O Blog do Google Brasil
Novidades sobre os produtos e a tecnologia do Google no Brasil e no mundo
Fale ao celular e com o celular
28 outubro, 2010
Em um celular, com um teclado menor ou virtual, digitar rapidamente os termos de busca pode não ser a melhor opção. Em vez disso, uma interface mais humana, rápida e eficiente seria poder falar os termos de busca, que seriam interpretados por seu celular. Hoje anunciamos uma solução de reconhecimento de voz em português para a realização de buscas. Agora se você tem um telefone Android com sistema 2.1 em diante ou um iPhone poderá usar o recurso de 'Pesquisa por Voz'. Para fazer uma busca, simplesmente fale para o seu celular os termos de busca desejados. O aplicativo converte voz em texto, tornando ainda mais fácil fazer buscas na Internet. Além disso, é também possível converter unidades (Reais para Dólares, ou quilômetros para milhas, por exemplo), procurar notícias sobre um assunto específico ou ainda encontrar bares e restaurantes perto de localização atual do usuário. Veja o vídeo com uma demonstração.
Para baixar esse aplicativo, procure 'Pesquisa por Voz' no seu Android Market, ou 'Google Mobile App' no iPhone App Store.
E, o que aconteceria se o seu GPS se encontrasse com o Google?
Navegação em Mapas por GPS
Além das funcionalidades acima, a Pesquisa por Voz também esta completamente integrada ao mais novo serviço de navegação do Google, a Navegação em Mapas por GPS, disponível agora também no Brasil, integrado ao Google Maps para celulares Android. O sistema utiliza o GPS do celular para calcular rotas, com instruções sonoras que cobrem passo-a-passo do começo até o fim do percurso desejado, indicando o caminho a seguir. O usuário com smartphone rodando Android 1.6 em diante poderá simplesmente falar o destino para o telefone, recebendo assim a rota detalhada de sua viagem. Por usar como base o Google Maps, todas as informações recebidas no celular estarão sempre atualizadas, sem a necessidade de baixar pacotes com atualização de mapas.
Com esses lançamentos, os usuários de telefones Android e iPhone poderão romper a barreira da digitação de instruções para fazer uma busca ou encontrar seu caminho até o destino desejado.
O Navegador GPS é uma função integrada ao Google Maps, e já está disponível (sem a necessidade de atualiazação) no seu Android.
Para mais informações sobre estes e outros aplicativos visite o portal mobile do Google em http://mobile.google.com.br.
Postado por: Hugo Barra
Diretor mundial para dispositivos móveis do Google
Google Developer Day - Depois do Japão, prontos para o Brasil
25 outubro, 2010
O Google Developer Day Japão recebeu 1.700 participantes em Tóquio e em Kyoto no dia 28 de setembro.
Durante a nossa apresentação, compartilhamos atualizações e demonstrações de cada uma das nossas áreas de prioridade mundial: Chrome e HTML5, Computação em Nuvem, e Android, . Para assistir aos vídeos das palestras, acesse http://youtube.com/GoogleDevelopersJa (alguns trechos estão em japonês e outros em inglês). Graças à nossa comunidade de desenvolvedores japoneses, o país é segundo maior mercado em upload de aplicativos do Android e em uso de App Engine.
E agora? Estamos nos preparando para o
Google Developer Day Brasil
, que será realizado em São Paulo, no hotel Sheraton WTC, no dia 29 de outubro.
Depois de nossa palestra, teremos vinte sessões técnicas sobre Android, Chrome e HTML5, Computação em Nuvem e APIs do Google, além de dois painéis. Durante todo o dia,
palestrantes convidados
contarão suas experiências com nossos produtos e com a indústria de tecnologia. Na Happy Hour, você poderá conversar com nossos palestrantes e integrantes do GTUG, além de comer e beber algo para se preparar para o fim de semana prolongado. Para mais informações sobre nossos palestrantes e horários, consulte nossa
programação completa
.
