Dimitri Kanevsky é um pesquisador do Google que trabalhou em tecnologia de reconhecimento de fala e comunicação nos últimos 30 anos. Através de seu trabalho, Dimitri - que é surdo desde a infância - ajudou a moldar as tecnologias de acessibilidade das quais ele depende. Uma deles é o CART: um serviço em que um legendador se junta a uma reunião virtualmente para ouvir e criar uma transcrição do diálogo falado, que é exibido na tela do computador. O colega de equipe de Dimitri, Chet Gnegy, viu os desafios que Dimitri enfrentava usando o CART: ele sempre carregava vários dispositivos, era caro e cada reunião exigia muita preparação. O que significava que Dimitri só podia usar o CART para reuniões de negócios ou eventos formais, e não em conversas cotidianas.
Isso inspirou Chet a trabalhar com a equipe de acessibilidade para criar uma ferramenta que pudesse reduzir o esforço gasto por Dimitri na preparação para conversas. Pensamos: e se usássemos reconhecimento automático de voz baseado em nuvem para exibir palavras faladas em uma tela? Um protótipo foi construído e Googlers de vários escritórios - de Mountain View a Taipei - se envolveram. O resultado é o Live Transcribe, um aplicativo transforma a fala do mundo real em legendas instantaneamente usando apenas o microfone do telefone.
O Live Transcribe tem o potencial de dar às pessoas surdas ou com deficiência auditiva maior independência em suas interações cotidianas. Isso aproximou Dimitri de seus entes queridos - agora ele consegue se comunicar facilmente com suas netas gêmeas de seis anos sem a ajuda de outros membros da família. Ouvimos um feedback semelhante de parceiros da
Universidade Gallaudet, a principal universidade do mundo para surdos e deficientes auditivos, que nos ajudaram a projetar e validar que o Live Transcribe atendia às necessidades de sua comunidade.
O app Live Transcribe está disponível em mais de 70 idiomas e dialetos, incluindo português brasileiro. Ele também permite conversas bidirecionais por meio de um teclado do tipo type-back para usuários que não podem ou não querem falar, e também se conecta com microfones externos para melhorar a precisão da transcrição. Para usar o Live Transcribe, habilite-o em Configurações de Acessibilidade e depois inicie o Live Transcribe a partir do botão de acessibilidade na barra de navegação. A partir de hoje, o Live Transcribe será implantado gradualmente em uma versão beta limitada para usuários em todo o mundo por meio da Play Store e pré-instalado em dispositivos Pixel 3.
Inscreva-se aqui para ser notificado quando o aplicativo estiver mais amplamente disponível.
Tornando o som mais nítido com o Amplificador de Som
Todos podem precisar de um reforço de áudio de vez em quando, especialmente em situações em que há muito ruído de fundo, como em um bar ou no lounge do aeroporto. Hoje, estamos lançando o Amplificador de Som, que anunciamos no Google I/O no ano passado.
Com o Amplificador de Som, o áudio é mais claro e mais fácil de ouvir. Você pode usar o Amplificador de Som no seu smartphone Android com fones de ouvido com fio para filtrar, aumentar e amplificar os sons em seu ambiente. Ele funciona aumentando os sons quietos, enquanto não aumenta os sons altos. Você pode personalizar as configurações de aprimoramento de som e aplicar a redução de ruído para minimizar o barulho de fundo através de controles deslizantes e toques simples.
O Amplificador de Som está disponível na Play Store e suporta telefones Android 9 Pie ou posteriores e vem pré-instalado no Pixel 3. Com o Live Transcribe e o Amplificador de Som, nosso objetivo é ajudar centenas de milhões de pessoas surdas ou com dificuldades de ouvir a se comunicar mais claramente.
Postado por Brian Kemler, Product Manager de Android Accessibility