O Blog do Google Brasil
Novidades sobre os produtos e a tecnologia do Google no Brasil e no mundo
Google vai pular Carnaval com você
21 fevereiro, 2017
Quem mó num pá tropi sabe bem que em feverê tem Carná e, para fazer da rua a sua "Sapucaí", o Google preparou uma série de ações para você organizar seu roteiro de bloquinhos, chegar mais rápido a cada um deles, encontrar seus amigos e ter todas as informações em tempo real -- porque não dá para perder tempo em meio à folia.
Os blocos de SP e do RJ no mapa
Ao acessar o Google Maps, tanto em celulares Android quanto iOS, você verá demarcados os percursos de alguns dos principais bloquinhos do Rio de Janeiro (como o Cordão da Bola Preta e o Sargento Pimenta), e São Paulo (Tô de Bowie e Tarado Ni Você). Por meio de notificações, o app ainda vai informar em tempo real quais ruas estarão fechadas para a folia. O recurso já começou a funcionar no fim de semana anterior ao carnaval.
Quem estiver no Rio poderá buscar por assuntos relacionados ao Carnaval no aplicativo do Google no celular e consultar as datas dos principais bloquinhos na cidade, em um painel feito especialmente para este momento.
Conseguimos essas informações graças às parcerias com a CET-RIO, o Centro de Operações Rio - COR, a SMTR - Secretaria Municipal de Transportes e a Riotur, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, os dados foram obtidos diretamente pela Secretaria Municipal de Cultura.
As músicas campeãs no YouTube
Já sabe cantar as músicas dos trios? Já memorizou as coreografias? Provavelmente a resposta é sim e você fez o mesmo que a maioria dos foliões. Foi procurar tudo no YouTube. O YouTube divulga hoje o resultado do Prêmio YouTube Carnaval, que reconhece as músicas que serão hit do Carnaval de Salvador 2017.
Os hits foram selecionados pelo número de visualizações de todo o Brasil entre 01/01 e 15/02. Os vencedores vão receber os prêmios das mãos das YouTubers
Fernanda Catania
e
Kim Carvalho
, que também farão transmissões ao vivo de Salvador em seus canais.
Top 5 hits Brasil
MC G15 - Deu Onda (KondZilla)
MC Kevinho - Olha a Explosão (KondZilla)
Simone & Simaria - Loka ft. Anitta
Marília Mendonça - Eu Sei De Cor - DVD Realidade
Naiara Azevedo Ft. Maiara e Maraisa - 50 Reais
Top 5 hits Salvador
Rafa e Pipo Marques ft. Wesley Safadão - To de boaça
Mc Beijinho - Me libera nega
Tierry - Casado, Namorando, Solteiro
Claudia Leitte - Taquitá
Leo Santana - Santinha
Allo quer festejar
Depois que o Allo começou a falar português,
em dezembro passado
, ninguém segura a brasilidade do aplicativo de mensagens. Em seu primeiro Carnaval, o Allo lança uma coleção de adesivos temáticos e ainda quer te ajudar a curtir a festa sem se preocupar. Caso você se perca dos seus amigos no meio da folia, é só pedir para o Assistente mostrar sua localização e todo o grupo vai conseguir te achar rapidinho.
Postado por André Kowaltowski, Gerente de Produto, Google Maps
Seu dia a dia mais fácil com horários de ônibus em tempo real
17 fevereiro, 2017
Saber em tempo real a localização de um ônibus é uma facilidade que ajuda as pessoas no planejamento de seus trajetos. Muitas das principais cidades do mundo oferecem, além do horário programado do transporte público, a possibilidade de checar tudo em tempo real com as
atualizações dinâmicas
.
O serviço do Google Transit permite que as pessoas tenham informações em tempo real dos horários de chegada e de partida dos ônibus municipais, além de encontrarem detalhes sobre linhas, rotas, quantidade de paradas e distâncias, dando mais conforto à população que utiliza o transporte público.
É só imaginar, por exemplo, uma pessoa que está prestes a sair do trabalho, em um dia de muita chuva. Ela poderá conferir qual a previsão de chegada do ônibus e evitar o desconforto de se molhar demais enquanto espera no ponto. É possível até considerar outras opções de ônibus com base no tempo que cada um levará para chegar. Temos prazer em anunciar que seis cidades brasileiras já têm as atualizações dinâmicas: São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Londrina, Curitiba e Belo Horizonte (as quatro últimas recém-lançadas), e pretendemos levar essa facilidade para outros municípios também.
