Desenvolvemos a Android em cooperação com o Open Handset Alliance, que é formado por mais de 30 empresas de tecnologia e líderes de mercado, como a Motorola, Qualcomm, HTC e T-Mobile. Por meio de uma intensa parceria com transportadoras, fabricantes de dispositivos, entre outros, esperamos permitir ecossistema aberto para o universo da telefonia móvel através da criação de um padrão, uma plataforma aberta para celulares. No fim das contas, acreditamos que o resultado será o caminho mais rápido e eficiente para a inovação que permitirá aos usuários ferramentas jamais vistas antes.

Vemos na Android como uma parte fundamental da nossa estratégia para futuramente cumprir o objetivo do Google: de prover o acesso a informação para os usuários, onde que estejam. Temos consciência de que muitos entre a imensidão de usuários de celular em todo o mundo talvez nunca tenham um telefone baseado na tecnologia Android. Nossos objetivos independem de dispositivos ou mesmo plataformas. Por esse motivo, a Android complementará, mas não substituirá, nossa estratégia de longo prazo para o desenvolvimento de serviços úteis e necessários que vão orientar a adoção desses produtos por meio de parcerias com fabricantes de aparelhos de celular e operadoras em todo o mundo.

É fundamental reconhecer que a Open Hadset Alliance e a Android têm potencial para serem as responsáveis pelas maiores mudanças no status quo – o que significa que será necessário muita paciência e investimento de diversos lados antes dos benefícios se tornarem evidentes.

Mas sentimos que os ganhos em potencial para os clientes da telefonia celular no mundo valem o esforço. Se você é um desenvolvedor e essas possibilidades o atraem, aguarde. Dentro de algumas semanas os aplicativos para programação estarão disponíveis na web . Se você tem telefone celular, ainda precisará esperar um pouco, mas alguns dos nossos parceiros estão trabalhando para que, em meados de 2008, já tenhamos celulares com a plataforma Android. E se você tem um telefone que realmente adora, acesse mobile.google.com e certifique-se de que já tem em seu aparelho o Google Maps para celular, o Gmail e outras incríveis ferramentas. Vamos continuar trabalhando para tornar esses serviços cada vez melhores.
O que você gostaria que seu telefone fizesse?

Conheça neste vídeo abaixo a plataforma Android (em inglês).