O Blog do Google Brasil
Novidades sobre os produtos e a tecnologia do Google no Brasil e no mundo
Cinco coisas que você (provavelmente) não sabia sobre inteligência artificial
28 agosto, 2020
Vivemos num período em que um volume sem precedentes de informações está disponível. Nesse cenário, nem sempre é fácil separar fatos reais de ficção ou encontrar explicações que sejam apresentadas de forma compreensível. Por isso nosso Instituto estabeleceu uma parceria com o Google para criar o guia
Explicando Inteligência Artificial
. Essa série de explicações curtas e simples tem o objetivo de ajudar qualquer pessoa a entender o que é a IA (inteligência artificial), como funciona e como muda o mundo ao nosso redor. A seguir, um aperitivo do que você pode aprender nesse documento:
Inteligência Artificial
1. A inteligência artificial já faz parte do nosso cotidiano
Quase com certeza você já teve contato com IA sem nem notar. Se você já procurou uma imagem no Google Fotos, se já pediu informações sobre a previsão do tempo a um assistente virtual, se já usou o sistema de navegação do seu carro, isso significa que já recebeu ajuda dessa tecnologia. Esses exemplos parecem óbvios, mas existem muitas formas de usar IA no cotidiano – e muitas delas são imperceptíveis. A inteligência artificial também ajuda a resolver grandes desafios globais. Um exemplo: alguns aplicativos usam IA para ajudar agricultores a identificar problemas com lavouras. Hoje existem também sistemas capazes de examinar informações de trânsito colhidas por toda a cidade, em tempo real, para ajudar os moradores a planejar a rota mais eficiente entre dois pontos.
Clima
2. A inteligência artificial é usada para enfrentar a grande crise global do clima
A IA permite processar grandes volumes de dados e encontrar padrões – uma ajuda de valor inestimável para enfrentar as mudanças climáticas. Um uso comum de sistemas baseados em IA é auxiliar as pessoas a regular o uso doméstico de energia, desligando o aquecimento ou apagando as luzes quando os moradores saem de casa. A inteligência artificial também pode estabelecer modelos de derretimento de geleiras para prever o aumento no nível dos oceanos, permitindo reagir de forma correta ao problema. Os pesquisadores avaliam também os impactos ambientais dos centros de dados e do próprio poder de computação da IA, explorando soluções para desenvolver sistemas e infraestruturas que consumam menos energia.
Conjunto de dados
3. A inteligência artificial aprende com exemplos do mundo real
As crianças aprendem observando exemplos dados pelos adultos. O mesmo raciocínio vale para os algoritmos que alimentam o aprendizado de máquinas. Conjuntos de dados são grandes acervos de exemplos, tais como informações sobre o clima, fotos ou músicas que podem ser usados para “treinar” a inteligência artificial. Diante da escala e da complexidade (imagine um conjunto de dados feito de mapas gigantescos que cobrem todo o sistema solar conhecido), pode ser extremamente difícil construir e refinar tanta informação. Por isso, as equipes de IA costumam compartilhar entre si esse conjuntos de dados, de modo a beneficiar toda a comunidade científica. Isso facilita a colaboração e fomenta mais pesquisas.
Deepfakes
4. A inteligência artificial ajuda a identificar “deepfakes”
“Deepfakes” são imagens, discursos, músicas ou vídeos falsos gerados por IA, tão perfeitos que parecem reais. Eles funcionam graças ao estudo de imagens ou áudios verdadeiros, que são detalhadamente mapeados e manipulados para criar obras de ficção assustadoramente reais. Mesmo assim, alguns indícios podem ser usados para separar o falso do verdadeiro. Num vídeo “deepfake”, por exemplo, as vozes podem ter um som levemente sintetizado, as pessoas podem piscar menos do que o normal ou repetir excessivamente os mesmos movimentos das mãos – e a IA é capaz de identificar essas incoerências.
Você
5. É impossível ensinar à inteligência artificial a entender ou refletir como um ser humano
Embora a IA seja muito esperta (e será mais ainda, com os novos avanços), ela nunca poderá compreender tudo o que um ser humano compreende. Na verdade, mesmo que um sistema de IA fosse alimentado com todos os dados que existem no mundo, ele seria incapaz de refletir sobre, ou de entender, todos os seres humanos do planeta. Somos pessoas complexas e multidimensionais, e vamos muito além dos dados que as máquinas usam para dar sentido às coisas. Quem ensina e orienta a inteligência artificial são os seres humanos. Cabe a cada um de nós escolher como deseja interagir com esses sistemas, e quais informações queremos compartilhar com eles – ou não. Quem decide o que a inteligência artificial pode saber sobre a sua vida é você.
Para conferir os outros 22 conceitos desse breve guia sobre IA, acesse
g.co/ExplicandoIA
Gina Neff - Pesquisadora Sênior e Professora Assistente do Oxford Internet Institute
Dia do Afroempreendedor: nossos compromissos com a equidade racial e ações para valorizar a comunidade negra no Brasil
25 agosto, 2020
No Google, sabemos da importância de ter uma força de trabalho que reflita o mundo ao nosso redor e os usuários de nossos produtos. No Brasil, esse compromisso se reflete em ações como o
programa de estágio Next Step,
anunciado em 2019, que busca aumentar a representatividade de negros no Google Brasil e pela primeira vez removeu a fluência em inglês como requisito para ser contratado pelo Google. Também nos orgulhamos do AfroGooglers, grupo de Googlers negros no Brasil, que há anos promove a educação e conscientização sobre o racismo e todos os temas ligados à causa racial. Além do trabalho feito internamente, o grupo também atua próximo à comunidade externa para estimular o desenvolvimento e contratação de profissionais negros.
