1. Democratizou o acesso à internet
Nos últimos anos, a democratização do acesso à internet foi impulsionada pela adoção do smartphone como meio de acesso principal ou adicional. Entre 2010 e 2018, a população digital do país saltou de 41% para 70%. Nas classes sociais D/E, de renda mais baixa, apenas 13% das pessoas acessavam a internet em 2010. A partir de 2013, iniciou-se o processo de democratização da internet que, ano a ano, cresce significativamente atingindo, em 2018, 48% das pessoas das classes D/E conectadas. Em 2019, 71% das pessoas que acessaram a internet pela primeira vez o fizeram por meio de um smartphone. Nos últimos 5 anos, 24 milhões de brasileiros foram introduzidos à internet por meio de um dispositivo Android.
2. Popularizou o uso de smartphones
3. Contribuiu para a geração de uma receita equivalente a 2% do PIB brasileiro
4. Ajudou a fomentar 630 mil empregos no país
5. Ajudou na transformação digital no período da pandemia
6. Difundiu a profissão de desenvolvedor no país
7. Possibilitou o acesso a serviços públicos
8. Ajudou na popularização do Mobile Banking
9. Facilitou o acesso a fotos e vídeos
10. E também aos serviços de streaming
1. No Android 11, as conversas em aplicativos de mensagens serão movidas para um espaço dedicado na seção de notificações, tornando mais fácil gerenciar suas conversas em um só lugar. Você também pode priorizar conversas de pessoas importantes em sua vida para nunca perder uma mensagem importante.
2. O Bubbles torna a multitarefa muito mais simples no seu dispositivo. Agora você poderá responder a conversas importantes sem ter que alternar entre os aplicativos para isso.
3. A gravação de tela integrada está finalmente disponível: com esse recurso, você pode capturar e compartilhar o que está acontecendo no seu telefone. Grave com o som do seu microfone, do seu dispositivo ou de ambos - sem que nenhum aplicativo extra seja necessário.
4. Agora você pode acessar todos os dispositivos inteligentes da sua casa em um só lugar, basta apenas pressionar o botão liga/desliga do smartphone para acender as luzes ou destrancar as portas, sem que seja necessário abrir vários aplicativos.
5. Os controles de mídia foram redesenhados e estão mais úteis do que nunca. Você pode mudar rapidamente a mídia que está sendo reproduzido em seus fones de ouvido para o alto-falante inteligente, por exemplo, sem perder o ritmo.
6. O Android Auto agora funciona sem fio para todos os telefones com o Android 11, desde que você tenha um veículo compatível. Assim, você pode levar o melhor do seu telefone para cada viagem: receber instruções com apenas um toque, enviar uma mensagem de texto ou reproduzir sua mídia favorita com comandos de voz e obter ajuda do Google Assistente.
7. Permissões únicas darão a você maior controle do acesso às suas ferramentas mais confidenciais: microfone, câmera e localização. Da próxima vez que o aplicativo precisar acessar os sensores, ele deverá solicitar sua permissão novamente.
8. Se você não usa um aplicativo há algum tempo, pode não querer que ele continue acessando seus dados. O Android agora vai “redefinir automaticamente” as permissões para seus aplicativos não utilizados. Você vai poder decidir conceder novamente as permissões do aplicativo na próxima vez que usá-lo.
9. Com módulos adicionais de atualização do sistema do Google Play, ainda mais correções de segurança e privacidade podem ser enviadas para seu telefone a partir da plataforma, da mesma forma que seus aplicativos são atualizados. Portanto, você receberá essas correções assim que estiverem disponíveis, sem ter que esperar por uma atualização completa do sistema operacional.
10. Para usuários do Android Enterprise, o Android 11 traz a mesma privacidade que você obtém em um dispositivo pessoal para o da empresa. O perfil de trabalho oferece, ao departamento de TI, ferramentas para gerenciar um telefone sem monitorar seus dados pessoais ou atividade de uso.
11. Ainda mais no Pixel. Se estiver usando um Pixel 2 ou superior, você obterá ferramentas adicionais para organizar e gerenciar seu telefone, como sugestões de aplicativos com base em suas rotinas diárias, novas ações que permitem selecionar texto e imagens ou fazer uma captura de tela de um aplicativo, e muito mais.