Para ter acesso a essas informações, basta o usuário acessar o
Google Maps
, tanto no celular, como no desktop, e visualizar as rotas a partir das opções de transporte público. Ele pode clicar em um ponto de ônibus para ver as linhas disponíveis e, a partir disso, é só selecionar uma das linhas que aparecerão -- a previsão de horário para aquele ponto aparecerá automaticamente.
As atualizações dinâmicas são possíveis por conta das parcerias com empresas e órgãos responsáveis pelo transporte público de cada cidade, que nos fornecem os dados. E, claro, os veículos precisam ter GPS instalado para que as informações possam ser coletadas. Assim, conseguimos facilitar, cada vez mais, o dia a dia das pessoas—o tempo que você levaria esperando o ônibus é tempo a mais ganho para você usar como quiser!
Postado por Felipe Cunha, Gerente de Parcerias Estratégicas, Google
Google Earth e a busca que durou 25 anos
16 fevereiro, 2017
Volte um pouco no tempo. Qual lugar você procurou quando abriu o Google Earth pela primeira vez? Quase todos nós procuramos pelo mesmo local: a nossa casa, o ponto de partida, o lugar onde nos encaixamos no mundo e que nos ajuda a definir nossa identidade.
Imagine, agora, se você não soubesse onde está a sua casa, o que procuraria primeiro?
Em 1986, com cinco anos de idade, Saroo adormeceu no trem estacionado em uma estação rural, na região central da Índia, após se perder de seu irmão. Ao acordar, percebeu que estava trancado em um vagão, seguindo para um destino desconhecido. Depois de dois dias e quase 1.600 quilômetros percorridos, o trem chegou à sua parada final: a enorme estação de Howrah, na cidade de Calcutá. Saroo desembarcou longe de casa, sozinho e sem saber como voltar. Ele viveu nas ruas por alguns meses, sobreviveu a uma série de situações perigosas e traumáticas, até ser levado para um orfanato. Algum tempo depois, Saroo foi adotado por uma família australiana e passou a viver na Tasmânia.
Os Brierleys ofereceram a Saroo um lar cheio de amor e uma chance de recomeçar, mas as memórias de sua família na Índia o perseguiam. Com o passar do tempo, esses ecos só se tornaram mais altos e, com seus 20 e poucos anos, ele decidiu procurar sua casa e família. Foi nessa época que Saroo ouviu falar de um novo programa chamado Google Earth. Ele percebeu que a ferramenta de imagem por satélite poderia ajudá-lo a encontrar o pouco do que ainda se lembrava daquela estação de trem e da noite que mudou o rumo de sua vida.
Noite após noite, durante três anos, Saroo pesquisou e acompanhou linhas de trem pelo Google Earth, combinando-as com centenas de outras estações, até que, em 2012, finalmente encontrou o que parecia ser uma agulha no palheiro.
Graças à sua determinação inabalável, Saroo conseguiu encontrar sua mãe biológica -- 25 anos depois de ter se perdido dela. Essa história improvável nos inspirou; e não apenas nós, do time de Earth, mas diversas pessoas pelo mundo. Hoje, o filme
Lion: Uma jornada para casa
, que conta a busca de Saroo, chega aos cinemas brasileiros, permitindo que mais pessoas conheçam essa trajetória.
Com a estreia do filme, te convidamos para rever a jornada de Saroo no
Google Earth
. A experiência, chamada Finding Home, te levará aos bastidores da busca de Saroo, os desafios que enfrentou, como ele se guiou e com muita vontade, além de um pouco de sorte, foi capaz de encontrar sua casa.
Gopal Shah, Gerente de Produto do Google Earth
Selo de verificação de fatos chega à América Latina
15 fevereiro, 2017
Em outubro passado, anunciamos um novo
selo
dentro do Google Notícias para ajudar as pessoas a identificarem reportagens cujas informações tenham sido verificadas por organizações independentes. Inicialmente, este selo de checagem de fatos foi lançado nos Estados Unidos e no Reino Unido, seguidos por
Alemanha
e
França
. Hoje, temos o orgulho de anunciar o lançamento do recurso na América Latina, em parcerias com entidades na Argentina, Brasil e México.
