Cobrindo mais de 70% da superfície de nosso planeta, o oceano permanece um dos ecossistemas mais inexplorados e desconhecidos do planeta. Lar da maioria da vida na Terra, o mar atua como um sistema de suporte à vida, controlando tudo --desde o nosso clima e chuva até o oxigênio que respiramos. Apesar de sua importância, ele está mudando de forma muito rápida por conta da mudança do clima, poluição e excesso de pesca, tornando-se o maior problema ambiental que temos hoje.



O Google está comprometido em explorar e preservar os oceanos. Hoje, em tempo para o Dia Mundial dos Oceanos, comemorado no dia 8 de junho, e em parceria com XL Catlin Seaview Survey, NOAA's Office of National Marine Sanctuaries e a Chagos Conservation Trust, nós podemos explorar novas imagens no Street View em mais de 40 locais ao redor do mundo, incluindo a Samoa Americana e o Arquipélago de Chagos e mergulhos em Bali, Bahamas e a Grande Barreira de Recifes. Nós esperamos que essas imagens inspirem as pessoas a conhecerem mais sobre essa preciosa reserva natural.

Screen Shot 2015-05-28 at 10.18.50 AM.png
Conheça o litoral de Larsen Bay, Samoa, lar de alguns dos recifes de corais mais bonitos do Pacífico 

Mapear o oceano é a chave para preservá-lo. Cada imagem no Google Maps é um registro digital de GPS desses ambientes subaquáticos e costeiros que podem ser usadas como base para monitorar mudanças ao longo do tempo. Esse registro detalhado dos recifes de coral mostra a beleza desses ecossistemas e destaca as ameaças que enfrentam, como o impacto das crescentes tempestades na Grande Barreira de Recifes e da temperatura da água, fator que faz com que os recifes fiquem brancos. 

Estas duas imagens tiradas com um ano de diferença mostra a deterioração dos recifes por conta do aumento da temperatura dos oceanos 

Com apenas um clique, você pode nadar junto com algumas das mais maravilhosas e exóticas criaturas, incluindo uma tartaruga marinha nas Ilhas Salomão, baleias jubarte nas Ilhas Cook, tubarões brancos na Australia e o enorme e misterioso peixe-lua (Mola mola) em Bali.

Screen Shot 2015-06-02 at 11.48.47 AM.png


Conforme os oceanos mudam, nós precisamos mudar com eles, criando novas tecnologias para ajudar a documentar o seu estado hoje e como ele muda no ano seguinte. Trabalhando junto com a XL Catlin Seaview Survey, nós estamos anunciando novas parcerias para nosso programa subaquático do Street View com o objetivo de mapear e publicar mais imagens dos nossos oceanos e sistemas aquáticos para que o mundo possa entendê-los e explorá-los. 
  • NOAA’s Office of National Marine Sanctuaries: Expandindo nossa parceria atual para levar acesso sem precedentes para as áreas marinhas protegidas americanas.
  • Reef Check: Envolvendo e treinando cientistas voluntários para participar no mapeamento e recolhimento de dados.
  • Blue Ventures: Desenvolvendo áreas marinhas geridas localmente para a biodiversidade e os benefícios das pessoas costeiras em toda Madagascar e no Oceano Índico. 
  • Our World Underwater Scholarship Society: Fornecer um programa de experiências subaquáticas em primeira mão para estudiosos selecionados em todo o mundo.
  • GUE’s Project Baseline: Autorizando uma rede global de mergulhadores altamente qualificados para criar um legado duradouro de condições visuais subaquáticos em oceanos, lagos, rios, nascentes e cavernas em todo o mundo.
Além das imagens subaquáticas e costeiras do Street View, a Global Fishing Watch, desenvolveu, em parceria com as ONGs SkyTruth e Oceana, a primeira e interativa visão da pesca industrial em escala global. Com tanta coisa acontecendo nos oceanos e passando despercebida, a Global Fishing Watch vai focar em capacitar os governos, a indústria de frutos do mar, instituições de pesquisa e o público com novas ferramentas para melhor informar práticas sustentáveis e políticas de gestão.

Neste Dia dos Oceanos, esperamos que você se inspire e aprenda mais sobre a mudança dos oceanos. Então mergulhe no fundo do mar e comece a proteger e entender como o oceano nos apoia, para que todos nós também possamos apoiá-lo. 

Postado por Jenifer Austin e Brian Sullivan, Google Ocean Program