educação – que, no momento, atende mais de 120 milhões de alunos e professores em todo o mundo. Caso a sua escola já use e G Suite para Educação, o Meet pode ser habilitado pelo administrador da conta sem qualquer custo adicional. Mas se a sua instituição de ensino ainda não usa o G Suite para Educação, você pode se inscrever aqui. Para mais recursos úteis num cenário de ensino à distância, acesse o site Teach from Home.

Esperamos que a nossa iniciativa de tornar o Meet e o G Suite mais disponíveis, para mais e mais gente, facilite uma conexão segura e produtiva entre todos – agora e no futuro.
Postado por Javier Soltero, Vice-Presidente e Diretor Geral de G Suite


No atual cenário, em que milhões de pessoas estão em casa por causa da pandemia de coronavírus, muita gente passou a usar novos aplicativos e ferramentas de comunicação para trabalhar, estudar, se informar e manter contato com amigos e família.

No atual cenário, em que milhões de pessoas estão em casa por causa da pandemia de coronavírus, muita gente passou a usar novos aplicativos e ferramentas de comunicação para trabalhar, estudar, se informar e manter contato com amigos e família.

Embora essas plataformas sejam extremamente úteis no dia a dia, elas podem trazer novos riscos para a segurança digital dos usuários. O Grupo de Análise de Ameaças do Google realiza um monitoramento, 24 horas por dia, para identificar atividades sofisticadas de hackeamento – às vezes patrocinadas por governos. No momento, temos observado um aumento no número de mensagens relacionadas à COVID-19 usadas nesses ataques. Nossos sistemas de segurança identificaram vários novos golpes – e-mails de phishing contendo mensagens falsas, mensagens de supostas ONGs ou entidades de caridade que estariam ajudando a combater a pandemia, instruções de “administradores” para funcionários em home office e até comunicados de pessoas mal-intencionadas que se passam por representantes de planos de saúde. Nossos sistemas também encontraram sites com malware, que fingem ser páginas de acesso a redes sociais populares, organizações de saúde e até mapas oficiais de coronavírus. Só nas últimas semanas nossos classificadores – altamente avançados, que usam aprendizado de máquina – identificaram 18 milhões de tentativas diárias de malware e phishing relacionadas à COVID-19 – e mais de 240 milhões de mensagens de spam conectadas à doença.
 

O Google trabalha para proteger todos os usuários contra esses riscos. Por isso, criamos ferramentas avançadas de segurança em nossos produtos, capazes de identificar e interromper as ameaças antes mesmo que elas cheguem até você. Nossos modelos de aprendizado de máquina no Gmail, por exemplo, encontram e bloqueiam mais de 99,9% das tentativas de spam, malware e phishing. Temos um sistema de segurança que já vem “de fábrica”: ele protege os usuários enviando alertas antes que a pessoa acesse sites fraudulentos, baixe apps com golpes no Google Play e muito mais. Nosso maior objetivo, porém, é ajudar todos a estarem seguros na internet – e não apenas nos nossos produtos. Por isso, compartilhamos aqui dicas, ferramentas e recursos simples, que qualquer pessoa pode usar.

Aprenda a identificar e evitar golpes relacionados à COVID-19
Muitos golpes relacionados ao coronavírus chegam na forma de e-mails. Diante disso, é importante parar por um instante e avaliar qualquer mensagem sobre esse assunto antes de clicar em links ou tomar outras medidas. Fique atento a pedidos de informações pessoais, como endereço ou dados bancários. Links falsos costumam imitar o visual e o texto de sites conhecidos – eles apenas acrescentam algumas palavras ou letras a mais. Por isso, é importante verificar a validade da URL: basta passar o mouse sobre ela (em um computador desktop) ou pressionar o dedo por alguns segundos em cima do endereço (no celular). Lembre-se sempre destas dicas e confira mais informações no site g.co/covidsecuritytips.



Para comunicação relacionada a trabalho, use o e-mail corporativo da empresa
Estamos em contato constante com nossos clientes corporativos, e observamos que, com frequência, os funcionários colocam a companhia em risco ao usar contas e aparelhos pessoais para trabalhar. Mesmo neste período de home office, é importante separar o que acontece no e-mail profissional do pessoal. Contas corporativas trazem recursos adicionais de segurança, que garantem o sigilo das informações privadas da empresa. Caso você tenha dúvidas sobre as proteções de segurança online do seu empregador, fale com o departamento de TI para garantir que esses recursos estão habilitados – como a verificação em duas etapas.

Garanta a segurança das chamadas de vídeo nos aplicativos de videoconferência
O Google Meet já vem com controles de segurança que estão sempre habilitados, por padrão. Isso assegura que pessoas e empresas estejam protegidas na grande maioria dos casos. Mesmo assim, é possível tomar algumas medidas em qualquer aplicativo de videoconferência para aumentar ainda mais a segurança da chamada:
  • Se a reunião usar um código numérico curto, utilize o recurso de pedir uma senha ou código PIN. Esta etapa adicional de verificação ajuda a garantir que apenas pessoas convidadas terão acesso ao encontro.
  • Na hora de compartilhar o convite para uma reunião, não se esqueça de habilitar o recurso “autorização para entrar”. Dessa forma, quem organizou a chamada pode permitir ou negar a entrada de participantes.
  • Se você receber um convite para uma videochamada que exija instalar um novo aplicativo, confira se o convite é realmente válido ou se vem de alguém tentando se passar por outra pessoa. Só instale o app se tiver certeza de que a reunião é real e confiável.