Parte dos membros do comitê de igualdade racial AfroGooglers
Esse esforço local está alinhado com nosso compromisso global com a equidade racial detalhado em uma
página especial
, que lançamos também em português. Os compromissos globais detalhados na página foram anunciados em junho pelo CEO do Google e da Alphabet, Sundar Pichai, à luz dos ataques racistas contra a comunidade negra no mundo. Os compromissos assumidos em junho incluem a ampliação do número de pessoas negras na liderança da empresa, o trabalho constante para endereçar a representatividade em nossos processos de contratação, retenção e promoção e a oferta de um maior suporte à saúde mental e física, além do bem-estar dos Googlers negros em todo o mundo.
Apoio aos afroempreendedores
As mudanças que estamos fazendo dentro do Google são importantes para que possamos avançar em equidade racial, mas em um país como o Brasil, no qual a população negra representa 56,1% do total, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua realizada pelo IBGE, sabemos que é necessário promover também mudanças em nossa sociedade. Queremos aproveitar esse dia 26 de agosto, data em que é celebrado o Dia do Afroempreendedor no Estado de São Paulo, para anunciar o que estamos fazendo para ajudar.
Em julho, por exemplo, anunciamos a criação do Black Founders Fund, um fundo que começa em R$ 5 milhões para investir em startups criadas e lideradas por empreendedores negros no Brasil por meio do Google for Startups. Nossa expectativa é a de realizar cerca de 30 aportes em um período de 18 meses, sendo um por startup, sem participação societária. Em setembro, vamos divulgar mais informações sobre o funcionamento do fundo e como será feito o processo de seleção das startups.
Em busca de apoiar empreendedores e profissionais negros que querem melhorar seus conhecimentos em marketing digital, estamos abrindo as inscrições para a nova edição da Black Ads Academy, um treinamento intensivo sobre marketing digital e outras habilidades requisitadas pelo mercado publicitário. Neste ano, o projeto será realizado em parceria com as organizações sem fins lucrativos Diver.SSA, FA.VELA e Instituto GUETTO, que serão responsáveis pelos workshops sobre empreendedorismo e desenvolvimento de carreira. Além disso, será a primeira vez que a Black Ads Academy será oferecida em formato on-line, permitindo que pessoas de qualquer local do país participem. Nosso objetivo é que os participantes saiam do programa com um certificado de especialistas em Google Ads e possam atuar em agências ou como autônomos.
Como parte desse esforço, também anunciamos hoje que o Google.org, braço filantrópico do Google, vai destinar cerca de R$ 2,5 milhões a organizações não governamentais brasileiras focadas em projetos relacionados à justiça racial e em garantir um ambiente seguro para pessoas negras no Brasil. Em breve, as ONGs selecionadas para receber o apoio financeiro serão anunciadas.
Por fim, sabemos que a pandemia da COVID-19 impôs uma série de desafios para os pequenos negócios e, principalmente, para empreendedores negros. Para valorizar o esforço dos afroempreendedores que lutam todos os dias para manter seus negócios vivos neste momento de incerteza, lançamos hoje a campanha
#CoisaDePreto: um movimento pela valorização do afroempreendedor.
O objetivo da campanha é o de ressignificar a expressão, colocando-a num lugar positivo, empoderador e longe de qualquer significado pejorativo.
Preparamos uma semana com conteúdos e lançamentos com foco em apoiar, exaltar e empoderar os 14 milhões de afroempreendedores brasileiros, tão importantes para nosso país e para a economia. Acompanhe todas as novidades sobre nossas ações de valorização nesta semana seguindo a hashtag #CoisaDePreto nas redes sociais.
Por Christiane Silva Pinto, gerente de marketing de produto para pequenas e médias empresas do Google Brasil, e Flávia Garcia, head de diversidade e inclusão do Google para a América Latina
Mais parceiros se unem ao nosso novo produto de notícia
20 agosto, 2020
No final de junho, fizemos um anúncio importante sobre como apoiamos a indústria de notícias com o lançamento de um
programa de licenciamento
para pagar por conteúdo de qualidade aos editores, com uma nova experiência de notícias. O objetivo deste projeto é criar algo que dê aos leitores mais contexto e perspectiva jornalística sobre as notícias, bem como ajudar as distintas vozes editoriais a brilharem. Hoje, gostaríamos de atualizá-lo sobre como estamos trabalhando junto com nossos parceiros neste projeto.
Este programa de licenciamento, junto com esse produto inédito, se baseiam em nosso compromisso mais amplo de apoiar a indústria de notícias em sua busca por um futuro mais sustentável. E, à medida que expandimos o licenciamento para mais editores em mais países, também estamos trabalhando em estreita colaboração com 10 veículos diferentes da Alemanha e do Brasil em um programa de acesso antecipado, testando recursos e reunindo percepções para definir a direção do produto antes do lançamento completo ainda este ano. Veículos que participam deste programa de acesso antecipado, incluindo marcas internacionais, bem como mídia locais locais como
ZEIT ONLINE
,
Der Spiegel
,
Tagesspiegel
,
Frankfurter Allgemeine Zeitung
,
Ippen Media Group
e
Rheinische Post
na Alemanha e
Estado de Minas
,
A Gazeta
,
Correio Braziliense
e
UOL
no Brasil. Esses parceiros estão nos ajudando a testar os recursos e coletar feedback antes de um lançamento completo ainda este ano.
No Google, sabemos que os melhores produtos são desenvolvidos quando há diversidade de conhecimentos, visões e experiências. Este programa de acesso antecipado é uma fase importante neste processo. Os veículos participantes estão testando as ferramentas voltadas aos editores, avaliando as integrações técnicas e garantindo que diferentes modelos aprimorem as maneiras como trazem as histórias aos leitores. Também estamos discutindo integrações de paywall (acesso pago), em que o Google pagaria para permitir que os leitores tenham acesso gratuito a artigos nos sites dos veículos. Isso ajudará veículos de notícia que trabalham com paywall a aumentar seu público e aprofundar seu relacionamento com os leitores.
