O Blog do Google Brasil
Novidades sobre os produtos e a tecnologia do Google no Brasil e no mundo
Nosso trabalho para proteger os usuários de anúncios de má qualidade
30 abril, 2020
As pessoas confiam no Google quando estão buscando informações, e trabalhamos para garantir que eles também confiem nos anúncios que exibimos na plataforma. Este compromisso é particularmente importante em momentos de incerteza, como os últimos meses em que o mundo vem enfrentando a COVID-19.
Como estamos respondendo à COVID-19
Desde o início do surto da COVID-19 estamos monitorando de perto o comportamento dos anunciantes para proteger nossos usuários de propagandas que buscam tirar vantagem da atual crise. Esse tipo de publicidade costuma ser sofisticado, feito por pessoas que tentam driblar nossos sistemas de vigilância usando táticas avançadas. Por exemplo, com o avanço da doença, observamos um aumento significativo nos anúncios fraudulentos de produtos muito procurados, como máscaras de proteção. Essas propagandas trazem produtos com preço bem acima da média do mercado, são enganosas em relação à qualidade oferecida para atrair mais compradores ou anunciadas por pessoas que não entregam os pedidos.
O Google conta com uma força-tarefa exclusiva para a COVID-19, que trabalha sem cessar. Eles criaram uma nova tecnologia de detecção de golpes e melhoraram os sistemas já existentes para impedir as ações de agentes mal-intencionados. Esse esforço concentrado está funcionando. Ao longo dos últimos meses, bloqueamos e retiramos no ar dezenas de milhões de anúncios relacionados ao novo coronavírus por violar nossas políticas, como preços abusivos, tirar proveito da escassez global de equipamentos médicos, fazer afirmações enganosas sobre supostas curas e oferecer seguro-desemprego inexistente.
Além disso, a COVID-19 transformou-se em um tema importante e constante das conversas do cotidiano – e, por isso, trabalhamos também para permitir que anunciantes confiáveis de diferentes setores compartilhem novidades relevantes com suas audiências. Nas últimas semanas, por exemplo, ajudamos ONGs, governos, hospitais e planos de saúde a fazerem comunicados de interesse público. Seguimos adotando uma abordagem cuidadosa, ajustando a aplicação das nossas políticas de modo a garantir a proteção dos usuários e priorizando informações importantes vindas de anunciantes confiáveis.
Preservando a integridade do ecossistema
Preservar a integridade dos anúncios exibidos em nossas plataformas durante o surto de COVID-19 é uma continuação do trabalho que fazemos todos os dias para minimizar conteúdos que violam nossas políticas e impedir a ação de pessoas mal-intencionadas. Temos milhares de pessoas trabalhando em diferentes equipes do Google para proteger os usuários e criar um ecossistema seguro para anunciantes e publishers. Todos os anos publicamos um resumo do nosso trabalho nessa área.
Em 2019, bloqueamos e retiramos do ar 2,7 bilhões de anúncios de má qualidade – o equivalente a mais de 5 mil anúncios ruins por minuto. Também suspendemos quase um milhão de contas de anunciantes por violação de nossas políticas. Do lado dos publishers, encerramos mais de 1,2 milhão de contas e retiramos anúncios de mais de 21 milhões de páginas que fazem parte da nossa rede de publishers por violação de políticas. O encerramento de uma conta – e não apenas a retirada do ar de uma página ou anúncio específico – é uma medida particularmente eficaz que tomamos nos casos em que o anunciante ou o publisher comete violações graves ou tem um histórico de repetidos descumprimentos de políticas.
Melhorias no combate a anúncios enganosos ou que contenham phishing
Se descobrimos categorias específicas de anúncios tendem a atrair mais violações, priorizamos recursos para evitar que pessoas mal-intencionadas tentem enganar os usuários. Uma área na qual já temos amplos conhecimentos é a prática de phishing, que costuma ser usado por criminosos para obter informações pessoais dos usuários, sob falsos pretextos. Em 2019, por exemplo, observamos mais pessoas interessadas em enganar cidadãos em busca de renovar o passaporte. Essas tentativas aconteciam na forma de anúncios que imitavam sites reais de renovação de passaporte – mas, no fundo, a verdadeira intenção era obter informações pessoais, como número de CPF ou de cartão de crédito. Outra área comum de violações são os chamados anúncios “trick-to-click”, criados para atrair as pessoas a interagirem – eles trazem frases como “clique aqui” – e cujo visual com frequência imita alertas enviados por computadores e celulares.
Uma vez percebida a recorrência dos golpes de phishing e “trick-to-click”, conseguimos combatê-los de forma mais eficiente. Em 2019, montamos uma equipe internacional para rastrear padrões e indícios desse tipo de propaganda fraudulenta, para que a identificação e retirada destes anúncios nocivos fosse ainda mais rápida. O resultado desse esforço foi uma queda de quase 50% nas propagandas prejudiciais contendo phishing e “trick-to-click”, em comparação com os números do ano anterior. Ao todo, bloqueamos mais de 35 milhões de anúncios com phishing e 19 milhões de “tricks-to-clicks” só em 2019.
Ajustes em tempo real a nossas políticas e tecnologias
Alguns setores são especialmente suscetíveis a comportamentos mal-intencionados. À medida que mais gente recorre a serviços bancários pela internet em detrimento de ir às agências físicas, notamos um aumento em anúncios oferecendo empréstimo pessoal e contendo informações enganosas sobre as condições da proposta de crédito. Para combater esse tipo de golpe, ampliamos nossa política para apenas permitir anúncios relacionados com empréstimos se o anunciante explicar claramente, no site ou no app, todas as taxas cobradas, os riscos e benefícios da oferta. Desse modo, o consumidor pode tomar decisões com base em informações claras. O ajuste nessa política permitiu ao Google derrubar 9,6 milhões de anúncios como esses em 2019 – duas vezes mais do que em 2018.
