O idioma de Miami-Illinois era considerado por muitos como em extinção. Língua que já foi falada por comunidades de nativos americanos por todo o meio-oeste da América do Norte, as últimas pessoas fluentes no idioma morreram nos anos sessenta do século passado.
Décadas depois, Daryl Baldwin, um cidadão da tribo Miami de Oklahoma, começou a aprender o idioma de maneira autodidata por meio de
manuscritos históricos. Hoje em dia, ele trabalha com a Universidade Miami em Ohio para continuar o esforço de revitalizar o idioma (link em inglês) com a publicação de histórias, arquivos de áudio e outros materiais educativos. As crianças Miami estão aprendendo mais uma vez o idioma e, o que é ainda mais inspirador, ensinando a língua umas às outras.
O trabalho de Daryl é apenas um exemplo do que está sendo realizado para preservar e revitalizar idiomas que estão à beira do desaparecimento. (Existem centenas de idiomas ameaçados na América Latina, inclusive línguas como, Aikaná, Awetí, Jabutí , Júma, Paresí, Rikbaktsá, Sabané,Tenharín, Zoró e dezenas de outras no Brasil).
Hoje, apresentamos algo que pode ajudar: o Endangered Languages Project (Projeto de Idiomas Ameaçados), um website para que as pessoas encontrem e compartilhem as informações mais atualizadas e abrangentes sobre idiomas ameaçados.
A documentação dos mais de 3.000 idiomas que estão à beira da extinção é um passo importante na preservação da diversidade cultural, da honra ao conhecimento dos nossos antepassados e da autonomia da nossa juventude. A tecnologia pode fortalecer esses esforços: indivíduos podem criar registros de alta qualidade dos seus antepassados (geralmente as últimas pessoas fluentes em um idioma), ao conectar comunidades dispersas por meio de redes sociais e ao facilitar a aprendizagem do
idioma.
Com o apoio de uma nova coalizão, a Aliança pela Diversidade Linguística, o Projeto de Idiomas Ameaçados oferece aos interessados na preservação de línguas um lugar para armazenar e ter acesso a pesquisas, compartilhar recomendações e colaborar. É possível compartilhar o conhecimento e a pesquisa diretamente pelo site e ajudar a manter o conteúdo atualizado. Um grupo diversificado de colaboradores já começou a contribuir com conteúdo, desde manuscritos do século 18 a ferramentas modernas de aprendizagem, passando por amostras em vídeo e áudio de idiomas e artigos. Os integrantes do comitê conselheiro também forneceram orientação para o formato do site e a garantia de que ele aborde os interesses e as necessidades das comunidades linguísticas.
Google participou do desenvolvimento e lançamento deste projeto, porém, a longo prazo, é importante que os verdadeiros profissionais na área de preservação de idiomas ocupem a liderança. Desse modo, em alguns meses, o First Peoples' Cultural Council - FPCC (Conselho Cultural dos Primeiros Povos) e o Instituto para Tecnologia e Informação de Idiomas (The Linguist List) na Universidade Eastern Michigan serão oficialmente responsáveis pelo projeto. Como diretores do Comitê Consultivo, o FPCC conduzirá a comunicação e a estratégia para o projeto. O Linguist List gerenciará a área técnica. As duas organizações trabalharão em conjunto com o Comitê Consultivo do projeto.
Como parte deste projeto, uma pesquisa sobre os idiomas mais ameaçados do mundo está sendo compartilhada pelo Catálogo de Idiomas Ameaçados (ELCat), liderado por equipes na Universidade do Hawai’i em Manoa e pelo Instituto para Tecnologia e Informação de Idiomas (The Linguist List) na Universidade Eastern Michigan, com verbas da National Science Foundation. O trabalho no ELCat apenas começou e já estamos compartilhando pelo site para que a resposta das comunidades linguísticas e de acadêmicos possa ser incorporada para atualizar o nosso conhecimento sobre os idiomas mais ameaçados do mundo.
O Projeto de Idiomas Ameaçados, que é o mais recente de vários esforços para preservar e promover a cultura on-line, é uma colaboração entre Google.org e o Instituto Cultural do Google, além dos nossos extraordinários parceiros na comunidade linguística. Nós convidamos organizações que tiverem interesse em participar deste esforço. Ao unir trabalhos independentes em todo o mundo, esperamos realizar um avanço importante na batalha contra a extinção de idiomas.
O futuro deste projeto será decidido por aqueles que se inspirarem em se juntar a este esforço de colaboração pela preservação das línguas. Esperamos que você junte-se a nós.