O Blog do Google Brasil
Novidades sobre os produtos e a tecnologia do Google no Brasil e no mundo
Novidades sobre nosso trabalho para melhorar a privacidade dos usuários na publicidade digital
31 julho, 2020
A privacidade está no centro de tudo o que o Google faz assim como também é fundamental dentro da nossa visão de uma internet vibrante onde as pessoas, ao redor do mundo, possam acessar conteúdo que é viabilizado com a veiculação de anúncios se sentindo tranquilas que seus dados estão sendo protegidos. Para chegar nesse lugar, precisamos aumentar a transparência de como a publicidade digital funciona, oferecer controles robustos aos usuários e garantir que as escolhas das pessoas de como são usados seus dados estão sendo respeitadas - não ignoradas ou burladas.
Hoje, estamos compartilhando algumas novidades nesta área, incluindo novos recursos de transparência que darão aos usuários mais informações de porquê estão vendo certos anúncios. Também estamos incorporando novos recursos para guiar a anunciantes e publisher a navegar os desafios atuais em torno da privacidade, além de exemplos reais de marcas e publishers que estão criando boas experiências para seus usuários com um olhar responsável e cuidadoso sobre privacidade e uso de dados.
Mais transparência e controle
Há anos o Google oferece um recurso chamado “Por que estou vendo este anúncio?”. Os anúncios online têm esse ícone, e ao clicar nele o usuário vê informações sobre os critérios usados para exibir o anúncio – e pode optar por não ver mais aquele anúncio.
Todos os dias, as pessoas clicam mais de 15 milhões de vezes na caixa “Por que estou vendo este anúncio?”
. Isso mostra o interesse em saber mais e controlar os anúncios que cada um vê. Recentemente o Google passou a oferecer esse recurso também em televisões conectadas.
Ao longo dos próximos meses, essa experiência vai ficar ainda melhor: vamos lançar um novo recurso chamado “Sobre este anúncio?", que vai mostrar o
nome confirmado do anunciante
por trás de cada peça publicitária exibida na tela. “Sobre este anúncio” vai estar disponível primeiro para publicidade comprada no Google Ads e no Display & Video 360. Ao longo do ano de 2021, ele será ampliado para outras plataformas de publicidade digital.
Mas nosso compromisso de aumentar a transparência e o controle do usuário vai além dos anúncios que mostramos. Diante da complexidade do universo da publicidade digital e do grande número de organizações envolvidas nesse trabalho, muita gente com frequência não entende muito bem quais empresas estão envolvidas na exibição de uma peça publicitária. Por isso estamos lançando uma nova ferramenta chamada “Ads Transparency Spotlight”, com informações detalhadas sobre todos os anúncios que o usuário vê na internet. No momento esse recurso está disponível na
Chrome Web Store
, como uma extensão alfa. Vamos usar as opiniões e sugestões dos usuários para continuar melhorando essa extensão. Com o tempo, queremos oferecer ainda mais informações sobre o funcionamento dos anúncios – e mais controles para o usuário. Esperamos também que outros fornecedores de soluções tecnológicas aumentem a transparência e o controle em seus produtos.
A evolução da internet apoiada por publicidade
O Chrome está sempre trabalhando para proteger a privacidade e, ao mesmo tempo, permitir que o navegador apoie anúncios digitais. A iniciativa aberta
Privacy Sandbox
é fundamental para que isso seja possível. O Privacy Sandbox já permite a publicação de diversas propostas de novas APIs, criadas para resolver questões práticas como seleção de anúncios, medição de taxa de conversão e proteção contra publicidade fraudulenta – tudo sem jamais identificar informações sobre usuários individuais. Uma das API propostas sugere criar “chaves de confiança” capazes de combater anúncios fraudulentos, graças à diferenciação entre robôs (ou “bots”, no jargão da internet) e usuários reais. Essa API já está disponível para ser testada pelos desenvolvedores, e em breve outras serão acrescentadas à lista.
