Google Cloud Next 18: Fazendo qualquer negócio avançar na nuvem
24 julho, 2018
Hoje nos juntamos a mais de 20 mil pessoas em São Francisco, no maior evento do Google com foco na nuvem de todos os tempos. Estou animada para o que os próximos três dias de evento nos reservam.
A informação está alimentando grande parte da nossa economia, e o escopo da tecnologia evoluiu para abranger todos os negócios e toda a sociedade. Os departamentos de TI costumavam ser um centro de custo. Agora, eles são um dos principais impulsionadores dos negócios. As empresas estão reprojetando a maneira de fazer negócios como parte de sua jornada para a nuvem. A TI está sendo usada para avançar em todos os campos. Estamos vendo um crescimento surpreendente, mas ainda estamos no estágio inicial.
Então, já que as empresas estão levando tudo para a nuvem, porque elas devem escolher o Google?
O Google é o que poderíamos chamar de uma empresa moderna. O negócio do Google é informação, portanto, Google Cloud foi construído para, de forma eficiente, pegar todos os dados, organizá-los e devolvê-los com inteligência. Isso é o que toda empresa precisa para impulsionar seus negócios: informação inteligente.
Uma base forte na nuvem
As pessoas geralmente reconhecem que o Google tem uma plataforma na nuvem incrivelmente avançada, o que é fantástico. Essa estrutura conta com diversos data centers do tamanho de estádios de futebol, todos rodando com carbono neutro; centenas de milhares de milhas de cabos submarinos de fibra óptica; interconexões máquina-a-máquina super rápidas; processadores especializados, como o Titan e TPU; Spanner, uma base de dados que proporciona consistência às transações globais; e ferramentas de análise de big data, como o BigQuery, capaz de processar um petabyte inteiro em pouco mais de 3 minutos.
Ao longo do Next’18, debateremos Inteligência Artificial e segurança, áreas que o Google investe pesado. Por quê? Porque segurança é a preocupação prioritária e IA a oportunidade número um.
Segurança é construída em cada camada de nossa operação. Anunciamos 20 novos avanços em segurança em março, e vamos anunciar outros dez nesta semana. Este ano, estamos orgulhosos de termos sido reconhecidos como líderes em segurança nativa na nuvem pública pela consultoria Forrester.
Para apps de produtividade, um dos meios mais seguros de configurar o ambiente de trabalho de sua companhia, combinamos Chromebook, G Suite e dois fatores de autenticação de hardware na porta USB. As empresas estão compreendendo isso. As vendas de Chromebooks para uso corporativo cresceram mais de 175% no ano passado e a adoção do G Suite também está acelerando. O Gmail, do G Suite, é capaz de interceptar 99,9% de spams e ataques com phishing. Além de ser seguro, o G Suite é também poderoso no aperfeiçoamento e na transformação do jeito que trabalhamos.
IA, uma poderosa oportunidade coletiva
Mais cedo, os fundadores do Google tiveram a percepção de que IA seria algo importante. Hoje, IA está em tudo o que fazemos no Google. Desde a energia utilizada em nossos data centers para operar o BigQuery e o Gmail, IA está aplicada em todos os nossos negócios. Agora estamos nos dedicando para tornar mais fácil a incorporação do poder da IA nos negócios. No último ano, introduzimos a geração automatizada de modelos de aprendizado de máquina, o AutoML, e estamos anunciando novas versões dele hoje.
Ao longo do nosso evento vamos falar sobre código aberto, área na qual o Google é líder com mais de 2 mil projetos, incluindo o TensorFlow e Kubernetes. Estivemos desenvolvendo a tecnologia e o conceito que tornou Kubernetes parte do Google por mais de uma década. Quando o introduzimos no Google Cloud, ele tinha mais de 20 mil colaboradores e está se aproximando de um milhão de comentários e solicitações, o que o torna um dos projetos mais rápidos da história do código aberto.
Há dois anos, quando o Next era muito menor, tivemos uma reunião com analistas da indústria que nos disseram que, provavelmente, levaria pelo menos dez anos para tornar o sistema pronto para rodar. Escutamos e seguimos. Avançamos rapidamente por dois anos e, depois de muito trabalho duro, fomos recentemente nomeados líderes múltiplos no Quadrante Mágico da consultoria Gartner, esperançosos de que há mais por vir.
Construindo uma nuvem melhor para os nossos clientes
Cloud é um negócio extremamente complexo e nossa missão é ajudar nossos clientes - desde startups até líderes globais nativos do ambiente digital. Na história do Next, tivemos mais de 290 palestras de clientes, de todos os tamanhos e segmentos imagináveis, dividindo o que aprenderam em suas jornadas na nuvem com o nosso público.
Na área da Saúde, vimos a oportunidade de levar ao setor a tecnologia de machine learning do Google.
