Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Para viajar

Vai viajar? O Google ajuda a planejar com segurança



Agora que os países do hemisfério norte estão no verão, muitos começam a reabrir para o turismo. Nesse cenário, o Google notou um aumento nas buscas por destinos para viagens de lazer durante a pandemia. Uma vez que o impacto do coronavírus varia de um lugar para outro, é importante ter informações confiáveis sobre os locais que se deseja visitar. Para quem planeja viajar em breve, oferecemos a seguir notícias atualizadas, que ajudam a tomar decisões com mais segurança.


Atualizações sobre a situação de viagens para diferentes destinos


Quem usa o Google para procurar informações sobre hotéis, voos ou atrações turísticas já vê nos resultados um alerta quando há algum tipo de restrição relacionada à COVID-19 naquele lugar. Recentemente, acrescentamos alertas para motoristas, que avisam quando há barreiras sanitárias ou restrições ao longo de um percurso no Google Maps. À medida que as restrições começam a ser flexibilizadas, o Google continua atualizando informações sobre viagens para lugares antes fechados, que estão sendo reabertos para o turismo. Nas próximas semanas começaremos a mostrar também a porcentagem de hotéis em funcionamento e voos com vagas disponíveis na cidade ou no país pesquisado, com base nos dados registrados pelo Google Flights e na Busca de hotéis para a semana anterior.

Busca do Google mostra tendências de viagem como voos em operação e hotéis abertos com quartos disponíveis
Quem acessa google.com/travel e clica numa viagem em fase de planejamento – ou procura hotéis e atrações turísticas – também visualiza as tendências de disponibilidade em hotéis e voos. Trazemos ainda links para outras informações locais importantes, como o número de casos de coronavírus naquele lugar. Esta informação já está disponível em inglês e chegará a outros idiomas nas próximas semanas. 


Hotéis e casas para alugar com políticas flexíveis de reembolso


A pandemia de COVID-19 gera uma série de incertezas, e por isso as pessoas querem programar viagens com alguma flexibilidade, caso seja necessário mudar os planos. Atualmente, diversos hotéis e casas de veraneio não cobram taxa de cancelamento, o que tranquiliza quem faz as reservas. No google.com/travel, buscas por hotéis (e até o final do mês, também por casas para alugar) incluem um filtro que permite ver quartos ou imóveis que não cobram taxa de cancelamento. Para mais detalhes, basta clicar em qualquer local da lista.

A incerteza do atual momento também dificulta na hora de decidir como e quando viajar. Pensando nisso, o Google vai continuar atualizando as informações mais importantes, para ajudar os usuários a tomar decisões de forma segura e viajar com tranquilidade. Se você tem uma viagem planejada para as próximas semanas, confira aqui as dicas do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, que ajudam a proteger a sua segurança – e a das pessoas ao seu redor.