Entretanto, o sucesso dessa empreitada vai depender da qualidade da experiência oferecida aos usuários, então, trazer especialistas da indústria de notícias para entender seus insights e ouvir seus comentários é fundamental. Isso é particularmente atraente para Sebastian Horn, editor-adjunto da
ZEIT ONLINE
, uma das principais editoras da Alemanha e um de nossos parceiros. "Colaborar com o Google neste novo projeto nos permite levar o melhor do jornalismo do ZEIT ONLINE para novos públicos, em todos os produtos do Google, e fazer o que nossos leitores confiam que fazemos de melhor – fornecer a eles as notícias mais relevantes e as melhores análises aprofundadas sobre temas atuais.”
Também queremos garantir que os leitores saibam quem está por trás das notícias e encontrem publicações que respeitem. É por isso que estamos garantindo que este produto reflita fortemente a marca dos veículos, ao mesmo tempo em que cria uma experiência de notícias coesa.
“Esta nova oportunidade de colaboração agrega ainda mais valor à essência de nossa missão, que é criar um vínculo muito próximo com nossa comunidade por meio de jornalismo de qualidade e uma experiência de produto de primeira linha”, disse Aglisson Lopes, editor-executivo de Performance do
A Gazeta
, um dos principais veículos locais do Brasil. “Somos um veículo regional que se esforça para estar na vanguarda das tendências digitais. Nosso trabalho contínuo com o Google lidera o caminho para nos aproximarmos desse objetivo."
O Google investe há muito tempo no apoio a empresas de notícias e acreditamos que o trabalho que fazemos por meio da
Google News Initiative
, junto com o tráfego de Notícias e Pesquisa – 24 bilhões de visitas por mês – é extremamente valioso. Nosso programa de licenciamento também desempenha um papel importante, e anunciaremos novos parceiros em outros países nas próximas semanas.
À medida que nos aproximamos de um lançamento público, somos especialmente gratos a esses parceiros iniciais por trabalharem juntos para construir um produto que permite que as pessoas fiquem mais bem informadas e também fornece suporte financeiro adicional para veículos de notícias.
Postado por Brad Bender, vice-presidente de produto em Google Notícias
Deu fome? Peça sua comida preferida diretamente na Busca ou no Google Maps
20 agosto, 2020
Você está sentindo falta de comer no seu restaurante favorito? Tem vontade de comer aquela pizza no domingo à noite ou aquele docinho delicioso que costumava comprar no caminho para o trabalho? Neste momento de quarentena, pedir comida para entrega em casa ou no trabalho tornou-se um recurso super útil e essencial para muitas pessoas. No Brasil, as buscas no Google por ‘delivery’ atingiram o recorde no primeiro semestre de 2020 - um crescimento de 62% em relação ao mesmo período do ano passado.
A partir de hoje, pedir comida on-line vai ficar ainda mais fácil e rápido: agora você pode fazer isso diretamente na Busca ou no Google Maps. Encontre restaurantes, faça o pedido por meio de seus serviços de entrega preferidos e pague com apenas alguns cliques. A nova experiência está começando a partir desta semana com milhares de restaurantes em colaboração com a Rappi, a Delivery Center e a Onyo, e com mais parceiros do ecossistema de restaurantes vindo em breve.
Na nova experiência na Busca e no Google Maps, sempre que procurar um restaurante que faça parte do catálogo e entregue na sua região, você verá o botão “Faça seu pedido”. Em poucos passos, será possível escolher o seu prato favorito, consultar os horários de entrega ou retirada e finalizar a compra com o Google Pay.
Com o login e pagamento do Google, não será necessário informar os detalhes da sua conta no serviço escolhido ou as informações do seu cartão de crédito. Assim que a compra for concluída, você receberá um e-mail com o resumo do pedido, dados de rastreamento e informações de contato do restaurante.
Apoiando o ecossistema local
Para proprietários de restaurantes e cafés, o novo recurso também pode ajudar a criar novos canais de descoberta e alcançar mais clientes, especialmente durante esses tempos difíceis. Estamos muito felizes em apoiar o ecossistema local, criando produtos e recursos para tornar a vida das pessoas mais fácil e melhor.
A experiência de pedido de comida na Busca e no Google Maps está disponível nas versões mais recentes de todos os principais navegadores de celular e desktop.
Já decidiu o que vai jantar esta noite? Faça seu pedido e bom apetite!
Publicado por Alessandro Germano, diretor de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina
Trazendo ainda mais experiência e conversão para o serviço de mensageria
19 agosto, 2020
Em 2017,
anunciamos a evolução da mensageria para a América Latina
, em parceria com a empresas de telefonia, fabricantes de smartphones e a GSMA, associação internacional que reúne as empresas de telefonia móvel, lançamos o
RCS
(Rich Communication Service) para substituir o serviço de SMS e aprimorar a experiência de mensagens comerciais. Agora, trabalhando com as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo e os fabricantes de smartphone, como Samsung, Motorola, LG, Multilaser e Positivo, trazemos ao mercado o
Rich Business Messaging
(RBM), uma nova plataforma de mensagem para negócios que oferece uma comunicação mais personalizadas e capaz de tornar a experiência dos consumidores mais relevante, melhorando as taxas de conversão.
Com o RBM, será possível criar mensagens com identidade visual da marca ou da empresa, enviar arquivos multimídia e QR Codes, além de oferecer recursos como relatórios de envio e leitura. A plataforma também permite a utilização de ferramentas que evitam fraudes, como um selo de verificação que ajudará a confirmar a autenticidade da empresa remetente e ainda conta com a proteção contra spam do RCS, que inclui alertas sobre números suspeitos.
A nova plataforma de mensageria RBM trafega sobre o protocolo Rich Communications Services (RCS), versão mais atualizada do serviço de mensagens SMS, por meio dos aplicativos
Android Messages
e
Samsung Messages
, e tem como foco conectar parceiros provedores de serviço de mensagens e empresas que optem por desenvolver experiências mais ricas no engajamento com seus consumidores. Como incentiva a interação e a troca de conversas por meio de diferentes recursos, o RBM contribui para aumentar os resultados.
O serviço é oferecido comercialmente pelas operadoras através dos seus parceiros por meio de um modelo de cobrança por mensagem avulsas, e por sessão de até 24 horas, quando o usuário responde a mensagens avulsas antes de 24h.
