Golfinhos, tartarugas marinhas, tubarões, arraias, mergulhões, lagartos. Praias, falésias, trilhas. É difícil descrever sobre o arquipélago de Fernando de Noronha, um lugar tão bonito de... se olhar. É por isso que estamos tão satisfeitos com a notícia de hoje: levamos a tecnologia do Street View a essa região tão querida do nosso país e, agora, temos a alegria de dividir as imagens que foram coletadas em 12 dias de expedição pelo parque nacional.

E, como não dava para falar em fazer um mapa de Noronha sem falar de toda aquela água azul, trouxemos ao Brasil, pela primeira vez, os mergulhadores do australiano Caitlin Seaview Survey, um projeto especializado em monitorar corais marinhos. O resultado é um lindíssimo conjunto de imagens panorâmicas que revela a usuários de qualquer lugar do mundo as paisagens famosas e os cantinhos remotos de um dos mais bem preservados ecossistemas do Brasil.


Nossas câmeras captaram até os famosos golfinhos rotadores, espécie que vive na região e é famosa pelas acrobacias que faz na superfície da água.


Nade ao lado dos mergulhadores da Catlin Seaview Survey e…. de uma tartaruga marinha!


Nas coletas em terra, a nossa principal ferramenta foi o Trekker, uma mochila equipada com uma supercâmera de 15 lentes. Com ela nas costas, nossos operadores mapearam quilômetros de trilhas --seja por sobre as quentíssimas areais pernambucanas, seja em meio à mata selvagem. Já para percorrer as vias urbanas, demos um “jeitinho” e nos adaptamos ao meio de transporte mais noronhense de todos: o buggy.

Para conferir, dê uma passada, por exemplo, pela Cacimba do Padre, famoso ponto de surfe, e ela baía dos Porcos, conhecida pela espetacular vista do morro Dois Irmãos.


Conheça também o Atol das Rocas, um lugar que, de tão raro, tornou-se a primeira reserva marinha brasileira e que, de tão frágil, só admite a entrada de cientistas autorizados.


De hoje em diante, esses dois tesouros estão à disposição daquele explorador que existe em cada um de nós. Confira aqui uma galeria de destaques.

Tá esperando o quê? Mergulhe aí!

Postado por Tomás Nora, engenheiro do Street View e aspirante a surfista