Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Classroom

Google for Education: novas ferramentas para educadores, estudantes e famílias



Mesmo diante de todas as mudanças e incertezas que atingiram o mundo nos últimos meses, a comunidade de educação jamais fraquejou em seu compromisso de ensinar e apoiar os alunos. Nós, do Google, temos a honra de trabalhar com ferramentas que auxiliam educadores, orientadores, famílias e sobretudo estudantes de todo o planeta, que se adaptaram ao ensino remoto com flexibilidade e resiliência.


À medida que educadores dos mais diversos lugares reinventam e ajustam suas práticas para o universo digital, também estamos adaptando nossas ferramentas para acompanhar a evolução das necessidades do cenário educacional. Este ano, estamos dando um enfoque ainda mais virtual ao The Anywhere School: ensine de onde estiver, nosso evento que apresenta as novidades do Google for Education para milhares de pessoas em dezenas de países no mundo todo.


A partir de sugestões e comentários dos usuários, estamos trazendo mais de 50 recursos para o Meet, Sala de Aula, G Suite e outros produtos Google. Para mais detalhes sobre essas novidades, assista às palestras que estarão disponíveis online, para assistir e reassistir quando quiser. A seguir, um resumo das novidades que vem por aí:


Meet: uma experiência ainda mais segura e participativa


No início deste ano, anunciamos que o Google Meet ganharia novos recursos para melhorar a moderação e a participação dentro da plataforma. Hoje vamos dar mais detalhes sobre os próximos lançamentos e as datas em que estarão disponíveis. Alguns destaques:


Além disso, estamos lançando o recurso de gravações temporárias das aulas em vídeo ainda este ano, que estarão disponíveis para todos os clientes do Google for Education gratuitamente (as gravações premium ainda farão parte do G Suite Enterprise for Education). Com essa nova funcionalidade, o responsável pela aula em vídeo pode gravar e compartilhar o conteúdo com pessoas do mesmo domínio por até 30 dias, antes que o vídeo expire. 


Dadas as disparidades relacionadas ao acesso à Internet, as gravações temporárias têm o objetivo de ajudar os alunos a acompanhar uma aula ou sessão da qual não puderam comparecer ao vivo. As gravações temporárias não podem ser compartilhadas fora do domínio do dono da chamada ou baixadas no computador. Estamos concedendo acesso gratuito contínuo às gravações premium até o final do ano, data de quando as gravações temporárias estarão disponíveis (observação: isso substitui a promoção de acesso aos recursos premium do Meet, incluindo transmissão ao vivo e reuniões de até 250 participantes, que terminarão no dia 30 de setembro).


Mais apoio para alunos, educadores e administradores no Sala de Aula


Professores de todo o mundo estão usando o Google Sala de Aula mais do que nunca. Por isso, seguimos trabalhando para deixar essa ferramenta ainda mais simples e eficiente, graças a novos recursos.


O Sala de Aula também dá acesso a relatórios de originalidade, agora melhores do que nunca. Um exemplo: em breve, os educadores poderão rodar relatórios de originalidade cinco vezes por curso (antes, eram três vezes). No G Suite Enterprise for Education, os professores poderão visualizar correspondências que sugiram plágio não apenas de páginas da internet, mas também entre trabalhos de diferentes estudantes de uma mesma instituição.


Os administradores também terão acesso a ferramentas mais robustas para controlar o G Suite e o Sala de Aula. Orientadores e diretores que tenham licenças do tipo “Enterprise” poderão, por exemplo, ter mais visibilidade sobre o nível de uso do Sala de Aula, graças aos novos painéis do Data Studio. Com eles, é possível enxergar turmas ativas, medir a adoção de diferentes recursos e monitorar a participação de professores e alunos. Para facilitar o trabalho de educadores e administradores, será ainda mais simples sincronizar as notas do Sala de Aula com o Sistema de Informação do Estudante. Esse recurso começa com clientes Infinite Campus, e depois será ampliado para outros sistemas. Para mais detalhes sobre as novidades no Sala de Aula, acesse este link.