Instale as atualizações de segurança disponíveis
Neste cenário de trabalho em casa, é possível que o laptop da sua empresa não faça as atualizações automáticas de segurança que faria se você estivesse no escritório, conectado à rede corporativa. Caso você receba alertas sobre atualizações de segurança, é importante fazê-las. Elas contêm soluções para vulnerabilidades conhecidas – brechas que os criminosos usam para explorar e atingir usuários.

Use um administrador de senhas para criar e guardar senhas fortes
É bem possível que você esteja usando vários novos aplicativos para trabalhar ou estudar em casa – e pode ser muito tentador usar a mesma senha para todos eles. Pesquisas mostram que 66% dos americanos afirmam usar a mesma senha para várias contas diferentes. Para garantir o sigilo de suas informações pessoais, use sempre uma senha diferente para cada app, que seja forte e difícil de violar. Para facilitar na hora de criar e lembrar dessas senhas, conte com um administrador de senhas – como o que já vem no Android, no Chrome e na sua Conta Google.

Proteja sua Conta Google
Se você tem uma conta Google, é fácil ficar por dentro dos mais recentes problemas de segurança conhecidos e obter recomendações personalizadas, que ajudam a proteger seus dados e aparelhos. Basta fazer uma Verificação de Segurança. Essa ferramenta também permite realizar um Checkup de Senhas, que avisa quando senhas salvas para sites ou contas de outras empresas foram comprometidas e ajuda a criar senhas novas e seguras.

Vale a pena também considerar a possibilidade de adotar a verificação em duas etapas – um sistema que você provavelmente já utiliza em aplicativos de bancos ou serviços financeiros, para garantir mais uma camada de segurança. A verificação em duas etapas afasta pessoas que não devem ter acesso às suas contas: ela cria uma segunda camada de verificação, além do nome de usuário e da senha que você já usa para acessar o app ou a conta. Para adotar essa proteção na Conta Google, acesse g.co/2SV. Caso você exerça uma profissão que atraia ainda mais o interesse de criminosos – jornalista, ativista, político ou profissional de saúde com cargo de decisão –, inscreva-se no Programa Proteção Avançada do Google. Ele oferece o mais elevado grau de proteção, e pode ser acessado pelo site g.co/advancedprotection.

Garanta a segurança de seus filhos na internet
Escolas de diversos países do mundo estão fechadas, e com isso as crianças passam mais tempo na internet. Existem formas de ajudar os pequenos a identificar golpes – como o site Seja Incrível na Internet e o game interativo Interland. O Family Link permite criar contas específicas para cada idade, monitorar os aplicativos que seus filhos baixam e ficar atento as atividades deles na internet.

Nossa equipe continua vasculhando as ameaças de segurança online associadas ao coronavírus, para garantir que os usuários do Google estejam sempre protegidos e bem informados. Para conferir mais dicas sobre como aumentar sua segurança online, acesse a Central de Segurança.

Mark Risher, Diretor Sênior de Segurança de Conta, Identidade e Ameaças

O Brasil está entre os países mais afetados pelo novo coronavírus e a pandemia está tendo um impacto devastador na saúde, vida e emprego de milhões de brasileiros. Todos nós, como cidadãos e como profissionais, tivemos que fazer mudanças drásticas em nosso dia a dia para lidar com este momento sem precedentes em que estamos vivendo. Nosso agradecimento aos trabalhadores que estão na linha de frente para que possamos fazer a nossa parte ficando em casa.
O Brasil está entre os países mais afetados pelo novo coronavírus e a pandemia está tendo um impacto devastador na saúde, vida e emprego de milhões de brasileiros. Todos nós, como cidadãos e como profissionais, tivemos que fazer mudanças drásticas em nosso dia a dia para lidar com este momento sem precedentes em que estamos vivendo. Nosso agradecimento aos trabalhadores que estão na linha de frente para que possamos fazer a nossa parte ficando em casa.

Sabemos que superar um desafio dessa magnitude requer um esforço contínuo e dedicação de todos. Nosso objetivo no Google é fazer o que estiver ao nosso alcance para poder ajudar e, hoje, gostaria de compartilhar com vocês parte do que temos feito no Brasil para apoiar nossos usuários, o poder público, a sociedade civil e empreendedores de todos os tamanhos que lutam para manter seus negócios vivos.

Nossos esforços se concentram em quatro áreas prioritárias, que acreditamos ser essenciais para navegarmos neste momento difícil e seguirmos rumo à recuperação:

Promovendo informação de qualidade e confiável

O acesso à informação de qualidade é fundamental para que o enfrentamento à pandemia seja eficiente e que a recuperação aconteça do modo mais rápido possível. Desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) passou a alertar sobre a propagação do vírus pelo mundo, criamos na Busca um painel de Alerta de COVID-19 garantindo que, ao buscar pelo assunto, o usuário encontre informações confiáveis e úteis produzidas por fontes oficiais de saúde, como a OMS, e, no caso brasileiro, o Ministério da Saúde.

