A missão do Google for Startups é alavancar ecossistemas empreendedores e apoiar startups ao redor do mundo no seu crescimento, conectando cada uma delas ao melhor do Google. Olhando para trás, alcançamos resultados importantes para o ecossistema de startups do Brasil e isto é motivo de muito orgulho. Somos o maior Campus do mundo em número de membros e temos bons motivos para celebrar:
- 90 startups apoiadas em programas de longa duração
- 5.300 empregos gerados por startups da nossa comunidade
- U$ 247 milhões em investimento captado por startups da nossa comunidade
- 24.000 pessoas participaram de eventos organizados pelo Google e por membros da comunidade no Campus
Além disso, sabemos que diversidade e inclusão ainda são desafios importantes do ecossistema de startups no Brasil. Certamente não há solução simples para esses temas mas sentimos que nossos esforços apontam na direção certa ao saber que 40% dos nossos membros são mulheres e que 85% dos nossos usuários consideram o Google for Startups Campus um espaço diverso e inclusivo.
Muito além dos números, o que nos motiva são, principalmente, as histórias inspiradoras dos fundadores e dos times que passaram pelos nossos programas. Ao longo desses três anos, apoiamos startups em todos os estágios da sua jornada, desde aquelas que tinham apenas um mínimo produto viável, passando por times em fase de crescimento até empreendedores vivendo os novos desafios de escalar seus negócios.
Uma dessas histórias é a da
Hyppe, uma solução de gestão financeira para personal trainers através de um app simples e intuitivo. Fundada em 2018 em Belém (Pará), a startup foi a primeira da região Norte a ser selecionada para participar de um programa de longa duração do Campus. Como parte da primeira turma de 2019 da
Startup Zone, programa presencial destinado a startups em estágio inicial, os três fundadores - Júlio Almeida, Fabio Zamora e Allan Contente - deixaram sua cidade natal para passar os 3 meses de duração do programa se dedicando integralmente à empresa que estava nascendo. Neste curto período de tempo, focaram em evoluir o modelo de negócios, lançaram o aplicativo nas versões Android e iOS e iniciaram o processo de vendas para o seu público-alvo. A experiência no Campus se mostrou tão promissora que o time decidiu se mudar permanentemente para São Paulo após o término do programa para focar no próximo estágio de desenvolvimento da startup.
A passagem da
Gupy no Campus também foi bem marcante. Fundada por Mariana Dias, Bruna Guimarães, Guilherme Dias e Robson Rodrigues, a startup utiliza machine learning e inteligência artificial no processo de recrutamento e seleção de talentos, tornando-o mais eficiente para as empresas e melhor para os candidatos. A Gupy passou pelo nosso
Programa de Residência nas turmas #2 e #3, além de ter participado de um programa voltado especificamente ao tema de inteligência artificial na
Communitech, parceiro do Google for Startups em Waterloo (Canadá). Hoje a Gupy é uma das principais referências em tecnologia e inovação na área de gestão de pessoas, com usuários em 10 países e R$ 14 milhões captados em investimentos para acelerar o seu próximo ciclo de crescimento.
Por fim, a trajetória da
IDwall também é daquelas que a gente não pode deixar de mencionar como parte da história do Campus no Brasil. Fundada por Lincoln Ando e Raphael Melo, a startup conecta pessoas e negócios usando a tecnologia para construir confiança e solucionar o problema das fraudes de identidades em diversos setores. Em 2016, recém-fundada e com um time de 4 pessoas, a IDwall foi selecionada para a turma #1 do
Programa de Residência e permaneceu no Campus por um ano. Nesse período aprimorou sua tecnologia, cresceu o time e participou de um programa no Google for Startups Campus em Tel Aviv (Israel) focado especialmente no tema de cybersecurity. Em 2018, foi uma das startups selecionadas para o
Launchpad Accelerator Brazil e hoje, já em um momento de escalar suas operações, deve encerrar o ano de 2019 com um time de 150 pessoas.
Estas são três histórias de três startups que admiramos e que representam um pouco do que temos visto acontecer por aqui nos últimos três anos. Neste aniversário do Google for Startups Campus em São Paulo, queremos reforçar nosso compromisso de continuar apoiando as startups nos principais desafios da sua jornada de crescimento e, por isso, preparamos uma
série especial de eventos e workshops que acontecerão ao longo do mês de julho, com conteúdos do Google para startups em diferentes estágios.
André Barrence anunciando a nova grade de programas do Google for Startups em evento inaugural da programação de 3 anos do Campus.
Além disso, anunciamos a
nova grade de programas do Google for Startups, que inclui as próximas turmas do Programa de Residência e da Startup Zone, a reformatação do Startup School e do Exchange e o lançamento do Growth Lab, um programa com duração de 4 meses para negócios em estágio de escala e do Digital Native News Incubator, destinado a startups do meio jornalístico.
Muito ainda está por vir. Obrigado a cada uma das startups que já passaram pelo Campus e que venha o próximo ciclo!
Postado por André Barrence, Diretor do Google for Startups no Brasil