O Blog do Google Brasil
Novidades sobre os produtos e a tecnologia do Google no Brasil e no mundo
Nossa terceira década de ações climáticas: conquistando um futuro livre de carbono
14 setembro, 2020
Há alguns anos uma enchente destruiu Chennai, na Índia, o lugar onde cresci. Ao ver as imagens de toda aquela água numa cidade que por anos havia sofrido com secas severas, senti o impacto das mudanças climáticas muito próximo da minha vida. Na semana passada, milhares de pessoas que vivem no norte da Califórnia, onde moro hoje, acordaram de manhã com um céu alaranjado, fruto de incêndios que continuam a atingir toda a costa oeste dos Estados Unidos. Sei que regiões da Austrália e do Brasil passaram recentemente por situações semelhantes, e infelizmente não serão as últimas.
Os estudos científicos são irrefutáveis: se quisermos evitar as consequências mais graves das mudanças climáticas, temos de agir imediatamente.
Nós, do Google, temos o compromisso de fazer nossa parte. A sustentabilidade é um de nossos pilares desde que Larry e Sergey fundaram a empresa, há vinte anos. Em 2007, nos tornamos a primeira grande companhia a ser neutra em carbono. Depois, em 2017, fomos também a primeira grande corporação a igualar nosso uso de eletricidade com 100% de energias renováveis. Temos a operação mais limpa e eficiente no setor de computação em nuvem, e somos a maior compradora mundial empresarial de energia renovável.
Neste momento em que iniciamos nossa terceira década de ações climáticas, vamos avançar ainda mais no nosso trabalho para criar um futuro carbono-zero – para nós e para todos. Vai ser assim:
Estamos eliminando todo nosso legado de carbono a partir de hoje.
Somos a primeira grande empresa a se comprometer a usar energia limpa 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todos os nossos data centers e campi do mundo. Este compromisso é bem mais desafiador do que a tradicional estratégia de compensar o uso de eletricidade com energias renováveis, mas estamos trabalhando com afinco para atingir essa meta até 2030.
Estamos investindo em tecnologias para ajudar nossos parceiros e funcionários em todo o planeta a fazerem escolhas mais sustentáveis. Um exemplo: estamos investindo em regiões de produção que permitam obter 5 GW de energia limpa nova. Isso vai ajudar 500 cidades a reduzir emissões e encontrar novas formas de dar acesso a nossos produtos para um bilhão de pessoas.
Segundo nossos cálculos, os compromissos assumidos hoje podem gerar mais de 20 mil empregos diretos no setor de energia limpa e em áreas correlatas, nos Estados Unidos e no mundo, até 2025.
A seguir contamos mais sobre o anúncio que estamos fazendo hoje.
Eliminando nosso legado de carbono
A partir de hoje, estamos removendo todo nosso legado de carbono. Isso inclui todas as emissões operacionais existentes antes de nos tornarmos neutros, em 2007, com a compra de compensações de CO2 de alta qualidade. Ou seja: a pegada de carbono do Google, desde o momento em que a empresa foi fundada, acaba de ser zerada. É um imenso prazer comunicar que somos a primeira grande companhia mundial a atingir essa meta.
Operações com energia limpa 24 horas por dia, 7 dias por semana, até 2030
Desde 2017, todo o nosso consumo anual de eletricidade já é compensado por 100% de energias renováveis. Agora, decidimos ir mais longe: até 2030, o Google tem a meta de conduzir suas atividades usando energia limpa em todos os escritórios, o tempo todo.
Esse é nosso objetivo mais ambicioso até o momento, de uma complexidade gigantesca do ponto de vista prático e técnico. Somos a primeira grande corporação global a se propor a isso, e queremos ser a primeira a chegar lá.
Para começar, vamos trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, para usar apenas energia limpa em todos os nossos data centers e campi do mundo. Os data centers do Google alimentam os produtos e serviços que milhões de pessoas usam todos os dias. Com isso, cada e-mail que você mandar usando o Gmail, cada pesquisa que fizer na Busca do Google, cada vídeo que assistir no YouTube e cada percurso que percorrer com a ajuda do Google Maps serão impulsionados por energia limpa, sempre, o tempo todo.