À medida que essas estratégias comecem a atender às necessidades de usuários, editores e anunciantes, o Chrome pretende
encerrar gradualmente o suporte a cookies de terceiros
. O W3C tem sido um fórum importante para discutir essas propostas, e a equipe de anúncios do Google contribui de forma ativa para o
debate
. Incentivamos todos os interessados a participar também, e esperamos adotar as novas soluções em nossos produtos ao longo dos próximos anos.
Estamos explorando uma série de estratégias para melhorar ainda mais a privacidade do usuário, sem prejudicar o trabalho dos editores que precisam de receita para financiar conteúdo de qualidade – ou dos anunciantes que desejam encontrar consumidores interessados em seus produtos. Um exemplo: apoiamos o uso de dados diretos de anunciantes e editores (ou seja, baseados nas interações sem intermediários entre eles e seus clientes). Esses dados permitem oferecer experiências mais relevantes e úteis – desde que os usuários sejam informados sobre isso e tenham controle sobre o uso de seus dados. Por outro lado, o uso de técnicas ocultas ou incompreensíveis, que transferem dados de usuários individuais e permitem que eles sejam rastreados sem saber, é inaceitável. O chamado fingerprinting é um bom exemplo disso. O Google acredita que qualquer tentativa de rastrear pessoas ou obter informações capazes de identificar usuários individuais sem seu conhecimento ou autorização deve ser proibida, e continuaremos agindo com firmeza contra esse tipo de prática.
Os recentes debates sobre formas de melhorar a privacidade online têm sido centrados na internet, mas as pessoas estão em contato com anúncios digitais em outros ambientes. A técnica e os detalhes da implantação variam de acordo com as características específicas de cada situação, mas a proposta do Google de proteger cada vez mais a privacidade dos usuários sem comprometer o acesso a conteúdo gratuito é a mesma para internet, aplicativos móveis, televisões conectadas e plataformas de áudio – e até para áreas que possam surgir no futuro.
Orientação para anunciantes e editores
O futuro da publicidade digital promete trazer novas tecnologias, novos padrões, estratégias melhores e mais sustentáveis. Entretanto, ainda vamos percorrer uma longa estrada até chegar lá. Sabemos que o setor se vê diante de muitas incertezas nesse período de transição. É claro que há mudanças no horizonte, mas acreditamos que profissionais de marketing e publicidade não podem esperar essas mudanças chegarem para começar a agir.
Queremos ajudar o setor a se preparar, e por isso reunimos uma série de recomendações para as áreas de
marketing
(em inglês) e
editores
(em inglês) – que já podem ser avaliadas a partir de agora. Essas recomendações incluem boas práticas de interação direta com clientes, gestão de dados, dicas para avaliar a relação com parceiros e fornecedores, exemplos práticos de usos de aprendizado de máquina e nuvem e muito mais. Os guias trazem orientações simples e exemplos reais de empresas que conseguiram encontrar soluções eficientes para agir de forma bem-sucedida e responsável, em meio a todas as mudanças do atual cenário de privacidade.
Vamos continuar trabalhando para que o setor de anúncios digitais caminhe rumo a um futuro ainda mais voltado à privacidade. Nesse meio tempo, sugerimos que todos incentivem um diálogo aberto sobre o assunto em suas organizações e tomem medidas para se preparar para o futuro que vem por aí.
Postado por Mike Schulman, vice-presidente de Privacidade e Segurança, Ads
15 anos de Brasil: o impacto dos nossos produtos na rotina dos brasileiros
29 julho, 2020
Neste mês, o
Google completou 15 anos de Brasil
. Desde então, o Google e o país viveram juntos momentos importantes, como o lançamento da versão em português do YouTube, em 2007, a chegada do Google Street View às ruas das cidades brasileiras, em 2010, e o lançamento do Google Nest Mini, a caixa de som inteligente com Google Assistente integrado, em 2019.
Durante todo esse tempo, trabalhamos constantemente para ajudar cada usuário em seu cotidiano por meio da tecnologia. Os nossos produtos ganharam relevância e tornaram-se cada vez mais presentes no dia-a-dia do brasileiro. Atualmente, o Brasil está entre os cinco principais mercados para cada um dos nove produtos do Google com mais de um bilhão de usuários: Busca, Android, Chrome, YouTube, Maps, Play Store, Fotos, Drive e Gmail.
