Colégio Mater Dei, no Brasil, inaugura o primeiro Google Learning Space do mundo
22 maio, 2014
Nota do editor: O blogueiro convidado de hoje é Eduardo Gomide, CEO da Foreducation, uma organização criada para distribuir e gerenciar o uso da tecnologia Google em salas de aula. Eduardo é também o neto dos fundadores do Colégio Mater Dei, uma das principais escolas particulares em São Paulo, no Brasil. Hoje, o Colégio Mater Dei faz parte do Weducation, um grupo educacional de ensino primário e secundário constituído por sete campi, 550 empregados e 3.000 alunos.
Desde 1962, o Colégio Mater Dei tem sido uma escola familiar que se orgulha por adotar tecnologias inovadoras. Como parte da nossa ação para incorporar tecnologia no ambiente acadêmico, dentro e fora das salas de aula, começamos a usar o Google Apps for Education em 2013, depois de notar que professores e colaboradores usavam Gmail e Google Drive por conta própria. Já observamos excelentes resultados; desde a introdução do Google Apps nas aulas de matemática e ciências, os professores relatam que os nossos alunos estão conseguindo notas melhores em tarefas e provas, e estão mais envolvidos.
Agora, estamos indo ainda mais adiante, com a criação do primeiro Google Learning Space, um centro de aprendizagem colaborativo onde alunos de todas as idades vão para ler, aprender e compartilhar, usando tecnologia em um ambiente especialmente projetado para essa finalidade. O espaço colorido está equipado com dois Chromecasts, que os alunos usam para projetar tarefas, apresentações e vídeos a partir dos seus laptops e tablets; duas Smart TVs; um sistema de som; e uma rede sem fio de alto desempenho. O ambiente foi criado para acomodar diversas atividades de aprendizagem - os alunos podem escolher desde pufes para leitura independente, banquinhos para instrução guiada, ou tapetes para trabalhos interativos em grupo.
No Google Learning Space, os alunos podem usar na escola os Google Apps que eles já gostam de usar em casa. Como diz o aluno do Ensino Médio do Mater Dei, Thiago Pinheiro: "As ferramentas do Google tornam a minha vida mais fácil e mais versátil, porque eu posso trabalhar onde quer que eu esteja, sem me preocupar com armazenamento, acesso ou a possibilidade de perder alguma coisa". No Ensino Fundamental, todos os alunos estão usando aplicativos educacionais com o Google Play, um portal para aplicativos Android em tablets.
Tem sido incrivelmente gratificante observar os alunos melhorarem as notas de provas e avaliações com as ferramentas do Google, mas o maior impacto de usar o Google é o novo nível de entusiasmo que os alunos trazem para a sala de aula. Quando eles estão mais envolvidos, aprendem melhor - nossas crianças já provaram isso. A criação de um ambiente de aprendizagem em que alunos estão realmente envolvidos com a tecnologia define o Mater Dei como o que gostamos de chamar de escola do futuro.