Também lançamos com o governo brasileiro a campanha "Siga as 5 Dicas" que resume as principais recomendações da OMS de como se prevenir e combater a COVID-19. Essas e outras informações, dados e dicas estão reunidas, em português, no site g.co/coronavirus. Além disso, desde março, uma página especial do Google Trends reúne as principais dúvidas dos brasileiros a respeito da doença, que já se tornou o assunto mais pesquisado do ano, ajudando a guiar o trabalho de autoridades públicas e da imprensa.

    


Na Busca e em seções especiais no Google Notícias e no YouTube, o usuário encontra notícias de veículos de imprensa profissional com os últimos acontecimentos e informativos sobre a doença no Brasil e no mundo. Cientes do papel transformador e do alcance da YouTube, também lançamos a campanha #FiqueEmCasa #Comigo para ajudar as pessoas a se sentirem mais conectadas, entretidas e -- com a ajuda de parceiros importantes como o Hospital Albert Einstein -- bem informadas e seguras durante o período de isolamento social.

O apoio ao jornalismo profissional é uma das nossas prioridades no momento, por isso anunciamos a criação de um Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo voltado a pequenos e médios veículos espalhadas pelo Brasil, um segundo fundo dedicado às agências de checagem como o Comprova (composto por 24 organizações brasileiras) e a isenção de pagamento para o uso da nossa plataforma de publicidade por empresas jornalísticas.

Apoiando autoridades de saúde, ONGs e o poder público

Em face do desafio da pandemia, as autoridades públicas devem ser capazes de agir rápido e tomar decisões eficientes para salvar mais vidas. O momento pede colaboração e temos buscado trabalhar próximos por meio de parcerias, recursos financeiros, compartilhamento de ferramentas e suporte tecnológico.

Para proteger os usuários que buscam aplicativos confiáveis sobre COVID-19 no Google Play, a loja virtual do Android, criamos uma área informativa sobre a doença e destacamos aplicativos essenciais para a população brasileira como o Auxílio Emergencial, da Caixa Econômica Federal, e o Coronavírus SUS, do Ministério da Saúde. Também liberamos, para o governo federal, o uso sem custos de recursos do Google Maps que permitem à população identificar local e situação de unidades de saúde mais próximas.

Diante da urgência que a situação nos coloca, colaboramos com autoridades para rapidamente colocar à disposição ou aprimorar aplicativos importantes, como o Infoleg -- que permitiu à Câmara dos Deputados manter as atividades legislativas remotamente --, o Centro de Mídias SP, o EscoLAR e o Aula Paraná, que conectam alunos e professores de escolas estaduais pela internet.

Desde abril, passamos a publicar Relatórios de Mobilidade Comunitária com o objetivo de orientar políticas públicas por meio de dados agregados e anônimos sobre as tendências de movimentação da população sob isolamento social. No Brasil, é possível acompanhar quais Estados estão seguindo com mais rigor as recomendações de isolamento. E, ainda, observar a redução de presença em supermercados, parques e locais de trabalho, tudo respeitando nossos rigorosos protocolos e políticas de privacidade e segurança.

Unimos esforços também com o Ministério da Economia colocando nossos cursos gratuitos de capacitação profissional ao alcance de todos por meio da plataforma Todos por Todos, com opções para aprender a falar em público, gerenciar relações com clientes, buscar emprego, e mais.

Apoiamos também projetos criativos que visem fortalecer o combate à COVID-19 e que venham de organizações da sociedade civil. O Google.org, nosso braço filantrópico, reservou mais de R$ 1 milhão para selecionar e oferecer apoio iniciativas que, por meio da tecnologia, buscam soluções originais para os problemas que a sociedade brasileira enfrenta hoje. A primeira delas é a Olabi, entidade carioca que se propôs a criar uma plataforma digital que conectará demandas dos hospitais e com o movimento maker local que poderá ajudar, destacando iniciativas ativas e também protocolos hospitalares e outras informações relevantes. Em breve, anunciamos mais iniciativas.

Ajudando a conectar educadores e alunos

Com o avanço da COVID-19 e o fechamento de instituições de ensino, assistimos a um salto na adoção de recursos de educação à distância. Basta olhar para o crescimento do número de usuários ativos do Google Sala de Aula, uma das nossas ferramentas gratuitas do G Suite for Education, que quase dobrou durante esse período. Hoje, com muito orgulho, vemos a nossa plataforma ajudar na conexão de 100 milhões de educadores e estudantes em todo o mundo.

No Brasil, estamos presentes em escolas públicas de mais de dez Estados brasileiros em suas iniciativas à distância com o acesso gratuito ao G Suite for Education. Em Santa Catarina, por exemplo, mais de 448 mil estudantes e 26 mil professores puderam seguir com suas atividades escolares de forma complementar nesta transição ao digital.

Sabemos também que os educadores estão enfrentando o grande desafio de dar aulas remotas, numa escala sem precedentes – e, em alguns casos, pela primeira vez na vida. Por isso, estamos criando novos recursos de ensino à distância, além de novos materiais de treinamento. Em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação para Educação, da Unesco, lançamos recentemente o Ensine em Casa, uma central de informações, dicas, treinamentos e ferramentas, coletados em todo o Google for Education para ajudar os professores a continuar ensinando durante a pandemia.

Contribuindo para a continuidade dos negócios e a recuperação econômica

O distanciamento social e a quarentena tiveram um impacto significativo para as economias de países em todo o mundo, incluindo no Brasil. Do dia para a noite, as lojas fecharam e as pessoas passaram a consumir apenas o essencial, o que mudou drasticamente o perfil da demanda de consumidores para negócios de todos os tamanhos.