O credenciamento será no período das
08:00 às 09:00
. Como temos muitas palestras, vamos começar o evento pontualmente às 09:00 com nosso imperdível discurso de abertura (
keynote
). Por isso, pedimos gentilmente que você planeje chegar ao local o mais cedo possível para conseguir efetuar o credenciamento e encontrar um bom assento.
A procura por convites para o Google Developer Day foi enorme neste ano e, devido à limitação do local, não pudemos acolher a maioria das solicitações. Realmente gostaríamos de poder receber mais convidados. Mas fique em contato conosco por meio do
Google Code Blog
, aqui no Blog do Google Brasil e pelo
Twitter
@googledevbr (Hashtag: #gddbr).
Postado por: Susan Taing, gerente de Marketing de Produto
O novo Google Search Appliance - uma ponte para a nuvem
14 outubro, 2010
No ano passado, houve um rápido crescimento no número de empresas que usam aplicativos com base na computação em nuvem. Informações confidenciais de empresas são criadas e compartilhadas internamente por meio de aplicativos como o Google Apps, utilizado por mais de três milhões de empresas, e externamente por meio de aplicativos sociais como o Twitter. No entanto, a maioria das informações de uma organização ainda é mantida em sistemas no local. O novo recurso de Conexão à nuvem do Google Search Appliance possibilita a pesquisa do conteúdo tanto no local quanto na nuvem a partir da mesma caixa de pesquisa. Os resultados exibidos são os mais recentes e relevantes, para que o usuário possa tomar decisões melhores de negócios.
Conexão à nuvem
O Conexão à nuvem informa ao usuário os resultados relevantes dentro de sites, documentos, planilhas e apresentações pessoais do Google Apps ao lado de resultados de locais de armazenamento mais tradicionais, como sistemas de gerenciamento de conteúdo e compartilhamento de arquivos. Para muitos, o Conexão à nuvem é um recurso que poderá salvar sua carreira. Por exemplo, você pode encontrar o plano de projeto oficial ainda não atualizado em um sistema local, assim como as anotações da reunião que identificavam uma falha que atrasaria o projeto escritas há poucos minutos no Google Docs. Com o Conexão à nuvem, também adicionamos a capacidade de pesquisa de conteúdo social do Twitter e um Google Site Search personalizado para procura em fontes, como blogs e websites da indústria.
Organizações como a Delta Hotels e a Legal Services of Northern California já utilizam o Google Apps e o Google Search Appliance. E o Conexão à nuvem é uma peça importante na nossa eterna missão de oferecer uma “pesquisa universal” em um grande número de sistemas corporativos e tipos de conteúdo.
Pesquisa de pessoas
Além do acesso ao conteúdo colaborativo no Google Apps, este lançamento ajuda a incentivar a colaboração entre funcionários. O recurso Pesquisa de pessoas identifica os funcionários relevantes associados a uma consulta de pesquisa e facilita o contato com eles a partir da interface de pesquisa. Por exemplo, a pesquisa 'marketing de campo' exibe o conteúdo relevante, assim como uma lista de integrantes da equipe de marketing de campo e seus dados para contato, para que o usuário possa ter acesso rápido ao auxílio de especialistas. As organizações podem indexar as informações de diretórios de funcionários, como departamentos, interesses, especialidade e localização. E, além disso, há um conector de LDAP incluso neste lançamento para ajudar o Pesquisa de pessoas a funcionar desde o início.
Recursos adicionais
O novo recurso Dynamic Navigation (um pedido frequente dos clientes) possibilita aos usuários encontrar rapidamente os resultados de pesquisa com base nos parâmetros individuais do componente. E o Espelhamento Ativo-Ativo garante alta disponibilidade ao espalhar o tráfego da pesquisa por múltiplas caixas. Ademais, o suporte aprimorado para ACLs no índice enseja a ligação prematura para implantações na faixa dos bilhões de documentos.
