Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Anúncios da empresa

15 anos de Brasil: o impacto dos nossos produtos na rotina dos brasileiros



Neste mês, o Google completou 15 anos de Brasil. Desde então, o Google e o país viveram juntos momentos importantes, como o lançamento da versão em português do YouTube, em 2007, a chegada do Google Street View às ruas das cidades brasileiras, em 2010, e o lançamento do Google Nest Mini, a caixa de som inteligente com Google Assistente integrado, em 2019.

Durante todo esse tempo, trabalhamos constantemente para ajudar cada usuário em seu cotidiano por meio da tecnologia. Os nossos produtos ganharam relevância e tornaram-se cada vez mais presentes no dia-a-dia do brasileiro. Atualmente, o Brasil está entre os cinco principais mercados para cada um dos nove produtos do Google com mais de um bilhão de usuários: Busca, Android, Chrome, YouTube, Maps, Play Store, Fotos, Drive e Gmail.

Para entender a relevância do Google na vida dos brasileiros nesses 15 anos, conduzimos, em parceria com a empresa de pesquisa Kantar, uma pesquisa on-line com 1.100 pessoas por todo o país. O objetivo era entender a relação das pessoas com nossos mais de 20 produtos presentes no país.

Para 81% dos entrevistados, o Google contribuiu positivamente para a sociedade nos últimos quinze anos. Segundo o levantamento inédito, os 5 produtos que mais ajudaram os brasileiros nesses 15 anos foram a Pesquisa do Google  e o Youtube, seguidos por Gmail, Chrome e Tradutor.

Já no período da pandemia de COVID-19, outros produtos passaram a ajudar ainda mais os brasileiros no cotidiano de isolamento social. Neste período, os produtos que tiveram um crescimento significativo, foram o Google Meet, que cresceu 78%, o Google Duo, 67%, e o Google Classroom, 44%, que passaram a ajudar ainda mais os brasileiros nesse cotidiano de isolamento social.

Além de 80% dos entrevistados acreditarem que o Google oferece serviços gratuitos que ajudam suas vidas de forma prática. Para 93% dos entrevistados, suas vidas melhoraram principalmente em relação a opções de entretenimento (música, filmes, vídeos, livros, exposições), desde que começaram a usar o Google. 64% dizem que os produtos do Google as ajudam a aproveitar a vida.

Os produtos mais relevantes para os brasileiros

Nestes 15 anos de trajetória no país, estabelecemos uma relação de parceria e confiança com usuário brasileiro. A Pesquisa do Google se tornou muito mais do que uma página na internet: hoje, ela é vista como uma ferramenta de acesso à informação para milhões de brasileiros. Prova disso é que 97% dos entrevistados a considera útil e 83% dizem que ela melhorou muito suas vidas para resolver tarefas e encontrar informações.

O Google Tradutor também tem lugar de destaque entre os produtos mais relevantes para o público brasileiro. Para 95% das pessoas entrevistadas, quando precisam traduzir algo, a primeira ação é usar a ferramenta.

O levantamento da Kantar também nos mostrou que 86% dos entrevistados afirmam que um smartphone ou tablet com sistema Android é responsável pelo seu acesso à internet, enquanto cerca de 72% concordam que com o Google Play passaram a se conectar a serviços essenciais.

Transformação nos estudos e no trabalho

Uma das principais áreas em que a influência do Google foi decisiva é a de educação e o aprendizado. Nove em cada dez brasileiros dizem que a empresa os ajuda a aprender sobre diversos assuntos. Oito em cada dez acreditam que o Google ajuda a complementar os estudos e/ou esclarecer as suas dúvidas e as dos filhos, e que a empresa torna a educação mais acessível e democrática. A forma em que isso acontece também foi um destaque para os respondentes: 79% acreditam que o Google torna a educação mais colaborativa e produtiva.

O levantamento da Kantar também revela que o universo do trabalho foi impactado pelos produtos e serviços do Google. Para 79% dos entrevistados, a marca tornou o trabalho mais colaborativo e produtivo, a mesma porcentagem dos que acreditam que Google ajuda as pessoas a aumentarem suas habilidades e melhorarem suas carreiras. Além disso, 85% das pessoas dizem que a empresa mostrou que é possível estudar ou trabalhar juntos mesmo à distância, algo que ganhou ainda mais força depois da pandemia. 

Entre os produtos que ajudam no universo do trabalho, estão o Gmail, o Google Drive e o Google Meet. Cerca de 85% das pessoas acreditam que a produtividade e a colaboração aumentaram, durante a pandemia, com o uso dos três produtos.

Ajudar brasileiros e pessoas do mundo todo a tornarem a rotina mais prática e produtiva sempre foi um dos nossos objetivos e, por isso, seguimos desenvolvendo produtos focados em melhorar a vida do usuário. Esperamos trazer novidades e funcionalidades para oferecer cada vez mais informações organizadas e acessíveis para todos.