Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Anúncios da empresa

Trazendo ainda mais experiência e conversão para o serviço de mensageria



Em 2017, anunciamos a evolução da mensageria para a América Latina, em parceria com a empresas de telefonia, fabricantes de smartphones e a GSMA, associação internacional que reúne as empresas de telefonia móvel, lançamos o RCS (Rich Communication Service) para substituir o serviço de SMS e aprimorar a experiência de mensagens comerciais. Agora, trabalhando com as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo e os fabricantes de smartphone, como Samsung, Motorola, LG, Multilaser e Positivo, trazemos ao mercado o Rich Business Messaging (RBM), uma nova plataforma de mensagem para negócios que oferece uma comunicação mais personalizadas e capaz de tornar a experiência dos consumidores mais relevante, melhorando as taxas de conversão.


Com o RBM, será possível criar mensagens com identidade visual da marca ou da empresa, enviar arquivos multimídia e QR Codes, além de oferecer recursos como relatórios de envio e leitura. A plataforma também permite a utilização de ferramentas que evitam fraudes, como um selo de verificação que ajudará a confirmar a autenticidade da empresa remetente e ainda conta com a proteção contra spam do RCS, que inclui alertas sobre números suspeitos. 


A nova plataforma de mensageria RBM trafega sobre o protocolo Rich Communications Services (RCS), versão mais atualizada do serviço de mensagens SMS, por meio dos aplicativos Android Messages e Samsung Messages, e tem como foco conectar parceiros provedores de serviço de mensagens e empresas que optem por desenvolver experiências mais ricas no engajamento com seus consumidores. Como incentiva a interação e a troca de conversas por meio de diferentes recursos, o RBM contribui para aumentar os resultados.


O serviço é oferecido comercialmente pelas operadoras através dos seus parceiros por meio de um modelo de cobrança por mensagem avulsas, e por sessão de até 24 horas, quando o usuário responde a mensagens avulsas antes de 24h.


Com este lançamento, a Claro, Oi, TIM e Vivo oferecerão, até o final do ano, o uso de sessões do serviço sem custo do RBM para o Ministério da Saúde enviar informações e orientações relacionadas à COVID-19. Além disso, não será descontado o tráfego de dados dos usuários que utilizarem o Mensagens para se comunicar por RCS. 

experiencia-conversao-servico-de-mensageria-rbm

A adoção do RCS/RBM é simples e direta. Usuários que já possuem o aplicativo de mensagem do Android, nativo na maioria dos dispositivos, só precisam ativar a funcionalidade de Chat (RCS) em Configurações. Já as empresas poderão ter acesso automático aos serviços do RBM por meio das atualizações do aplicativo. O aplicativo Android Mensagens também está disponível para download gratuito no Google Play. Basta instalar e definir como app padrão de SMS/RCS.