Mensagens instantâneas, redes sociais, vídeos ao vivo. Hoje temos tudo sempre à mão pelo smartphone. Nunca foi tão fácil produzir e consumir conteúdo. Fazemos isso com maior frequência e também cada vez mais cedo.


Duas preocupações levantadas pelos pais, segundo uma pesquisa global do Google, são o perigo de conhecer estranhos on-line e fácil acesso a conteúdo impróprio. A mesma pesquisa nos mostra que a média de idade das crianças que ganham seu primeiro smartphone é de 9 anos. 


Mesmo com soluções práticas para que os filhos acessem bons conteúdos, como o YouTube Kids, no Google achamos que é necessário promover uma web mais convidativa e que garanta a livre circulação de informação sem riscos.


Amplie o infográfico


Em parceria com a Safernet, o Google Brasil e o YouTube Space contaram com a ajuda do criador Luba para trazer um alerta sobre segurança aos jovens no Dia da Internet Segura. Ao longo do mês, o canal Luba TV vai publicar vídeos que tratam de cidadania digital, segurança on-line em geral e como evitar se colocar em uma situação de risco.


Os vídeos foram gravados no YouTube Space, em São Paulo, e além de muito humor, contam com participações especiais de Gabbie Fadel e Lucas Olioti (T3ddy). Veja a playlist completa aqui.


Dicas básicas para proteger a família

Ações simples podem ajudar muito e oferecer mais tranquilidade na hora de se conectar à web. Além das dicas disponíveis em nossa Central de Segurança, uma checagem simples e um olhar crítico sobre sua presença on-line são bons pontos de partida:
  • Proteja suas informações on-line: use senhas fortes e configure opções de recuperação.
  • Sempre bloqueie a tela quando terminar de usar seu computador, laptop ou telefone.
  • Após usar um computador público, certifique-se sempre de sair das contas nas quais você estava logado (redes sociais ou e-mail, por exemplo).
  • Tenha cuidado extra ao usar redes wi-fi que não conhece, pois a conexão pode ser facilmente interceptada.

Ferramentas para auxiliar o uso seguro da Internet em família:

Postado por Viviane Rozolen, Especialista em educação de usuários em segurança online, Google.