Vindos de 23 países ao redor do mundo, eles representam uma gama diversificada de veículos, com editores tradicionais e digitais, incluindo mídia local, agências e criadores, que compartilham, além do compromisso com o jornalismo de qualidade, um espírito de inovação.
Muitos destes projetos estão focados em expandir as operações de vídeo nas redações e a experimentar novas formas de reportar notícias por meio do audiovisual, mirando o público mais jovem on-line, explorando formatos ao vivo e a checagem de fatos. Outros projetos analisam a sustentabilidade das agências de notícias, incluindo o trabalho em novos modelos de negócios e programas para apoiar um ecossistema saudável. Veja alguns dos projetos financiados:
- Advance Local (Estados Unidos): O grupo americano Advance Local criará um novo formato de narrativa para as notícias locais, permitindo que eles se conectem mais profundamente com a comunidade em todo o país. Eles começarão em Michigan, local em que o MLive Media Group (Mlive.com) se conectará diretamente com seus espectadores, fornecendo direcionamento para ação em tópicos de interesse local mais importante, dando aos espectadores as informações necessárias para que sua voz seja ouvida nos assuntos do dia.
- The Economist (Reino Unido): O jornal The Economist fortalecerá suas instalações de produção de vídeos e seu conhecimento, lançando um formato de vídeo semanal, que explora a verdadeira história por trás dos assuntos que são notícia. Através de streaming ao vivo e das ferramentas de engajamento do público, os espectadores poderão interagir com o desenvolvimento da história, junto com os produtores e fontes. O novo formato tem objetivo fornecer ao público as ferramentas para detectar informações erradas, analisar fontes de notícias e participar do diálogo.
- HugoDécrypte (França): Uma das maiores agências de notícias francesas, HugoDécrypte, irá treinar uma equipe de produção para criar um programa de notícias ao vivo em estúdio.O programa terá um local de encontro na tela para a comunidade do canal no YouTube se conhecer e debater os principais problemas de notícias do dia. O noticiário terá segmentos regulares, incluindo boletins de notícias, verificação de fatos e entrevistas com figuras políticas conhecidas e especialistas no assunto.
- La Nación (Argentina): Um dos principais jornais da Argentina, o La Nación, vai aprimorar suas operações de vídeo em geral. Em atividade desde 1870, o La Nación tem uma história rica em jornalismo impresso, que estão estendendo ao vídeo. Esse financiamento será usado para aumentar sua equipe de audiovisual, melhorando as habilidades de vídeo digital e aumentando a produção, permitindo que eles forneçam conteúdo com engajamento, incluindo imagens dos bastidores do jornalismo investigativo e notícias novas do dia por meio de vídeos curtos e dinâmicos.
- Narasi TV (Indonésia): A empresa de mídia independente da jornalista Najwa Shihab, da Indonésia, mobilizará sua comunidade, nas 34 províncias do país. Serão organizados workshops para treinar jornalistas iniciantes em narrativas visuais, produção de vídeos noticiosos e alfabetização midiática, incentivando mais indonésios a se tornarem criadores de conteúdo de credibilidade, bem como consumidores críticos de mídia. Enquanto isso, a equipe de jornalismo investigativo da própria Narasi TV fará com que seus repórteres cinematográficos produzam matérias mais profundas, particularmente em partes do país altamente disputadas antes das eleições gerais da Indonésia.
- Thairath (Tailândia): O braço digital de um dos jornais mais antigos da Tailândia, a Thairath, criará uma plataforma de gerenciamento de direitos para os jornalistas independentes do país. Essa plataforma ajudará os freelancers tailandeses a gerenciarem, mais facilmente, os direitos de suas filmagens para empresas de mídia. Ao proteger e promover o importante trabalho de jornalistas independentes, a iniciativa apoiará tanto o ecossistema da mídia tailandesa quanto as agências de notícias globais que buscam informações sobre a Tailândia.
O anúncio de hoje reforça nosso compromisso em apoiar um futuro forte para as notícias em vídeo. Nos próximos meses, compartilharemos ideias obtidas dos projetos e daremos às redações a oportunidade de aproveitar os aprendizados, enquanto trabalhamos juntos para apoiar o desenvolvimento de negócios sustentáveis de notícias em vídeo a longo prazo.
Para mais informações sobre o trabalho do YouTube com o setor de notícias, visite nosso
website. Estamos ansiosos para ver como nossos parceiros, em todo o mundo, ultrapassam os limites do jornalismo de vídeo.
Timothy Katz, diretor de parcerias de notícias, YouTube