Vista da Lagoa, o coração do Space e um espaço dedicado à confraternização dos criadores e inspirado na Lagoa Rodrigo de Freitas.
O Rio sempre esteve na vanguarda da criatividade. Foi no Rio que, em 1896, os brasileiros viram pela primeira vez um filme de cinema. Também foi aqui que começou a
produção de cinema nacional. No YouTube nunca foi diferente. Cariocas como
Porta dos Fundos,
Parafernalha,
Felipe Neto,
Boca Rosa,
Evelyn Regly,
Matemática Rio, Combo Estúdio (
O (sur)real mundo de Any Malu),
Castro Brothers e muitos outros nos mostram todos os dias que as fronteiras da imaginação, unida à nossa sede por humor e conhecimento, ainda tem amplo espaço para se desenvolver.
A influência cultural do Porto Maravilha está presente em todo o YouTube Space, como na recepção, com uma parede inspirada nas contas africanas e com bandeiras com os tons de pele das comunidades que habitam a região.
Com a inauguração deste espaço de 3 mil metros quadrados, o Rio de Janeiro passa a
integrar um time de outras 9 cidades que já têm Space, todas conhecidas por sua importância criativa e audiovisual, como Los Angeles, Tokyo e Nova York. Desde março de 2015, criadores filmando em Spaces de todo o mundo produziram mais de 10 mil vídeos, os quais atingiram mais de 1 bilhão de visualizações e somaram mais de 70 milhões de horas de exibição.
No YouTube Space Rio os criadores podem:
- Aprender: com programas de treinamento e workshops, além de inúmeras oportunidades de troca de informações e aprendizado com profissionais experientes da indústria.
- Conectar: Participar de eventos, colaborar com outros criadores, dividir ideias e compartilhar dicas e melhores práticas para aproveitar o YouTube ao máximo.
- Criar: Este será um espaço para produzir conteúdo e com recursos disponíveis para auxiliar o processo do início ao fim, incluindo contribuições criativas e colaboração, empréstimo de equipamentos de ponta como câmeras, iluminação, microfones, e muito mais. Também teremos cenários alternados e captação e edição de áudio profissionais.
O Brasil é um dos principais mercados do YouTube no mundo: 95% dos brasileiros conectados acessam o YouTube ao menos 1 vez por mês, e a média de tempo de consumo de vídeo do Brasil é a segunda maior do mundo. A força motriz por trás deste fenômeno é a quase infinita variedade de assuntos tratados na plataforma e a diversidade de YouTubers brasileiros que criam com paixão - e em português bem brasileiro -- uma parte relevante das 400 horas de vídeo que sobem na plataforma a cada minuto.
Vista do set em um dos estúdios construído para a abertura, inspirado no bairro da Lapa. São inúmeras opções de cenário no mesmo estúdio, como bares, loja de discos. Os cenários serão rotativos e de acordo com as demandas dos criadores e projetos do Space.
O potencial que vislumbramos para o Rio de Janeiro é enorme. Aqui, uma nova geração de YouTubers poderá iniciar sua jornada de sucesso, e programar os próximos passos de seus canais, se desafiando a produzir cada vez mais inspire uma audiência global. O Space do Rio será bem sucedido se for uma força a favor da maior integração das comunidades criativas cariocas, eliminando barreiras entre o criador e os recursos necessários para execução de sua visão. Além do auxílio de nossa equipe técnica, criadores no Space contam com um grande conjunto de câmeras 4K, câmeras de cinema, câmeras e workshops 360, e captação profissional de áudio em todos os estúdios.
Sem custos, criadores podem reservar tempo nas ilhas de edição, que também servirão como sala de aula para os workshops de pós-produção e edição.
Criadores de todos os níveis podem participar dessa comunidade, acumulando conhecimento através de workshops gratuitos, para os quais o criador deve ter um canal com no mínimo 1 mil inscritos. Para reservar um dos estúdios, o mínimo exigido é de 10 mil inscritos.
Acompanhe a agenda de workshops e todos os requisitos necessários pelo site do
YouTube Space Rio.
Postado por Liam Collins, Diretor do YouTube Space para as Américas.