Nos últimos anos, buscamos dar espaço para vários tipos de informação e classificá-las no Google Notícias com diferentes selos que vão de
imprensa local
a
sátira
, passando por
conteúdo gerado pelos próprios usuários
. O novo selo de verificação de fatos é mais um passo nessa direção.
A checagem de fatos se firmou como uma área importante do jornalismo nos últimos anos dentro de veículos tradicionais e startups de mídia, que trabalham para averiguar a veracidade de informações sobre mitos urbanos, política, saúde e até a própria imprensa. De acordo com o
Reporters' Lab da Universidade Duke
, existem hoje mais de 120 entidades ao redor do mundo que se dedicam à checagem de fatos, lideradas por organizações como a
International Fact-Checking Network
.
Para lançar o novo selo de verificação na América Latina, fechamos parcerias com os seguintes veículos: "
Chequeado
" na Argentina, "
Agência Lupa
", "
Aos Fatos
" e "
Agência Pública
" no Brasil, e "
ChecaDatosMx
" e "
El Sabueso
" no México. Os usuários no Brasil verão o selo em artigos que aparecem na seção expandida dentro do site
news.google.com.br
e nos aplicativos do Google Notícias e Clima para iOS e Android.
O selo também estará disponível no modo notícias dentro da busca. Isso significa que, quando fizer uma pesquisa no Google e clicar na aba "Notícias" ou realizar uma busca direto no site do Google Notícias, você encontrará artigos com a indicação "Verificação de fatos".
O Google Notícias identifica se um artigo contém checagem ao examinar o
markup schema.org ClaimReview
. Veículos de mídia que fazem checagem de fatos e que gostariam de ver seu trabalho aparecer com o novo selo devem usar este código. Leia mais informações em nossa
central de ajuda
.
Esperamos lançar o selo em outros países da região em breve. Estamos entusiasmados em acompanhar o crescimento da comunidade de organizações de checagem de fatos na América Latina e gostaríamos de destacar a relevância deste trabalho na importante missão de separar os fatos da ficção.
Postado por Richard Gingras, VP de Notícias
Crie listas de seus lugares favoritos e compartilhe com seus amigos
13 fevereiro, 2017
Você consegue lembrar de cabeça de todos os lugares que mais gosta? Precisa anotar tudo o que ainda quer conhecer na vida? Alguma vez já prometeu um e-mail para seus amigos com todos seus lugares favoritos, mas acabou nunca nem escrevendo? Pois, a partir de hoje, você poderá criar listas de locais, compartilhar com outras pessoas ou seguir as listas que seus conhecidos e familiares criarem no Google Maps (no Android ou no iOS).
Para isso, basta abrir o aplicativo do Google Maps e encontrar, por exemplo, aquele restaurante que quer conhecer há tempos. Toque no nome do local e, em seguida, salve o lugar em uma lista predefinida ou em uma nova criada por você, como "melhores churrascarias da cidade”; simples assim. Para encontrar as listas que criou, vá a “Seus lugares” (no menu lateral) e abra a lista salva. Os ícones dos locais salvos aparecerão no próprio mapa, para que você sempre saiba se está próximo de algum dos lugares que salvou naquela região
.
Compartilhar as listas também está mais fácil do que nunca. Escolha qualquer uma delas e as envie por meio de texto, e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas. Quando algum amigo ou familiar precisar de uma indicação, clique no botão de compartilhamento para obter um link e dividir todos seus conhecimentos locais. Cada vez que você encaminhar um link para seus conhecidos, eles poderão seguir e acessar sua lista sempre que precisarem. Veja abaixo como funciona:
As listas que você segue estarão sempre com você, basta consultá-las no Google Maps. Elas podem ser conferidas em celulares e desktops -- e até off-line. Quando for viajar ou for para algum lugar que sabe que terá pouco (ou nenhum) acesso à internet, faça o download off-line do mapa da área e, assim, poderá consultar todos os lugares que você listou anteriormente, no próprio mapa.
