Para os professores, esse é o momento de voltar a transmitir valores e dar dicas que ajudam a tornar a sala de aula em um ambiente mais agradável. Com esse espírito, lançamos hoje projetos para instruir alunos e profissionais de educação em temas relacionados a segurança on-line e cidadania digital.
A primeira dessas iniciativas convida professores que possuem canais no YouTube a gravar vídeos que conscientizem os jovens sobre os riscos da web, e que mostrem dicas de como eles podem se manter seguros enquanto navegam.
Ao todo, são 18 vídeos com conteúdos que abordam temas como: como escrever uma redação sobre cyberbullying (quais informações você precisa ter sobre esse tópico, como oferecer soluções para combater essa prática etc); palavras e expressões em inglês relacionadas a segurança on-line (cyberbullying, hater, to go viral, stalker); pense antes de postar; como ser um bom cidadão digital; como evitar fraudes na Internet, entre outros.
Uma categoria especial para abrigar esses vídeos, chamada “Cuidados na Internet”, foi criada na plataforma
YouTube Edu, uma página exclusiva com canais de educação, construída em parceria com a Fundação Lemann.
Curso de Cidadania Digital e Segurança
Além disso, o Google também lança o
Curso de Cidadania Digital e Segurança para educadores, em português, no Training Center da plataforma Google for Education. O curso é gratuito, on-line, com duração de cerca de 90 minutos e consiste em seis lições:
Ao final do curso é possível baixar uma apostila com sugestões de atividades que podem ser trabalhadas com os alunos e também um certificado de conclusão. O conteúdo da apostila foi desenvolvido em conjunto com o
iKeepSafe, com aval da
Sociedade Internacional de Tecnologia na Educação (ISTE).
Acreditamos que o engajamento dos professores nesses tópicos -- seja na sala de aula ou no YouTube -- ajudará na construção de um ambiente virtual mais positivo, fazendo com que os jovens reflitam sobre suas atitudes na Internet.
Postado por Viviane Rozolen, Especialista em educação de usuários em segurança on-line, Google