O Blog do Google Brasil
Novidades sobre os produtos e a tecnologia do Google no Brasil e no mundo
Chegou a nova versão web do Google Tradutor
29 novembro, 2018
Doze anos atrás, o Google Tradutor lançava seu site, oferecendo inicialmente apenas a tradução entre inglês e árabe. Atualmente, o nosso site traz 103 idiomas (são 10.506 combinações entre eles!) e tem aproximadamente 200 milhões de usuários mensais.
Para atender às necessidades dos usuários, estamos lançando hoje um design novo para o nosso site, com recursos mais intuitivos e uma melhor usabilidade, além de atualizações para
Material Design
. A nova versão traz para os usuários do Tradutor para desktop as atualizações que já estavam disponíveis em dispositivos móveis e tablets desde o início do ano.
Historicamente, alguns recursos em nosso site não eram facilmente encontrados. Menos de 0,1% dos usuários traduziam apenas um documento por mês, por exemplo. Agora, o novo site permite que os usuários de tablets e desktops aprendam mais facilmente sobre a funcionalidade da ferramenta e consigam alternar as funções de tradução e texto.
Outro recurso disponível permite favoritar as traduções e salvá-las em um dicionário personalizado. No passado, apenas cerca de 10% dos usuários salvaram mais de uma tradução. Nosso novo design torna essa funcionalidade mais fácil de ser encontrada e adiciona outras novas, como a de separar as traduções salvas por idiomas.
A novidade de hoje também oferece uma plataforma web capaz de lançar as últimas e inovadoras experiências de forma mais rápida. Assim, em vez de separarmos as implementações para dispositivos móveis e desktop, temos agora uma única versão que se ajusta de forma responsiva à largura do navegador do usuário. Isso significa que, quando lançarmos um novo recurso do Google Tradutor, ele estará disponível a todos, não importa qual o seu aparelho: celular, tablet ou desktop.
O Google Tradutor quer oferecer a todos a oportunidade de ter acesso à informação do mundo inteiro e, ainda, a de se expressar sem a barreira do idioma. O novo site ajuda você a alcançar esses objetivos.
Para conhecer a nova versão, visite
translate.google.com
.
Postado por James Kuczmarski, Gerente de Produtos do Google Tradutor
Promovendo storytelling inclusivas com o programa de criadores do Google Podcast
26 novembro, 2018
Podcasts se tornaram rapidamente uma das melhores formas de compartilhar e escutar histórias, mas seu futuro depende de uma gama diversa de histórias, vozes e criadores. Desde o
lançamento
do
aplicativo do Google Podcasts
em junho, estamos trabalhando para tornar ainda mais fácil para as pessoas ao redor do mundo encontrarem e ouvirem seus podcasts preferidos. Embora se tenha mais podcasts do que nunca antes visto, ainda há um desequilíbrio entre quem está por trás deles. Mulheres e pessoas de cor ainda são sub-representadas como apresentadores, e muitos dos podcasts mais populares do mundo vêm do ocidente e de áreas urbanas. Em junho, anunciamos o programa de criadores do Google Podcast, que tem como objetivo apoiar essas vozes sub-representadas no mundo do podcast, e facilitar o aprendizado das pessoas sobre como entrar neste crescente meio de comunicação.
Até 2 de Dezembro, o prazo para inscrição está aberto ao redor do mundo para a primeira etapa do programa de criadores do Google Podcasts, que começará em Janeiro de 2019. Firmamos parceria com uma das melhores na indústria de podcasts, a
PRX
, que irá liderar e gerenciar o programa. A empresa já demonstrou seu compromisso em promover a diversidade e inclusão nesse espaço e, como pioneiras do meio de podcasts, irá emprestar essa valiosa experiência para os podcasters no programa.
O programa de criadores do Google Podcasts foca em três pilares principais: empoderamento e treinamento de vozes sub-representadas por meio de um programa de aceleração, educação da comunidade global com ferramentas gratuitas, e exibição dos trabalhos dos participantes como um modelo para outros. A PRX, junto com um comitê consultivo global, irá selecionar os times para receberem mentorias, conseguirem financiamentos e passarem por um treinamento intensivo de 20 semanas. Inscrições serão aceitas do mundo inteiro. Você pode aprender mais e se aplicar para o programa no site do
programa de criadores do Google Podcasts e PRX
.
Para os entusiastas por podcasts que querem aprender mais sobre o que é necessário para criar um podcast, mas ainda não estão preparados para aplicar o programa, a PRX irá aproveitar os aprendizados do programa para desenvolver uma série de vídeos amplamente acessíveis sobre o básico do podcast, que também estarão disponíveis em diferentes idiomas.
Podcasts são uma forma de trazer novas vozes, perspectivas e experiências para o nosso dia a dia. O programa de criadores do Google Podcasts é desenhado para apoiar essa vozes, e ajudar todo mundo a encontrar uma história que faça a diferença.