Com os milhares de locais disponíveis no Google Maps, não faltarão novos lugares para você conhecer. Agora que temos o mundo mapeado, é sua vez de criar o seu próprio mundo utilizando as listas de favoritos -- do melhor bar da cidade a lugares de todas as partes do mundo que você sonha conhecer.
Postado por Zach Maier, Gerente de Produto, Google Maps
Transmissões ao vivo + Super Chat = Viva (e transmita) o sonho
07 fevereiro, 2017
Uma grande missão para nós aqui no YouTube é encontrar novas maneiras para que criadores e fãs interajam uns com os outros e com os vídeos que assistem. E é por isso que oferecemos transmissão ao vivo desde bem antes da Beyoncé ter um bebê - lá em 2011! E em 2016, testemunhamos o maior fluxo de interesse em transmissões políticas de todos os tempos - os debates presidenciais de 2016 nos EUA - e lançamos o primeiro streaming ao vivo em 360 graus do mundo em 4K (em escala e de graça).
Então o que vem depois? O lançamento do nosso novo recurso de streaming ao vivo para todos os criadores com mais de 10.000 assinantes (o resto de vocês terá em breve!). É um lançamento que vai colocar o poder da transmissão ao vivo nas mãos de centenas de milhares de criadores talentosos, dando-lhes uma maneira mais íntima e espontânea de compartilhar seus pensamentos, criatividade e acontecimentos diários.
O ao vivo em dispositivos móveis foi desenvolvido diretamente no aplicativo para celular do YouTube. Tudo o que você tem de fazer para iniciar o streaming é abrir o YouTube, apertar o botão de captura e você está ao vivo! Os vídeos transmitidos terão as mesmas funcionalidades que os vídeos normais do YouTube. Eles podem ser pesquisados, encontrados através de recomendações ou listas de reprodução e protegidos contra o uso não autorizado. Nosso ao vivo usa a infra-estrutura sólida do YouTube, o que significa que será rápido e confiável. E estamos trabalhando lado a lado com centenas de criadores para refinar a experiência de streaming seja enquanto
estiverem em um barco
ou recebendo
chamadas ao vivo de seus fãs
. Com base em suas sugestões, fizemos coisas como desacelerar o bate-papo ao vivo (pois receber 2.000 mensagens por segundo é um pouco rápido demais!) e melhorar a qualidade de transmissão em todos os dispositivos.
E agora o dinheiro...
Para ajudar os criadores na geração de receita com as transmissões ao vivo, também estamos animados em lançar o
Super Chat
, uma nova ferramenta de monetização de transmissão ao vivo para criadores de mais de 20 países (e fãs em mais de 40 países). Funciona assim: o Super Chat é como pagar por um assento na primeira fila da era digital: ele permite que qualquer fã assistindo a um vídeo ao vivo se destaque da multidão e tenha a atenção de um criador por meio da compra de mensagens de chat. Elas são realçados em cores brilhantes e ficam fixadas ao topo da janela de chat por até cinco horas. O Super Chat dá aos espectadores a chance de adicionar um toque visual às suas conversas e dá aos criadores uma nova maneira de se manterem conectados a seus fãs enquanto ganham um pouco de dinheiro ao mesmo tempo enquanto fazem
compras na Target
ou
jogam videogames
:)
Postado pelos gerentes de produto Barbara Macdonald, que recentemente transmitiu
um game de terror
, e Kurt Wilms, que assistiu “
Bored at Target
”
Dia da Internet Segura: segurança on-line sem tabu
07 fevereiro, 2017
Mensagens instantâneas, redes sociais, vídeos ao vivo. Hoje temos tudo sempre à mão pelo smartphone. Nunca foi tão fácil produzir e consumir conteúdo. Fazemos isso com maior frequência e também cada vez mais cedo.
Duas preocupações levantadas pelos pais, segundo uma pesquisa global do Google, são o perigo de conhecer estranhos on-line e fácil acesso a conteúdo impróprio. A mesma pesquisa nos mostra que a média de idade das crianças que ganham seu primeiro smartphone é de 9 anos.
Mesmo com soluções práticas para que os filhos acessem bons conteúdos, como o
YouTube Kids
, no Google achamos que é necessário promover uma web mais convidativa e que garanta a livre circulação de informação sem riscos.