Com este lançamento, a Claro, Oi, TIM e Vivo oferecerão, até o final do ano, o uso de sessões do serviço sem custo do RBM para o Ministério da Saúde enviar informações e orientações relacionadas à COVID-19. Além disso, não será descontado o tráfego de dados dos usuários que utilizarem o Mensagens para se comunicar por RCS.
A adoção do RCS/RBM é simples e direta. Usuários que já possuem o aplicativo de mensagem do Android, nativo na maioria dos dispositivos, só precisam ativar a funcionalidade de Chat (RCS) em Configurações. Já as empresas poderão ter acesso automático aos serviços do RBM por meio das atualizações do aplicativo. O aplicativo Android Mensagens também está
disponível para download gratuito no Google Play
. Basta instalar e definir como app padrão de SMS/RCS.
Postado por Silvio Pegado, Head of Partnerships, Communications Products, Google Latin America
Google Assistente celebra 3 anos de Brasil ajudando cada vez mais os brasileiros
17 agosto, 2020
Três anos atrás, em agosto de 2017,
lançamos
o Google Assistente em português brasileiro. Desde então, o recurso caiu no gosto dos brasileiros. Rapidamente, o país se tornou um dos principais mercados para o Assistente no mundo, sendo o terceiro com mais usuários ativos. Hoje, milhões de brasileiros usam o Assistente diariamente, um número duplicou desde outubro de 2019.
Atualmente, o Assistente faz parte do cotidiano dos brasileiros de várias formas. Seja a partir de seus smartphones, de caixas de som inteligentes como o Google Nest Mini, das suas TVs inteligentes ou de fones de ouvido, o Assistente ajuda os brasileiros a desempenhar uma série de tarefas apenas com comandos de voz, como fazer chamadas usando o Google Duo, ouvir playlists nos serviços de streaming de música ,descobrir a previsão do tempo e controlar equipamentos domésticos inteligentes. Durante a pandemia da COVID-19, o Google Assistente tem ajudado os brasileiros a ouvir as últimas notícias sobre a doença, a se informar sobre os sintomas, a lavar as mãos corretamente e a falar com a atendente da Caixa sobre o auxílio emergencial, por exemplo.
Principais momentos do Google Assistente no Brasil
Agosto de 2017
- O Google Assistente começa a falar português brasileiro em smartphones.
Novembro de 2017
- Anunciamos o
Actions on Google
, para que outras empresas possam construir apps no Assistente do Google.
Outubro 2018
-
Google Assistente chega para toda a família
em parceria com Galinha Pintadinha, Turma da Mônica, PlayKids, 12 min Kids e Colgate Kids.
Novembro 2018
- Google Assistente lança a ação
Ouvir Notícias
, em parceria com os principais veículos de notícias do país.
Janeiro de 2019
-
Google Assistente lança Modo Intérprete
no Brasil, com suporte para 27 idiomas.
Fevereiro 2019
- Lançamento do
botão dedicado
ao Google Assistente em todos os smartphones Android.
Fevereiro de 2019
- Lançamento da integração com equipamentos inteligentes (lâmpadas, interruptores, eletrodomésticos etc.) em português brasileiro.
Fevereiro de 2019
- Carnaval: Google Assistente e outros produtos do Google ajudam a curtir um
carnaval sem Assédio Sexual com Think Olga & Bote seu bloco na rua
.
Abril de 2019
- Lançamento da
Casa Conectada com o Assistente
e integração com smart speakers como o da JBL.
Outubro 2019
- Google Assistente lança
Conte-me uma história
no Brasil, que é o segundo país no
Novembro de 201
9 - Chega ao país o
Google Nest Mini
, a caixa de som inteligente com Google Assistente integrado.
Novembro 2019
- Lançamento do
Isa.bot
, o bot voltado para informações para conscientização sobre segurança on-line, em parceria com o Think Olga e Nossas.Org.
Dezembro 2019
- Google Assistente agora permite que os brasileiros acessem diversos serviços em celulares Android utilizando apenas a voz, com os parceiros Banco do Brasil, Nubank e Rappi.
Junho 2020
- É lançado o Assistant Studio, uma nova ferramenta para qualquer empresa poder criar ações para o Assistente.
Julho 2020
- O Google Assistente se une no combate ao Covid-19, em parceria com a Organização Mundial de Saúde.
Agosto 2020
- É lançada a funcionalidade que permite enviar mensagens de áudio via Google Assistente.
Os brasileiros gostam de usar a voz para se comunicar. De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Google em parceria com a empresa de pesquisa Kantar, 37% dos entrevistados brasileiros usam o Google Assistente, pelo menos, 3 vezes na semana, sendo que 21% usam diariamente. É por isso que hoje, reforçando nossa missão de trazer cada vez mais a ajuda do Google Assistente aos brasileiros, ficamos felizes em anunciar uma nova funcionalidade que estará disponível. A partir de agora, você vai poder enviar mensagens de áudio por seus serviços de mensageria favoritos. Para usar o recurso, basta dizer, por exemplo, “Ok Google, envie uma mensagem de áudio para o João” ou “Ok Google, envie uma mensagem de áudio para o João dizendo que estou a caminho”.
Sabemos que mais de 90% dos brasileiros já enviaram mensagens de áudio pelo celular, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Google em 2019. Esperamos que essa novidade reforce o compromisso do Google Assistente de ajudar os brasileiros em seu dia a dia, por meio da voz e de forma personalizada.
Postado pelo Time de Google Assistente no Brasil
Vai viajar? O Google ajuda a planejar com segurança
17 agosto, 2020
Agora que os países do hemisfério norte estão no verão, muitos começam a reabrir para o turismo. Nesse cenário, o Google notou um aumento nas buscas por
destinos para viagens de lazer
durante a pandemia. Uma vez que o impacto do coronavírus varia de um lugar para outro, é importante ter informações confiáveis sobre os locais que se deseja visitar. Para quem planeja viajar em breve, oferecemos a seguir notícias atualizadas, que ajudam a tomar decisões com mais segurança.