As pequenas e médias empresas estão sofrendo os efeitos desse período de incerteza e, para dar fôlego àqueles que movem as economias locais, o Google anunciou o emprego de mais de US$ 800 milhões globalmente, sendo a maior parte deste valor dedicada a apoiar os empreendedores neste momento, seja por meio de créditos para publicidade em nossas plataformas ou empréstimos subsidiados por meio de operações de microcrédito.

Além disso, estamos oferecendo uma série de recursos que podem ajudar essas empresas a atravessar o atual período de crise. Na página "Em Casa" (g.co/EmCasa), que já recebeu mais de 1 milhão visitantes únicos desde sua estreia, indicamos formas para aprender, trabalhar e manter-se conectado durante o período de isolamento. Nela, temos uma seção dedicada a quem quer aprender a gerenciar seu negócio de casa ou aprimorar-se em alguma habilidade específica, como Marketing Digital.

Também lançamos recentemente a Google Academy, uma plataforma de educação e conteúdos on-line sobre publicidade digital. Por meio dela, especialistas de Google Ads e escolas parceiras de treinamento apresentam, semanalmente, conteúdos e dicas sobre como anunciar usando plataformas do Google, em vídeos que vão do nível básico ao avançado.

Outra iniciativa importante é a Mentoria Cresça com o Google. O programa oferecerá, gratuitamente, 5 mil sessões de orientação com mentoras selecionadas pela Rede Mulher Empreendedora. Elas vão tirar dúvidas de pequenos empresários sobre temas como contabilidade, modelos de negócio e inteligência emocional.



Quero compartilhar também que demos início à 5ª turma do programa Google for Startups Accelerator, a primeira que acontecerá totalmente à distância. Por meio do programa, nosso time de mentores e especialistas está ajudando as dez empresas selecionadas a desenvolverem e aperfeiçoarem a tecnologia em seus produtos e serviços e, assim, acelerarem seus negócios.

Sabemos o quanto as startups são importantes para contribuir com inovação em momentos como esse. É o caso da Portal Telemedicina que, com a ajuda de mentores do Google for Startups e engenheiros do Google Cloud, desenvolveu um algoritmo de inteligência artificial capaz de identificar, em exames de raio-x e tomografia, se uma pneumonia é tradicional (viral ou bacteriana) ou causada por COVID-19, com taxa de acerto de 95%. A tecnologia não substitui o teste virológico, mas ajuda na triagem de pacientes na situação de escassez de testes vivida em muitas regiões do país.

Nas últimas semanas, músicos de diversos gêneros têm organizado lives de suas casas e se conectado com a audiência de forma única no YouTube, batendo recordes globais de audiência em transmissões ao vivo na plataforma. O formato foi abraçado pelo público: desde o começo de abril, o interesse pelo termo “live” no YouTube cresceu 4.900% e o Brasil passou a dominar o ranking global de maiores transmissões ao vivo.

Além de oferecer entretenimento para quem está em casa, o YouTube se tornou uma ferramenta importante para que os artistas continuem a fazer seus negócios girarem, mesmo em um momento de restrição para shows em todo o mundo. Além disso, muitos têm usado o alcance da plataforma para desenvolver campanhas de doações relacionadas à COVID-19 e arrecadado milhares de toneladas de alimentos para ajudar quem precisa.

Sabemos que não será fácil sair dessa crise e que há muito trabalho pela frente para todos os brasileiros. Estamos comprometidos em ajudar o país a superar os desafios mais urgentes, bem como os de longo prazo. Nosso foco sempre será  garantir que todos tenham acesso às informações e ferramentas necessárias para construirmos um futuro melhor juntos.

Saúde e força para todos!

Postado por Fabio Coelho, presidente do Google Brasil e vice-presidente da Google Inc.

A evolução da pandemia de COVID-19 e as medidas de distanciamento social necessárias para evitar o avanço da doença geraram impactos significativos para os empreendedores. Muitas empresas de pequeno e médio porte foram obrigadas, da noite para o dia, a fechar suas lojas ou restaurantes e colocar em prática uma nova estratégia para continuar atendendo seus clientes nesse período.
A evolução da pandemia de COVID-19 e as medidas de distanciamento social necessárias para evitar o avanço da doença geraram impactos significativos para os empreendedores. Muitas empresas de pequeno e médio porte foram obrigadas, da noite para o dia, a fechar suas lojas ou restaurantes e colocar em prática uma nova estratégia para continuar atendendo seus clientes nesse período.

De acordo com um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cerca de 13 milhões de PMEs sofrerão os efeitos dessa crise. Além disso, a Organização das Nações Unidas (ONU) já aponta que as empreendedoras estão sendo mais afetadas pela situação, uma vez que o trabalho doméstico aumenta ao mesmo tempo em que a renda diminui.

Para ajudar pequenas e médias empresas brasileiras durante o surto da COVID-19, o Google lança hoje o programa de Mentoria Cresça com o Google. Por meio dele, donos de PMEs terão a oportunidade de tirar dúvidas e receber orientação gratuita de empreendedoras sobre as principais áreas da rotina de uma empresa que podem ter sido afetadas pela pandemia.




