Inovação para mim é: conectar uma comunidade a um serviço, transformar um recurso pouco usado em algo essencial para o dia a dia de alguém, empoderar pessoas a fazer o que achavam que não eram capazes. Essas foram algumas das respostas de alunos e educadores de escolas e universidades no Brasil para a pergunta: o que é inovação para você?

Para fomentar esse debate, lançamos no Brasil a iniciativa Inovar para Mim, uma plataforma para que líderes educacionais e alunos compartilhem experiências e ideias sobre o tema. Esse projeto celebra os jovens brasileiros que utilizam tecnologia para atuar positivamente em suas comunidades, fazendo com que o Google for Education extrapole as fronteiras das instituições de ensino.

Para as alunas do Colégio Estadual Félix Mendonça, em Itabuna, na Bahia, inovação é melhorar o sistema de saúde no Brasil e solucionar o problema da carência no atendimento público. Por isso, criaram o aplicativo Hack-Saúde que aproxima a população dos postos de saúde. Além de diminuir as filas de espera, a iniciativa possibilita que os usuários fiquem informados sobre as novidades das unidades, acompanhem agendamentos de consultas, plantões de médicos e até mesmo vacinas disponíveis.


Os alunos do Colégio Magno inovaram ao criar o projeto Observando os Rios com o córrego Congonhas, localizado perto da escola. Preocupados com a poluição dos rios, o grupo desenvolveu a iniciativa como alternativa para limpar a água desse córrego. Com a ajuda de uma antena parabólica, os alunos criaram o prisma, estrutura que foca a energia do sol em um único lugar, induzindo a água ao processo de condensação e resultando em recipientes de água limpa que são utilizados na estufa e no abastecimento do laboratório do colégio.




Na Universidade Paranaense (Unipar), a inovação veio da paixão de uma professora e de seus alunos por tecnologia, que resultou na criação de um programa para estimular pessoas com deficiência a praticar atividades físicas, o projeto de extensão AMA (Atividades Motoras Adaptadas). A iniciativa, que conta com mais de 20 atletas, permite organizar, medir, avaliar, controlar e até mesmo otimizar o desempenho dos participantes. O projeto proporcionou aos atletas novas oportunidades, como para Juliano, que ficou paraplégico após um episódio de violência, e decidiu trilhar seu caminho no atletismo.


No Google, acreditamos que cada sala de aula deve ter a capacidade de oferecer ferramentas e habilidades que preparem os alunos para o sucesso, de usar tecnologia dentro e fora do ensino, com inovações que representem mudanças reais. Sabemos que a tecnologia por si só não gera mudanças, mas ela é capaz de transformar como alunos aprendem e o quê fazem com esse novo conhecimento.

Compartilhe também o que é inovar para você com a hashtag #inovarparamim e confira o que estudantes e professores do Brasil inteiro pensam sobre inovação em g.co/inovarparamim.


Postado por Alexandre Campos, diretor de Google for Education no Brasil