Postado por Zack Reneau-Wedeen, Gerente de Produtos do Google Podcasts
Nova Central de Segurança: ajudando você a ficar seguro on-line
21 novembro, 2018
Desenvolver tecnologia para todos significa proteger todos que a usam. Há 20 anos, o Google tem criado produtos úteis para ajudar a tornar a vida das pessoas mais fácil. Desde o começo, sempre soubemos que quando as pessoas usam nossos serviços, estão confiando a nós suas informações e, portanto, é nossa obrigação protegê-las.
Hoje, lançamos em português a nova
Central de Segurança do Google
. Atualizamos nossos recursos e reunimos ainda mais informações em um site dedicado a educar e capacitar as pessoas em tópicos importantes como segurança de dados, controles de privacidade e proteção on-line para todos os usuários.
A Central de Segurança é apenas mais uma maneira que usamos para informar as pessoas sobre o que fazemos para manter informações pessoais privadas e seguras, além de dar o controle a elas. O site está conectado a vários outros
controles de privacidade fáceis de usar
, para que as pessoas possam escolher as configurações que são melhores para elas. Também oferece várias
dicas de segurança
, pois nos preocupamos em manter todos seguros sempre que estiverem on-line, e não apenas quando estiverem usando serviços e produtos do Google. E para ajudar as famílias a gerenciar melhor a tecnologia, A Central de Segurança ainda disponibiliza f
erramentas e recursos úteis
para ensinar as crianças sobre segurança e cidadania digital.
Ajudar as pessoas a gerenciar sua privacidade e segurança é essencial para tudo que fazemos. Ao longo dos anos, criamos várias ferramentas e estamos aprimorando-as para que você esteja no controle: a
Conta do Google
fornece acesso a todas as configurações para proteger seus dados e privacidade; o
Check-up de Privacidade
ajuda você a rapidamente revisar e ajustar quais dados os Google usa para personalizar sua experiência;
Minha Atividade
ajuda você a revisar e deletar os dados de atividade relacionados a sua conta.
Como a tecnologia continua a mudar a maneira como vivemos, trabalhamos e nos divertimos, nosso compromisso em manter os usuários seguros e protegidos só aumenta. Este site é o exemplo mais recente do nosso compromisso com a responsabilidade de proteger você, e vem se somar a outras iniciativas que lançamos este ano no Brasil para tratar de segurança on-line e cidadania digital:
Seja Incrível na Internet
: uma combinação de
game interativo
com material didático gratuito para pais e educadores sobre segurança on-line e cidadania digital.
Sessões para educadores durante os
eventos Cresça com o Google
, com foco em segurança e sugestões de atividades para aplicação dos conceitos em salas de aula.
Guia de Segurança On-line para a Terceira Idade
: dicas de navegação segura para a geração que não nasceu ligada à tecnologia, mas que está cada vez mais conectada.
#MãesConectadas
: série de vídeos com youtubers que discutem maneiras apropriadas para manter a família segura na Internet.
#CuidadosNaInternet
: série de vídeos com professores que fazem parte do YouTube Edu, com dicas sobre segurança on-line e cidadania digital para estudantes.
Conheça a nova
Central de Segurança
e explore nossas tecnologias e ferramentas de privacidade para manter você e sua família seguros no ambiente on-line.
Postado por Viviane Rozolen, Especialista em educação de usuários em segurança online
Conecte-se com mais clientes com o novo aplicativo do Google Meu Negócio
14 novembro, 2018
Minha família sempre foi dona de pequenas empresas. Meu avô foi um inventor e empreendedor incansável: entre as diversas iniciativas, criou uma empresa bem-sucedida que fabricava ferramentas para maquinários na cidade de Clarkesville, no estado americano de Arkansas.
Nas décadas de 40 e 50, meu pai foi diretor da Galloway Lumber Company, do setor madeireiro, nessa mesma cidade. Ele era um homem carismático, capaz de criar um bom elo com cada cliente. Meu pai conhecia quase todos os moradores da cidade e, graças a esse relacionamento com a população – e à confiança que havia entre eles –, o negócio no ramo da madeira seguiu em frente.
Por isso, eu e minha equipe pensamos em pequenos empresários como ele na hora de desenvolver a nova versão do aplicativo Google Meu Negócio. Desde o início, nosso objetivo foi ajudar esses empreendedores a se conectar e aumentar o engajamento com seus clientes. Agora, temos orgulho de anunciar o resultado desse trabalho: uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que ajuda donos de pequenas empresas a atingir mais gente pela internet e a se conectar com seus clientes pelo Google. Assim, eles impulsionam seus negócios de uma maneira simples, e dedicam mais tempo ao que fazem de melhor: gerenciar a empresa.
O mundo mudou muito desde que a Galloway Lumber Company abriu as portas pela primeira vez. Hoje em dia, cada vez mais pessoas tem na internet a primeira fonte de informação na hora de descobrir lugares para comer, visitar e fazer compras. No caso específico do Brasil, por exemplo, 96% dos brasileiros usam a web para pesquisar sobre produtos e serviços de PMEs, segundo uma pesquisa recente encomendada pelo Google e realizada pela Provokers.