O programa, realizado em parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME), terá mais de 30 mentoras e, durante dois meses, os interessados poderão agendar reuniões de 30 minutos com elas. Será possível tirar dúvidas sobre diversos temas, incluindo vendas on-line (e-commerce), finanças e contabilidade, inteligência emocional para empreendedores, inovação e modelos de negócio, apoio jurídico e marketing digital. No total, o programa vai oferecer 120 sessões de mentoria on-line diárias, totalizando 5 mil ao final do período.



O agendamento para as sessões de mentoria já está aberto e pode ser feito por meio do site g.co/EmCasa até o final de junho de 2020. É necessário ter uma Conta Google para realizar a inscrição e há o limite de participação em uma mentoria por tema a cada 30 dias.

Desde de 2017, o Cresça com o Google já capacitou mais de 100 mil pessoas presencialmente. Com o programa Mentorias, acreditamos que o Cresça com o Google poderá continuar a distribuir conhecimento sobre empreendedorismo e habilidades digitais, temas ainda mais importantes neste momento de incerteza.

Postado por Valdir Leme, head de Marketing no Google Brasil

Comparação lado a lado da nova tecnologia Duo AV1 de codec para vídeo, a 30kbps. Ela é tão eficiente que funcionaria até com a internet discada dos anos 90!


Minha agenda social tem sido movimentada nas últimas semanas: happy hours com amigos, reuniões de família no fim de semana, festas de aniversário com a participação de gente que mora em várias cidades diferentes. Tudo isso acontece no Google Duo, nosso aplicativo de chamadas por vídeo. A mesma rotina tem se repetido com muitas pessoas recentemente. Na verdade, 1,7 milhão de usuários se registram no Duo todos os dias. Por isso, lançamos novos recursos no app, que ajudam a fazer a gente se sentir perto mesmo estando longe. Hoje estamos anunciando mais novidades.

Chamadas seguras e confiáveis

Chamadas de vídeo de alta qualidade com privacidade garantida são essenciais para momentos como este – quando não podemos nos encontrar pessoalmente com as pessoas de quem gostamos. Justamente por isso, o Duo foi desenvolvido, desde o início, para ser criptografado de ponta a ponta. Estamos fazendo melhorias constantes para garantir que as chamadas por vídeo sejam claras e sem interrupções. Num post recente, contamos como o Duo usa inteligência artificial (AI) para reduzir interrupções no áudio. Ao longo da próxima semana, vamos lançar uma nova tecnologia de vídeo codec para aprimorar a qualidade e a confiabilidade da imagem nas chamadas – mesmo em conexões com pouca banda. 
Comparação lado a lado da nova tecnologia Duo AV1 de codec para vídeo, a 30kbps. Ela é tão eficiente que funcionaria até com a internet discada dos anos 90!

Registre os movimentos especiais do cotidiano

Durante este período, estamos nos reunindo de um jeito diferente. Mesmo assim, continuamos vivendo momentos memoráveis, que merecem ser guardados: alguém apagando uma vela de aniversário, uma conversa com amigos enquanto todos preparam o jantar. A partir de hoje, quem estiver numa chamada de vídeo pode tirar uma foto dos participantes, de forma rápida e simples, no celular, tablet ou chromebook. As imagens registradas são colocadas lado a lado, numa moldura e automaticamente compartilhadas com todos os presentes na chamada – para serem salvas e guardadas na memória.

Reúna mais gente nas chamadas de vídeo

Chamadas em grupo estão em alta: observamos um volume oito vezes superior ao normal nesse tipo de ligação pelo Duo. Agora é possível ter até 12 participantes (e não mais 8) numa chamada via Android ou iOS. Nas próximas semanas, aumentaremos o número máximo de participantes para 32.

Conte para as pessoas que você está pensando nelas

Quando não é possível fazer uma chamada, existe a alternativa de enviar vídeos, mensagens de voz, fotos e anotações. Esses recados podem ser personalizados com texto, emojis e desenhos. Nas últimas semanas, houve um aumento de 180% no envio de mensagens – e de 800% nas regiões mais afetadas pelas medidas de distanciamento social. Dá para dizer “estou com saudade” ou “estou pensando em você” usando um dos efeitos oferecidos pelo Duo. A partir de hoje, estamos derrubando o prazo de validade de 24 horas para essas mensagens. Ou seja: já é possível salvar os recados mais importantes.

O Google Duo permite fazer chamadas de alta qualidade com poucos cliques para qualquer contato da lista do usuário – em aparelhos Android ou iOS, tablets, navegadores da internet em dispositivos Windows, Mac ou ChromeOS (e até em alto-falantes como o Nest Mini). Esperamos que os novos recursos anunciados hoje ajudem mais gente a se sentir perto dos amigos e da família neste momento em que não podemos estar fisicamente próximos.

