Trabalhamos para que nossa plataforma ajude os editores a serem bem-sucedidos nesse processo de monetização – graças ao qual pessoas de todo o planeta podem ter acesso a notícias confiáveis e informações de alta qualidade pela internet. Para ilustrar como os editores usam nossa plataforma para gerar receita, fizemos recentemente um estudo com os 100 publishers de maior receita de mídia programática gerenciada pelo Ad Manager. Em seguida, analisamos os resultados olhando as taxas médias que ficam retidas pelo Ad Manager sobre a publicidade digital de todos esses editores.
Embora cada veículo de imprensa tenha um modelo de negócios único, essa análise mostra de maneira clara que grandes editores de notícias usam o Ad Manager para obter receita de diferentes maneiras e revelam quanto desse valor fica com o Google pelos serviços que oferecemos.
Ao analisar as informações dos cem maiores editores de notícias do mundo que usam o Ad Manager, descobrimos que eles ficam com, em média, com 95% da receita de publicidade digital gerada quando utilizam nossa plataforma para exibir propaganda em seus sites. Esse resultado reflete as taxas médias retidas pelo Google – e não inclui taxas que possam ser pagas a outras plataformas e serviços.
Clique na imagem abaixo para visualizar o gráfico em tamanho real:
Editores de notícias usam o Ad Manager para facilitar vendas diretas e acordos com outras plataformas
Existem duas maneiras principais de administrar publicidade digital com o Ad Manager: vendas administradas diretamente – incluindo vendas diretas para anunciantes e acordos com outras plataformas de publicidade – e venda de mídia programática com o Ad Manager.
A maior parte da receita de publicidade digital dos veículos vem de venda de anúncios administrados pelas equipes dos próprios publishers. Isso inclui vendas diretas do editor para anunciantes e agências de publicidade. Um exemplo: essas empresas vendem espaço publicitário diretamente para o anunciante que deseja uma inserção específica no site – o topo da página, por exemplo. A equipe de vendas do veículo também negocia acordos com outras plataformas de anúncios digitais, como ad exchanges e redes de anúncios ou serviços de leilão de espaço publicitário.
Quando um editor vende espaço de forma direta, ou por intermédio de outras plataformas publicitárias, ele usa a tecnologia de exibição de anúncios do Ad Manager para mostrar a propaganda no site. Uma vez que o veículo faz boa parte do trabalho quando a propaganda é feita a partir de uma dessas fontes, nós cobramos uma tarifa mínima de exibição de anúncio por esse serviço. Nesses casos, o editor fica com mais de 99% da receita.
Ad Manager também permite que editores façam vendas programáticas
A outra forma de ajudar os editores a gerar receita é permitir a venda de mídia programática. Nela, o editor pode vender mais espaço publicitário do que nunca, para milhões de anunciantes – muitos dos quais ele jamais alcançaria sem o auxílio dessa tecnologia.
Quando um editor faz uma venda programática usando o Ad Manager, ele tem acesso a ferramentas sólidas que permitem administrar os anúncios exibidos em seu site. O veículo pode, por exemplo, estabelecer o preço mínimo de seu espaço publicitário, controlar as marcas que podem anunciar e indicar que tipo de propaganda deseja mostrar, entre outras preferências. Em seguida, o Ad Manager encontra o anunciante disposto a pagar o valor mais alto, que atenda às exigências descritas pelo veículo. Nos casos de propaganda exibida de forma programática pelo Ad Manager, o editor fica com mais de 80% da receita.
Google investe no Ad Manager para apoiar editores parceiros
O Google Ad Manager foi criado para ajudar os editores a gerar mais receita a partir de seus conteúdos. Com o passar dos anos, continuamos investindo na melhoria da plataforma para apoiar veículos de imprensa a garantir a sustentabilidade do negócio. Além de aprimorar o Ad Manager, nosso time trabalha em estreita parceria com publishers de todos os tamanhos, para descobrir novas formas de ajudá-los a crescer com mais receita publicitária. Dessa forma, o melhor da internet pode continuar aberto e gratuito para todos os usuários.
*A análise descrita neste texto reflete a taxa média retida pelo Ad Manager, e não inclui taxas que possam ser pagas a outras plataformas e serviços. As quantias mostradas não são preparadas de acordo com os princípios contábeis usualmente aceitos nos EUA (GAAP).
Postado por Bonita Stewart, vice-presidente de parcerias globais do Google