Atualizações sobre a situação de viagens para diferentes destinos
Quem usa o Google para procurar informações sobre hotéis, voos ou atrações turísticas já vê nos resultados um alerta quando há algum tipo de
restrição relacionada à COVID-19
naquele lugar. Recentemente, acrescentamos
alertas para motoristas
, que avisam quando há barreiras sanitárias ou restrições ao longo de um percurso no Google Maps. À medida que as restrições começam a ser flexibilizadas, o Google continua atualizando informações sobre viagens para lugares antes fechados, que estão sendo reabertos para o turismo. Nas próximas semanas começaremos a mostrar também a porcentagem de hotéis em funcionamento e voos com vagas disponíveis na cidade ou no país pesquisado, com base nos dados registrados pelo Google Flights e na Busca de hotéis para a semana anterior.
Busca do Google mostra tendências de viagem como voos em operação e hotéis abertos com quartos disponíveis
Quem acessa
google.com/travel
e clica numa viagem em fase de planejamento – ou procura hotéis e atrações turísticas – também visualiza as tendências de disponibilidade em hotéis e voos. Trazemos ainda links para outras informações locais importantes, como o número de casos de coronavírus naquele lugar. Esta informação já está disponível em inglês e chegará a outros idiomas nas próximas semanas.
Hotéis e casas para alugar com políticas flexíveis de reembolso
A pandemia de COVID-19 gera uma série de incertezas, e por isso as pessoas querem programar viagens com alguma flexibilidade, caso seja necessário mudar os planos. Atualmente, diversos hotéis e casas de veraneio não cobram taxa de cancelamento, o que tranquiliza quem faz as reservas. No google.com/travel, buscas por hotéis (e até o final do mês, também por casas para alugar) incluem um filtro que permite ver quartos ou imóveis que não cobram taxa de cancelamento. Para mais detalhes, basta clicar em qualquer local da lista.
A incerteza do atual momento também dificulta na hora de decidir como e quando viajar. Pensando nisso, o Google vai continuar atualizando as informações mais importantes, para ajudar os usuários a tomar decisões de forma segura e viajar com tranquilidade. Se você tem uma viagem planejada para as próximas semanas, confira aqui as
dicas
do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, que ajudam a proteger a sua segurança – e a das pessoas ao seu redor.
Postado por Richard Holden, vice-presidente de gestão de produto, Google Travel
Google for Education: novas ferramentas para educadores, estudantes e famílias
11 agosto, 2020
Mesmo diante de todas as mudanças e incertezas que atingiram o mundo nos últimos meses, a comunidade de educação jamais fraquejou em seu compromisso de ensinar e apoiar os alunos. Nós, do Google, temos a honra de trabalhar com ferramentas que auxiliam educadores, orientadores, famílias e sobretudo estudantes de todo o planeta, que se adaptaram ao ensino remoto com flexibilidade e resiliência.
À medida que educadores dos mais diversos lugares reinventam e ajustam suas práticas para o universo digital, também estamos adaptando nossas ferramentas para acompanhar a evolução das necessidades do cenário educacional. Este ano, estamos dando um enfoque ainda mais virtual ao
The Anywhere School: ensine de onde estiver
, nosso evento que apresenta as novidades do Google for Education para milhares de pessoas em dezenas de países no mundo todo.
A partir de sugestões e comentários dos usuários, estamos trazendo mais de 50 recursos para o Meet, Sala de Aula, G Suite e outros produtos Google. Para mais detalhes sobre essas novidades, assista
às palestras
que estarão disponíveis online, para assistir e reassistir quando quiser. A seguir, um resumo das novidades que vem por aí:
Meet: uma experiência ainda mais segura e participativa
No início deste ano, anunciamos que o Google Meet ganharia
novos recursos
para melhorar a moderação e a participação dentro da plataforma. Hoje vamos dar
mais detalhes
sobre os próximos lançamentos e as datas em que estarão disponíveis. Alguns destaques:
Em setembro, daremos início a uma exibição maior no formato mosaico, com até 49 pessoas na tela e um quadro branco Jamboard integrado que vai permitir a colaboração entre os participantes. Lançaremos também novos controles para que os moderadores tenham a possibilidade de optar por sempre entrar na sala primeiro, encerrar reuniões para todos, desativar o chat e muito mais.
Em outubro, vamos lançar telas de fundo sob medida ou embaçados, para aumentar a privacidade mesmo quando a câmera está ligada. Todos os clientes do Google Enterprise for Education terão acesso a “breakout rooms”, ou salas separadas para dividir as turmas em pequenos grupos simultâneos – favorecendo a dinâmica das aulas e a observação detalhada da participação dos alunos.
Até o final do ano, vamos oferecer recursos como levantar a mão, Q&A (perguntas e respostas) e enquetes. E mais: lançaremos a possibilidade de gravações temporárias, disponíveis gratuitamente para todos os clientes do Google for Education (gravações completas continuarão integrando o pacote G Suite Enterprise for Education).
Além disso, estamos lançando o recurso de gravações temporárias das aulas em vídeo ainda este ano, que estarão disponíveis para todos os clientes do Google for Education gratuitamente (as gravações premium ainda farão parte do G Suite Enterprise for Education). Com essa nova funcionalidade, o responsável pela aula em vídeo pode gravar e compartilhar o conteúdo com pessoas do mesmo domínio por até 30 dias, antes que o vídeo expire.
Dadas as disparidades relacionadas ao acesso à Internet, as gravações temporárias têm o objetivo de ajudar os alunos a acompanhar uma aula ou sessão da qual não puderam comparecer ao vivo. As gravações temporárias não podem ser compartilhadas fora do domínio do dono da chamada ou baixadas no computador. Estamos concedendo acesso gratuito contínuo às gravações premium até o final do ano, data de quando as gravações temporárias estarão disponíveis (observação: isso substitui a promoção de acesso aos recursos premium do Meet, incluindo transmissão ao vivo e reuniões de até 250 participantes, que terminarão no dia 30 de setembro).
