Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Classroom

Inovar de Onde Estiver: Estratégias para o ensino híbrido com Google for Education



Chegamos em setembro e muitas instituições de ensino ainda contam com o desafio de retomar as aulas durante o período de pandemia. Pensando principalmente para os educadores nesse momento, desde março estamos lançando novas funcionalidades em nossos produtos para que eles continuem em seus papéis de liderança no protagonismo dos alunos na educação - onde quer que estejam.


Não à toa, o termo “estudo em casa” também bateu o recorde de interesse entre os brasileiros na Busca na última década, segundo a nossa ferramenta de Google Trends. O pico aconteceu em maio deste ano. Já a pergunta “Como estudar em casa?” atingiu em 2020 o ponto mais alto de interesse de busca dos últimos cinco anos.
E todos estão aprendendo em movimento:


Desde o início dessa mudança abrupta, vimos ótimos exemplos de professores e instituições que inovaram mesmo nesse período tão difícil, utilizando o melhor das nossas ferramentas e soluções de Google for Education.


Por isso, reunimos essas histórias especiais para promovê-las em um evento virtual para fomentar a inovação na sala de aula - seja ela no ambiente físico ou - agora - digital.
O Inovar de Onde Estiver é um momento de celebração daquele que procura apresentar novas soluções para educar as próximas gerações: o professor. Todas as apresentações do evento estão disponíveis em vídeo no YouTube. Lá, é possível ver como a parceria com a SOMOS permitiu que mais de 1,3 milhão de alunos continuassem com as aulas a distância durante a pandemia. Também temos a história da Escola Mais, que, em apenas 3 dias, conseguiu colocar a escola 100% on-line, uma vez que antes da pandemia já tinha o sistema G Suíte for Education integrado, além de ter disponibilizado um Chromebook para cada aluno. 


Ajudando escolas do sistema público
Avançamos muito nos últimos anos quando falamos no setor público. Atualmente, temos presença na maioria dos Estados brasileiros, sejam no âmbito estadual quanto no municipal. Há trabalhos realizados nos estados do Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, entre muitos outros. Gostaria de destacar uma história que trabalhamos já há um tempo e que vem dando em bons resultados: a do município de Barueri, no interior de São Paulo.


Atualmente, a cidade tem 107 escolas, mais de 69 mil alunos e 2.700 professores. No fim de 2018, a Secretaria de Educação do município assinou uma parceria com o Google for Education para uma modernização de seu sistema. Além da compra de Chromebooks, em 2019, iniciou o processo de formação de professores e implementou o sistema já com suporte administrativo e apoio na sala de aula. No primeiro ano, foram realizados hackathons e avaliações digitais com os alunos da rede pública.


Com a chegada do período de isolamento social, em março de 2020, os alunos deixaram de frequentar as escolas. Nesse momento, a secretaria já contava com professores treinados para utilizar as ferramentas na nuvem, além de alunos cadastrados nas contas Google e familiarizados com o G Suite for Education. As aulas não pararam, tomando forma no digital.


O caso ganhou destaque em nosso evento global The Anywhere School e você pode encontrar a apresentação aqui


Guia de aprendizagem
Para além do nosso evento, divulgamos também nosso guia de atividades para aprendizagem a distância “Inovar de Onde Estiver”, criado com o objetivo de ajudar educadores, pais ou tutores - neste período de Volta às Aulas. São sugestões de atividades que podem ser realizadas com alunos da educação infantil ao ensino superior, tanto na modalidade presencial, híbrida e/ou remota. Esperamos que este seja mais um recurso de apoio para que possam continuar a ajudar a todos os alunos a aprender.

  • Os educadores precisaram passar o conteúdo de novas formas, gerenciando e buscando prender a atenção dos alunos na sala de aula, no modelo virtual. Agora, eles têm o desafio de preparar o retorno em um modelo de aprendizado híbrido.
  • Os alunos estão compreendendo qual é a melhor forma de aprender em um ambiente domiciliar e como se relacionar com professores e colegas de sala virtualmente.
  • As famílias e responsáveis tiveram que, rapidamente, se preparar para se tornarem “professores” e descobrir a melhor forma de trabalhar com os procedimentos de ensino a distância da escola de seus filhos.
  • Já os líderes educacionais tiveram que aprimorar a comunicação com pais e responsáveis, pensando na melhor forma de implementar serviços e tecnologias para suprir o ensino a distância e os modelos híbridos.

Para receber o conteúdo desse guia, basta preencher esse formulário.


Ensine de Onde Estiver
Apresentado em abril deste ano como “Ensine em Casa”, a nossa central de informações, dicas, treinamentos e ferramentas, coletados em todo o Google for Education, ajudou professores e instituições a continuar ensinando – mesmo fora da sala de aula - assim como para pais tirarem suas dúvidas sobre as nossas plataformas. Acreditamos que essas inovações continuarão presentes na sala de aula quando retomadas as aulas presenciais, por isso - atualizamos o nome da central para Ensine de Onde Estiver. O site foi projetado em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação para Educação, da UNESCO – que também está colaborando com outras organizações neste momento de emergência.


Além disso, continuamos a disponibilizar novos treinamentos e recursos a distância no Teacher Center e inserimos uma série de webinars para capacitar educadores e líderes educacionais no Education on Air.


Por fim, seja na sala de aula ou em casa, queremos agradecer a todos os que ajudam os alunos de todo o país a continuarem aprendendo. Em especial a todos os professores, um muito obrigado por tudo que vocês estão fazendo durante esse período. Vamos continuar trabalhando para que nossos produtos evoluam e atendam às necessidades das escolas e educadores em oferecer aos seus alunos a educação que precisam e merecem.