A revolução digital trouxe enormes benefícios para o mundo das notícias, com novas informações e pontos de vista diferentes para mais pessoas do que nunca. Porém, um novo tipo de ataque digital está ameaçando as empresas jornalísticas ao redor do mundo, especialmente na América Latina.

Os ataques DDoS (Distributed Denial of Service, em inglês) são simples e baratos de se realizar, e podem ser lançados por quase qualquer pessoa com acesso a um computador. Os DDos são ataques digitais que sobrecarregam servidores com tráfego para que um site fique offline. As empresas jornalísticas são particularmente vulneráveis a estes tipos de ataques. Na verdade, os ataques DDoS se tornaram uma ferramenta comum para censurar organizações de notícias. De acordo com um relatório da NeuStar, cerca de 50% dos sites de notícias foram atacados em algum momento, e uma vez que um site é atacado, há uma chance de 80% de que seja atacado novamente.

Há alguns anos, a Jigsaw, uma empresa do grupo Alphabet, lançou o Projeto Shield, um serviço gratuito que utiliza a tecnologia e infraestrutura do Google para proteger sites de notícias de ataques DDos. Em fevereiro, nós anunciamos que Projeto Shield estaria disponível para sites de notícias, organizações de direitos humanos e sites de acompanhamento eleitoral em todo o mundo gratuitamente. Nosso objetivo não é apenas defender sites de ataques DDoS, mas eliminar o DDoS como uma forma de censura.

O depoimento de Rafael Marques e os ataques DDoS sofridos pelo seu site Maka

Hoje, estamos felizes em anunciar uma parceria com a Associação Interamericana de Imprensa para garantir que todos os membros da SIP estejam protegidos contra ataques DDos. O Projeto Shield é gratuito a todas as organizações elegíveis, assim, até mesmo as menores empresas jornalísticas independentes serão capazes de continuar o seu importante trabalho sem medo de ficarem offline por conta de ataques.

O Projeto Shield não é apenas sobre a proteção ao jornalismo. Trata-se de melhorar a saúde da Internet contra uma ameaça significativa à liberdade de expressão. Uma Internet livre e aberta depende da proteção do fluxo livre de informações - começando pelas notícias.


Visite o site do Projeto Shield para aprender mais sobre essa tecnologia e veja nosso vídeo explicativo. Para as empresas jornalísticas, organizações de direitos humanos e sites de acompanhamento eleitoral, vocês podem proteger seus sites com o Projeto Shield aqui.


Postado por George Conard, Gerente de Produto da Jigsaw