Você sabia que combinar letras, números e símbolos na mesma senha torna bem mais difícil alguém descobri-la? Alguém já te falou que clicar em "Sair" é bem melhor do que simplesmente fechar a página do Gmail? Ou que é possível identificar se a conexão com um website é segura quando o endereço na barra do navegador começa com a sigla "https://"?
Boa parte das ameaças on-line pode ser evitada com medidas simples desse tipo. Hoje, nós lançamos a
Central de Segurança, um site em português com estas e muitas outras dicas que ajudam a tornar a web mais segura para você e para sua família.
,
O site é organizado de forma simples e direta. As dicas estão organizadas em duas grandes áreas -
Para todos e
Para as famílias - e são apresentadas de maneira didática, com textos passo-a-passo. Na parte familiar, os pais podem, por exemplo, aprender
dez noções básicas de segurança para manter seus filhos protegidos de ameaças on-line.
Também há uma seção chamada Ferramentas de Segurança, onde é possível encontrar cartões virtuais com explicações fáceis, acompanhadas de imagens. É possível filtrar os cartões por produto do Google e encontrar dicas para resguardar sua conta de Gmail, criar filtros no YouTube e até mesmo aprender a ativar um sistema para ajudar a localizar seu tablet ou smartphone com sistema Android, caso ele tenha sido perdido.
A Central de Segurança conta com a contribuição de entidades parceiras do Google no constante trabalho de manter a internet um lugar seguro para os navegadores. No Brasil, o site é apoiado por duas ONGs que têm um papel muito importante na conscientização dos usuários e no combate às ameaças on-line: a
SaferNet Brasil e a
Childhood Brasil.
Diante de um cenário em que cada vez mais brasileiros estão conectados à internet, estamos muito felizes de poder contribuir com mais uma fonte confiável de informações que está ao alcance de todos.
Postado por: Fábio Coelho, presidente do Google Brasil