A partir dessa semana você poderá ver 42 novas exposições históricas on-line que contam as histórias por trás dos eventos mais importantes do século passado, incluindo o Apartheid, o Dia D e o Holocausto. As histórias foram organizadas por 17 dos nossos parceiros, que fizeram uso de seus arquivos de cartas, manuscritos, testemunhos de primeira mão em vídeo e muito mais. Grande parte do material é muito emocionante e, em alguns casos, aparece na internet pela primeira vez.
Cada exposição conta com uma narrativa que conecta o material de arquivo para revelar diferentes perspectivas, nuanças e histórias por trás desses eventos. Entre outros, você verá (com conteúdos em inglês):
Amor trágico em Auschwitz - a história de Edek e Mala, um casal apaixonado que tenta escapar de Auschwitz;
Jan Karski, herói da humanidade - testemunho em primeira mão em vídeo do homem que tentou alertar o mundo sobre o Holocausto;
Steve Biko - o despertar político de um jovem de quinze anos em meio ao Apartheid, com nove documentos nunca antes divulgados ao público;
Dia D - detalhes sobre os famosos desembarques, incluindo fotos coloridas, cartas pessoais e a própria ordem do Dia D pelo almirante Ramsay;
A coroação da rainha Elizabeth II - um registro da coroação de 1953 que inclui fotos coloridas;
Os anos da Dolce Vita - esta coleção lança um olhar sobre a era da ‘boa vida’ na Itália, incluindo a moda, culinária, carros e cultura.
Como os outros arquivos que ajudamos a trazer para a internet, incluindo os Pergaminhos do Mar Morto (link em inglês), é possível aproximar a imagem para ver fotos em detalhe e pesquisar entre milhões de itens por uma data, acontecimento, pessoa ou país específicos. Em poucas palavras, mergulhe nos arquivos dos nossos parceiros para explorar, estudar e analisar as histórias por trás dos principais momentos da história.
Estas exibições são o capítulo mais recente na obra do Google Cultural Institute, seguindo o Art Project, World Wonders (link em inglês) e os arquivos de Nelson Mandela (link em inglês). Estamos trabalhando intimamente com museus, fundações e outros arquivos de todo o mundo para disponibilizar on-line mais materiais históricos e culturais e assim preservá-los para as gerações futuras.
Você pode explorar as várias exposições em www.google.com/culturalinstitute. E não deixe de nos seguir na nossa página do Google + (em inglês). O que você vê hoje é apenas o começo: há muito por vir. Se você for um parceiro interessado em contribuir com suas próprias exposições, saiba mais aqui (link em inglês).
Postado por: Mark Yoshitake, Gerente de Produto do Google Cultural Institute