A Pesquisa do Google está fazendo quinze anos. Você se lembra como era a pesquisa em 1998? Era preciso inicializar aquele enorme computador de mesa, fazer a conexão por telefone com o modem barulhento e digitar palavras-chave para obter dez links azuis para sites que continham essas palavras. Parecia magia (e era bem mais rápido do que usar catalogação por cartão e microfichas).
Mas, quinze anos depois, ainda estamos apenas no começo. Queremos ajudar você a aproveitar ao máximo o seu dia. Estas são algumas das opções mais recentes que você pode experimentar:
Comparações e filtros no Mapa do Conhecimento
Sempre estamos ampliando os recursos do Mapa do Conhecimento para responder a mais perguntas, mesmo aquelas sem uma resposta simples. Imagine que você queira incentivar sua filha a visitar o museu. Você pega o smartphone e diz para o Google: “Conte-me sobre os artistas impressionistas.” Você verá quem são os artistas e você pode se aprofundar para saber mais sobre cada um e ver suas obras mais famosas. Se quiser trocar para artistas abstratos, é muito fácil com a nossa nova ferramenta de filtro:
Ou talvez você queira fazer uma comparação: Quanta gordura saturada existe na manteiga em comparação ao azeite? Agora você pode simplesmente dizer ao Google: “Compare manteiga com azeite.” A nossa nova ferramenta de comparação oferece novas informações ao possibilitar que você componha a sua própria resposta:
Você pode tentar isto para outras curiosidades, como raças de cães (“compare pequinês com chiuaua”) ou astronomia (“compare a Terra com Netuno”), e continuaremos adicionando mais.
Obtenha resultados com o Google em todos os seus dispositivos
Ter uma “conversa” com o Google também deve ser mais natural. O ideal seria não ter que pegar o telefone ou apertar botões para usar o Google. Ainda não chegamos lá, mas você já pode fazer muito só com a sua voz. Nas próximas semanas, você poderá fazer o download de uma nova versão do aplicativo de pesquisa do Google para iPhone e iPad. Com esta atualização, você pode obter notificações em vários dos seus dispositivos. Então se disser ao seu Nexus 7, “Ok, Google. Lembre-me de comprar azeite no mercado”, quando entrar na loja com o seu iPhone, você receberá um lembrete. Também aparecerão as notificações do Google Now para que você não se atrase para a aula de culinária.
Um design mais simples e unificado para dispositivos móveis
Você também deve perceber um novo visual para a Pesquisa do Google e anúncios no seu smartphone e tablet. Está mais clean e simples, otimizado para o toque, com resultados agrupados em cartões para que você possa focar nas respostas que procura.
Continuaremos a melhorar a Pesquisa do Google para que você sempre tenha cada vez menos trabalho. Isto significa dar a você as melhores respostas possíveis, para facilitar a conversa e ajudá-lo antes que precise perguntar. Esperamos poder livrar você de alguns minutos de inconveniência a cada dia. Sendo assim, continue a fazer perguntas difíceis para o Google, pois isso nos mantém atentos. Afinal de contas, estamos apenas começando.
Postado por Amit Singhal, Vice-Presidente Sênior de Pesquisa do Google