Postado por Dave Citron, gerente de produtos do grupo e Google Duo





No Google, a sustentabilidade começa em casa. Nós nos esforçamos para construir sustentabilidade em tudo o que fazemos. Hoje, compartilhamos que direcionamos 100% de nosso uso de energia com compras de energia renovável pelo terceiro ano consecutivo. No Dia da Terra e todos os dias, estamos comprometidos em ajudar todos a construir um mundo mais sustentável, e parte disso significa facilitar a todos fazer escolhas ambientalmente amigáveis. De acordo com o Google Trends, nos últimos 90 dias, o interesse de busca por "Como viver um estilo de vida sustentável" aumentou mais de 4.550%. Para comemorar o Dia da Terra, enquanto muitos de nós estamos encontrando nosso novo “normal” enquanto nos protegemos, eu queria compartilhar algumas das minhas dicas simples de sustentabilidade favoritas.
No Google, a sustentabilidade começa em casa. Nós nos esforçamos para construir sustentabilidade em tudo o que fazemos. Hoje, compartilhamos que direcionamos 100% de nosso uso de energia com compras de energia renovável pelo terceiro ano consecutivo. No Dia da Terra e todos os dias, estamos comprometidos em ajudar todos a construir um mundo mais sustentável, e parte disso significa facilitar a todos fazer escolhas ambientalmente amigáveis. De acordo com o Google Trends, nos últimos 90 dias, o interesse de busca por "Como viver um estilo de vida sustentável" aumentou mais de 4.550%. Para comemorar o Dia da Terra, enquanto muitos de nós estamos encontrando nosso novo “normal” enquanto nos protegemos, eu queria compartilhar algumas das minhas dicas simples de sustentabilidade favoritas.


Proteja o planeta – e o seu bolso
Se eu disser que guardar as compras do mercado no lugar certo, congelar sobras de comida, usar uma máquina de lavar louça (em vez de lavar tudo na pia) e baixar em apenas alguns graus a temperatura do aquecedor de água ajuda a proteger o meio ambiente, você pode pensar: “ah, isso é simples demais”. Entretanto, os maiores impactos causados ao planeta vêm de apenas três fontes: alimentos, água e uso de energia. Se cada um de nós fizer pequenas mudanças, juntos podemos causar um grande impacto positivo – e ainda por cima reduzir os gastos domésticos. Nossa ferramenta Your Plan Your Planet [Seu Plano, Seu Planeta] traz outras dicas simples para aplicar em casa.



Um Doodle sobre a importância das abelhas
O Doodle interativo de hoje, especial para o Dia da Terra, é perfeito para os abelhudos que querem saber tudo sobre ciência. Criado em parceria com a organização The Honeybee Conservancy, ele convida o usuário a orientar uma abelhinha que poliniza flores e a aprender uma porção de coisas divertidas e interessantes sobre esses insetos e sua importância para o planeta. Mesmo neste período de distanciamento social é possível tomar atitudes que ajudam nessa frente: apoiar os apicultores da sua região, plantar um jardim polinizador ou criar um “bebedouro de abelhas” para atraí-las a beber água e polinizar as flores da sua casa.



“Como” ajudar: mais sugestões
Houve um aumento perceptível nas buscas com a palavra-chave “como fazer”. As pessoas querem informações sobre alimentos, reciclagem e compostagem. Quem mora nos Estados Unidos ou no Canadá pode perguntar ao Assistente como reciclar materiais específicos, e vai receber respostas específicas sobre a cidade onde mora. Temos também a playlist Earth Day no YouTube, com a nossa curadoria, que ensina a fazer compostagem de resíduos, consertar roupas velhas ou transformar sobras numa refeição diferente e gostosa.

Uma pergunta especialmente popular na Busca tem sido “como congelar”. Abaixo, cito uma lista das respostas que me parecem mais úteis:

  1. Como congelar leite? Coloque o leite dentro do freezer na própria embalagem plástica original, ou num recipiente de vidro que possa ir ao congelador. É preciso deixar espaço sobrando, pois o leite congelado se expande – por isso não esqueça de retirar um pouquinho do líquido da embalagem original, se necessário. Quando quiser beber o leite, descongele-o na geladeira.
  2. Como congelar ovos? Para congelar ovos inteiros, com gema e clara juntas, basta bater os ovos que deseja congelar e colocar a mistura resultante numa forma de gelo, num recipiente que possa ir ao freezer um num saco plástico vedado, adequado para congelamento. Caso você queira usar os ovos separados, é melhor colocá-los individualmente nos buraquinhos da bandeja de gelo – assim ficam mais fácil separá-los na hora de descongelar.
  3. Como congelar brócolis? Para que o congelamento dê certo, é preciso primeiro branquear o vegetal – os floretes e o talo. Isso porque, se for congelado cru, o brócolis vai ficar com um sabor amargo, sem graça e com o talo despedaçado. Branquear (em água fervente, por três minutos) ou cozinhar no vapor (por cinco minutos) antes de congelar ajuda a preservar o verde vivo e o gosto da verdura.
Curta o Planeta Terra de qualquer lugar
Neste momento, sabemos que não é possível viajar, que os parques estão temporariamente fechados e todos temos de respeitar o distanciamento social. Diante disso, pode parecer que o resto do mundo está fora do nosso alcance. Embora nada substitua as viagens de verdade, é possível tirar “férias virtuais” mesmo estando em casa e conhecer nosso planeta até durante a quarentena usando o Google Earth.

Quem gosta de belezas naturais pode explorar as mais lindas florestas, quedas d’água espetaculares e lagos impressionantes. Usuários interessados em conhecer os animais que habitam a Terra podem conhecer o kākāpō, as tartarugas marinhas ou as baleias jubarte. E aqueles afeitos a viagens científicas podem conhecer os ecossistemas do mundo, compreender o impacto das espécies-chave em seus respectivos habitats e descobrir como ser um cientista no quintal de casa. Basta ter um celular.

Espero que essas dicas sejam uma maneira fácil de começar. No Google, sabemos que as ações individuais coletivamente podem fazer uma grande diferença e estamos felizes em apoiar todos em sua jornada para uma vida mais sustentável.