Em parceria com a
Safernet
, o Google Brasil e o
YouTube Space
contaram com a ajuda do criador Luba para trazer um alerta sobre segurança aos jovens no
Dia da Internet Segura
. Ao longo do mês, o canal
Luba TV
vai publicar vídeos que tratam de cidadania digital, segurança on-line em geral e como evitar se colocar em uma situação de risco.
Os vídeos foram gravados no YouTube Space, em São Paulo, e além de muito humor, contam com participações especiais de
Gabbie Fadel
e Lucas Olioti (
T3ddy
). Veja a playlist completa
aqui
.
Dicas básicas para proteger a família
Ações simples podem ajudar muito e oferecer mais tranquilidade na hora de se conectar à web. Além das dicas disponíveis em nossa
Central de Segurança
, uma checagem simples e um olhar crítico sobre sua presença on-line são bons pontos de partida:
Proteja suas informações on-line: use senhas fortes e configure opções de recuperação.
Sempre bloqueie a tela quando terminar de usar seu computador, laptop ou telefone.
Após usar um computador público, certifique-se sempre de sair das contas nas quais você estava logado (redes sociais ou e-mail, por exemplo).
Tenha cuidado extra ao usar redes wi-fi que não conhece, pois a conexão pode ser facilmente interceptada.
Ferramentas para auxiliar o uso seguro da Internet em família:
Pesquisa Google: ative
filtros de conteúdo
inadequado ou explícito.
Chrome: crie
usuários supervisionados
para a família.
YouTube: ative o
Modo Restrito
para filtrar conteúdo adulto.
Celulares e tablets Android: crie
perfis restritos
para controlar o acesso a determinados tipos de conteúdo.
Postado por Viviane Rozolen, Especialista em educação de usuários em segurança online, Google.
Informações em tempo real e muito mais com apenas um toque no Google Maps
06 fevereiro, 2017
Hoje, começamos a atualizar o Google Maps no Android para oferecer informações úteis do dia a dia, em tempo real, na parte inferior da tela inicial. Basta deslizar para cima e você verá três abas que o ajudarão a encontrar um restaurante próximo, fugir do trânsito ou pegar o próximo ônibus.
Na aba de locais, você verá uma curadoria de listas com lugares para comer e beber, divididas entre “melhores lugares para jantar”, “comida barata” ou “jantar de negócios”, próximos à sua área ou a qualquer lugar que você escolher. Com apenas um toque, você também pode procurar outros locais do dia a dia, como caixas eletrônicos, farmácias, postos de gasolina e mercados. Veja imagens ou leia uma breve descrição sobre a região para conhecer a vizinhança.
Já na aba de navegação, se o
endereço de sua casa e do seu trabalho
já estão salvos, você verá o tempo estimado de chegada em tempo real, para qualquer uma das rotas -- além das condições de trânsito no entorno e atrasos esperados no caminho à frente. Caso você não precise das direções detalhadas (curva-a-curva), mas quer informações em tempo real do trânsito enquanto dirige, você pode tocar em “começar a dirigir” para ir direto ao
modo de direção
.
Na terceira aba, de transporte público, você nunca mais terá de correr para pegar o ônibus. Se você tem os endereços de casa e do trabalho salvos, você terá recomendações de qual ônibus ou trem pegar, o próximo horário programado que ele passará e a estimativa de chegada à casa ou ao trabalho. Caso vá para outro lugar, deslize para baixo e veja as estações de transporte próximas, assim como os horários.
Quando vai de um lugar a outro, você precisa de aplicativos que consigam acompanhar o seu ritmo. Seja para chegar ao trabalho ou encontrar um restaurante por perto, o Google Maps dá as informações que você precisa sobre o mundo ao seu redor, em tempo real, para você tomar decisões e se locomover com ainda mais confiança.
Postado por Marcus Lowe, Gerente de Produto, Google Maps
Está com dor? Sintomas nas buscas do Google
06 fevereiro, 2017
Dor no estômago. Enjoo. Dor no joelho. Quantas vezes você já não se pegou fazendo essas buscas no Google? E se o seu problema era dor de cabeça, ela provavelmente só piorava no meio de tantos jargões médicos e resultados diferentes entre milhares de links. Não era só você que passava por isso; cerca de 1% das buscas no Google no mundo todo são relacionadas a sintomas. A internet, de fato, está cheia de conteúdo (e ainda bem!), mas quando falamos de doenças, nem sempre o que está nela reflete a realidade.