Para entender a relevância do Google na vida dos brasileiros nesses 15 anos, conduzimos, em parceria com a empresa de pesquisa Kantar, uma pesquisa on-line com 1.100 pessoas por todo o país. O objetivo era entender a relação das pessoas com nossos mais de 20 produtos presentes no país.
Para 81% dos entrevistados, o Google contribuiu positivamente para a sociedade nos últimos quinze anos. Segundo o levantamento inédito, os 5 produtos que mais ajudaram os brasileiros nesses 15 anos foram a Pesquisa do Google e o Youtube, seguidos por Gmail, Chrome e Tradutor.
Já no período da pandemia de COVID-19, outros produtos passaram a ajudar ainda mais os brasileiros no cotidiano de isolamento social. Neste período, os produtos que tiveram um crescimento significativo, foram o Google Meet, que cresceu 78%, o Google Duo, 67%, e o Google Classroom, 44%, que passaram a ajudar ainda mais os brasileiros nesse cotidiano de isolamento social.
Além de 80% dos entrevistados acreditarem que o Google oferece serviços gratuitos que ajudam suas vidas de forma prática. Para 93% dos entrevistados, suas vidas melhoraram principalmente em relação a opções de entretenimento (música, filmes, vídeos, livros, exposições), desde que começaram a usar o Google. 64% dizem que os produtos do Google as ajudam a aproveitar a vida.
Os produtos mais relevantes para os brasileiros
Nestes 15 anos de trajetória no país, estabelecemos uma relação de parceria e confiança com usuário brasileiro. A Pesquisa do Google se tornou muito mais do que uma página na internet: hoje, ela é vista como uma ferramenta de acesso à informação para milhões de brasileiros. Prova disso é que 97% dos entrevistados a considera útil e 83% dizem que ela melhorou muito suas vidas para resolver tarefas e encontrar informações.
O Google Tradutor também tem lugar de destaque entre os produtos mais relevantes para o público brasileiro. Para 95% das pessoas entrevistadas, quando precisam traduzir algo, a primeira ação é usar a ferramenta.
O levantamento da Kantar também nos mostrou que 86% dos entrevistados afirmam que um smartphone ou tablet com sistema Android é responsável pelo seu acesso à internet, enquanto cerca de 72% concordam que com o Google Play passaram a se conectar a serviços essenciais.
Transformação nos estudos e no trabalho
Uma das principais áreas em que a influência do Google foi decisiva é a de educação e o aprendizado. Nove em cada dez brasileiros dizem que a empresa os ajuda a aprender sobre diversos assuntos. Oito em cada dez acreditam que o Google ajuda a complementar os estudos e/ou esclarecer as suas dúvidas e as dos filhos, e que a empresa torna a educação mais acessível e democrática. A forma em que isso acontece também foi um destaque para os respondentes: 79% acreditam que o Google torna a educação mais colaborativa e produtiva.
O levantamento da Kantar também revela que o universo do trabalho foi impactado pelos produtos e serviços do Google. Para 79% dos entrevistados, a marca tornou o trabalho mais colaborativo e produtivo, a mesma porcentagem dos que acreditam que Google ajuda as pessoas a aumentarem suas habilidades e melhorarem suas carreiras. Além disso, 85% das pessoas dizem que a empresa mostrou que é possível estudar ou trabalhar juntos mesmo à distância, algo que ganhou ainda mais força depois da pandemia.
Entre os produtos que ajudam no universo do trabalho, estão o Gmail, o Google Drive e o Google Meet. Cerca de 85% das pessoas acreditam que a produtividade e a colaboração aumentaram, durante a pandemia, com o uso dos três produtos.
Ajudar brasileiros e pessoas do mundo todo a tornarem a rotina mais prática e produtiva sempre foi um dos nossos objetivos e, por isso, seguimos desenvolvendo produtos focados em melhorar a vida do usuário. Esperamos trazer novidades e funcionalidades para oferecer cada vez mais informações organizadas e acessíveis para todos.
