O Google sempre acreditou que a tecnologia pode ajudar a solucionar alguns dos principais desafios do mundo, como o acesso à educação, o avanço na cura de doenças e a melhora da mobilidade urbana. Essa nossa crença foi uma das razões que nos levou a trazer para a América Latina, em 2016, o Campus São Paulo, um hub de startups para acelerar o crescente ecossistema de empreendedorismo e startups na região.

Semana passada, demos mais um passo para a solução de problemas que afetam milhões de latino-americanos, como a desbancarização e a falta de acesso à serviços financeiros (de acordo com o Banco Mundial, 51% da população da América Latina não têm conta bancária e um número ainda maior de pessoas não tem acesso a crédito). O Campus São Paulo recebeu um grupo de 7 fintechs de 5 países da América Latina para a primeira edição do Campus Exchange LATAM Fintech, um programa imersivo que anunciamos em junho passado cujo objetivo é promover o desenvolvimento das fintechs da região.

Fundadores das startups do Campus Exchange Latam Fintech: Becual, Bitso, Credility, Kobra, Latin Fintech, Prezzta e Swap 

As fintechs da Argentina, Chile, México, Peru e Uruguai chegaram a São Paulo com o mesmo objetivo: conhecer de perto a pulsante comunidade de fintechs brasileiras e buscar as melhores experiências para fazer suas startups avançarem nos seus mercados. De acordo com um estudo recente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Brasil tem 230 das 703 fintechs da América Latina. Dentre as atividades, os fundadores das fintechs visitaram a sede do Nubank, a startup brasileira que desenvolve soluções simples, seguras e 100% digitais para seus clientes, onde conversaram com David Vélez, fundador e CEO do Nubank, e Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank. "Existe um mercado enorme de potencial para as fintechs da América Latina: só no Brasil, são mais de 60 milhões de pessoas sem conta bancária, no México são mais de 50 milhões de pessoas", explicou Vélez.

David Vélez, do Nubank, responde às perguntas dos fundadores das fintechs da região

Ainda durante a semana tivemos sessões de mentoria e discussão com outros empreendedores relevantes da cena brasileira de fintech, como Sergio Furio (fundador e CEO da Creditas), Igor Senra (fundador e CEO da Moip), Thiago Alvarez (fundador e CEO do Guia Bolso), além de Residentes do Campus, startups locais e outras organizações ativas no crescimento do nosso ecossistema.

O feedback foi muito positivo de todos os fundadores participantes, que puderam entender de perto os desafios similares, mas também as enormes oportunidades que o segmento apresenta no Brasil e também na região como um todo:
“Na interação com as fintechs que participaram do programa, conhecemos outras realidades e vimos diversos desafios comuns. Já com as fintechs brasileiras, vimos iniciativas e tivemos ideias que podemos testar, provar e trabalhar para executar bem. Me encantou a colaboração entre o ecossistema financeiro que funciona no Brasil, que olha para a frente.” - Pablo Gagliardi, CEO da Prezzta (Uruguai)

“É uma inspiração ouvir os casos de sucesso do Brasil. E também nos abre os olhos para muitas oportunidades” - Armando Kuroda, CEO da Kobra (México)

Sessões de mentoria com empreendedores fundadores de diversas fintechs do Brasil

Terminamos essa semana ainda mais motivados para continuar conectando e acelerando o ecossistema empreendedor latino-americano. Temos a certeza de que um ecossistema de startups forte será fundamental para trazer mais prosperidade para toda a região.


Postado por André Barrence, diretor do Campus São Paulo e do Google for Entrepreneurs