Todos os dias, encontramos cerca de 20 bilhões de novas páginas na Web. Isso equivale a quase 14 milhões de novas páginas por minuto, ou seja, um volume impressionante de  informação existente que é atualizada e de conhecimento novo que é produzido. E todo este conteúdo é disponibilizado pelo Google rapidamente, muitas vezes um único minuto após a publicação.

Uma Web que muda tão rapidamente requer um trabalho constante de melhoria de  nosso mecanismo de busca. Somente assim é possível permitir que você encontre aquilo que realmente precisa e no momento exato de seu interesse. É este aperfeiçoamento contínuo que permite à máquina de busca proporcionar momentos que parecem mágicos. Por exemplo, como é que o Google sabe que o usuário que procura por “macarrão com molho branco” também pode estar interessado em “macarrão com molho bechamel”?
Entrada da Praça do Google, com o auditório principal ao fundo, no 16o. andar

O que muita gente não sabe é que boa parte dessa inteligência foi construída no Brasil, em nosso Centro de Engenharia em Belo Horizonte, o único do Google na América Latina. Os resultados aqui produzidos impactam bilhões de pessoas pelo mundo afora. Para ilustrar, toda consulta de usuário procurando pela localização de um lugar, de um restaurante, de um cinema ou procurando pelos sintomas de uma doença é respondida por programas desenvolvidos inteiramente em Belo Horizonte.

Hoje, estou muito feliz em anunciar que estamos inaugurando as instalações do nosso novo escritório na capital mineira. São 4.800 metros quadrados distribuídos por quatro andares em um prédio comercial no bairro Santa Efigênia.
Espaço de lazer no 17o. andar, próximo ao restaurante


É mais um passo de uma jornada fantástica que começou em 2005, quando o Google decidiu comprar uma empresa de busca criada por professores, entre os quais me incluo, e alunos da Universidade Federal de Minas Gerais. Na época, foi a primeira aquisição do Google fora dos Estados Unidos.

Além de reafirmar nosso compromisso com o Brasil, nossa nova casa nos permitirá duplicar nossa força de trabalho dos atuais 100 engenheiros para 200. Esse crescimento é fundamental para propiciar oportunidades de trabalho para os novos talentos da engenharia brasileira, oportunidades essas associadas à criação de produtos e soluções que melhorem as vidas de bilhões de pessoas em todo o mundo.
Use a tecnologia do Google Street View para explorar o novo escritório

Assim, da próxima vez que você "der um Google", pode ficar orgulhoso junto com a gente, tem talento brasileiro lá. #GoogleBH

Postado por Berthier Ribeiro-Neto, Diretor de Engenharia para a América Latina