O noticiário local é um recurso fundamental para que pessoas e comunidades se mantenham conectadas quando tudo vai bem. No momento atual, ele desempenha um papel ainda mais importante na cobertura de situações de quarentena, distanciamento social ou isolamento total em determinadas regiões; do fechamento de escolas e parques; e na divulgação de informações sobre os impactos do coronavírus no cotidiano dos cidadãos.
Entretanto, esse setor crucial passa por um dos momentos mais desafiadores de sua história: a indústria de notícias está enfrentando cortes de pessoal, férias coletivas e redução de custos, resultantes da desaceleração econômica imposta pela COVID-19. O Google News Initiative quer ajudar a enfrentar o problema, e por isso vai lançar um
Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo. O objetivo é oferecer apoio a milhares de pequenos e médios veículos de todo o mundo, bem como a empresas que cobrem o noticiário local. O financiamento será aberto a organizações de mídia que produzem conteúdo original voltado a comunidades regionais durante a crise atual. Os valores irão de alguns milhares de dólares para redações pequenas a dezenas de milhares para organizações de maior porte, essas quantias vão variar também de acordo com a região.
A partir de hoje, veículos de imprensa de qualquer lugar podem se inscrever para receber recursos –
basta preencher um formulário simples. Nosso objetivo foi criar o processo mais fácil possível, de modo a assegurar que a ajuda chegue às redações de vários lugares do mundo. O prazo de inscrições se encerra na madrugada do dia 30 de abril de 2020, às 3h59, horário de Brasília. Ao fim dessa etapa, vamos anunciar quem vai receber os fundos e como cada veículo vai usar o dinheiro.
Sabemos também que cobrir a pandemia de coronavírus pode causar efeitos diretos na vida de repórteres que atuam na linha de frente. Pensando nisso, o Google.org vai doar ao todo US$ 1 milhão para o
International Center for Journalists (ICFJ), que planeja oferecer recursos de apoio imediato a repórteres de todo o mundo, e para o
Dart Center for Journalism and Trauma da Columbia Journalism School, que está ajudando jornalistas expostos a situações traumáticas durante esta crise.
Este comunicado de hoje se soma a
outros esforços que estamos fazendo para apoiar o setor de notícias e conectar as pessoas a
informações confiáveis e de qualidade, num momento em que elas são extremamente necessárias. Acreditamos que temos a responsabilidade de fazer o que estiver ao nosso alcance para aliviar a pressão financeira imposta às redações. Continuaremos buscando novas maneiras de ajudar, com novos anúncios que serão feitos em breve.
Postado por Richard Gingras, vice-presidente de Notícias do Google