Ao transferir a sua empresa para a computação em nuvem, os recursos pioneiros do Google Search Appliance podem ser uma ponte importante entre os sistemas no local e na nuvem, além de agilizar a colaboração entre funcionários.
Postado por: Rajat Mukherjee
A Orquestra Sinfônica do YouTube está de volta!
13 outubro, 2010
A primeira orquestra colaborativa on-line do mundo voltou, e desta vez uma nova leva de músicos se apresentará no palco da Ópera de Sydney.
Parece que foi ontem que o Carnegie Hall ficou em alvoroço com a apresentação cujos ingressos se esgotaram e que foi
manchete
em
todo o mundo
(links em inglês). Noventa e seis músicos de mais de trinta países viajaram para Nova York para se apresentarem juntos. Primeiro eles enviaram um vídeo de teste ao website, depois a comunidade do YouTube escolheu quem faria parte desse emocionante evento. Agora, temos o prazer de convidar você para o teste da Orquestra Sinfônica do YouTube 2011.
Além de um novo local, este “segundo ato” inclui um novo elemento: “Nave mãe”, obra do compositor
Mason Bates
. No momento, ainda falta uma parte: uma improvisação criada por você. Ouça a composição aqui e comece a pensar na sua contribuição.
Desta vez, há duas maneiras de realizar o teste de audição. Para o teste clássico, toque as composições para o seu instrumento listadas no canal. Para ter a chance de contribuir com a sua própria criação, escolha o instrumento que utilizará para o solo. Não importa se você toca trompete, viola ou berimbau. Se avançar para os estágios finais, você se juntará a músicos de todo o mundo para um encontro musical de uma semana com o maestro vencedor do Grammy Michael Tilson Thomas, que está de volta para conduzir a orquestra.
A Orquestra Sinfônica do YouTube 2011 é uma parceria com a Orquestra Sinfônica de Sydney, a Orquestra Sinfônica de Londres e a Filarmônica de Berlim dentre outras das mais importantes instituições de música clássica do mundo. Este evento só foi possível com o apoio da Hyundai.
Michele Flannery, Gerente de Música, assistiu recentemente ao vídeo “
Eucalyptus Didgeridoo Solo
”
Conversas agrupadas, ou não. Agora os usuários é que decidem.
11 outubro, 2010
Quando criamos o Gmail, tínhamos clareza de que não queríamos um sistema que funcionasse como os demais serviços de correio eletrônico. Ao contrário dos outros, o Gmail contava com 1 GB de armazenamento por pessoa (e, agora, com 25 GB para os usuários corporativos), capacidade de busca rápida, marcadores (labels) em vez de pastas e melhorias permanentes, como a Priority Inbox (
Caixa Prioritária
). Esses diferenciais procuram oferecer ao usuário as melhores ferramentas para lidar com grandes volumes de informação.
Ainda que a maioria dos usuários do Gmail considere que essas funcionalidades ajudam a economizar bastante tempo, há, naturalmente, pessoas que gostariam de utilizar o correio eletrônico de uma forma mais familiar. É por isso que lançamos alternativas, como a sincronização com o MS Outlook, a integração nativa com o BlackBerry e o suporte de IMAP (Internet Message Access Protocol). Oferecer outras opções ajuda os usuários a se mover mais rapidamente em direção à nuvem.
A possibilidade de
conversas agrupadas
talvez seja uma das características do Gmail que mais geraram debates acalorados. Os fãs das conversas agrupadas dizem que não se cansam tanto para estabelecer conexões entre as mensagens correspondentes e que suas caixas de correio parecem mais organizadas. Porém, quem prefere utilizar o correio eletrônico de forma tradicional, como muitos ex-usuários do Outlook, acredita que o agrupamento automático das conversas complica desnecessariamente algo que funcionou bem durante muitos anos. Russ Midford, engenheiro sênior de Sistemas de Informática da Sanmina-SCI, fez a seguinte análise resumida: “Pessoalmente, prefiro as conversas agrupadas, mas como administrador que precisa fornecer suporte do Gmail aos usuários acostumados ao Outlook posso dizer que a opção de ver as mensagens separadamente é valiosa".