O Google conecta usuários a negócios próximos de onde as pessoas estão – e isso acontece mais de
9 bilhões de vezes por mês!
Essa “ponte” que fazemos entre consumidores e empresas inclui mais de
1 bilhão de telefonemas mensais e 3 bilhões de pedidos de rotas para chegar às lojas
. Ao criar o aplicativo Google Meu Negócio, procuramos facilitar a vida de pequenos empresários como você, para que possam colher os benefícios dessa oportunidade e transformar os usuários que fazem essas buscas em clientes.
Uma maneira simples e gratuita de se destacar no Google e atrair novos clientes, graças a um ótimo Perfil da Empresa.
Basta clicar no botão Postar do app para subir fotos, criar uma promoção ou um evento e colocar essas informações no Perfil da sua empresa no Google. Também é possível administrar suas informações comerciais disponíveis no Google a partir da aba Perfil – e todas as alterações que você fizer serão atualizadas na Busca e no Mapas.
Seus clientes no Google – todos num lugar só.
Quando um cliente encontra sua empresa no Google, ele pode entrar em contato de diversas maneiras: mandar uma mensagem de texto, reservar um serviço ou deixar uma opinião. Com o app, é possível fazer tudo isso no Perfil da Empresa. Ao clicar na aba Clientes do app, você poderá visualizar todos esses clientes no Google. Ali, é muito fácil responder às opiniões deixadas por eles e publicar promoções para que seus seguidores sejam cada vez mais fiéis. Em breve, será possível responder a essas mensagens diretamente no app. Além disso, o Google Meu Negócio nunca dorme no ponto: toda vez que um novo cliente se conecta com você, nós enviamos uma notificação.
Acompanhe os resultados mais importantes.
Acesse seu Perfil Empresarial no Google Meu Negócio para saber quantas pessoas acharam seu negócio e estão se conectando a ele. Agora, os resultados do seu perfil estão bem no centro da tela principal –e você fica sempre por dentro do seu desempenho.
Tem muita gente procurando sua empresa no Google. Transforme essas buscas em clientes: baixe o novo aplicativo Google Meu Negócio. Ele é gratuito e já está disponível no
Google Play
ou na
App Store
.
Postado por Curtis Galloway, Gerente de Engenharia, Google Meu Negócio
A turma do YouTube NextUp de 2018 já está formada!
14 novembro, 2018
O
NextUp
é um concurso global do YouTube que, no Brasil, acontece no YouTube Space Rio, com apenas 12 vagas! Com recorde de inscrições, escolher os participantes não é uma tarefa fácil, mas depois de analisar milhares de inscrições, estamos felizes em apresentar os vencedores do NextUp Rio 2018:
Ana Paula Xongani
: "Costumo dizer que no meu canal, misturo conversas gostosinhas com papo cabeça. Ali, junto com a "família xongs" construo e compartilho minha existência!"
Guardei no Armário
: "Dedicado a contar histórias reais da comunidade LGBT, o canal também aborda temas contemporâneos, vivências do autor, conscientização racial e política, fazendo assim parte da gama militante de canais no Youtube Brasil.
Hugo Nasck
: Produção de conteúdo intimista e assuntos complexos. Que são abordados de forma simples, leve e bem humorada.
Léo Viturinno
: "assuntos contemporâneos, aulas de Libras - básico, LGBT, um pouco de minha vida sendo surdo, TAG, livros, filmes, séries e muito mais."
Neggata
: "Criatividade, boas doses de ironia e "afrodeboche" dão o tom dos meus vídeos; Neggata conversa com um público interessado a pensar fora da caixinha"
Preta Araujo
: "Um lugar para conversar sobre auto estima, estilo de vida/comportamento e beleza negra de uma maneira bem humorada"
Projeto Boa Sorte
: "Um Hub de influenciadores de saúde. Um canal sobre HIV e saúde sexual com muita arte, informação e acolhimento!"
Série Maníacos
: "O canal feito por um série maníaco para outros série maníacos, que abusa da criatividade mais que os roteiristas de Lost, esbanja bom-humor no nível Joey Tribbiani e mais ambicioso que o próprio Walter White, bitch!"
Arqueologia Egípcia
: "O Arqueologia Egípcia é dedicado a apresentar de forma didática curiosidades sobre os trabalhos de arqueólogas(os) e a história do Egito Antigo."
Som de Peso
: "O Som de Peso é um canal para podermos conversar e discutir sobre a música de diferentes épocas, estilos e países. Além disso, trocamos informações e reflexões sobre bandas conhecidas e nos apresentar sons novos."
Spartakus Santiago
: "Descomplicando textões sobre racismo, LGBTfobia e questões sociais"
Vivieuvi
: "Uma conversa acessível sobre arte e cultura"
Os criadores selecionados vão passar por uma semana de treinamento intensivo no YouTube Space Rio. Como parte do acampamento, os criadores participarão de workshops de produção com cursos sobre como melhorar o conteúdo do YouTube, aulas sobre técnicas avançadas de câmera, iluminação e som.