Tarefas: aprimorando o sistema de gestão de aprendizado


Nosso mais novo produto para usuários que não têm o Sala de Aula é o Tarefas. O aplicativo para sistemas de gestão de aprendizado (LMS, na sigla em inglês) oferece a educadores um jeito rápido e fácil de distribuir, analisar e dar notas para a produção dos alunos. O app ajuda a economizar tempo, pois permite que professores criem e distribuam automaticamente cópias personalizadas de tarefas para a pasta de cada aluno no Google Drive, enviem comentários para os estudantes e deem as notas de forma regular e transparente, contando com os relatórios de originalidade. O aplicativo Tarefas é compatível com qualquer sistema que use LTI 1.1 ou programas mais recentes, como Canvas, Schoology, Blackboard e outros.


Novos recursos e ferramentas para continuar auxiliando famílias


Os recursos do Google não são feitos pensando apenas em educadores e alunos: temos um compromisso cada vez mais sólido de apoiar também pais e responsáveis.
Criamos o Kit de Ferramentas Tecnológicas para Famílias e Responsáveis, que aumenta a conexão entre educadores, pais e alunos. Com ele, os pais conseguem compreender melhor os recursos digitais usados pelos filhos. Também acrescentamos contas escolares ao ChromeOS, para que os alunos acessem o Sala de Aula e seus arquivos de estudo sem perder a segurança oferecida pelo Family Link. Aqui contamos mais novidades e atualizações voltadas às famílias.


Finalmente, estamos oferecendo treinamentos, recursos e programas de desenvolvimento profissional gratuitos para professores – a exemplo do novo programa de Coach Certificado, que auxilia no uso dessas ferramentas e recursos nas aulas por meio da nova Central do Professor.


Avançando sempre – e juntos


Temos várias outras novidades para contar sobre o Google for Education, e convidamos todos a assistir às palestras do evento The Anywhere School para ficarem a par das últimas notícias.


Mais importante do que tudo, queremos agradecer pela parceria. Somos gratos pelas ideias e sugestões que recebemos, e vamos continuar trabalhando para que nossos produtos evoluam e atendam às necessidades tão particulares do atual momento. Trabalhando juntos, podemos oferecer aos alunos a educação que merecem – não importa onde ela aconteça.

  • Em setembro, daremos início a uma exibição maior no formato mosaico, com até 49 pessoas na tela e um quadro branco Jamboard integrado que vai permitir a colaboração entre os participantes. Lançaremos também novos controles para que os moderadores tenham a possibilidade de optar por sempre entrar na sala primeiro, encerrar reuniões para todos, desativar o chat e muito mais.
  • Em outubro, vamos lançar telas de fundo sob medida ou embaçados, para aumentar a privacidade mesmo quando a câmera está ligada. Todos os clientes do Google Enterprise for Education terão acesso a “breakout rooms”, ou salas separadas para dividir as turmas em pequenos grupos simultâneos – favorecendo a dinâmica das aulas e a observação detalhada da participação dos alunos.
  • Até o final do ano, vamos oferecer recursos como levantar a mão, Q&A (perguntas e respostas) e enquetes. E mais: lançaremos a possibilidade de gravações temporárias, disponíveis gratuitamente para todos os clientes do Google for Education (gravações completas continuarão integrando o pacote G Suite Enterprise for Education). 
  • Um novo “widget” com listas de tarefas na página “Turmas” vai ajudar os alunos a saber quais são os próximos compromissos, o que ainda não foi entregue e o que já recebeu a nota do professor.
  • Agora os professores podem compartilhar um link para convidar alunos para suas aulas, o que facilita bastante na hora de garantir a participação.
  • Em breve, o Sala de Aula estará disponível em mais 10 idiomas, chegando a um total de 54 línguas. A ferramenta já estava disponível em português.