Há pouco tempo seria difícil imaginar um fornecimento ininterrupto de energia carbono zero – pelo simples motivo de que nem sempre temos ventos para movimentar turbinas eólicas ou sol para alimentar painéis solares. No entanto, em breve a evolução tecnológica, somada às políticas públicas corretas, vai transformar o que era impossível em realidade. Para isso, o Google vai investir em estratégias que permitam obter energia limpa e confiável em todos os lugares, a qualquer hora do dia. Adotaremos medidas como usar fontes eólicas e solares juntas, e aumentar nossa capacidade de armazenar energia em baterias. Estamos trabalhando também para que a Inteligência Artificial (IA) nos mostre como otimizar a demanda por eletricidade e aumentar a precisão das previsões sobre nossa necessidade de uso. Todas essas iniciativas vão criar 12 mil empregos até 2025. É importante frisar que acreditamos que nosso trabalho pode acelerar a oferta de energias renováveis em regiões e comunidades do mundo todo, ajudando solucionar desafios que têm impedido de se tornarem uma fonte ininterrupta de energia.
Para mais informações, leia nosso
estudo
.
Investindo em 5 GW de energia limpa
Estamos investindo para permitir 5 GW de nova capacidade em energia livre de carbono nas nossas principais regiões de produção, até 2030. Calculamos que isso vai impulsionar mais de US$ 5 bilhões em investimentos em energia limpa e evitar emissões que equivalem a retirar das ruas mais de um milhão de carros por ano, além de criar 8 mil empregos no setor de energia limpa.
Até 2030, ajudaremos 500 cidades a reduzirem emissões de CO2 em 1 giga-tonelada
Cerca de 70% das emissões globais vêm de cidades. O
Explorador de Ideias Ambientais
do Google ajuda mais de 100 cidades a rastrear e reduzir emissões e maximizar o uso de fontes renováveis, oferecendo informações sobre o potencial solar de cada local e a poluição gerada pelo transporte. Agora, essa ferramenta será ampliada para 3 mil cidades do mundo.
Temos também o compromisso de ajudar mais de 500 cidades e administrações municipais do planeta a reduzirem em 1 giga-tonelada as emissões anuais de carbono até 2030. Isso equivale às emissões anuais produzidas por um país do tamanho do Japão.
Aqui
você encontra mais informações sobre nosso trabalho para ajudar cidades como Hamburgo e Houston a acelerar suas iniciativas climáticas.
Colaboração para reduzir as emissões de nossos parceiros
O Google está apresentando várias iniciativas de colaboração para reduzir as emissões de parceiros e organizações, retirando ainda mais CO2 da atmosfera.
Mais de 10% do uso de energia nos Estados Unidos vêm dos sistemas de aquecimento e ar condicionado em edifícios comerciais. Graças ao aprendizado de máquina, conseguimos reduzir em 30% o consumo de energia necessário para resfriar os data centers do Google. Agora, DeepMind e Google Cloud estão oferecendo essa mesma tecnologia para aeroportos, shopping centers, hospitais, data centers e outras instalações comerciais e industriais do mundo. Para mais detalhes, confira nosso
Cloud blog
.
Entidades sem fins lucrativos, organizações da sociedade civil e universidades também têm um importante papel a desempenhar. O Google trabalha com uma rede de entidades ambientais, como a Crowther Lab, para apoiar iniciativas de reflorestamento e restauro de vegetação com base em dados científicos. Além disso, o Google.org está lançando na Europa um Desafio de Impacto, no valor de 10 milhões de euros, para apoiar ideias e projetos promissores na área de sustentabilidade, selecionados por especialistas independentes.
Ajudando um bilhão de pessoas com nossos produtos
Finalmente, vale ressaltar que nossos produtos já ajudam muita gente a fazer escolhas mais sustentáveis no dia a dia – seja usando o Google Maps para encontrar estações de bicicletas compartilhadas ou de recarga de carros elétricos, seja, conforme ocorre em diversos países europeus, usando o Google Voos para encontrar o trajeto aéreo que emite menos carbono.
Mas temos outras ferramentas e informações úteis à disposição, e queremos encontrar novas formas de levá-las para um bilhão de pessoas até 2022, de modo que todos possam fazer escolhas sustentáveis.
A próxima década de ações climáticas
Estamos otimistas e graças às novas tecnologias, a investimentos em ferramentas e infraestrutura adequadas, a parceiros, organizações sem fins lucrativos e pessoas munidas dos recursos necessários, acreditamos que a próxima década pode ser decisiva. Estamos orgulhosos de fazer nossa parte e de ajudar o planeta a ficar mais perto de um futuro livre de carbono para todos.