Nós esperávamos que todos preferissem ver seus e-mails agrupados em conversas, mas, à medida que o tempo foi passando, percebemos que essa opção não era para todos. Por isso, recentemente decidimos apresentar uma nova opção para satisfazer a todos: os usuários que preferem utilizar sua caixa de entrada de correio eletrônico da forma tradicional poderão desativar a opção conversation view (exibir conversa), para poder ver os e-mails como mensagens individuais (sem estarem agrupadas) e em ordem cronológica.
Algumas ações geralmente associadas às mensagens de e-mail não agrupadas podem ser feitas por meio de buscas dentro do Gmail. Aqui estão alguns conselhos para
operadores de buscas avançadas
.
Exibição da Conversa Agrupada ativada
Configuração para desativar/ativar a exibição da Conversa Agrupada
Exibição da Conversa não Agrupada (Tradicional)
Durante os próximos dias incluiremos a opção para desativar a exibição das conversas agrupadas para os usuários corporativos. Será possível selecionar a opção “Enable pre-release features” (Ativar recursos pré-lançamento) no painel de controle em inglês do Google Apps.
Independentemente do lado escolhido pelo usuário em relação ao debate, continuaremos trabalhando para que o Gmail seja uma opção útil para todos.
Postado por: Dong Chen, Engenheiro de Software
Apresentamos o Google phone gallery
07 outubro, 2010
Aqui no Google, estamos muito empolgados com a aceitação global do Android e com a alta qualidade dos celulares que chegam ao mercado no mundo todo. Em razão da oferta de tantos celulares incríveis, gostaríamos de facilitar um pouco o processo de escolha para as pessoas que querem comprar um aparelho novo. Hoje, apresentamos o Google phone gallery, uma vitrine para os dispositivos que usam o Android e que oferecem a melhor experiência do Google no momento. Confira a galeria no endereço http://www.google.com/phone.
Todos os celulares expostos acessam o Android Market, a Pesquisa Google e outros serviços Google Celular, como Gmail, Google Maps e YouTube. Há ferramentas que facilitam a comparação dos aparelhos: você pode filtrar celulares por país, fabricante e operadora. Você também pode ver e comparar especificações técnicas e recursos, além de saber onde cada aparelho está disponível para venda.
Celulares e países serão adicionados constantemente, tanto para completar a galeria, como para atualizá-la com novos aparelhos que chegam ao mercado.
Postado por: Ben Serridge, Gerente de Produto, Android
Mais países, mais vendedores, mais consumidores
07 outubro, 2010
Desde que lançamos o Android e o Android Market, acompanhamos a expansão do número de aparelhos e de usuários do sistema em vários países. A aceitação em grande escala aumentou o interesse no suporte do Android Market para a compra e venda de aplicativos nesses países.
Temos nos esforçado bastante neste assunto, e é um prazer anunciar que desenvolvedores de mais vinte países agora poderão vender aplicativos pagos no Android Market. Além disso, nas próximas duas semanas, os usuários de mais dezoito países poderão adquirir aplicativos pagos no Android Market.
O suporte para a venda de aplicativos pagos foi ampliado para desenvolvedores de 29 países. Entre eles estão Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Hong Kong, Irlanda, Israel, México, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Rússia, Cingapura, Coreia do Sul, Suécia, Suíça e Taiwan.
Além disso, com a inclusão de Argentina, Bélgica, Brasil, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Hong Kong, Índia, Irlanda, Israel, México, Noruega, Polônia, Portugal, Rússia, Cingapura, Suécia e Taiwan, já são 32 os países em que usuários do Android Market podem comprar aplicativos.