Além de aprender sobre a produção de vídeos, os criadores de conteúdo também receberão consultorias individuais sobre estratégias de canais da equipe de parcerias do YouTube e terão a oportunidade de interagir entre si. No final da semana, os criadores sairão com um kit de novos equipamentos de produção para colocar seus conhecimentos em prática.
Mal podemos esperar para receber esses criadores no YouTube Space Rio nas próximas semanas! Para mais informações, acesse
youtube.com/nextup
e siga a ação no Twitter com #YTNextUp.
Se o seu canal não foi selecionado dessa vez, não se preocupe! Teremos oportunidades futuras e, além disso, oferecemos ferramentas para que todos consigam se desenvolver. Veja algumas:
Centro de Criação
: lugar para você encontrar recursos que vão ajudar você a produzir ótimos vídeos, se conectar a sua audiência e expandir o seu canal.
Escola de criadores de conteúdo
: Aprenda com dicas dos principais criadores. As aulas são sempre atualizadas e podem ser vistas quando você quiser. Parte da melhores práticas de estratégias do YouTube que serão apresentadas para os ganhadores do NextUp podem ser encontrados aqui.
Publicado por Cauã Taborda, gerente de comunicação do YouTube na América Latina
Ouça as últimas notícias pelo Google Assistente
14 novembro, 2018
Notícias nos acompanham em vários momentos do nosso dia, seja assistindo a um noticiário ou lendo um artigo de jornal. Para ajudar você a estar sempre informado em qualquer situação e ficar por dentro do que está acontecendo a qualquer hora do dia, você agora também pode ouvir as principais notícias do dia pelo Google Assistente.
Essa experiência, em parceria com a CBN, Estadão, Jovem Pan, Litoral FM, O Globo, Rádio Globo, Veja e Terra, está disponível a partir de hoje em celulares com sistema operacional Android e iOS. Basta dizer “Ok, Google, ouvir as últimas notícias” para o Google Assistente e você poderá ouvir as principais notícias do dia no seu celular. Você pode ainda pedir notícias de uma fonte específica entre os veículos parceiros.
Tudo isso vem para reafirmar a missão do Google de organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível. Ajudamos milhões de pessoas ao redor do mundo a encontrarem informações e jornalismo de qualidade, em
qualquer aparelho celular
, idioma e formato.
Postado por Andrea Fornes, diretora de parcerias de produtos de notícias para a América Latina, e Marco Oliveira, gerente de parcerias do Google Assistente
Cada visualização pode gerar mudança: Creators for Change apresenta mais de 50 novos vídeos marcantes
12 novembro, 2018
Tendo em vista o Dia Internacional da Tolerância, em 16 de novembro, temos orgulho em celebrar criadores que estão usando o poder de sua visão para abrir mentes, inspirar compreensão, celebrar cultura e fazer a diferença. De uma vlogger de beleza na Califórnia a um rapper no Sudão, passando por um pintor na Alemanha e um grupo de comédia na Índia, o programa Creators for Change do YouTube aproxima contadores de histórias do mundo todo para compartilhar momentos de esperança, humanidade e aceitação. No YouTube, acreditamos que o mundo é um lugar melhor quando ouvimos, compartilhamos e construímos uma comunidade por meio das nossas histórias. O YouTube Creators for Change é parte fundamental da nossa missão, e estamos extremamente orgulhosos do impulso contínuo dos criadores do mundo todo, que estão usando suas vozes para superar polarizações e ódio.
Hoje, os embaixadores do YouTube Creators for Change se reuniram para lançar
mais de 50 vídeos novos,
com objetivo de promover a tolerância, incentivar a empatia e estimular o diálogo, local e globalmente.
Murilo Araújo (Mundo Pequeno)
e
Natály Neri (Afros e Afins)
são os representantes brasileiros do projeto, produzindo conteúdo sobre a identidade racial e masculinidade negra.
Em maio, nós
anunciamos
que 47 embaixadores do mundo todo se juntaram ao programa Creators for Change, iniciativa global dedicada a ampliar e multiplicar as vozes dos criadores de conteúdo do YouTube, que usam suas plataformas para divulgar mensagens de positividade, esperança e aceitação. Desde o anúncio, eles têm trabalhado com mentores - como o cineasta premiado
Eliot Rausch
, o fundador do
Efeito Nzinga
, Eliza Anyangwe; e
Anthony Robinson
, diretor de treinamento e engajamento de audiências no
Truman National Security Project
- em narrativas persuasivas e construção de diálogo para criar filmes inspiradores.Alguns destaques deste ano são:
A cantora e compositora norte-americana
MILCK
compôs a música "A Little Peace", em resposta à violência global. Como parte do seu projeto, ela criou um videoclipe onde vários cantores se reuniram, em harmonia, em nome da paz.