A partir de hoje, no entanto, procurar por sintomas no aplicativo do Google vai trazer resultados que foram escolhidos e revisados por médicos do Hospital Israelita Albert Einstein, com painéis informativos, em português, sobre as possíveis condições para aqueles sintomas, quais são os tratamentos e orientações para procurar um médico. Este é um segundo passo depois de anunciarmos, em março de 2016, a
busca por doenças
e, agora, esperamos que facilite ainda mais as suas pesquisas.
Nosso objetivo é te ajudar a navegar e explorar entre as doenças relacionadas aos seus sintomas, e te levar mais rapidamente ao que você realmente está procurando; ir mais a fundo no conteúdo ou já procurar um médico. Junto com o Einstein, nós criamos uma lista de sintomas com base nas doenças que aparecem nas buscas da internet -- tudo revisado e curado por médicos do hospital.
Além disso, a parceria com o Einstein nos permitiu ainda lançar painéis informativos sobre métodos contraceptivos. Ao iniciar a sua busca por um deles, a navegação entre as opções e as características de cada um estará, a partir de agora, dinâmica e fluída. Esse trabalho também foi feito ao lado de médicos para te trazer conteúdo confiável.
Quer mais? Pois saiba que tudo isso foi desenvolvido por engenheiros brasileiros do nosso Centro de Engenharia na América Latina, em Belo Horizonte. Foram eles que pensaram e construíram essa nova experiência para os usuários, no maior estilo made in Brazil para o mundo.
Essas duas notícias são boas, mas vale lembrar que todo resultado que a busca por sintomas trouxer (assim como toda informação médica no Google) tem o único objetivo de informar. Os painéis informativos são feitos a partir de resultados da internet e você deve sempre procurar um médico. Levamos seu feedback muito a sério e o usaremos para continuar melhorando os resultados que te mostramos. É possível que, ao navegar na busca por sintomas, você seja perguntando se os resultados foram úteis.
Os painéis informativos começam a ficar disponíveis para os usuários a partir de hoje nos dispositivos móveis pelo aplicativo do Google, para Android e para iOS. Os quadros sobre métodos contraceptivos também poderão ser visualizados no desktop. Na próxima vez que quiser saber mais sobre qualquer um desses assuntos, #DáUmGoogle para começar -- agora, ainda mais fácil de encontrar o que procura, e tudo revisado pelos melhores médicos.
Postado por Berthier Ribeiro-Neto, diretor do Centro de Engenharia na América Latina, e Veronica Pinchin, gerente de produto
Rastreamento eficiente de máquinas de venda automática até animais de estimação com o Google Maps APIs e Internet das Coisas
02 fevereiro, 2017
Nota do editor: Neste mês, estamos compartilhando histórias dos consumidores do Google Maps que constroem ou reinventam seus negócios usando os
serviços de geolocalização
e as APIs do Google Maps. Confira essas histórias para entender empresas como Trackers, Enevo e Vagabond, que usam as APIs do Google Maps para inovar com a internet das coisas
A internet das coisas (IoT) está chegando a lugares que talvez você nunca esperasse. Empresas de serviços fazem uso de geolocalização e IoT para ganhar eficiência, economizar dinheiro e criar negócios totalmente novos. Hoje, iremos falar sobre três consumidores do Google Maps que usam tecnologias de localização em tudo, desde máquinas de venda automática e lixeiras, até ajudar as pessoas a localizarem seus animais de estimação.
Lixeira inteligente
A finlandesa
Enevo
ajuda comunidades controlarem as suas lixeiras. Os sensores sem fio, instalados tanto nas lixeiras de resíduos comum, como nas de recicláveis, medem o volume de lixo e enviam a informação através de um servidor baseado na nuvem. Com esses dados, as empresas de gestão de resíduos podem prever exatamente quando as lixeiras deverão ser esvaziadas e organizar retiradas, somente quando necessário. A integração com as APIs do Google Maps permite a exibição da localização exata das lixeiras em um mapa, além de rastrear os caminhões de resíduos em tempo real. Os motoristas ainda usam tablets Android para saber onde eles devem estar a cada hora do dia e quais rotas tomar para chegar ao destino.