Se você é desenvolvedor e selecionou “All Locations” (Todos os locais) para disponibilizar seus aplicativos pagos, não é preciso nenhuma ação caso deseje lançar seus produtos nos países incluídos. Se você não selecionou “All Locations” e quer lançar seus aplicativos nesses países ou se selecionou “All Locations” mas não deseja disponibilizar seus produtos nesses novos mercados, visite regularmente o
site do editor
(site em inglês) do Android Market nas próximas duas semanas para realizar os ajustes necessários devido à inclusão dos novos países.
Estamos empenhados em sempre melhorar as experiências dos vendedores e consumidores no Android Market. Entre outras iniciativas, vamos levar o ecossistema de aplicativos pagos do Android Market para ainda mais países nos próximos meses. Aguarde mais informações.
Postado por: Eric Chu, Ecossistema de Desenvolvedores Android
Ruas do Brasil chegam ao Google Street View!
04 outubro, 2010
Lançamos
o Street View em maio de 2007, oferecendo aos internautas a possibilidade de explorar a funcionalidade em cinco cidades dos EUA. Desde então, estamos trabalhando para incluir cada vez mais cidades e imagens ainda melhores. Expandimos a visão panorâmica de 360 graus para vários locais, tornando possível visualizar a fachada de um restaurante, explorar vizinhanças antes de mudar de bairro e encontrar pontos de referência ao longo do percurso que deseja traçar.
Hoje já estão disponíveis imagens de 30 países e mais de 140 cidades e agora estamos felizes em finalmente colocar o Brasil no mapa!
Para a primeira leva de fotos usamos 30 carros, que percorreram mais de 150 mil quilômetros de vias, captaram milhões de imagens que foram tratadas e processadas, consumindo muitos meses de trabalho. O resultado: 51 cidades já estão disponíveis a partir de hoje. Você poderá passear pelas ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e suas áreas metropolitanas, cidades históricas de Minas e muito mais.
Subida para igreja de São Francisco, em Ouro Preto.
Dá pra
seguir
o motoqueiro até lá em cima.
Agora o desafio é levar o Google Street View para outras cidades até mapear o Brasil inteiro.
Mas como gostamos de ir além, o Google terá um recurso adicional para mapear lugares em que carros não são permitidos - é o Google Trike, um triciclo adaptado e equipado com o mesmo tipo de câmeras disponíveis nos carros para a captação de imagem. Por ser um veículo leve, sem motor, ele pode trafegar por parques, praças, orla do mar e estádios de futebol, tornando o serviço ainda mais completo.
As câmeras e as pernas que fizeram as imagens nos lugares
onde o carro não chegava.
E quem vai escolher os locais que gostariam de ver mapeados pelo triciclo serão os usuários: basta clicar no site www.exploreostreetview.com.br e incluir a sugestão. Os lugares mais votados serão listados e terão prioridade na captação das imagens.
Para completar o lançamento do produto no Brasil, vamos lançar um concurso:
Encontre o Pegman
, o bonequinho amarelo do Google Street View. O personagem ficará escondido por um dia nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, dando pistas de seu paradeiro pelo twitter @googlebrasil e no aqui no blog. Quem encontrá-lo, deve mandar o link do Google Maps através do site
www.exploreostreetview.com.br
para concorrer a 20 smartphones com sistema operacional Android (que também acessa o Google Street View ;-) ).
Muito prazer. É de mim que estão falando.
Estamos muito orgulhosos do time mundial do Street View e empolgados em ajudar que todos possam conhecer lugares, agora dos sete continentes! Visite a
galeria de imagens
do Google Street View e aproveitem!
