Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Google Assistente

Google Assistente celebra 3 anos de Brasil ajudando cada vez mais os brasileiros



Três anos atrás, em agosto de 2017, lançamos o Google Assistente em português brasileiro. Desde então, o recurso caiu no gosto dos brasileiros. Rapidamente, o país se tornou um dos principais mercados para o Assistente no mundo, sendo o terceiro com mais usuários ativos. Hoje, milhões de brasileiros usam o Assistente diariamente, um número duplicou desde outubro de 2019. 

Google Assistente celebra 3 anos de Brasil ajudando cada vez mais os brasileiros

Atualmente, o Assistente faz parte do cotidiano dos brasileiros de várias formas. Seja a partir de seus smartphones, de caixas de som inteligentes como o Google Nest Mini, das suas TVs inteligentes ou de fones de ouvido, o Assistente ajuda os brasileiros a desempenhar uma série de tarefas apenas com comandos de voz, como fazer chamadas usando o Google Duo, ouvir playlists nos serviços de streaming de música ,descobrir a previsão do tempo e controlar equipamentos domésticos inteligentes. Durante a pandemia da COVID-19, o Google Assistente tem ajudado os brasileiros a ouvir as últimas notícias sobre a doença, a se informar sobre os sintomas, a lavar as mãos corretamente e a falar com a atendente da Caixa sobre o auxílio emergencial, por exemplo.

Principais momentos do Google Assistente no Brasil 

Agosto de 2017 - O Google Assistente começa a falar português brasileiro em smartphones.
Novembro de 2017 - Anunciamos o Actions on Google, para que outras empresas possam construir apps no Assistente do Google.Outubro 2018Google Assistente chega para toda a família em parceria com Galinha Pintadinha, Turma da Mônica, PlayKids, 12 min Kids e Colgate Kids. 
Novembro 2018 - Google Assistente lança a ação Ouvir Notícias, em parceria com os principais veículos de notícias do país.
Janeiro de 2019 - Google Assistente lança Modo Intérprete no Brasil, com suporte para 27 idiomas.
Fevereiro 2019 - Lançamento do botão dedicado ao Google Assistente em todos os smartphones Android.
Fevereiro de 2019 - Lançamento da integração com equipamentos inteligentes (lâmpadas, interruptores, eletrodomésticos etc.) em português brasileiro.
Fevereiro de 2019 - Carnaval: Google Assistente e outros produtos do Google ajudam a curtir um carnaval sem Assédio Sexual com Think Olga & Bote seu bloco na rua.
Abril de 2019 - Lançamento da Casa Conectada com o Assistente e integração com smart speakers como o da JBL.
Outubro 2019 - Google Assistente lança Conte-me uma história no Brasil, que é o segundo país no 
Novembro de 2019 - Chega ao país o Google Nest Mini, a caixa de som inteligente com Google Assistente integrado.
Novembro 2019 - Lançamento do Isa.bot, o bot voltado para informações para conscientização sobre segurança on-line, em parceria com o Think Olga e Nossas.Org.
Dezembro 2019 - Google Assistente agora permite que os brasileiros acessem diversos serviços em celulares Android utilizando apenas a voz, com os parceiros Banco do Brasil, Nubank e Rappi. 
Junho 2020 - É lançado o Assistant Studio, uma nova ferramenta para qualquer empresa poder criar ações para o Assistente. 
Julho 2020 - O Google Assistente se une no combate ao Covid-19, em parceria com a Organização Mundial de Saúde.Agosto 2020 - É lançada a funcionalidade que permite enviar mensagens de áudio via Google Assistente. 

Os brasileiros gostam de usar a voz para se comunicar. De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Google em parceria com a empresa de pesquisa Kantar, 37% dos entrevistados brasileiros usam o Google Assistente, pelo menos, 3 vezes na semana, sendo que 21% usam diariamente. É por isso que hoje, reforçando nossa missão de trazer cada vez mais a ajuda do Google Assistente aos brasileiros, ficamos felizes em anunciar uma nova funcionalidade que estará disponível. A partir de agora, você vai poder enviar mensagens de áudio por seus serviços de mensageria favoritos. Para usar o recurso, basta dizer, por exemplo, “Ok Google, envie uma mensagem de áudio para o João” ou “Ok Google, envie uma mensagem de áudio para o João dizendo que estou a caminho”. 


Sabemos que mais de 90% dos brasileiros já enviaram mensagens de áudio pelo celular, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Google em 2019. Esperamos que essa novidade reforce o compromisso do Google Assistente de ajudar os brasileiros em seu dia a dia, por meio da voz e de forma personalizada.