O YouTuber e rapper australiano
L-FRESH the LION
criou um projeto que segue seu trabalho com Manbir Singh (Akaal Fauj - professor de kirtan), que busca preservar a cultura sikh através do hip-hop e da música tradicional.
A criadora de conteúdo do Reino Unido,
Em Ford
, conhecida por seus vídeos sobre positividade sobre a cor da pele, criou o vídeo "Redefine Pretty", uma resposta a seu vídeo viral de 2015 – "You Look disgusting". O vídeo novo é um curta que detalha como os padrões de beleza afetam psicologicamente as mulheres jovens.
O vídeo "No Offence", da maior YouTuber de comédia da Índia
MostlySane
, é um rap engraçado, ao mesmo tempo que oportuno em resposta a "Shameless", focado em lidar com vários tipos de discurso de ódio - tanto online quanto na vida real.
Dentista durante o dia e criadora de conteúdo do YouTube à noite,
Maha AJ
criou o videoclipe "Salimmik" , como uma forma de homenagear seu país natal, o Sudão. Esta carta de amor ao Sudão busca mostrar um lado do país que não é tipicamente retratado na mídia.
Impulsionando o impacto localmente
Além do programa global, os criadores ao redor do mundo estão usando suas vozes para defender a positividade, através dos nossos esforços locais em nove países. Por meio de uma combinação de vídeos de YouTubers que abrem mentes e workshops educacionais que inspiram pensamento crítico, as iniciativas locais abrangem 9 mercados e continuam a inspirar as comunidades locais. Por exemplo:
Na Ásia, o Creators for Change uniu forças com o Programa de Desenvolvimento da ONU (UNDP, da sigla em inglês) e a agência de mudança social Love Frankie para apoiar criadores emergentes no YouTube, comprometidos em abordar questões sociais difíceis em seus vídeos, por meio do programa regional de bolsas Creators for Change. Após uma série de bootcamps na Austrália, Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia, um comitê selecionou 15 bolsistas destes cinco países, coletivamente representando um público de mais de 2 milhões de fãs. Capacitados com financiamento para produção e oportunidades para trabalhar com organizações da sociedade civil, estas vozes promissoras criaram mais de
15 vídeos inspiradores.
O
Be Internet Citizens
, a iniciativa local do Creators for Change no Reino Unido, tem a meta de atingir 20 mil estudantes até o fim do ano, com conteúdo sobre uso responsável de internet e o empoderando de jovens a atuarem como vozes positivas on-line.
Israel recebeu quase 100 dos principais criadores no Tolerance Summit, conectado à iniciativa local
#Ovdim_Al_Ze
. O desafio Tolerance Challenge 2018 foi anunciado: um convite para criadores locais compartilharem vídeos significativos e sinceros para serem lançados no Dia Internacional da Tolerância, em 16 de novembro de 2018.
A criadora de conteúdo alemã do Creators for Change,
#NichtEgal
, deu início em outubro a uma série de workshops em todo o país, voltada para escolas. Focando em 61 escolas em todos os 16 estados alemães, este programa tem como objetivo treinar 200 professores e mentorar 1.500 mil alunos, que irão passar seu conhecimento para mais de 10 mil estudantes dentro do programa até o início de dezembro. Estes workshops têm o apoio dos nossos
criadores locais no YouTube
, que compartilham suas experiências e aconselham alunos sobre como causar um impacto positivo em suas comunidades.
Até agora, apenas este ano, 35 mil jovens se beneficiaram de workshops para combater as fake news e o discurso de ódio na França, como parte do
programa Toi-même Tu filmes
, trabalhando juntamente com parceiros como Les Petits Débrouillards e Génération Numérique, para ministrar treinamento em toda a França. Além disso, o YouTube Creators for Change fez uma parceria com o Gabinete de Direitos Humanos da ONU, para patrocinar o
Mobile Film Festival
de 2018, incentivando jovens de todo o mundo a criar curtas-metragens que celebram o 70º aniversário da Declaração de Direitos Humanos
Para todos os criadores que participaram do programa este ano: obrigado. Somos muito gratos por sua paixão e dedicação.
Postado por Juniper Downs, chefe global de políticas públicas do YouTube
Apresentando o Relatório de Transparência em Segurança do Ecossistema Android
08 novembro, 2018
Transparência e abertura são aspectos fundamentais do ethos do Android. A importância desses aspectos foi ressaltada durante a sessão
O que há de novo na segurança do Android
, no Google I/O 2018. Nosso blog sempre traz notícias sobre novos recursos e melhorias nessas áreas, e além disso publicamos a
Relatório Anual de Segurança Android
, que destaca as principais tendências da plataforma. Agora, apresentamos o
Relatório de Transparência em Segurança do Ecossistema Android
, que será publicado trimestralmente com o objetivo de garantir um fluxo mais frequente de informações. Esse relatório é o mais novo integrante do nosso site
Transparency Report
, lançado em 2010 para mostrar como as políticas e ações dos governos impactam questões como privacidade, segurança e acesso à informação online.