Postado por: Emmanuel Evita, Gerente de Comunicação e Assuntos Públicos do Google
Categorias
#carnaval
#copabr
#DáUmGoogle #YearinSearch #YearinSearchBrasil
#gddbr
#gonegoogle
#GoogleArts&Culture #Vermeer
#googleatrio20
#GoogleforBrazil
#hangoutsdenatal
#hangoutSPFW
#MaesCriadoras
#marcocivil
#ViladoPapaiNoel
+1
10 anos de Chrome; Chrome; Novo Chrome
10 anos de Google
20 anos de Google
20 anos do Google; Google 20 anos; Google; Aniversário do Google
admin
AdMob
adsense
adwords
AI
ajuda
Amazon
amazonas
Amazônia
America Latina
América Latina
Android
Android Go
aniversário
aplicativo
apps
art project
arte urbana
arte urbana contemporânea
artificial intelligence
artistas
Bach
blogger
bolsa
brazil elections
busca
busca 2017
busca do ano
buzz
caffeine
Campus São Paulo
Carnaval
celular
ceu
Change the Game
China
chrome
chromebook
chuvas
Cidadania Digital
cinejoia
cloud computing
colorpluscity
compartilhamento
comunidades
conecte
Conta do Google
conversas agrupadas
copa do mundo
COVID19
Creators for Change
Cresça com o Google
CriandoOrgulho
Cultural Institute
cultural institute; berlim; muro
currents
curso
dados móveis
data center
datally
desenvolvedores
design
detona ralph
Developer Bus
developer day
Dia da Internet Segura
dia da privacidade de dados; privacidade
Dia Internacional da Mulher
doação
docs
Doodle
doodle4google
drive
Earth
Ecad
educação
elections
eleições
email
empreendedor
férias
fifa
Files
filmes
FLIP
Frida Kahlo Google Arts & Culture
gdd
geo
gmail
GNI
Google
Google Allo
google apps
Google Apps para empresas
Google Arts & Culture
Google Assistente
Google Business Internship
Google Cloud
Google Docs
google earth
google earth solidário
Google Earth Timelapse
google for education
google green
google io
google mapas
google maps
Google news
google notícias
google pay
Google Play
Google Press Summit
Google Science Fair
Google translator
Google Trends; Eleições; Eleições 2018
google trips
google.org
Google+
gps
graffiti
Grand Canyon
hackathon
hangouts
hiroshima
histórico
horário de pico
IA
IE8
impacto econômico
índice
inteligência artificial
International Women's Day
internet
internet aberta
iphone
jardim zoológico
jornalismo
labs
LARA
LARA 2019
Latin America Research Awards
Latitude
leilão
lemann
liberdade
liberdade de expressão
livros
localização
machine learning
mãe
mapas
maps
marimoon
musica
My Account
nagasaki
natal
navegador
NBU
negócio
neutralidade de rede
next billion users
NextUp
notícia
nova escola
novo
oceano
offline
onebox
orkut
orquestra sinfônica
pagamento
painel do conhecimento
pesquisa
pesquisa 2017
pesquisa de lugar
pesquisa do ano
pesquisa por voz
places
Playtime
pré-visualizações
Primer
privacidade
produtividade
Programa Proteção Avançada
rafael cortez
retrospectiva
revista veja
Rewind
rio
Safer Internet Day
Search
segurança
serviços geoespaciais
Sketchup
street view
surui
tecnologia na escola
termos de serviço
thinkinfinite
Timelapse
traductor
tradutor
Transparency Report
treinamentos
trips
tv
universidades
viagem
Video
voice search
voz
wallace and gromit
WAN-IFRA
WAP
waze
web analytics
web store
webmaster
webmasters
windows
year in search
YouTube
YouTube Coachella
YouTube Go
YouTube Kids
YouTube NextUp
YouTube Space
YouTube Space Rio
YouTube symphony
zeca baleiro
zeitgeist 2011
zeitgeist 2012
Arquivo
2022
fev.
jan.
2021
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2020
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2019
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2018
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2017
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2016
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2015
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2014
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2013
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2012
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2011
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2010
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2009
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
2008
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2007
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2006
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
Feed
Follow @googlebrasil