Publicado por Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet
Categorias
#carnaval
#copabr
#DáUmGoogle #YearinSearch #YearinSearchBrasil
#gddbr
#gonegoogle
#GoogleArts&Culture #Vermeer
#googleatrio20
#GoogleforBrazil
#hangoutsdenatal
#hangoutSPFW
#MaesCriadoras
#marcocivil
#ViladoPapaiNoel
+1
10 anos de Chrome; Chrome; Novo Chrome
10 anos de Google
20 anos de Google
20 anos do Google; Google 20 anos; Google; Aniversário do Google
admin
AdMob
adsense
adwords
AI
ajuda
Amazon
amazonas
Amazônia
America Latina
América Latina
Android
Android Go
aniversário
aplicativo
apps
art project
arte urbana
arte urbana contemporânea
artificial intelligence
artistas
Bach
blogger
bolsa
brazil elections
busca
busca 2017
busca do ano
buzz
caffeine
Campus São Paulo
Carnaval
celular
ceu
Change the Game
China
chrome
chromebook
chuvas
Cidadania Digital
cinejoia
cloud computing
colorpluscity
compartilhamento
comunidades
conecte
Conta do Google
conversas agrupadas
copa do mundo
COVID19
Creators for Change
Cresça com o Google
CriandoOrgulho
Cultural Institute
cultural institute; berlim; muro
currents
curso
dados móveis
data center
datally
desenvolvedores
design
detona ralph
Developer Bus
developer day
Dia da Internet Segura
dia da privacidade de dados; privacidade
Dia Internacional da Mulher
doação
docs
Doodle
doodle4google
drive
Earth
Ecad
educação
elections
eleições
email
empreendedor
férias
fifa
Files
filmes
FLIP
Frida Kahlo Google Arts & Culture
gdd
geo
gmail
GNI
Google
Google Allo
google apps
Google Apps para empresas
Google Arts & Culture
Google Assistente
Google Business Internship
Google Cloud
Google Docs
google earth
google earth solidário
Google Earth Timelapse
google for education
google green
google io
google mapas
google maps
Google news
google notícias
google pay
Google Play
Google Press Summit
Google Science Fair
Google translator
Google Trends; Eleições; Eleições 2018
google trips
google.org
Google+
gps
graffiti
Grand Canyon
hackathon
hangouts
hiroshima
histórico
horário de pico
IA
IE8
impacto econômico
índice
inteligência artificial
International Women's Day
internet
internet aberta
iphone
jardim zoológico
jornalismo
labs
LARA
LARA 2019
Latin America Research Awards
Latitude
leilão
lemann
liberdade
liberdade de expressão
livros
localização
machine learning
mãe
mapas
maps
marimoon
musica
My Account
nagasaki
natal
navegador
NBU
negócio
neutralidade de rede
next billion users
NextUp
notícia
nova escola
novo
oceano
offline
onebox
orkut
orquestra sinfônica
pagamento
painel do conhecimento
pesquisa
pesquisa 2017
pesquisa de lugar
pesquisa do ano
pesquisa por voz
places
Playtime
pré-visualizações
Primer
privacidade
produtividade
Programa Proteção Avançada
rafael cortez
retrospectiva
revista veja
Rewind
rio
Safer Internet Day
Search
segurança
serviços geoespaciais
Sketchup
street view
surui
tecnologia na escola
termos de serviço
thinkinfinite
Timelapse
traductor
tradutor
Transparency Report
treinamentos
trips
tv
universidades
viagem
Video
voice search
voz
wallace and gromit
WAN-IFRA
WAP
waze
web analytics
web store
webmaster
webmasters
windows
year in search
YouTube
YouTube Coachella
YouTube Go
YouTube Kids
YouTube NextUp
YouTube Space
YouTube Space Rio
YouTube symphony
zeca baleiro
zeitgeist 2011
zeitgeist 2012
Arquivo
2021
mar
fev
jan
2020
dez
nov
out
set
ago
jul
jun
mai
abr
mar
fev
jan
2019
dez
nov
out
set
ago
jul
jun
mai
abr
mar
fev
jan
2018
dez
nov
out
set
ago
jul
jun
mai
abr
mar
fev
jan
2017
dez
nov
out
set
ago
jul
jun
mai
abr
mar
fev
jan
2016
dez
nov
out
set
ago
jul
jun
mai
abr
mar
fev
jan
2015
dez
nov
out
set
ago
jul
jun
mai
abr
mar
fev
jan
2014
dez
nov
out
set
ago
jul
jun
mai
abr
mar
fev
jan
2013
dez
nov
out
set
ago
jul
jun
mai
abr
mar
fev
jan
2012
dez
nov
out
set
ago
jul
jun
mai
abr
mar
fev
jan
2011
dez
nov
out
set
ago
jul
jun
mai
abr
mar
fev
jan
2010
dez
nov
out
set
ago
jul
jun
mai
abr
mar
fev
jan
2009
dez
nov
out
set
ago
jul
jun
mai
abr
mar
fev
2008
dez
nov
out
set
ago
jul
jun
mai
abr
mar
fev
jan
2007
dez
nov
out
set
ago
jul
jun
mai
abr
mar
fev
jan
2006
dez
nov
out
set
ago
jul
Feed
Follow @googlebrasil