O Relatório de Transparência em Segurança do Ecossistema Android mostra a frequência com que as varreduras de rotina por todo o aparelho, realizadas pelo
Google Play Protect
, identificam a presença de
Aplicativos Potencialmente Nocivos
(PHA, na sigla em inglês). A proteção Google Play Protect é um item nativo nos aparelhos Android que escaneia mais de 50 bilhões de apps todos os dias, dentro e fora do Google Play. As varreduras buscam indícios de PHAs. Quando o Google Play Protect encontra um desses aplicativos, ele envia um alerta para o usuário e pode desabilitar ou até remover o PHA. Na primeira Retrospectiva Anual de Segurança Android, publicada em 2014, menos de 1% dos dispositivos tinha algum PHA instalado. Com o passar dos anos, a porcentagem caiu mais ainda – e a tendência de queda continua ao longo de 2018. O relatório de transparência descreve as taxas de PHA em três áreas: mercado (para saber se o PHA veio de dentro ou de fora do Google Play), a versão do Android e o país.
Aparelhos com Aplicativos Potencialmente Nocivos, por segmento do mercado
O Google trabalha com afinco para proteger o seu dispositivo Android, não importa de onde venham os aplicativos instalados neles. Continuando a tendência observada em anos anteriores, aparelhos Android com apps baixados exclusivamente do Google Play têm uma probabilidade nove vezes menor de conter um PHA, quando comparados a dispositivos com aplicativos obtidos em outras fontes. Antes de serem colocados à disposição dos usuários no Google Play, os aplicativos passam por uma revisão, que confirma se eles obedecem a todas as políticas do Google Play. O Google faz essa análise usando uma pontuação de risco, que ajuda a identificar comportamentos potencialmente perigosos. Quando a avaliação de risco encontra alguma atividade suspeita, ela associa um alerta ao aplicativo e envia o PHA para um analista de segurança, que fará a revisão manual se necessário. Também fazemos a varredura em apps baixados fora do Google Play. Quando encontramos um aplicativo suspeito vindo de outras fontes, também protegemos o usuário.
O Relatório de Transparência em Segurança do Ecossistema Android contém uma tabela chamada
Aparelhos com Aplicativos Potencialmente Nocivos instalados divididos por mercado
, que mostra a porcentagem de dispositivos Android que instalaram um ou mais PHAs ao longo do tempo. A tabela tem duas linhas: a taxa de PHA para aparelhos com apps baixados exclusivamente do Google Play e a taxa de PHA para aparelhos com apps de fora do Google Play. Em 2017, a média de aparelhos com PHAs, considerando os que baixam apps exclusivamente do Google Play, foi de 0,09%. Nos três primeiros trimestres de 2018, a média foi ainda menor: 0,08%.
A segurança dos aparelhos que instalam aplicativos de fora do Google Play também melhorou. Em 2017, 0,82% desses dispositivos foram afetados por algum PHA, contra 0,76% nos três primeiros trimestres de 2018. Desde 2017, conseguimos reduzir essa porcentagem graças à ampliação do recurso “desabilitação automática” – descrito na página 10 do
Year in Review 2017
. Embora as taxas de malware variem entre um trimestre e outro, nossa medição mostra uma tendência constante de queda ao longo do tempo. No início de 2019, vamos trazer mais detalhes na Retrospectiva Anual de Segurança Android.
Aparelhos com Aplicativos Potencialmente Nocivos, divididos por versão do Android
Versões mais recentes do Android sofrem menos com PHAs. Isso é resultado de diversos fatores, como o aprimoramento contínuo da plataforma e da API, atualizações constantes de segurança e treinamentos para desenvolvedores, de modo a reduzir o acesso dos apps a dados sensíveis. Acima de tudo, as versões mais recentes do Android – Nougat, Oreo e Pie – são mais resistentes a ataque do tipo
privilege escalation
– que, no passado, abriam a porta para PHAs e ajudavam a proteger esses aplicativos nocivos das tentativas de removê-los. A tabela
Aparelhos com Aplicativos Potencialmente Nocivos instalados, divididos por versão do Android
mostra a porcentagem de dispositivos com PHAs instalados, separados pela versão Android do aparelho.
Taxa de Aparelhos com Aplicativos Potencialmente Nocivos nos dez principais países
De maneira geral, a taxa de PHA nos dez principais mercados para Android se manteve estável. Embora esses números variem trimestralmente por causa da fluidez do mercado, a
Retrospectiva Anual
que será publicada no primeiro trimestre de 2019 vai trazer informações mais detalhadas sobre as causas dessas mudanças.
A tabela
Taxa de Aparelhos com Aplicativos Potencialmente Nocivos nos dez principais países
mostra a porcentagem de dispositivos com pelo menos um PHA instalado nos dez países que concentram os volumes mais altos de aparelhos Android. A redução mais acentuada ocorreu na Índia: a média de aparelhos “contaminados” caiu 32%. Na Indonésia, no México e na Turquia também houve uma diminuição na probabilidade de encontrar PHAs nos aparelhos. A proporção mais baixa de dispositivos com PHAs instalados foi registrada na Coreia do Sul: apenas 0,12%.