No final do ano passado, lançamos um programa de certificação para anunciantes de produtos de gestão de dívidas em alguns países, que traz propostas para negociar os valores devidos junto aos credores. Sabemos que alguém que busca por serviços como esse costuma estar em situação extremamente frágil, e queremos criar uma experiência segura para esses usuários. O novo programa de certificação garante que apenas anunciantes registrados junto às autoridades regulatórias locais exibam anúncios com esse tipo de serviço. Continuamos estudando formas de ampliar esse programa para mais países e estar sempre em acordo com as leis financeiras de cada região.
Olhando para frente
Preservar a confiança no ambiente de publicidade digital é uma das prioridades do Google. Neste momento em que questões de saúde ocupam grande parte da nossa vida, é ainda mais importante do que nunca estar preparado e responder a tentativas de enganar os usuários. Sabemos que as estratégias de agentes mal intencionados não param de mudar e evoluir e temos consciência de que a sociedade terá de enfrentar novos problemas no futuro. Vamos sempre trabalhar para garantir a proteção de usuários, anunciantes e publishers contra aqueles que tentam agir em nossas plataformas de publicidade.
Por Scott Spencer, vice-presidente de Privacidade e Segurança de Anúncios
Categorias
#carnaval
#copabr
#DáUmGoogle #YearinSearch #YearinSearchBrasil
#gddbr
#gonegoogle
#GoogleArts&Culture #Vermeer
#googleatrio20
#GoogleforBrazil
#hangoutsdenatal
#hangoutSPFW
#MaesCriadoras
#marcocivil
#ViladoPapaiNoel
+1
10 anos de Chrome; Chrome; Novo Chrome
10 anos de Google
20 anos de Google
20 anos do Google; Google 20 anos; Google; Aniversário do Google
admin
AdMob
adsense
adwords
AI
ajuda
Amazon
amazonas
Amazônia
America Latina
América Latina
Android
Android Go
aniversário
aplicativo
apps
art project
arte urbana
arte urbana contemporânea
artificial intelligence
artistas
Bach
blogger
bolsa
brazil elections
busca
busca 2017
busca do ano
buzz
caffeine
Campus São Paulo
Carnaval
celular
ceu
Change the Game
China
chrome
chromebook
chuvas
Cidadania Digital
cinejoia
cloud computing
colorpluscity
compartilhamento
comunidades
conecte
Conta do Google
conversas agrupadas
copa do mundo
COVID19
Creators for Change
Cresça com o Google
CriandoOrgulho
Cultural Institute
cultural institute; berlim; muro
currents
curso
dados móveis
data center
datally
desenvolvedores
design
detona ralph
Developer Bus
developer day
Dia da Internet Segura
dia da privacidade de dados; privacidade
Dia Internacional da Mulher
doação
docs
Doodle
doodle4google
drive
Earth
Ecad
educação
elections
eleições
email
empreendedor
férias
fifa
Files
filmes
FLIP
Frida Kahlo Google Arts & Culture
gdd
geo
gmail
GNI
Google
Google Allo
google apps
Google Apps para empresas
Google Arts & Culture
Google Assistente
Google Business Internship
Google Cloud
Google Docs
google earth
google earth solidário
Google Earth Timelapse
google for education
google green
google io
google mapas
google maps
Google news
google notícias
google pay
Google Play
Google Press Summit
Google Science Fair
Google translator
Google Trends; Eleições; Eleições 2018
google trips
google.org
Google+
gps
graffiti
Grand Canyon
hackathon
hangouts
hiroshima
histórico
horário de pico
IA
IE8
impacto econômico
índice
inteligência artificial
International Women's Day
internet
internet aberta
iphone
jardim zoológico
jornalismo
labs
LARA
LARA 2019
Latin America Research Awards
Latitude
leilão
lemann
liberdade
liberdade de expressão
livros
localização
machine learning
mãe
mapas
maps
marimoon
musica
My Account
nagasaki
natal
navegador
NBU
negócio
neutralidade de rede
next billion users
NextUp
notícia
nova escola
novo
oceano
offline
onebox
orkut
orquestra sinfônica
pagamento
painel do conhecimento
pesquisa
pesquisa 2017
pesquisa de lugar
pesquisa do ano
pesquisa por voz
places
Playtime
pré-visualizações
Primer
privacidade
produtividade
Programa Proteção Avançada
rafael cortez
retrospectiva
revista veja
Rewind
rio
Safer Internet Day
Search
segurança
serviços geoespaciais
Sketchup
street view
surui
tecnologia na escola
termos de serviço
thinkinfinite
Timelapse
traductor
tradutor
Transparency Report
treinamentos
trips
tv
universidades
viagem
Video
voice search
voz
wallace and gromit
WAN-IFRA
WAP
waze
web analytics
web store
webmaster
webmasters
windows
year in search
YouTube
YouTube Coachella
YouTube Go
YouTube Kids
YouTube NextUp
YouTube Space
YouTube Space Rio
YouTube symphony
zeca baleiro
zeitgeist 2011
zeitgeist 2012
Arquivo
2022
fev.
jan.
2021
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2020
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2019
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2018
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2017
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2016
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2015
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2014
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2013
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2012
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2011
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2010
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2009
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
2008
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2007
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2006
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
Feed
Follow @googlebrasil