O que queremos dizer com "igualar" a energia renovável? No decorrer de 2017, em todo o mundo, para cada quilowatt / hora de eletricidade que consumimos, compramos um quilowatt / hora de energia renovável de um parque eólico ou solar construído especificamente para o Google. Isso nos torna a primeira nuvem pública e empresa do nosso tamanho que alcançou esse feito.
Atualmente, temos contratos para comprar três gigawatts (3 GW) de eletricidade de projetos de energia renovável; nenhum cliente corporativo compra mais energia renovável do que nós. Até o momento, nossos contratos de energia renovável geraram mais de 3 bilhões de dólares em novos investimentos de capital em todo o mundo.
|
Google é o maior comprador corporativos de energia renovável no mundo. Amarelo: solar; azul: eólica; verde: biomassa; vermelho: hidro |
|
| Os 27 projetos de geração de energia renovável do Google no mundo inteiro têm capacidade de 3 GW de produção anual total para igualar a energia consumida por nossos 15 sites de centros de dados, que executam produtos do Google nas 24 horas do dia, 7 dias da semana. |
|
O caminho para 100 por cento
Estamos trabalhando há muito tempo para atingir esse objetivo. No início do ano passado, estávamos confiantes de que 2017 seria o ano em que conseguiríamos. Todos os anos assinamos contratos para novos projetos de geração de energia renovável nos mercados em que atuamos. A partir do momento em que assinamos um contrato, leva um ou dois anos para construir o parque eólico ou o campo solar antes que ele comece a produzir energia. Em 2016, nossos projetos em operação produziram energia renovável suficiente para cobrir 57% da energia que usamos dos serviços públicos globais. Nesse mesmo ano, assinamos um número recorde de novos contratos para empreendimentos eólicos e solares que ainda estavam em construção. Esses projetos começaram a operar em 2017 e a produção adicional de energia renovável foi suficiente para cobrir mais de 100% do que usamos ao longo do ano.
Dizemos que "igualamos" nosso consumo de energia porque ainda não é possível fornecer diretamente energia a uma empresa em nossa escala com 100% de energia renovável. É verdade que para cada quilowatt-hora de energia que consumimos, adicionamos um quilowatt-hora de energia renovável a uma rede elétrica em algum lugar. Mas essa energia renovável pode ser produzida em um horário diferente ou em um lugar diferente de onde estamos operando nossos data centers e escritórios. O que é importante para nós é que estamos adicionando novas fontes de energia limpa ao sistema elétrico e que estamos comprando energia renovável na mesma quantidade que estamos consumindo, globalmente e anualmente.
|
Centro de dados do Google em Eemshaven, Países Baixos |
Perspectivas no futuro
Estamos construindo
novos data centers e escritórios, e à medida que a demanda por produtos do Google cresce, nossa demanda por eletricidade também cresce. Precisamos estar continuamente adicionando fontes de energia renováveis ao nosso portfólio para manter o ritmo. Então, continuaremos a assinar contratos para comprar mais energia renovável. E nas regiões onde ainda não podemos comprar energia renovável, continuaremos a trabalhar em maneiras de ajudar a abrir o mercado. Acreditamos também que cada consumidor de energia, tanto indivíduos como empresas, deve ser capaz de escolher energia limpa. Estamos trabalhando com grupos como a
Renewable Energy Buyers Alliance e
Re-Source Platform para facilitar um maior acesso a fontes de energia renováveis.
Este programa sempre foi um primeiro passo para nós, mas é um marco importante na nossa corrida para um futuro sem carbono. Queremos chegar a um ponto em que as energias renováveis e outras fontes de energia sem carbono realmente alimentem nossas operações a cada hora de cada dia. Será necessária uma combinação de tecnologia, políticas e novas estruturas de acordos para chegar lá, mas estamos empolgados com o desafio. Nós não podemos esperar para voltar ao trabalho.
Publicado por Urs Hölzle, vice-presidente sênior de infra-estrutura técnica