Confira o relatório
Ao longo do tempo, vamos acrescentar mais informações sobre a saúde do nosso ecossistema ao
Relatório de Transparência em Segurança do Ecossistema Android
. Se você tiver alguma dúvida sobre os termos usados ou sobre os produtos citados no texto, consulte a seção
FAQ no Relatório de Transparência
. Leia também o
novo post
e o
vídeo
no nosso blog sobre o desempenho do Android de acordo com o relatório Mobile OSs and Device Security: A Comparison of Platforms, publicado pela consultoria Gartner.
Jason Woloz e Eugene Liderman, Android Security & Privacy Team
Uma mensagem para nossos funcionários
08 novembro, 2018
Nota do editor: Hoje, nosso CEO Sundar Pichai enviou um e-mail para os funcionários do Google sobre mudanças que estamos fazendo para melhor apoiá-los. Você pode ler o e-mail na íntegra abaixo.
Assunto:
Nossos compromissos
Para:
google@google.com
[somente google]
Olá pessoal,
No Google, nos esforçamos para construir uma empresa que ofereça suporte aos seus funcionários e que os empodere para fazer melhor seu trabalho. Como CEO, levo essa responsabilidade muito a sério e estou comprometido em fazer as mudanças que precisamos para melhorar. Nas últimas semanas, as lideranças do Google e eu ouvimos seu feedback e ficamos sensibilizados com as histórias que vocês compartilharam.
Reconhecemos que nem sempre conseguimos fazer tudo certo no passado e pedimos sinceras desculpas por isso. Está claro que precisamos fazer algumas mudanças.
Seguindo em frente, vamos dar maior transparência à forma como resolvemos essas questões. Vamos oferecer um suporte melhor e cuidar das pessoas que se manifestarem. Vamos dobrar nosso compromisso para oferecer um ambiente de trabalho representativo, igualitário e respeitoso.
Hoje, estamos anunciando um plano de ação abrangente para progredir. O plano está detalhado
aqui
e encorajo todos a lê-lo. A seguir, algumas das principais mudanças:
Vamos tornar a arbitragem opcional para denúncias de assédio sexual e violência sexual. O Google nunca exigiu confidencialidade no processo de arbitragem e a arbitragem continua sendo a melhor escolha por uma série de razões (privacidade, por exemplo), mas reconhecemos que essa escolha deve ser sua;
Vamos oferecer mais granularidade em torno de investigações de assédio sexual e seus desdobramentos, por meio de nosso Relatório de Investigações;
Estamos revendo a forma como lidamos e olhamos seus questionamentos de três formas:
vamos juntar todos os nossos canais de contato em um site dedicado com atendimento ao vivo;
vamos melhorar os processos que usamos para lidar com essas questões, incluindo o fato de que Googlers poderão ser acompanhados por uma pessoa de apoio;
e vamos oferecer cuidados extras e recursos para Googlers durante e depois do processo, o que inclui aconselhamento estendido e suporte à carreira;
Vamos atualizar e expandir nosso treinamento obrigatório sobre assédio sexual. A partir de agora, se você não completar o treinamento, vai receber uma estrela a menos em sua nota na sua avaliação de performance;
Vamos nos comprometer novamente com nossas metas em torno de diversidade, equidade e inclusão em 2019, focando em melhorar a representatividade — por meio da contratação, promoção e retenção — e criando uma cultura mais inclusiva para todos. Nossa Chief Diversity Officer vai continuar a dar atualizações mensais sobre os progressos para mim e o time de liderança.
Espero que vocês reservem um tempo para ler todas as ações que estamos anunciando hoje.
Obrigado por todos os feedbacks que vocês compartilharam conosco. Essa é uma área na qual precisamos fazer progresso continuamente e estamos comprometidos com isso. Em geral, ouvimos dos Googlers que a melhor parte de trabalhar aqui são os outros Googlers. Mesmo em momentos difíceis, somos encorajados pelo compromisso de nossos colegas em criar um local de trabalho melhor. Isso aconteceu intensamente nas últimas semanas.
-Sundar
Google Playtime 2018: ajudando a criar melhores aplicativos
08 novembro, 2018
Aplicativos e games são uma parte extremamente importante não apenas dos nossos smartphones, mas da forma como nos relacionamos com outras pessoas, serviços e negócios. Mais de 1 bilhão de pessoas espalhadas por mais de 190 países usam o Google Play todos os meses para descobrir novos aplicativos e games. A cada mês, são mais 8 bilhões de novos downloads no mundo. Apenas na América Latina, o número é de mais de 1 bilhão de novas instalações por mês.
Hoje, recebemos em São Paulo mais de 300 desenvolvedores de toda a América Latina para a 4ª edição do Google Playtime Latam, o nosso maior evento para desenvolvedores na região. Esses desenvolvedores e empreendedores vem criando novas experiências, modelos de negócios e até mesmo novas indústrias. Não é a toa que, apenas no últimos 12 meses, vimos o número de desenvolvedores da América Latina que faturam 300 mil dólares ou mais por mês no Google Play crescer em 60%.No Brasil, este número mais do que dobrou. Os desenvolvedores que faturam 100 mil dólares ou mais por mês cresceram em 40% no mesmo período.
