Seja para baixar jogos, filmes ou aplicativos, mais de 1 bilhão de pessoas em mais de 190 países acessam o Google Play, a loja de apps dos dispositivos Android. Só no ano passado, foram feitos 82 bilhões de downloads de aplicativos na loja do Google. Por trás deste enorme sucesso, estão milhares de desenvolvedores que trabalham para criar aplicativos e jogos que são parte indispensável do que conhecemos hoje como mundo mobile. Por isso, estamos felizes em sediar hoje, em São Paulo, o Playtime Latam, nosso evento para desenvolvedores do Google Play na América Latina. No último ano, a região teve um crescimento de 65% no número de pessoas que fazem compras na loja por mês. No mesmo período, o número de desenvolvedores locais que faturam mais de 300 mil dólares mensais triplicou. Confira as principais novidades para a comunidade da região:



Reconhecendo (e procurando) os melhores


Para destacar os aplicativos e jogos de alta qualidade em nossa loja, estamos investindo como nunca no trabalho de curadoria. A partir de agora, você pode acessar uma versão renovada da Editor's Choice Apps, seção em que nosso time de especialistas do Google Play escolhe os aplicativos e jogos que merecem destaque. Também queremos intensificar o nosso trabalho de apoio aos jogos criados por desenvolvedores independentes, que trazem inovação e arte com jogos indie. Por isso, anunciamos a abertura das inscrições para a primeira edição do Google Play Indie Games Festival Latam.



Assinatura de apps

Durante o I/O 2017, nossa conferência anual para desenvolvedores, nós anunciamos que tanto o número de assinantes no Google Play quanto o faturamento do negócio de assinaturas de aplicativos dobraram em 2016. O nosso objetivo é tornar cada vez mais simples o processo de assinatura para as pessoas. No Brasil, anunciamos recentemente um acordo com o Globo Play, que permite aos usuários assinar o conteúdo premium do app direto do Google Play. 

“OK, Google” 

No Playtime, também anunciamos que o Actions on Google, a plataforma de desenvolvimento que permite criar aplicativos para o Google Assistente, estará disponível em português para o Brasil e em espanhol do México. Agora, além de toda a ajuda que o Google Assistente já oferece para o usuário, abrimos espaço para que outras empresas possam construir apps no Assistente do Google, oferecendo mais auxílio no dia-a-dia, onde e quando o usuário quiser. A novidade vai permitir, por exemplo, a partir de ordens, escritas ou faladas, que as pessoas pesquisem preços em lojas virtuais, se atualizem sobre notícias ou façam exercícios de meditação. O Actions on Google chega nas próximas semanas.

Exemplos de Actions on Google em inglês, que em breve estará disponível em português do Brasil 

Postado por Regina Chamma, diretora de Google Play para a América Latina