Costumamos dizer no Google: “lance rápido e inove.” Apesar de essa estratégia ser voltada ao nosso desenvolvimento de produtos, aparentemente também se aplica ao nosso serviço de correio! Como vocês já devem ter acompanhado pela movimentação da blogosfera, apertamos “enviar” um pouco cedo demais com a versão HQ que introduzia nosso novo navegador (browser) de código aberto, Google Chrome. O lançamento da versão beta do Google Chrome oficialmente é nessa terça-feira, dia 02, em mais de 100 países.
E, então, por que estamos lançando o Google Chrome? Porque acreditamos que podemos contribuir para melhorar a experiência dos usuários de Internet e, ao mesmo tempo, ajudar a fomentar a inovação na web.
No Google, passamos boa parte do nosso tempo usando navegadores. Os usamos para fazer buscas, conversar online, criar e editar documentos, planilhas e apresentações, enviar e-mails e muito mais. Naturalmente, como muitos, quando temos algum tempo livre também fazemos compras online, transações bancárias, lemos notícias e mantemos contato com os amigos – tudo, a partir de um navegador. Assim, como muitos usuários de Internet, passamos cada vez mais tempo online e fazemos coisas que nunca imaginávamos fazer com os primeiros navegadores que surgiram há mais de 15 anos.
E, como passamos muito tempo online, começamos a pensar seriamente como seria um navegador se pudéssemos começar do zero e se aproveitássemos os melhores componentes e recursos dos navegadores que temos hoje. Considerando que a web evoluiu muito (das páginas bem simples, praticamente de texto, chegando às aplicações interativas que temos hoje) temos que repensar por completo o papel dos navegadores. De modo que, o que realmente precisávamos, não era um navegador, e sim uma plataforma para rodar aplicações e páginas web. Foi justamente isso que nos propusemos a construir.
Por isso estamos lançando a versão beta de um novo navegador de código aberto: Google Chrome.
Na superfície, nos esmeramos em desenhar uma janela simples e limpa. Para a maioria das pessoas, o navegador não é o que importa, é simplesmente uma ferramenta para alcançar o que realmente importa: as páginas, sites e aplicações que formam a web. Do mesmo que a clássica página do Google, o Google Chrome é limpo e rápido. E não se coloca entre você e o que realmente quer fazer na Internet.
Em seu interior, abaixo da superfície, construímos os fundamentos de um navegador que pode atender às exigentes e complexas aplicações de hoje. Mantendo cada guia (tab) em seu próprio ambiente, isolado, evitando que um erro em uma guia cause problemas para as demais. Também melhora a capacidade do navegador de proteger os usuários e suas máquinas de sites que abrigam software maliciosos. A velocidade e o tempo de resposta foram melhorias importantes, construímos o V8, um motor de JavaScript mais poderoso para impulsionar a próxima geração de aplicações web, que não são possíveis nos navegadores de hoje.
Este é só o começo e sabemos que o Google Chrome ainda tem um bom caminho a percorrer. Lançamos esse beta para Windows para gerar um diálogo construtivo e ouvir o que você pensa. Também estamos trabalhando intensamente em uma versão para Mac e outra para Linux e continuaremos fazendo o Google Chrome um navegador mais rápido e mais robusto.
Devemos muito a vários projetos também de código aberto e que contam com nosso compromisso de seguir seu caminho. Usamos componentes do WebKit da Apple e do Firefox da Fundação Mozilla, entre outros, e é com esse mesmo espírito que nosso código também permanecerá aberto. Esperamos colaborar com a comunidade e, assim, impulsionar o futuro da web.
A cada dia a web se torna melhor, com mais opções e inovações. O Google Chrome é outra alternativa e esperamos que contribua para o desenvolvimento da Internet.
Visite-nos nesta terça-feira e experimente o Google Chrome. Faremos outro blogpost aqui assim que o Chrome estiver pronto para ser baixado dos nossos servidores.