Mais apoio para alunos, educadores e administradores no Sala de Aula
Professores de todo o mundo estão usando o Google Sala de Aula mais do que nunca. Por isso, seguimos trabalhando para deixar essa ferramenta ainda mais simples e eficiente, graças a
novos recursos
.
Um novo “widget” com listas de tarefas na página “Turmas” vai ajudar os alunos a saber quais são os próximos compromissos, o que ainda não foi entregue e o que já recebeu a nota do professor.
Agora os professores podem compartilhar um link para convidar alunos para suas aulas, o que facilita bastante na hora de garantir a participação.
Em breve, o Sala de Aula estará disponível em mais 10 idiomas, chegando a um total de 54 línguas. A ferramenta já estava disponível em português.
O Sala de Aula também dá acesso a relatórios de originalidade, agora melhores do que nunca. Um exemplo: em breve, os educadores poderão rodar relatórios de originalidade cinco vezes por curso (antes, eram três vezes). No G Suite Enterprise for Education, os professores poderão visualizar correspondências que sugiram plágio não apenas de páginas da internet, mas também entre trabalhos de diferentes estudantes de uma mesma instituição.
Os administradores também terão acesso a
ferramentas mais robustas
para controlar o G Suite e o Sala de Aula. Orientadores e diretores que tenham licenças do tipo “Enterprise” poderão, por exemplo, ter mais visibilidade sobre o nível de uso do Sala de Aula, graças aos novos painéis do Data Studio. Com eles, é possível enxergar turmas ativas, medir a adoção de diferentes recursos e monitorar a participação de professores e alunos. Para facilitar o trabalho de educadores e administradores, será ainda mais simples sincronizar as notas do Sala de Aula com o Sistema de Informação do Estudante. Esse recurso começa com clientes Infinite Campus, e depois será ampliado para outros sistemas. Para mais detalhes sobre as novidades no Sala de Aula,
acesse este link
.
Tarefas: aprimorando o sistema de gestão de aprendizado
Nosso mais novo produto para usuários que não têm o Sala de Aula é o
Tarefas
. O aplicativo para sistemas de gestão de aprendizado (LMS, na sigla em inglês) oferece a educadores um jeito rápido e fácil de distribuir, analisar e dar notas para a produção dos alunos. O app ajuda a economizar tempo, pois permite que professores criem e distribuam automaticamente cópias personalizadas de tarefas para a pasta de cada aluno no Google Drive, enviem comentários para os estudantes e deem as notas de forma regular e transparente, contando com os relatórios de originalidade. O aplicativo Tarefas é compatível com qualquer sistema que use LTI 1.1 ou programas mais recentes, como Canvas, Schoology, Blackboard e outros.
Novos recursos e ferramentas para continuar auxiliando famílias
Os recursos do Google não são feitos pensando apenas em educadores e alunos: temos um compromisso cada vez mais sólido de apoiar também pais e responsáveis.
Criamos o
Kit de Ferramentas Tecnológicas para Famílias e Responsáveis
, que aumenta a conexão entre educadores, pais e alunos. Com ele, os pais conseguem compreender melhor os recursos digitais usados pelos filhos. Também acrescentamos
contas escolares ao ChromeOS
, para que os alunos acessem o Sala de Aula e seus arquivos de estudo sem perder a segurança oferecida pelo Family Link.
Aqui contamos mais novidades e atualizações
voltadas às famílias.
Finalmente, estamos oferecendo treinamentos, recursos e programas de desenvolvimento profissional gratuitos para professores – a exemplo do novo
programa de Coach Certificado
, que auxilia no uso dessas ferramentas e recursos nas aulas por meio da nova
Central do Professor
.
Avançando sempre – e juntos
Temos várias outras novidades para contar sobre o Google for Education, e convidamos todos a
assistir às palestras
do evento The Anywhere School para ficarem a par das últimas notícias.
Mais importante do que tudo, queremos agradecer pela parceria. Somos gratos pelas ideias e sugestões que recebemos, e vamos continuar trabalhando para que nossos produtos evoluam e atendam às necessidades tão particulares do atual momento. Trabalhando juntos, podemos oferecer aos alunos a educação que merecem – não importa onde ela aconteça.
Postado por Zach Yeskel, Group Product Manager, Google for Education
Novo mapa mundial de COVID-19 para jornalistas
10 agosto, 2020
Todos os dias, repórteres de vários países tentam analisar a pandemia de coronavírus e seus impactos pelo mundo. Em meio a tanta informação, contar com uma representação visual dos dados pode facilitar a compreensão de quem consome as notícias produzidas pela imprensa. Entretanto, até hoje era difícil encontrar um mapa que mostrasse a situação atual em diferentes pontos do planeta, com estatísticas confiáveis.
Isso muda a partir de agora com o lançamento do
COVID-19 Global Case Mapper
, projeto do Big Local News e do Pitch Interactive da Universidade Stanford que conta com o apoio da Google News Initiative. O novo mapa permite a jornalistas de qualquer país inserir no site de seu veículo representações visuais atualizadas sobre a pandemia.
Imagem de tela do novo mapa global lançado hoje
No início deste ano
a equipe já havia divulgado uma
versão americana do mapa
. A nova edição expande a visualização para todo o mundo, com dados de 176 países além dos Estados Unidos – e também informações estaduais e regionais para 18 nações. O grupo responsável pelo trabalho usou o Google Tradutor, o que significa que o recurso está disponível em mais de 80 línguas.
Os números vêm do banco de dados aberto do New York Times, dividido por condados, e também do
Repositório de Dados
sobre COVID-19 compilado pelo Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas (CSSE, na sigla em inglês) da Universidade Johns Hopkins. As informações são atualizadas diariamente.
A iniciativa faz parte de uma parceria para lançar uma ferramenta global de dados dirigida aos jornalistas que cobrem o novo coronavírus. Com o apoio da Google News Initiative, a Bolsa de Jornalismo JSK da Universidade Stanford e o grupo Big Local News vão agregar dados do mundo todo para ajudar profissionais de imprensa a produzir matérias bem-fundamentadas, que deem destaque a informações locais.