Além de ajudar a manter as ruas limpas, a Enevo descobriu maneiras de simplificar as operações e economizar dinheiro para seus clientes. A empresa reduziu o número de caminhões necessários nas ruas e a quantidade de tempo que os motoristas gastam coletando lixo, pois por conta deles não fazerem paradas desnecessárias ou deixarem de tomar rotas ineficientes. O aplicativo de geolocalização da Enevo resultou em uma redução de 50% nos custos para seus clientes, de acordo com o CTO da Enevo, Pirkka Palomäki.
Máquinas de venda automática sempre abastecidas
O mesmo que a Enevo vem fazendo com o lixo e a reciclagem, a
Vagabond
está aplicando em máquinas de venda automática, distribuídas pelas Américas do Norte e Central. A rede de IoT da Vagabond permite que os operadores destas máquinas controlem o estoque de maneira remota, sabendo quando ele está baixo ou a rapidez com a qual os itens são vendidos. Deste modo, o profissional pode providenciar a reposição dos produtos, sempre que necessária. Os sensores fornecem em tempo real, informações que permitem identificar o mau funcionamento de uma máquina, de modo que ela possa ser consertada o mais breve possível. A empresa utilizou o Google Maps Javascript API para construir uma aplicação digital, que mostra as máquinas como pins posicionados no mapa. Basta clicar no pin para ver mais informações sobre determinada máquina, como estoque e volume de dinheiro.
Com o mapeamento dos dados do sensor, a Vagabond apoia os operadores na construção de uma agenda e com as rotas mais eficientes para a realização dos serviços. As funcionalidades ajudam ainda na maximização dos lucros, pois os operadores sabem quais são os produtos mais vendidos nas máquinas.
Assim, eles podem adaptar seus estoques de acordo com a demanda dos consumidores, o que “pode aumentar em 15% a receita por máquina”, de acordo com o que diz Michael Lovett, co-fundador e CEO da Vagabond. A criação de rotas eficientes também ajuda na redução do pagamento de horas extras para motoristas, além de diminuir custos com combustível e manutenção da frota. Ainda de acordo com Lovett, os clientes observam algo em torno de 15% de redução nos gastos, que significa um salto de 2,5% para 20% na margem de lucro destes operadores.
Animais de estimação cada vez mais seguros
Durante sua vida, um em cada três animais de estimação simplesmente desaparece. Por isso, não é nenhuma surpresa que os donos destes bichos reconheçam o valor das soluções baseadas na internet das coisas, que possibilitam o rastreamento e a geolocalização. O
Pod Trackers
oferece um aplicativo mobile que utiliza o Google Maps APIs para mostrar a localização do animal em tempo real. Atualmente, o serviço está disponível em 175 países.
Seus recursos permitem ainda que os proprietários apontem “áreas seguras”, podendo receber alertas caso seus animais se afastem do perímetro especificado pelo dono. O aplicativo de rastreamento e localização funciona por meio de GPS e Wi-Fi, proporcionando maior precisão dentro dos ambientes, ao mostrar a posição do animal doméstico, mesmo se o gato estiver escondido no armário.
Um pequeno sensor de bateria pode ser fixado na coleira do animal, transmitindo os dados para o aplicativo por meio uma rede 2G de sinal móvel. Cada vez mais popular, o Pod Trackers proporcionou um crescimento anual 300% para sua companhia, além de proporcionar a reencontro de um número incalculável de animais com suas famílias.
Os donos podem usar o Pod Trackers no modo “rastreamento de aventura”. Ele grava a localização do animal, a cada dez segundos, por até oito horas. Existe ainda um recurso de monitoramento capaz de rastrear as atividades físicas de seu pet.
As empresas estão usando o poder de geolocalização para trazer visibilidade para algumas áreas, onde não havia antes. A combinação entre mapas e sensores está trazendo mais eficiência e criando novas habilidades, tornando a vida das pessoas mais fácil. Saiba mais sobre o
serviço de localização geográfica e as soluções IoT
, usando o Google Maps APIs.