Publicado por Kate Brandt, diretora de Sustentabilidade

Durante os tempos de crise global, as pessoas confiam no jornalismo de qualidade para se manterem informadas e seguras. E os anúncios que aparecem ao lado das notícias ajudam a financiar os jornalistas que as escrevem, mantendo sites e aplicativos de notícias em funcionamento.
Durante os tempos de crise global, as pessoas confiam no jornalismo de qualidade para se manterem informadas e seguras. E os anúncios que aparecem ao lado das notícias ajudam a financiar os jornalistas que as escrevem, mantendo sites e aplicativos de notícias em funcionamento.

Muitos editores no mundo todo usam o Google Ad Manager para apoiar seus negócios digitais com publicidade. Como a pandemia de coronavírus afeta a economia global, a Google News Initiative (GNI) está buscando formas de dar apoio financeiro imediato às organizações de todo o mundo que produzem conteúdo jornalístico original.

Por isso, decidimos isentar o pagamento das faturas da plataforma de publicidade para empresas jornalísticas, globalmente, por um período de até cinco meses. Nos próximos dias, vamos notificar os parceiros que atendem aos requisitos a respeito dos detalhes do programa, e o que eles podem esperar ver nos próximos extratos da conta.

Isso se soma ao Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo, iniciativa que está fornecendo ajuda a milhares de pequenas e médias empresas jornalísticas no mundo todo, e em outros programas de apoio ao setor de notícias. Com esses esforços, pretendemos ajudar o setor a reduzir parte do custo de gerenciar seus negócios e a financiar o jornalismo durante esse período.


Postado por Jason Washing, Diretor de Parcerias Globais de Notícias

Estamos atravessando um período difícil, e neste momento um pouco de inspiração faz um bem danado. Por isso, no Dia Mundial da Arte o Google Arts & Culture lança um novo acervo ...
Estamos atravessando um período difícil, e neste momento um pouco de inspiração faz um bem danado. Por isso, no Dia Mundial da Arte o Google Arts & Culture lança um novo acervo: Diversão para a Família com o Arts & Culture. Essa coleção oferece a pais e filhos um jeito diferente de aprender sobre arte, animais, ciência, espaço, livros e música. É possível, por exemplo, descobrir o que tem dentro de um buraco negro; usar a realidade virtual para caminhar com um gigante jurássico; e até treinar um pouco da mágica de Harry Potter. Os pequenos podem também seguir um pinguim divertido e irritante em vários passeios virtuais por salas de museus.



Graças à ajuda de nossos parceiros, novos tesouros e histórias passam a ficar disponíveis no Google Arts & Culture. Mais de cem exposições variadas, vindas de 35 de instituições culturais como a Atassi Foundation (Emirados Árabes Unidos), o Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires (Argentina), o Palazzo Monti (Itália) e o Yale Center for British Art (Estados Unidos), reúnem cerca de 18 mil obras, peças de arte e histórias. A Nakamura Keith Haring Collection, do Japão, é o único museu do mundo a exibir com exclusividade os trabalhos de Keith Haring. São mais de 50 obras do artista americano, entre elas o anjo amarelo-vivo de grandes asas abertas, agora digitalizado em altíssima definição.

Um dos personagens característicos de Keith Haring, "O Anjo". Explore-o nos mínimos detalhes, graças à Art Camera.

Para o Brasil, as histórias únicas do Museu do Café, o Museu Oscar Niemeyer e o Museu da Casa Brasileira estão disponíveis na plataforma a partir de hoje. Todos são convidados a descobrir, aprender e explorar a exposição "Calixto: Discurso do Progresso e Identidade Paulista". Os usuários também podem fazer uma tour virtual pelas exposições fotográficas "Man Ray em Paris" e "O último Império - Serguei Maksimishin", duas exposições fotográficas do Museu Oscar Niemeyer, além das exposições “Coleção MCB” "A Casa e a Cidade - Coleção Crespi Prado" e "Remanescentes da Floresta Atlântica & Acervo MCB", itens de destaque do acervo do Museu da Casa Brasileira.

Para quem quiser saber mais, segue uma lista de jeitos de se divertir com o Arts & Culture em casa. E, para viajar sem sair da sua poltrona, confira as maravilhas culturais da Itália, França, Espanha e do Reino Unido. A aventura continua no Google Arts & Culture e no aplicativo grátis disponível para iOS e Android.

Publicado por Valeria Gasparotti, gerente de programa do Google Arts & Culture

O noticiário local é um recurso fundamental para que pessoas e comunidades se mantenham conectadas quando tudo vai bem. No momento atual, ele desempenha um papel ainda mais importante na cobertura de situações de quarentena, distanciamento social ou isolamento total em determinadas regiões; do fechamento de escolas e parques; e na divulgação de informações sobre os impactos do coronavírus no cotidiano dos cidadãos.

Entretanto, esse setor crucial passa por um dos momentos mais desafiadores de sua história: a indústria de notícias está enfrentando cortes de pessoal, férias coletivas e redução de custos, resultantes da desaceleração econômica imposta pela COVID-19. O Google News Initiative quer ajudar a enfrentar o problema, e por isso vai lançar um Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo. O objetivo é oferecer apoio a milhares de pequenos e médios veículos de todo o mundo, bem como a empresas que cobrem o noticiário local. O financiamento será aberto a organizações de mídia que produzem conteúdo original voltado a comunidades regionais durante a crise atual. Os valores irão de alguns milhares de dólares para redações pequenas a dezenas de milhares para organizações de maior porte, essas quantias vão variar também de acordo com a região.