Publicado por Claudia Giunta, Head de Insights & Research B2C do Google Brasil
Categorias
#carnaval
#copabr
#DáUmGoogle #YearinSearch #YearinSearchBrasil
#gddbr
#gonegoogle
#GoogleArts&Culture #Vermeer
#googleatrio20
#GoogleforBrazil
#hangoutsdenatal
#hangoutSPFW
#MaesCriadoras
#marcocivil
#ViladoPapaiNoel
+1
10 anos de Chrome; Chrome; Novo Chrome
10 anos de Google
20 anos de Google
20 anos do Google; Google 20 anos; Google; Aniversário do Google
admin
AdMob
adsense
adwords
AI
ajuda
Amazon
amazonas
Amazônia
America Latina
América Latina
Android
Android Go
aniversário
aplicativo
apps
art project
arte urbana
arte urbana contemporânea
artificial intelligence
artistas
Bach
blogger
bolsa
brazil elections
busca
busca 2017
busca do ano
buzz
caffeine
Campus São Paulo
Carnaval
celular
ceu
Change the Game
China
chrome
chromebook
chuvas
Cidadania Digital
cinejoia
cloud computing
colorpluscity
compartilhamento
comunidades
conecte
Conta do Google
conversas agrupadas
copa do mundo
COVID19
Creators for Change
Cresça com o Google
CriandoOrgulho
Cultural Institute
cultural institute; berlim; muro
currents
curso
dados móveis
data center
datally
desenvolvedores
design
detona ralph
Developer Bus
developer day
Dia da Internet Segura
dia da privacidade de dados; privacidade
Dia Internacional da Mulher
doação
docs
Doodle
doodle4google
drive
Earth
Ecad
educação
elections
eleições
email
empreendedor
férias
fifa
Files
filmes
FLIP
Frida Kahlo Google Arts & Culture
gdd
geo
gmail
GNI
Google
Google Allo
google apps
Google Apps para empresas
Google Arts & Culture
Google Assistente
Google Business Internship
Google Cloud
Google Docs
google earth
google earth solidário
Google Earth Timelapse
google for education
google green
google io
google mapas
google maps
Google news
google notícias
google pay
Google Play
Google Press Summit
Google Science Fair
Google translator
Google Trends; Eleições; Eleições 2018
google trips
google.org
Google+
gps
graffiti
Grand Canyon
hackathon
hangouts
hiroshima
histórico
horário de pico
IA
IE8
impacto econômico
índice
inteligência artificial
International Women's Day
internet
internet aberta
iphone
jardim zoológico
jornalismo
labs
LARA
LARA 2019
Latin America Research Awards
Latitude
leilão
lemann
liberdade
liberdade de expressão
livros
localização
machine learning
mãe
mapas
maps
marimoon
musica
My Account
nagasaki
natal
navegador
NBU
negócio
neutralidade de rede
next billion users
NextUp
notícia
nova escola
novo
oceano
offline
onebox
orkut
orquestra sinfônica
pagamento
painel do conhecimento
pesquisa
pesquisa 2017
pesquisa de lugar
pesquisa do ano
pesquisa por voz
places
Playtime
pré-visualizações
Primer
privacidade
produtividade
Programa Proteção Avançada
rafael cortez
retrospectiva
revista veja
Rewind
rio
Safer Internet Day
Search
segurança
serviços geoespaciais
Sketchup
street view
surui
tecnologia na escola
termos de serviço
thinkinfinite
Timelapse
traductor
tradutor
Transparency Report
treinamentos
trips
tv
universidades
viagem
Video
voice search
voz
wallace and gromit
WAN-IFRA
WAP
waze
web analytics
web store
webmaster
webmasters
windows
year in search
YouTube
YouTube Coachella
YouTube Go
YouTube Kids
YouTube NextUp
YouTube Space
YouTube Space Rio
YouTube symphony
zeca baleiro
zeitgeist 2011
zeitgeist 2012
Arquivo
2022
fev.
jan.
2021
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2020
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2019
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2018
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2017
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2016
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2015
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2014
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2013
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2012
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2011
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2010
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2009
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
2008
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2007
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2006
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
Feed
Follow @googlebrasil