Chegou a hora de celebrar os vencedores da sétima edição do LARA, nosso programa de bolsa de pesquisa para a América Latina
19 novembro, 2019
A tecnologia avança a passos largos para atender às necessidades humanas. Neste contexto, o trabalho de pesquisa acadêmica tem sido essencial para identificar e propor soluções para problemas reais do cotidiano das pessoas. Por isso, há sete anos, o Google apoia projetos dessa natureza por meio do LARA - Latin America Research Awards. Desde seu lançamento, em 2013, nosso programa de bolsa de pesquisa para a América Latina já destinou 3 milhões de dólares a mais de 120 projetos de universidades de toda a região.
Publicado por Berthier Ribeiro-Neto, Diretor de Engenharia do Google para América Latina
![]() |
Vencedores do LARA 2019 |
Este ano, celebramos no nosso Centro de Engenharia para a América Latina, em Belo Horizonte, os pesquisadores agraciados com a bolsa de pesquisa para os próximos 12 meses. Ao todo, a nova edição do programa vai destinar cerca de 2 milhões de reais para apoiar 25 projetos selecionados.
Entre as propostas vencedoras deste ano, 15 são do Brasil, 5 da Colômbia, 2 da Argentina, 2 do Chile e 1 do Peru. São projetos que propõem usar a Ciência da Computação para resolver problemas de grande interesse social nas mais diversas áreas: desde avançar na classificação do câncer de pele até criar novas formas de identificar pragas nas lavouras, passando pelo desenvolvimento da detecção automática de áreas de reprodução do mosquito Aedes aegypti, entre outras.
Sabendo que a América Latina é hoje um grande polo de inovação, o Google quer incentivar a pesquisa em diversas áreas de interesse e buscar projetos que sejam também relevantes localmente. Em parceria com as universidades da região, a ideia é fortalecer a conexão da pesquisa com a economia e a sociedade em geral e aumentar a circulação do conhecimento.
Cada um dos estudantes de mestrado e doutorado selecionados este ano, assim como seus orientadores, contribuem para enriquecer e impulsionar a pesquisa na nossa região -- afinal, foi assim que nasceu a Akwan, uma empresa de busca criada por professores e alunos da UFMG, adquirida pelo Google em 2005 (a primeira aquisição do Google fora dos Estados Unidos).
Todos esses projetos reafirmam nosso compromisso com a América Latina em apoiar a pesquisa acadêmica voltada para a busca de inovação e soluções que podem gerar impacto real na sociedade. Confira os vencedores desta edição:
Publicado por Berthier Ribeiro-Neto, Diretor de Engenharia do Google para América Latina