A partir de hoje, veículos de imprensa de qualquer lugar podem se inscrever para receber recursos – basta preencher um formulário simples. Nosso objetivo foi criar o processo mais fácil possível, de modo a assegurar que a ajuda chegue às redações de vários lugares do mundo. O prazo de inscrições se encerra na madrugada do dia 30 de abril de 2020, às 3h59, horário de Brasília. Ao fim dessa etapa, vamos anunciar quem vai receber os fundos e como cada veículo vai usar o dinheiro.

Sabemos também que cobrir a pandemia de coronavírus pode causar efeitos diretos na vida de repórteres que atuam na linha de frente. Pensando nisso, o Google.org vai doar ao todo US$ 1 milhão para o International Center for Journalists (ICFJ), que planeja oferecer recursos de apoio imediato a repórteres de todo o mundo, e para o Dart Center for Journalism and Trauma da Columbia Journalism School, que está ajudando jornalistas expostos a situações traumáticas durante esta crise.

Este comunicado de hoje se soma a outros esforços que estamos fazendo para apoiar o setor de notícias e conectar as pessoas a informações confiáveis e de qualidade, num momento em que elas são extremamente necessárias. Acreditamos que temos a responsabilidade de fazer o que estiver ao nosso alcance para aliviar a pressão financeira imposta às redações. Continuaremos buscando novas maneiras de ajudar, com novos anúncios que serão feitos em breve.

Postado por Richard Gingras, vice-presidente de Notícias do Google


No mundo todo, governos e autoridades de saúde estão trabalhando juntos para encontrar soluções para a pandemia da COVID-19, proteger as pessoas e permitir que todos retomem suas vidas normalmente. Desenvolvedores de software estão contribuindo com a elaboração de ferramentas técnicas para ajudar a combater o vírus e a salvar vidas. Nesse espírito de colaboração, Google e Apple estão anunciando um esforço conjunto para permitir o uso de tecnologia Bluetooth para ajudar governos e agências de saúde a reduzir a propagação do vírus, tendo privacidade e segurança do usuário como elementos centrais.

No mundo todo, governos e autoridades de saúde estão trabalhando juntos para encontrar soluções para a pandemia da COVID-19, proteger as pessoas e permitir que todos retomem suas vidas normalmente. Desenvolvedores de software estão contribuindo com a elaboração de ferramentas técnicas para ajudar a combater o vírus e a salvar vidas. Nesse espírito de colaboração, Google e Apple estão anunciando um esforço conjunto para permitir o uso de tecnologia Bluetooth para ajudar governos e agências de saúde a reduzir a propagação do vírus, tendo privacidade e segurança do usuário como elementos centrais.

Como a COVID-19 pode ser transmitida tendo contato próximo com indivíduos afetados, as organizações de saúde pública entenderam o rastreamento de contatos como uma ferramenta valiosa para ajudar a conter a disseminação da doença. Diversas autoridades de saúde pública, universidades e ONGs de todo o mundo vêm fazendo um trabalho importante no desenvolvimento de uma tecnologia de consentimento (opt-in) para rastreamento de contato. Para promover essa causa, Google e Apple farão o lançamento de uma solução com APIs (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicações) e tecnologia no nível de sistema operacional para auxiliar na ativação do rastreamento de contatos. Dada a urgência do momento, o plano é implementar esta solução em duas etapas, enquanto mantemos a privacidade do usuário sob forte proteção.

Inicialmente, em maio, as duas empresas lançarão APIs que permitem a interoperabilidade entre dispositivos Android e iOS usando aplicativos de autoridades de saúde pública. Esses apps oficiais estarão disponíveis para os usuários baixarem em suas respectivas lojas virtuais.

Nos próximos meses, Apple e Google trabalharão para habilitar uma plataforma mais ampla de rastreamento de contatos baseada em Bluetooth, incorporando essa funcionalidade nas plataformas subjacentes. Essa é uma solução mais robusta que uma API e permitiria a participação de mais indivíduos, se eles optarem por participar, e a interação com um ecossistema mais amplo de aplicativos e autoridades governamentais de saúde. Privacidade, transparência e consentimento são de extrema importância nesse esforço, e esperamos construir essa funcionalidade em consulta constante com a sociedade. Além disso, publicaremos informações sobre nosso trabalho de modo aberto para que outras pessoas possam analisar.

Todos nós na Apple e no Google acreditamos que nunca existiu um momento mais importante do que este para trabalharmos juntos com o objetivo de resolver um dos problemas mais urgentes do mundo. Por meio de uma estreita cooperação e de colaboração com os desenvolvedores, governos e prestadores de saúde pública, esperamos usar o poder da tecnologia para ajudar países ao redor do mundo a reduzir a propagação da COVID-19 e acelerar o retorno à vida cotidiana.

Mais informações e especificações técnicas:



  • Privacy-safe contact tracing using Bluetooth Low Energy (somente em inglês)
  • Contact Tracing Bluetooth Specification (somente em inglês)
  • Contact Tracing Cryptography Specification (somente em inglês)
  • Android Contact Tracing API (somente em inglês)