Ao contrário de outros mapas de COVID-19, o projeto Case Mapper permite a repórteres de veículos locais inserir um mapa de sua região ou país nos artigos. A visualização exibe o número de casos em relação à população. O mapa é colorido de acordo com o número de casos para cada 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, e mostra a gravidade do surto de acordo com o tamanho da população de cada lugar. Isso facilita na hora de comparar a situação na cidade ou país do leitor ao resto do planeta.
Desde que foi lançado, em abril, o mapa foi inserido em milhares de sites de notícias dos Estados Unidos – entre eles a
Type Investigations
, organização sem fins lucrativos que apoia o jornalismo investigativo, e o
Bay City News
, agência de notícias locais para órgãos de imprensa da região da baía de São Francisco, que tem uma
central de informações sobre COVID-19
.
Ao longo dos próximos meses, o mapa vai receber informações ainda mais detalhadas e locais, graças à evolução no desenvolvimento da ferramenta e a jornalistas de todo o mundo que vão usá-lo para explicar o avanço da pandemia. Por maior que seja o impacto do coronavírus, a doença pode parecer abstrata quando não se tem uma visualização de seu movimento ao redor do planeta. O novo recurso permite a jornalistas de todos os países enxergar os números e compartilhar essa informação com o público.
Postado por Simon Rogers, Data Editor no Google News Lab
Novas brincadeiras no Google Arts & Culture
07 agosto, 2020
O Google Arts & Culture reúne tantos tesouros e peças históricas que às vezes é difícil saber por onde começar. Pensando nisso, nossos Creative Coders – o pessoal criativo que desenvolve códigos – vivem bolando ferramentas divertidas para ajudar o usuário a descobrir as pérolas (que podem passar despercebidas) selecionadas por nossas instituições parceiras.
Hoje estamos lançando
cinco novas experiências
para amantes de cultura de todas as idades, interessados em mergulhar nas nossas coleções. Se você é do tipo literário, pode gostar da seção An Ocean of Books [um oceano de livros], onde é possível encontrar maravilhas inesperadas. Se o seu negócio é dar uma volta ao mundo virtual, o Hopper – nosso pinguim-guia – pode te ajudar. Mas se você está atrás de uma boa “malhação para o cérebro”, vale a pena conferir o Assisted Melody [melodia assistida] e criar composições ao estilo de Bach, ou brincar com o Draw to Art para ver seus desenhos transformados em obras de arte.
Color Hunt [caça às cores]
Alguma vez você já se pegou observando uma pintura e pensando: “como seria esse quadro se as cores fossem diferentes”? O
Color Hunt
permite usar cores no ambiente ao seu redor para recriar quadros existentes e propor uma nova perspectiva – além de mudar o visual da sua casa.
Assisted Melody
Já imaginou como seria colaborar com Bach numa composição? Pois esta é a sua chance! O
Assisted Melody
permite compor sua melodia numa partitura virtual e depois clicar num botão para fazer sua música soar como se tivesse sido criada por Bach. Não é preciso ter nenhum conhecimento musical – essa parte fica por nossa conta, pois ensinamos nosso algoritmo de aprendizado de máquina a reproduzir o estilo das obras do compositor alemão.
Draw to Art
Muitas grandes obras de arte começaram como rascunhos – mas será que algum rascunho já foi usado para procurar obras de arte? Se você não entendeu a pergunta, experimente o
Draw to Art
. Ele usa aprendizado de máquina para estabelecer uma correspondência entre seus rabiscos e outras pinturas, desenhos e esculturas com formas semelhantes. Ponha na página o que vier à cabeça e veja qual obra tem um parentesco com os traços desenhados por você.
Hopper, o pinguim explorador
Está a fim de descobrir as pirâmides de Gizé ou visitar a Torre Eiffel? O
pinguim Hopper
te leva nessa viagem pelo mundo e mostra os lugares mais famosos do planeta. Dá até para tirar uma foto do Hopper e guardar seus passeios preferidos para a posteridade! Quem quiser se divertir ainda mais com o nosso travesso pinguim precisa saber que ele adora se perder em museus... Para seguir o Hopper, acesse a página
Family Fun
.
An Ocean of Books
An Ocean of Books
é um jeito novo e diferente de explorar todos os tipos de literatura e aprender uma porção de coisas divertidas. Por exemplo: você sabia que Sherlock Holmes nunca disse a frase “Elementar, meu caro Watson”? Ou que o manuscrito original do livro Ratos e Homens, de John Steinbeck, foi comido por Toby, o cachorro do escritor? Nosso mapa te conduz por uma ampla paisagem de autores e livros, e quem sabe você encontra nela sua próxima aventura literária.
Se essas novidades abriram seu apetite por jogos e diversão, acesse a coleção
Play with Arts & Culture
, lançada recentemente. Lá você encontra quebra-cabeças e informações interessantes sobre os tesouros culturais das instituições parceiras. Esses recursos podem ser acessados pelo computador, pelo site
g.co/artgames
ou pelo aplicativo gratuito do Google Arts & Culture para celular.
Publicado por Damien Henry, gerente de programa técnico para o Google Arts & Culture
Privacidade é algo pessoal, e o novo recurso Pasta Segura do Files garante a segurança de seus documentos
04 agosto, 2020
Compartilhar um smartphone ou tablet pode ser vantajoso, mas traz também o risco de que outras pessoas acessem conteúdo pessoal. Garantir que a privacidade seja uma realidade para todos é uma prioridade para o Google, e continuamos construindo uma Internet mais inclusiva. É por isso que estamos lançando a "Pasta Segura", uma nova funcionalidade no Files do Google.
