Algumas celebrações não duram um dia, mas um ano inteiro. No Dia Internacional da Internet Segura, assumimos o compromisso de contribuir para tornar a web mais segura e útil para todos. Portanto, neste ano, decidimos que a melhor maneira de celebrar seria ouvir as preocupações expressas por nossos usuários sobre o tema. Acreditamos que todas as suas preocupações são legítimas e, além disso, o ponto de partida para fortalecer ou continuar criando soluções alternativas que lhes permitam desenvolver um ambiente virtual confiável.

Em um estudo que desenvolvemos recentemente em quatro países da América Latina (Argentina, Brasil, Colômbia e México), nos propusemos a identificar as percepções que pais e professores têm em relação a questões relacionadas à segurança online e ao nível de exposição das crianças a cada uma delas. Há uma necessidade crescente de fornecer um ambiente seguro no qual os usuários de Internet de todas as idades possam se sentir à vontade.

A partir desta pesquisa, descobrimos uma variedade de coisas interessantes. No Brasil, notamos que:

Os pais precisam de ajuda para manter as crianças seguras: descobrimos que 89% dos pais acreditam que as crianças devem ter forte capacidade de alfabetização digital para ter sucesso. A maioria dos pais acredita em Privacidade e Segurança: aprender a proteger suas informações pessoais é a questão de segurança on-line mais importante. É claro que a segurança na Internet é uma prioridade para os pais, afinal, 10 anos é a idade média das crianças quando ganham o primeiro dispositivo com conexão à Internet.

Os professores precisam de ajuda para manter as crianças seguras: nossa pesquisa também mostrou que 87% dos professores acreditam que seria útil participar de um treinamento ou workshop sobre segurança on-line, e 67% desejam que os pais façam mais para ajudar a manter seus filhos seguros na internet. Nos últimos anos, desenvolvemos iniciativas como a #CuidadosNaInternet, além de uma parceria com a SaferNet em 2017 para conscientização sobre segurança on-line para jovens, pais e professores.

Cyberbullying é um tema quente nas escolas: nossa pesquisa revelou ainda que o cyberbullying é o principal problema de segurança on-line identificado pelos professores.




Esses resultados indicam que, embora o treinamento em habilidades digitais seja importante, ainda há um longo caminho para diminuir a lacuna de conhecimento. No Google, estamos comprometidos em fornecer controle fácil e maior transparência para nossos usuários quando se trata da privacidade e segurança de suas informações.

Hoje, como parte do Dia da Internet Segura, trazemos para nossos usuários algumas dicas básicas:

  1. Mantenha seu software atualizado: visite as configurações da sua loja de aplicativos e ative as atualizações automáticas. Quando você receber uma notificação para atualizar seu software, faça-o o mais rápido possível.
  2. Use senhas exclusivas: embora uma senha forte seja mais difícil de descoberta por outras pessoas, o melhor que você pode fazer pelas suas contas é criar senhas exclusivas para cada uma delas. Usar a mesma senha em várias contas é como usar a mesma chave para várias casas: isso aumenta o risco de segurança. Use um gerenciador de senhas para acompanhar todas as suas senhas.
  3. Configure um número de telefone de recuperação ou endereço de e-mail: para ter certeza de que você pode voltar às suas contas pessoais se perder o acesso ou não lembrar sua senha, adicione informações de recuperação como número de telefone ou endereço de e-mail para recuperar o acesso rapidamente.
  4. Proteja suas contas com a Verificação em duas etapas: a maioria das pessoas tem apenas uma camada para proteger suas contas, a senha. Com a Verificação em duas etapas, se um hacker descobrir sua senha, ele precisará também do seu smartphone ou da chave de segurança para entrar na sua conta. Para configurar a Verificação em duas etapas na sua Conta do Google, acesse a página "Verificação em duas etapas".
  5. Faça a Verificação de segurança do Google: o site g.co/securitycheckup permite analisar o status de segurança da sua Conta do Google, além de fornecer orientação personalizada e acionável para resolver quaisquer problemas que considere potencialmente perigosos.
  6. Algumas ferramentas para ajudar você e sua família a se protegerem na internet: estar atualizado sobre como se manter seguro na internet pode ser difícil, e é por isso que criamos o Seja Incrível na Internet, para ensinar as crianças os fundamentos da segurança digital e da cidadania. Além disso, temos o prazer de lançar novos recursos para pais e famílias. A partir desta semana, as famílias terão um conjunto de dicas e um guia, que complementa nosso jogo “Interland” para crianças e nosso currículo para professores (somente em inglês).
Postado por Viviane Rozolen, especialista em educação de usuários em segurança online do Google