No Google Play, investimos continuamente em ferramentas para ajudar os desenvolvedores a criar e distribuir seus aplicativos e jogos de forma mais fácil para pessoas de todos os cantos do mundo. Seja através do
Android App Bundle
, que ajuda trazer melhores experiências num aplicativo menor, ou tornando mais fácil o desenvolvimentos dos Instant apps, que te deixa usar ou testar um app ou game sem ter que fazer o download.
Ficamos contentes em ver o que está sendo criado por toda a comunidade de desenvolvedores e o impacto disso na vida das pessoas.
Postado por Regina Chamma, diretora de Google Play para a América Latina
Categorias
#carnaval
#copabr
#DáUmGoogle #YearinSearch #YearinSearchBrasil
#gddbr
#gonegoogle
#GoogleArts&Culture #Vermeer
#googleatrio20
#GoogleforBrazil
#hangoutsdenatal
#hangoutSPFW
#MaesCriadoras
#marcocivil
#ViladoPapaiNoel
+1
10 anos de Chrome; Chrome; Novo Chrome
10 anos de Google
20 anos de Google
20 anos do Google; Google 20 anos; Google; Aniversário do Google
admin
AdMob
adsense
adwords
AI
ajuda
Amazon
amazonas
Amazônia
America Latina
América Latina
Android
Android Go
aniversário
aplicativo
apps
art project
arte urbana
arte urbana contemporânea
artificial intelligence
artistas
Bach
blogger
bolsa
brazil elections
busca
busca 2017
busca do ano
buzz
caffeine
Campus São Paulo
Carnaval
celular
ceu
Change the Game
China
chrome
chromebook
chuvas
Cidadania Digital
cinejoia
cloud computing
colorpluscity
compartilhamento
comunidades
conecte
Conta do Google
conversas agrupadas
copa do mundo
COVID19
Creators for Change
Cresça com o Google
CriandoOrgulho
Cultural Institute
cultural institute; berlim; muro
currents
curso
dados móveis
data center
datally
desenvolvedores
design
detona ralph
Developer Bus
developer day
Dia da Internet Segura
dia da privacidade de dados; privacidade
Dia Internacional da Mulher
doação
docs
Doodle
doodle4google
drive
Earth
Ecad
educação
elections
eleições
email
empreendedor
férias
fifa
Files
filmes
FLIP
Frida Kahlo Google Arts & Culture
gdd
geo
gmail
GNI
Google
Google Allo
google apps
Google Apps para empresas
Google Arts & Culture
Google Assistente
Google Business Internship
Google Cloud
Google Docs
google earth
google earth solidário
Google Earth Timelapse
google for education
google green
google io
google mapas
google maps
Google news
google notícias
google pay
Google Play
Google Press Summit
Google Science Fair
Google translator
Google Trends; Eleições; Eleições 2018
google trips
google.org
Google+
gps
graffiti
Grand Canyon
hackathon
hangouts
hiroshima
histórico
horário de pico
IA
IE8
impacto econômico
índice
inteligência artificial
International Women's Day
internet
internet aberta
iphone
jardim zoológico
jornalismo
labs
LARA
LARA 2019
Latin America Research Awards
Latitude
leilão
lemann
liberdade
liberdade de expressão
livros
localização
machine learning
mãe
mapas
maps
marimoon
musica
My Account
nagasaki
natal
navegador
NBU
negócio
neutralidade de rede
next billion users
NextUp
notícia
nova escola
novo
oceano
offline
onebox
orkut
orquestra sinfônica
pagamento
painel do conhecimento
pesquisa
pesquisa 2017
pesquisa de lugar
pesquisa do ano
pesquisa por voz
places
Playtime
pré-visualizações
Primer
privacidade
produtividade
Programa Proteção Avançada
rafael cortez
retrospectiva
revista veja
Rewind
rio
Safer Internet Day
Search
segurança
serviços geoespaciais
Sketchup
street view
surui
tecnologia na escola
termos de serviço
thinkinfinite
Timelapse
traductor
tradutor
Transparency Report
treinamentos
trips
tv
universidades
viagem
Video
voice search
voz
wallace and gromit
WAN-IFRA
WAP
waze
web analytics
web store
webmaster
webmasters
windows
year in search
YouTube
YouTube Coachella
YouTube Go
YouTube Kids
YouTube NextUp
YouTube Space
YouTube Space Rio
YouTube symphony
zeca baleiro
zeitgeist 2011
zeitgeist 2012
Arquivo
2022
fev.
jan.
2021
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2020
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2019
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2018
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2017
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2016
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2015
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2014
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2013
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2012
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2011
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2010
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2009
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
2008
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2007
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2006
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
Feed
Follow @googlebrasil