Trabalhamos em conjunto com o Instituto Broad em ferramentas de processamento de genoma e desenvolvemos uma API para tornar os registros de saúde interoperacionais, bem como uma maneira de deixá-los anônimos. Alguns de nossos clientes neste setor são Cardinal Health, Lahey Health, Cleveland Clinic e Fitbit.
Hoje, estamos anunciando uma parceria com o Instituto Nacional de Saúde para facilitar o acesso e análise a um conjunto massivo de dados biomédicos, que acreditamos que irá acelerar os esforços na procura por tratamentos e curas para doenças. A área da Saúde é uma das muitas indústrias que podem se beneficiar com as inovações do Google na nuvem.
Parte do nosso sucesso tem a ver com nosso modelo de engajamento entre engenheiros. Apenas no último ano, triplicamos o número de especialistas que trabalham diretamente com os clientes, incluindo nosso time de engenheiros dedicados e nossa organização de serviços profissionais. Para se ter uma ideia, nossa equipe é formada por mais engenheiros do que representantes de vendas.
Construímos nosso escritório do CTO para que, no início de suas jornadas para a nuvem, as empresas tenham acesso a tecnólogos super experientes. Este grupo tem sido bastante demandado, por isso aumentamos a equipe 10 vezes no decorrer do ano passado. Talvez nossa oferta mais imersiva de envolvimento do cliente seja o nosso Laboratório de Soluções Avançadas. Lá, os clientes trabalham lado a lado com os engenheiros do Google, aprendendo a aplicar o aprendizado de máquina para resolver seus maiores desafios de negócios.
Trabalhando junto aos nossos parceiros
Parceiros são fundamentais para nós e nossos clientes. Temos integrações estratégicas e parceiros de canal e integradores de sistemas. A parceria com a SAP, anunciada no ano passado no Next, teve um grande progresso. Este ano, nos juntamos à Cisco na cloud híbrida e numa versão on-premise do Kubernetes, que estará disponível em breve. No último outono, anunciamos que podemos integrar o banco de dados CRM da Salesforce, seus dados de Google Ads e qualquer outra fonte de dados, todos no BigQuery. Integradores de sistemas, como a Accenture e a Deloitte, estão construindo práticas especificamente para o Google Cloud, assim como muitas outras empresas.
Nosso canal agora tem mais de 12 mil pontos fortes e estamos aumentando os nossos programas de capacitação. Eles nos ajudam a expandir nosso alcance, e quando esses parceiros trabalham junto aos clientes, oferecemos nossos engenheiros profissionais para apoiar o trabalho.
Outra importante área é o de treinamento e comunidades - para clientes, parceiros e todo o nosso time. Triplicamos nossos treinamentos e capacitações. Nossos clientes estão tendo à disposição mais de 100 cursos de GCP via Qwiklabs do que há um ano, em temas prioritários como machine learning, big data e Kubernetes.
Olhando para o futuro
Desde o ano passado, tenho investido muito tempo livre me reunindo com empresas, tanto grandes quanto pequenas, debatendo o que pode ser possível na nuvem do Google. Muitos dos engajamentos têm sido surpreendentes, particularmente com companhias onde TI não é historicamente um ponto chave em seu crescimento.
Um engajamento começa como um esforço para economizar custos em infraestrutura; no começo, muitas vezes, há muita dúvida sobre qual tipo de nuvem adotar entre as três disponíveis. Então, conforme começamos a trocar ideias sobre onde o negócio quer chegar, passamos a falar em como a tecnologia da nuvem pode impactar nisso, e então a discussão muda de rumo. Agora, em muitas ocasiões, nossos clientes fazem uma pausa e começam a repensar toda a sua estratégia de produtos, até mesmo suas visões de futuro. Quando retomamos o debate, os planos são muito mais ambiciosos. Tem sido uma grande experiência fazer parte deste processo de transformação digital real, e faz com que todos nós no Google Cloud nos sintamos orgulhosos de participar dessas oportunidades.
Pelas pequenas companhias e startups que trabalhamos, às vezes, a história é diferente. As ambições são grandes e serviços de nuvem robustos podem ajudá-las a chegar lá. Porém, no fundo, nós somos, acima de tudo, uma empresa liderada por desenvolvedores, e nossa prioridade sempre é crescer e expandir o Google Cloud. Nunca paramos de pensar em suas necessidades e em quais ferramentas podem torná-las melhores, mais focadas e produtivas.
O tema do nosso evento é “Fazer Juntos”. Por isso, digo em nome de todos nós do Google, que estamos entusiasmados por estar no Next com os nossos clientes e parceiros, que estão construindo conosco o futuro da nuvem.
Publicado por Diane Greene, Google Cloud CEO