Nota do editor: O autor convidado de hoje é Chris Kalluk, morador do território Nunavut e cartógrafo da Nunavut Tunngavik, a organização sem fins lucrativos com a qual trabalhamos para coletar imagens e criar mapas mais abrangentes do ártico canadense.
Existe um ditado aqui no norte: a menos que você seja o cachorro líder do trenó, a vista é sempre a mesma. Estou usando um Trekker do Street View, uma mochila equipada com um sistema de câmeras, e percorrendo as ruas de Iqaluit, preparado para explorar a incrível região ártica do Canadá. Tudo para colocar você na frente da matilha.
Aqui, na capital do território ártico de Nuvanut no Canadá, a temperatura média fica abaixo de zero durante oito meses do ano. As estradas e ruas estão cobertas de neve, a baía está congelada e aparições de ursos polares são frequentes. O inverno aqui é um estilo de vida. E a única maneira de entender de verdade é ver com seus próprios olhos.
Chris Kalluk, morador de Nunavut, caminhando pelas ruas de Iqaluit com o Trekker
Esta é a primeira expedição do Trekker para o Google Maps no Canadá. Estou carregando a mochila para coletar imagens para o Street View, caminhando pela costa de Frobisher Bay. Aqui o vento é mais forte e é possível ver a maré escalando as montanhas de gelo do mar. No caminho, passarei por cães de trenó amarrados do lado de fora das casas, latindo em antecipação à próxima viagem. E eu posso parar para dar uma olhada em um iglu, construído por artesãos inuítes usando métodos ensinados por seus antepassados séculos atrás.
Como parte do seu compromisso para criar um mapa preciso e abrangente do norte do Canadá, o Google visitou o meu lar, Cambridge Bay (link em inglês), em agosto passado, e publicou imagens da viagem (link em inglês) daquele outono. Mas esta visita a Iqaluit marca a primeira vez que a equipe do Google Maps se aventurou no clima ártico durante os meses do inverno, nos quais a temperatura média chega a -30°C.
Raleigh Seamster, Chefe de Projeto do Google Maps, examina Iqaluit durante a coleta de imagens do Street View com o Trekker
No fim do dia, quando é hora de se aquecer, a nossa comunidade se reúne em volta de mais de vinte computadores na biblioteca local para uma oficina de MapUp (link em inglês). Trabalharei com os anciãos de Iqaluit, proprietários locais, líderes políticos e estudantes do ensino médio para mostrar como usamos o Google Map Maker para adicionar ao Google Maps os lugares que fazem de Iqaluit um lar: ruas, lojas e pontos de interesse.
Caminhar por Iqaluit com o Trekker e trabalhar como uma comunidade para fazer o mapa mais completo nos oferece uma oportunidade única para compartilhar a terra e a cultura do nosso povo com o resto do mundo. E, em apenas alguns meses, quando os panoramas do Street View estiverem disponíveis no Google Maps, você terá uma chance para andar nestas ruas nevadas com seus pés virtuais.
Gosto de pensar que esta é a nossa chance de dar a você a visão do cachorro líder do trenó.