Encontrar as palavras certas pode ser difícil, ainda mais em outros idiomas. E depois de escolher, descobrir como digitá-las pode ser ainda mais complicado. Tente mandar um e-mail para familiares na Alemanha, bater um papo com amigos na China ou adicionar o nome de um parceiro comercial russo aos seus contatos e você pode se ver limitado pelo idioma do seu teclado.
É por isso que adicionamos hoje mais de cem teclados virtuais, transliterações e IMEs, conhecidos em conjunto como ferramentas de entrada, no Gmail. Estas ferramentas possibilitam que você digite no idioma e no teclado com os quais está acostumado, o que facilita entrar em contato com a família, amigos e colegas de trabalho em qualquer computador. É possível até alternar entre idiomas com um simples clique.
Para experimentar, marque a caixa ao lado de Ativar as Ferramentas de Entrada em Idioma nas Configurações.
Depois de ativá-las, você verá o ícone das Ferramentas de Entrada ao lado do botão das Configurações da sua barra de tarefas: ali você pode ativar ou desativar qualquer Ferramenta de entrada.
Com estes novos teclados virtuais, o Gmail agora suporta digitação em 75 idiomas. É um grande avanço depois dos cinco idiomas suportados inicialmente, quando introduzimos a transliteração índica (link em inglês) no Gmail, em 2009.
Usuários de todo o mundo usam o Gmail, e o idioma nunca deve ser um obstáculo para uma boa conversa. Se deseja usar as Ferramentas de entrada em outros lugares, experimente a extensão do Chrome (link em inglês), o cliente para Windows desktop ou o aplicativo para Android.