A Pasta Segura é uma pasta criptografada com um PIN de 4 dígitos que protege seus documentos, imagens, vídeos e arquivos de áudio importantes, para que outras pessoas não possam abri-los ou acessá-los. A pasta está bloqueada com segurança assim que você sai do aplicativo Files, para que nenhum conteúdo fique acessível quando o aplicativo estiver em segundo plano. Como proteção de segurança, o app solicitará novamente seu PIN quando você acessar novamente o aplicativo. Mesmo aqueles que não compartilham dispositivos podem se beneficiar mantendo seus arquivos mais importantes em segurança.
Lançamos o aplicativo Files em 2017, com o objetivo de ajudar os usuários de smartphones a liberar espaço, gerenciar conteúdo e compartilhar arquivos. No mundo inteiro, muitas pessoas têm smartphones com pouca capacidade de armazenamento, e, com o volume de informações que recebem todos os dias, ficam sem espaço frequentemente. Atualmente, mais de 150 milhões de pessoas em todo o mundo usam o Files regularmente todos os meses, reduzindo o estresse de gerenciar o conteúdo em seus telefones.
E para todas aquelas coisas que você não precisa mais no seu telefone? O Files pode continuar te ajudando a gerenciar o seu conteúdo e fazer com que seu telefone pareça novo. Desde o seu lançamento, o aplicativo já:
Excluiu mais de 1 trilhão de arquivos, o que levaria mais de 30.000 anos se você tivesse que limpar manualmente um arquivo duplicado, um meme antigo ou um arquivo indesejado a cada segundo.
Economizou mais de 400 petabytes de espaço nos telefones das pessoas, mais de 1.400 anos de vídeo HD contínuo, para liberar espaço para momentos importantes.
Liberou cerca de 12 GB de espaço por segundo, o que equivale a 5.000 fotos por segundo, permitindo salvar mais fotos que significam muito para você quando você precisar.
O recurso Pasta Segura começará a ser lançado na versão beta para o Files do Google a partir de hoje e gradualmente expandiremos sua disponibilidade para mais pessoas nas próximas semanas. Você pode obter o aplicativo em g.co/getfiles para manter seu conteúdo seguro, liberar espaço e fazer com que seu telefone pareça novo.
Postado pelo Time de Files do Google
Categorias
#carnaval
#copabr
#DáUmGoogle #YearinSearch #YearinSearchBrasil
#gddbr
#gonegoogle
#GoogleArts&Culture #Vermeer
#googleatrio20
#GoogleforBrazil
#hangoutsdenatal
#hangoutSPFW
#MaesCriadoras
#marcocivil
#ViladoPapaiNoel
+1
10 anos de Chrome; Chrome; Novo Chrome
10 anos de Google
20 anos de Google
20 anos do Google; Google 20 anos; Google; Aniversário do Google
admin
AdMob
adsense
adwords
AI
ajuda
Amazon
amazonas
Amazônia
America Latina
América Latina
Android
Android Go
aniversário
aplicativo
apps
art project
arte urbana
arte urbana contemporânea
artificial intelligence
artistas
Bach
blogger
bolsa
brazil elections
busca
busca 2017
busca do ano
buzz
caffeine
Campus São Paulo
Carnaval
celular
ceu
Change the Game
China
chrome
chromebook
chuvas
Cidadania Digital
cinejoia
cloud computing
colorpluscity
compartilhamento
comunidades
conecte
Conta do Google
conversas agrupadas
copa do mundo
COVID19
Creators for Change
Cresça com o Google
CriandoOrgulho
Cultural Institute
cultural institute; berlim; muro
currents
curso
dados móveis
data center
datally
desenvolvedores
design
detona ralph
Developer Bus
developer day
Dia da Internet Segura
dia da privacidade de dados; privacidade
Dia Internacional da Mulher
doação
docs
Doodle
doodle4google
drive
Earth
Ecad
educação
elections
eleições
email
empreendedor
férias
fifa
Files
filmes
FLIP
Frida Kahlo Google Arts & Culture
gdd
geo
gmail
GNI
Google
Google Allo
google apps
Google Apps para empresas
Google Arts & Culture
Google Assistente
Google Business Internship
Google Cloud
Google Docs
google earth
google earth solidário
Google Earth Timelapse
google for education
google green
google io
google mapas
google maps
Google news
google notícias
google pay
Google Play
Google Press Summit
Google Science Fair
Google translator
Google Trends; Eleições; Eleições 2018
google trips
google.org
Google+
gps
graffiti
Grand Canyon
hackathon
hangouts
hiroshima
histórico
horário de pico
IA
IE8
impacto econômico
índice
inteligência artificial
International Women's Day
internet
internet aberta
iphone
jardim zoológico
jornalismo
labs
LARA
LARA 2019
Latin America Research Awards
Latitude
leilão
lemann
liberdade
liberdade de expressão
livros
localização
machine learning
mãe
mapas
maps
marimoon
musica
My Account
nagasaki
natal
navegador
NBU
negócio
neutralidade de rede
next billion users
NextUp
notícia
nova escola
novo
oceano
offline
onebox
orkut
orquestra sinfônica
pagamento
painel do conhecimento
pesquisa
pesquisa 2017
pesquisa de lugar
pesquisa do ano
pesquisa por voz
places
Playtime
pré-visualizações
Primer
privacidade
produtividade
Programa Proteção Avançada
rafael cortez
retrospectiva
revista veja
Rewind
rio
Safer Internet Day
Search
segurança
serviços geoespaciais
Sketchup
street view
surui
tecnologia na escola
termos de serviço
thinkinfinite
Timelapse
traductor
tradutor
Transparency Report
treinamentos
trips
tv
universidades
viagem
Video
voice search
voz
wallace and gromit
WAN-IFRA
WAP
waze
web analytics
web store
webmaster
webmasters
windows
year in search
YouTube
YouTube Coachella
YouTube Go
YouTube Kids
YouTube NextUp
YouTube Space
YouTube Space Rio
YouTube symphony
zeca baleiro
zeitgeist 2011
zeitgeist 2012
Arquivo
2022
fev.
jan.
2021
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2020
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2019
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2018
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2017
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2016
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2015
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2014
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2013
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2012
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2011
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2010
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2009
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
2008
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2007
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2006
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
Feed
Follow @googlebrasil