No entanto, graças à colaboração com o famoso museu holandês
Mauritshuis, localizado em Haia, assim como outras instituições culturais que abrigam o legado de Vermeer, o Google Arts & Culture conseguiu reunir, pela primeira vez, todas as obras conhecidas do mestre holandês em um espaço virtual. Para conseguir isso, nós usamos um novo recurso de Realidade Aumentada no aplicativo do Google Arts & Culture para transformar o seu celular em um portal, abrindo caminho para um espaço de exibição virtual. Com a Pocket Gallery, você pode usar o seu celular e caminhar por uma exposição de todos os trabalhos de Vermeer, com curadoria dos especialistas do Mauritshuis. Todos os 36 quadros, incluindo a obra desaparecida e a super estrela “
Moça com Brinco de Pérola” estão disponíveis em tamanho real e com iluminação perfeita. Ao se aproximar, você poderá ver cada obra de arte em detalhes impressionantes e aprender mais sobre cada peça.
A Art Camera - nossa câmera robótica em Ultra HD feita especificamente para fotografar obras de artes - também foi usada em várias galerias ao redor do mundo para registrar imagens com altíssima resolução de nove das obras de Vermeer. Assim, os visitantes terão a oportunidade de dar zoom em todas elas. Eles podem ainda fazer “uma imersão por trás da tela” por cada uma das
36 obras de Vermeer, explorando detalhes até mesmo das pinturas menores, como a
Garota com uma flauta (20 cm x 17.8 cm) - com orientação de especialistas de diversos parceiros.
Vermeer até hoje é uma grande referência da
cultura pop em todo o mundo. Justin Richburg, que recentemente criou os desenhos de personagens para o videoclipe de Childish Gambino “
Feels like Summer”, criou uma obra de arte original que liga tempo e cultura: “
Icons” reimagina Vermeer no século 21 e mostra como os temas de suas pinturas tornaram-se ícones.
Icons por Justin Richburg.
Você pode ter a experiência com o trabalho da Vermeer de diversas formas, seja em um
livro de colorir interativo no
Instagram ou uma série original com criadores de vídeos no YouTube. O Google Arts & Culture também capturou com o Street View galerias ao redor do mundo para integrar a experiência virtual da Pocket Galeria. Agora, as pessoas podem navegar pelos salões do
Frick Collection (Nova York),
Rijksmuseus (Amsterdam) e vários outros, para ver as obras de Vermeer penduradas nos locais. Visite
g.co/meetvermeer, participe da conversa com #MeetVermeer ou baixe o aplicativo no
iOS ou no
Android para saber mais.
Postado por Lucy Schwartz, Gerente de Programa do Google Arts & Culture