Postado por Jac de Haan, Líder de Marketing do Maps, Google Cloud
Categorias
#carnaval
#copabr
#DáUmGoogle #YearinSearch #YearinSearchBrasil
#gddbr
#gonegoogle
#GoogleArts&Culture #Vermeer
#googleatrio20
#GoogleforBrazil
#hangoutsdenatal
#hangoutSPFW
#MaesCriadoras
#marcocivil
#ViladoPapaiNoel
+1
10 anos de Chrome; Chrome; Novo Chrome
10 anos de Google
20 anos de Google
20 anos do Google; Google 20 anos; Google; Aniversário do Google
admin
AdMob
adsense
adwords
AI
ajuda
Amazon
amazonas
Amazônia
America Latina
América Latina
Android
Android Go
aniversário
aplicativo
apps
art project
arte urbana
arte urbana contemporânea
artificial intelligence
artistas
Bach
blogger
bolsa
brazil elections
busca
busca 2017
busca do ano
buzz
caffeine
Campus São Paulo
Carnaval
celular
ceu
Change the Game
China
chrome
chromebook
chuvas
Cidadania Digital
cinejoia
cloud computing
colorpluscity
compartilhamento
comunidades
conecte
Conta do Google
conversas agrupadas
copa do mundo
COVID19
Creators for Change
Cresça com o Google
CriandoOrgulho
Cultural Institute
cultural institute; berlim; muro
currents
curso
dados móveis
data center
datally
desenvolvedores
design
detona ralph
Developer Bus
developer day
Dia da Internet Segura
dia da privacidade de dados; privacidade
Dia Internacional da Mulher
doação
docs
Doodle
doodle4google
drive
Earth
Ecad
educação
elections
eleições
email
empreendedor
férias
fifa
Files
filmes
FLIP
Frida Kahlo Google Arts & Culture
gdd
geo
gmail
GNI
Google
Google Allo
google apps
Google Apps para empresas
Google Arts & Culture
Google Assistente
Google Business Internship
Google Cloud
Google Docs
google earth
google earth solidário
Google Earth Timelapse
google for education
google green
google io
google mapas
google maps
Google news
google notícias
google pay
Google Play
Google Press Summit
Google Science Fair
Google translator
Google Trends; Eleições; Eleições 2018
google trips
google.org
Google+
gps
graffiti
Grand Canyon
hackathon
hangouts
hiroshima
histórico
horário de pico
IA
IE8
impacto econômico
índice
inteligência artificial
International Women's Day
internet
internet aberta
iphone
jardim zoológico
jornalismo
labs
LARA
LARA 2019
Latin America Research Awards
Latitude
leilão
lemann
liberdade
liberdade de expressão
livros
localização
machine learning
mãe
mapas
maps
marimoon
musica
My Account
nagasaki
natal
navegador
NBU
negócio
neutralidade de rede
next billion users
NextUp
notícia
nova escola
novo
oceano
offline
onebox
orkut
orquestra sinfônica
pagamento
painel do conhecimento
pesquisa
pesquisa 2017
pesquisa de lugar
pesquisa do ano
pesquisa por voz
places
Playtime
pré-visualizações
Primer
privacidade
produtividade
Programa Proteção Avançada
rafael cortez
retrospectiva
revista veja
Rewind
rio
Safer Internet Day
Search
segurança
serviços geoespaciais
Sketchup
street view
surui
tecnologia na escola
termos de serviço
thinkinfinite
Timelapse
traductor
tradutor
Transparency Report
treinamentos
trips
tv
universidades
viagem
Video
voice search
voz
wallace and gromit
WAN-IFRA
WAP
waze
web analytics
web store
webmaster
webmasters
windows
year in search
YouTube
YouTube Coachella
YouTube Go
YouTube Kids
YouTube NextUp
YouTube Space
YouTube Space Rio
YouTube symphony
zeca baleiro
zeitgeist 2011
zeitgeist 2012
Arquivo
2022
fev.
jan.
2021
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2020
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2019
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2018
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2017
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2016
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2015
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2014
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2013
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2012
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2011
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2010
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2009
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
2008
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2007
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2006
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
Feed
Follow @googlebrasil