Nas últimas cinco edições do programa de bolsas de pesquisa para a América Latina, vimos os mais variados projetos que tinha como objetivo solucionar desafios atuais por meio da tecnologia. São centenas de propostas que recebemos de pesquisas em diferentes áreas, do empreendedorismo à saúde, passando pela melhora da própria tecnologia em si -- e a melhor parte é ver a quantidade de pesquisadores empenhados em desenvolver soluções que geram impacto real na vida das pessoas. Mais uma vez, abrimos as inscrições para o LARA -- Latin America Research Awards -- para apoiar alguns desses projetos.

Pelo sexto ano consecutivo, estudantes de mestrado ou doutorado selecionados de toda a América Latina, e também seus professores-orientadores, receberão bolsas para que possam impulsionar seus projetos no decorrer de um ano. Como pesquisador, nada me orgulha mais do que ver esses estudos amadurecerem, saírem da academia para chegar a pessoas e negócios.

No ano passado, pela primeira vez, reunimos pesquisadores e empreendedores para debater problemas comuns que permitam a troca de conhecimento e a colaboração entre pessoas atuando em universos distintos, porém interdependentes. Não existe inovação sem conhecimento e queremos, cada vez mais, fomentar uma cultura de colaboração voltada para a solução de problemas complexos de interesse social.

As inscrições do LARA 2018 vão até o dia 25 de maio de 2018 e as instruções podem ser encontradas neste site. Os campos de pesquisa contemplados são:
  • Geo/Maps;
  • Interação entre humanos e computadores;
  • Recuperação, extração e organização de informações (incluindo gráficos de semântica);
  • Internet das Coisas (incluindo cidades inteligentes);
  • Machine learning (aprendizado de máquinas ) e data mining (mineração de dados );
  • Dispositivos móveis;
  • Processamento natural de línguas;
  • Interfaces físicas e experiências imersivas;
  • Privacidade;
Outros tópicos relacionados à pesquisas na web. Os projetos serão selecionados por engenheiros do nosso Centro de Engenharia em Belo Horizonte e os resultados serão anunciados em julho. Estamos ansiosos para receber as propostas e acompanhar o impacto do programa no projeto de cada pesquisador.

Postado por Berthier Ribeiro-Neto, diretor de engenharia para a América Latina