(Postagem do Google Chrome Blog, em inglês)
Depois de assistir ao clássico dos anos 80, De Volta para o Futuro ontem à noite, fiquei espantado em como as coisas podem mudar com o tempo. Marty McFly, o personagem principal, viaja trinta anos para o passado e descobre que sua casa ainda não havia sido construída, skates não haviam sido inventados e ninguém nem tinha ouvido falar em rock ‘n roll.
Olhando para trás no segundo aniversário do Google Chrome, é incrível observar como tanto mudou em tão pouco tempo. Em agosto de 2008, o JavaScript era dez vezes mais lento, o suporte para HTML5 ainda não era um recurso essencial (link em inglês) nos navegadores modernos e a ideia de um navegador que trabalha em área restrita e capaz de múltiplos processos era apenas um projeto de pesquisa (link em inglês). Todos os navegadores avançaram bastante nos últimos dois anos e a web ficou ainda mais útil e divertida.
Feliz 2do. aniversário, Google Chrome!
(Ilustração: Mike Lemanski, clique na imagem para uma versão maior)
Desde o lançamento da primeira versão beta do Google Chrome para Windows, nós equiparamos as versões para Mac e Linux e ainda continuamos a fazer o navegador mais rápido, simples e seguro em todas as três plataformas. Também apresentamos uma enorme quantidade de recursos, incluindo uma página de Nova Guia> com mais personalização (link em inglês), temas para navegador, visualização lado a lado, gerenciador de senhas, melhores controles de privacidade, Adobe Flash Player integrado (link em inglês>), preenchimento automático (vídeo em inglês), tradução automática, recursos de HTML5 (link em inglês) e sincronização de várias configurações como favoritos, temas, extensões e preferências do navegador, isso só para dizer alguns. E finalmente, há mais de 6 mil extensões na nossa galeria para enriquecer a sua navegação.
Nos bastidores, continuamos a expandir os recursos de segurança que ajudam você a navegar pela web com mais segurança. Isto incluiu a tecnologia Navegação segura do Google Chrome, que serve como um sistema de alerta se você estiver prestes a visitar um site suspeito de phishing ou de hospedar malware. Há o mecanismo de atualização automática (vídeo em inglês), que ajuda a garantir que o navegador tenha sempre as últimas atualizações de segurança. E ainda a “área restrita” do navegador, uma camada adicional de proteção que previne que seu computador seja infectado por código malicioso em sites desprotegidos.
O antigo Google Chrome: nossa primeira versão beta!
O Google Chrome agora: Nosso mais novo lançamento
Desta vez, lançamos uma nova versão estável do Google Chrome, ainda mais rápida e simplificada. O Google Chrome agora é três vezes mais rápido do que era dois anos atrás em desempenho de JavaScript. Também temos trabalhado em simplificar o “cromo” do Google Chrome. Como você pode ver, pegamos a interface de usuário que já era minimalista e a deixamos ainda mais simples, para facilitar o uso. Combinamos os dois menus do Google Chrome em um, melhoramos a localização dos botões, limpamos o tratamento da URL e da> Omnibox e ainda ajustamos a combinação de cores do navegador para agradar mais ao olhar.
De volta ao banco do DeLorean (link em inglês) de Doc Brown e depois de ajustar o relógio para alguns meses no futuro, teremos mais novidades para o Google Chrome. Como sempre, o esforço para fazer o Google Chrome ainda mais rápido continua, assim como o trabalho para melhorar o desempenho gráfico no navegador por meio da aceleração de hardware. Com a Chrome Web Store (link em inglês), esperamos facilitar ainda mais encontrar e utilizar aplicativos úteis na web. Também aceleramos (link em inglês) o ritmo dos nossos lançamentos para que todos possam aproveitar novos recursos e melhorias mais rapidamente.
Se ainda não experimentou o novo Google Chrome, convidamos você a fazer o download da nova versão estável ainda hoje, no endereço google.com/chrome. Para quem já está usando o Google Chrome, obrigado por um segundo ano incrível! Esperamos que o Google Chrome tenha deixado a sua vida ainda melhor, e prepare-se para mais no próximo ano.