Em outubro passado, anunciamos um novo selo dentro do Google Notícias para ajudar as pessoas a identificarem reportagens cujas informações tenham sido verificadas por organizações independentes. Inicialmente, este selo de checagem de fatos foi lançado nos Estados Unidos e no Reino Unido, seguidos por Alemanha e França. Hoje, temos o orgulho de anunciar o lançamento do recurso na América Latina, em parcerias com entidades na Argentina, Brasil e México.

Nos últimos anos, buscamos dar espaço para vários tipos de informação e classificá-las no Google Notícias com diferentes selos que vão de imprensa local a sátira, passando por conteúdo gerado pelos próprios usuários. O novo selo de verificação de fatos é mais um passo nessa direção.

A checagem de fatos se firmou como uma área importante do jornalismo nos últimos anos dentro de veículos tradicionais e startups de mídia, que trabalham para averiguar a veracidade de informações sobre mitos urbanos, política, saúde e até a própria imprensa. De acordo com o Reporters' Lab da Universidade Duke, existem hoje mais de 120 entidades ao redor do mundo que se dedicam à checagem de fatos, lideradas por organizações como a International Fact-Checking Network.

Para lançar o novo selo de verificação na América Latina, fechamos parcerias com os seguintes veículos: "Chequeado" na Argentina, "Agência Lupa", "Aos Fatos" e "Agência Pública" no Brasil, e "ChecaDatosMx" e "El Sabueso" no México. Os usuários no Brasil verão o selo em artigos que aparecem na seção expandida dentro do site news.google.com.br e nos aplicativos do Google Notícias e Clima para iOS e Android.

O selo também estará disponível no modo notícias dentro da busca. Isso significa que, quando fizer uma pesquisa no Google e clicar na aba "Notícias" ou realizar uma busca direto no site do Google Notícias, você encontrará artigos com a indicação "Verificação de fatos".


O Google Notícias identifica se um artigo contém checagem ao examinar o markup schema.org ClaimReview. Veículos de mídia que fazem checagem de fatos e que gostariam de ver seu trabalho aparecer com o novo selo devem usar este código. Leia mais informações em nossa central de ajuda.

Esperamos lançar o selo em outros países da região em breve. Estamos entusiasmados em acompanhar o crescimento da comunidade de organizações de checagem de fatos na América Latina e gostaríamos de destacar a relevância deste trabalho na importante missão de separar os fatos da ficção.

Postado por Richard Gingras, VP de Notícias